Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Lilia63 21/11/2022

território Lovecraft
achei muito interessante, aborda muito o racismo, tanto que acabou meus post it transparente so nesse livro.
aleatoriamente, aborda sobre feitiçaria que são considerados ao maior mas com o tempo da leitura você se acostuma.

Cheile.Silva 11/11/2022

Um guia, magia natural, racismo
O livro é feito como contos, com capítulos que se conectam e isso sozinho já é uma ideia muito bacana, pois conhecemos os personagens individualmente em cada "conto". A história passa por momentos de tédio e histórias forçadas, mas vale a leitura com certeza.

Emilly 06/11/2022

Território Lovecraft
Comprei o livro por causa do título, sou apaixonado pelas histórias do Lovecraft. O livro é bom, tem partes que são puro suspense, me peguei segurando a respiração em muitas partes.
O livro te faz passar raiva, e tem personagens muito chatos. Por conta desses personagens a história ficou arrastada em um ponto. Tem partes desse livro que são muito boas, mas também tem partes que são nem razoáveis.
Por isso estou dando 3 estrelas e meio, o livro em si é bom, mas não é lá essas coisas e foi bem difícil não abandonar ele ali no meio.
O que eu mais gostei dele nem foi o terror em si ou as partes de suspense, mas sim como o racismo foi abordado. As cenas onde os personagens passam por situações racistas me deixou bem mais tenso que muitas cenas que eram de suspense/terror.
Ademais, recomendo o livro. Se você gosta de terror e de histórias que te fazem pensar e passar raiva, esse livro é ideal.
Amabile 06/11/2022minha estante
E bote raiva nisso ein

Jorge 06/11/2022

De começo é uma leitura parece que chata, mas logo se adapta ao tipo de escrita usada pelo autor.
Os personagens são muito bem desenvolvidos (só o Atticus que não me agradou, mas é opinião pessoal), há momentos que você realmente se impressiona em como o autor entrelaça a história e te faz lembrar uns escritos de capítulos passados.
De forma ampla é um livro bom, usável em redações, ajuda no desenvolvimento pessoal da pessoa e diverte.

Ziggy7 02/11/2022

A ganância é o mau do ser humano
Eu já li alguns contos do Lovecraft e achava que talvez eu não tinha lido com a idade certa, ou no momento certo. Mas agora entendi que sentia falta de me apegar aos personagens, de os contos que estão reunidos naquele livro se conectarem uns aos outros (alguns do H.P Lovecraft faz sentido quando se lê outro conto, mas para mim é raro ver eles na mesma coletânea).
Todas as histórias contadas nesse livro tem um ponto em comum: a ganância e o racismo. As coisas não são fáceis para as pessoas negras, principalmente na época que se passa o livro, então se tiverem a chance de ter algo muito melhor, esses personagens não pensaram nem duas vezes, e não tem muita importância se arriscarem sua própria vida (ou até mesmo a de outros).
Todas aquelas referências a outros autores de livros de horror e terror e ficção científica é incrível e bem pensadas, a descrição da casa mal-assombrada que fazia você se sentir lá dentro e o jeito que todos se envolveram na mesma enrascada de um jeito diferente foi especial.
Eu só li porque quero ver a série e conseguir montar uma opinião melhor, mesmo que a situação e montagem das cenas seja diferente, recomendo demais pros fãs dos monstros e contos do Lovecraft.

Grazie30 29/10/2022

Amei o livro!
A história é muito boa e intrigante. Esse livro me prendeu do início ao fim. A adaptação feita pra série é bem diferente do livro em alguns pontos. O final da série é muito diferente do final do livro. Pelo final do livro acredito que daria um segundo livro. Pra quem gosta da história, vale apena ler o livro e depois assitir a série, pra comparar a adaptação com o livro.

Erica 27/10/2022

Surpreendente
Demorei pra ler por não ter gostado mto de Lovecraft e achei q seria parecido, mas me surpreendi positivamente, apesar de algumas inspirações a história é mto boa e bem amarrada. Os personagens são bem construídos e nos entrega mto do q foi o apartheid nós EUA. Gostei mto.

Pandora 21/10/2022

Spoiler no penúltimo parágrafo.
Li este livro para um clube de leitura. Os outros desistiram, eu fui até o fim e gostei! rs… Não costumo apreciar muito narrativas com essa pegada aventureira - bem, pelo menos para mim este foi o tom desta narrativa -, e talvez eu seja mais benevolente com livros dos quais não espero nada e me divertem.

Achei que ele começou de forma mais pesada e foi abrandando um pouco em algumas partes, depois retomando a tensão aqui e ali; a parte do casal interracial achei bem triste. E embora não haja um aprofundamento na composição dos personagens, as questões raciais estavam lá, inclusive em citações de fatos e pessoais reais, assim como na forma como os personagens eram tratados e as situações perigosas que enfrentavam.

Não sou fã de Lovecraft, não curti nada do que tentei ler dele até o momento, então não sei o quanto do seu universo foi tratado aqui, porém achei interessantíssima a ideia de usar uma família negra e seus amigos numa narrativa com elementos associados a um escritor notoriamente racista.

Dizem que é um livro de contos interligados, mas eu li como um romance. Não achei lento, como li em algumas resenhas, mas há umas partes maçantes aqui e ali; eu fiquei interessada e curiosa e não tive problemas com o ritmo, fluiu bem. SPOILER: só o fim achei bem bobo, parecia aquelas desforras de filmes para pré-adolescentes em que após o plano contra a equipe-maldosa rival dar certo todo mundo se abraça entusiasmado gritando, enquanto os maus saem cabisbaixos com o rabo entre as pernas. Mas no todo eu curti bastante.

O projeto gráfico está muito bom, parabéns aos idealizadores.

Phaedra0 20/10/2022

Território Lovecraft
Uma impactante coletânea de contos que conseguem te entreter e te conscientizar ao mesmo tempo.

O livro explica muito sobre o racismo na época, e ajuda a mostrar como as coisas sempre foram difíceis para as pessoas.

Os contos são bem divertidos e se completam.

Ju Rocha 14/10/2022

Achei a história muito interessante e que te faz querer saber mais. A mistura de terror com racismo e sociedade foi surpreendente.

Gabs Dutra 13/10/2022

Entre aventuras e mistérios...
...ainda assim, arrisco a dizer que esse livro não foi feito para mim. Embora o livro tenha uma abordagem interessante e pautas seríssimas, eu não me senti conectada com a história. A escrita do autor me deixava cansada e olha que amo ler/escrever em terceira pessoa. Infelizmente, foram os raríssimos momento que fiquei entretida na história, pq de resto, era puro tédio e muita informação que eu não consegui captar. Metade da história passei perdida e terminei o livro sem entender o que realmente rolou. Estou com a série baixada, e tenho esperança que gostar dela e entender um pouco melhor os acontecimentos.

Eu sou assim: Ou gosto ou não gosto e esse livro entrou para a parte dos que não gostei, mas dei uma nota boa por ter abordado assuntos sérios de uma forma realista e crua e eu realmente gostaria de vim aqui e dizer que foi a melhor trama que li nesse mês, mas estaria mentindo.

Jeferson.Gomes 12/10/2022

TERRITÓRIO RACISTA
O "guia do negro precavido" os conduz para estradas, não evidentes no mapa.

O trabalho não valorizado, espanta admiradores em volta da casa, parcelada a prazos sem atrasos, com centavos.

A busca pelo conhecimento, tornam-os negligentes, nos fundos do museu, na escuridão do cano da arma apontada.

O planetário tem as respostas, nos quadrinhos desenhados pelo filho. Sonhos contidos no balão, guiam para outra dimensão.

O "não" açoita a pele com feridas, expostas para propostas sem alternativas, do sonho americano.

A casa se tornou refúgio, para corpos queimados abandonados como em uma prisão, que ouvem histórias de perseguição.

O preconceito atira com privilégios, subestimando quem se defende com livros, em círculos que reservam, sangue e injustiças.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

Jean Silva 06/10/2022

Ok, esse livro é extremamente incrível! Não era o que eu esperava, é algo muito, muito melhor. Sempre gostei muito das histórias do H.P Lovecraft, apesar de entender toda a problemática que existe encima delas, principalmente devido ao extremo racismo do autor, mas costumava tentar separar o autor da obra (apesar de ser um pouco difícil), e também, terror cósmico sempre me interessou muito, e tem uma visibilidade incrível na cultura pop. Não tinha visto ou lido nada a respeito desse livro, então achei que seria mais uma história pautada no universo do terror cósmico, mas é muito mais isso. Matt Duff mistura elementos reais com elementos do terror cósmico, e essa combinação traz uma história rica em detalhes e reflexões.
O autor expõe de forma cruel e realística a sociedade racista estadunidense do século XIX e XX, inclusive, apontando o quanto o racismo era institucionalizado, cada capítulo dessa história tem um protagonista diferente, e todos são negros, então o leitor tende a sentir revolta e angustia por todo o racismo que é presente ao longo dessa história. Os protagonistas, apesar de serem diferentes, estão conectados, e os pequenos arcos deles também estão conectados ao arco principal da obra.
Em meio a tudo isso, as referências a Lovecraft e outros clássicos da cultura pop começam a aparecer, e tudo faz sentido para a história do livro. Muito bom, a leitura foi excelente, despertou as mais diversas emoções, principalmente pela temática tratada.

Rayanne 03/10/2022

Essa leitura foi incrível, o livro tem várias partes, e isso nele é muito bom, explora vários personagens, várias histórias de cada um, e quando você vê, as coisas vão se juntando aos poucos e fazem sentido. É muito boa a experiência e valeu super a pena ler esse livro.

Dudu 26/09/2022

Talvez a minha leitura tenha sido influenciada pela série de tv, mas eu gostei muito desse livro.

Ele acaba servindo de complemento para a série. Tem alguns pontos que são melhores explicados aqui no contexto do livro.

Há uma história geral que liga a trama, mas os capítulos são quase como histórias próprias. De um capítulo para outro, os eventos focam na pespectiva de um personagem e em algum ponto que será relevante para a conclusão do livro.
No entanto, não há como ler os capítulos de forma independente; servem de contexto para uma trama maior.

A ênfase do livro dá-se mais na esfera da fantasia e da ficção científica. O aspecto de terror fica por conta da questão racial e do contexto social do período.

É uma boa leitura, mas acredito que seja mais indicado para quem viu a série e gostou!

ALERTA DE (breve) SPOILER:
A trama do livro apresenta diferenças em relação à série (inclusive quanto ao final).
Um exemplo disso é que a série nos presenteou com um episódio sobre a experiência de Atticus na Guerra da Coreia, relato que não está presente no livro.