Território Lovecraft

Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Ju Rocha 14/10/2022

Achei a história muito interessante e que te faz querer saber mais. A mistura de terror com racismo e sociedade foi surpreendente.

Snow4 31/12/2022

Acho q pode ser considerado um crime oq vou falar, mas eu prefiro a série.
Não que o livro seja ruim, mas achei muito artificial a construção das personagens.
O final foi bom, porém nada surpreende como o final da série.
Acho que o livro deveria ser mais extenso para poder abordar tudo que tinha por completo. E é ai que a série fica superior, por conter mais informações e mais peso para tudo aquilo que queria abordar (racismo, femininos, etc).
Sobre o maior problema que vejo o pessoal falando, que é o incrível dom dos personagens não questionar ou achar algumas coisas esquisitas. Me incomodou um pouco no início, mas depois só fingir que era outro mundo e que eles não tinham o dom do questionamento.
Vale a pena ler para aqueles que querem saber a origem da série, mas tirando isso, é uma série bem mediana

João 22/10/2020

O livro se passa em 1950 nos Estados Unidos, onde o protagonista da história Atticus volta da guerra com uma carta do seu pai dizendo para eles se encontrarem. Logo no inicio já temos um plano de fundo incrível e tocante onde Atticus sai do sul dos E.U.A e vai até o norte para encontrar seu pai, porém como estamos falando da década de 50 o país norte-americano tem a conduta super racista e segregadora, ainda mais na região sulista que se encontra em vigor as leis de Jim Crow que foram grande propulsoras da segregação racial e do racismo em todo o país.

A trama se desenvolve em partes bem semelhantes a contos, onde cada parte retrata uma aventura/acontecimento com um personagem em destaque, e no fim tudo se encaixa em um embate.

O decorrer da história se mescla entre o recorte histórico do racismo e o segragracionomismo da época com varias referências do universo da ficção científica, citando Lovecraft, Ray Bradbury, entre outras.

Amei a criatividade do autor ao desenvolver a história utilizar desses dois focos, sendo o racismo e a ficção cientifica, com muito mistério, surpresas, momentos de tensão. A edição da Intrínseca está um show a parte, um lindo trabalho de capa rico em detalhes.

Gustavo | @guh_santtoos 06/08/2021

Lovecraft pela visão de outro autor?
Antes de abordarmos a resenha já gostaria de esclarecer dois pontos sobre o livro. O primeiro é que a obra se trata de um livro de contos, o livro possuí uma história principal e o primeiro vai nos introduzir justamente a está história. O segundo ponto, é que cada conto possuí um arco de cada personagem, ou seja, temos vários personagens principais aqui.

O livro é ambientado na década de 50, nos EUA, bem quando o racismo era bem mais forte do que nos dias atuais. Atticus inicia sua história indo atrás de seu pai, que aparentemente viajou sem mais nem menos com um homem branco, e o deixou apenas uma carta.

Ray Bradbury, Stevenson e o próprio H. P. Lovecraft são mencionados na obra.

« E por que o livro não me agradou? »

O autor parece que usou o nome ?Lovecraft" apenas para gerar marketing encima do livro, não li tantos livros assim do Lovecraft mas pra mim o livro foi na onda totalmente contrária onde o autor não se aproveita do título para trazer algo inspirado em alguns monstros de Lovecraft ou até mesmo usar a mesma atmosfera.

A escrita também não ajuda muito, onde temos pontos em que era para o leitor sentir um certo medo ou desconforto e acaba lendo como se nada tivesse acontecido. Além disso parece que a narrativa nunca fluía, isso cansava bastante.

Mas o livro também tem pontos positivos, que são de longe os Personagens e o Racismo que é bem presente no livro, isso o autor soube bem explorar, e fica explícito quando você percebe que o Racismo é o pior monstro de todos. Os personagens são bem aproveitados aqui, onde eu citei no começo da resenha que cada conto possuí um arco de algum personagem e funciona muito bem.

O autor acerta ao abordar o racismo mas erra ao tentar entregar algo cujo título tem Lovecraft.

Pra quem ficou realmente curioso com a história, assista a série baseada no livro, que é bem melhor.

Estou pensando em reler no final do ano (?)

Murilo 10/02/2023

Li o livro após assistir a série, e em alguns momentos, a adaptação fez um trabalho melhor que o autor (capítulo de Tulsa). No mais, ótimo livro, com ótimos temas.

Jean Silva 06/10/2022

Ok, esse livro é extremamente incrível! Não era o que eu esperava, é algo muito, muito melhor. Sempre gostei muito das histórias do H.P Lovecraft, apesar de entender toda a problemática que existe encima delas, principalmente devido ao extremo racismo do autor, mas costumava tentar separar o autor da obra (apesar de ser um pouco difícil), e também, terror cósmico sempre me interessou muito, e tem uma visibilidade incrível na cultura pop. Não tinha visto ou lido nada a respeito desse livro, então achei que seria mais uma história pautada no universo do terror cósmico, mas é muito mais isso. Matt Duff mistura elementos reais com elementos do terror cósmico, e essa combinação traz uma história rica em detalhes e reflexões.
O autor expõe de forma cruel e realística a sociedade racista estadunidense do século XIX e XX, inclusive, apontando o quanto o racismo era institucionalizado, cada capítulo dessa história tem um protagonista diferente, e todos são negros, então o leitor tende a sentir revolta e angustia por todo o racismo que é presente ao longo dessa história. Os protagonistas, apesar de serem diferentes, estão conectados, e os pequenos arcos deles também estão conectados ao arco principal da obra.
Em meio a tudo isso, as referências a Lovecraft e outros clássicos da cultura pop começam a aparecer, e tudo faz sentido para a história do livro. Muito bom, a leitura foi excelente, despertou as mais diversas emoções, principalmente pela temática tratada.

Lucas.Wanderley 25/05/2021

Território Lovecraft
Li esse livro por conta da adaptação da HBO que é uma incrível adaptação( melhor que o livro rm diversos pontos e enredos), e assim esperava ver a parte escrita daquilo que eu tinha visto na tela, porém o desenvolvimento dos personagens e a relação entre eles não é muito vem desenvolvida aqui, e faltou também um desenvolvimento melhor da história e algo que amarrase mais todo o enredo e torna-se a leitura mais fluida, mas isso não aconteceu. Mas o livro também tem pontos possitivos com uma historia de "horror cosmico" misturado com a questão racial dos Estados Unidos são os pontos altos do livro, como também alguns contos em específico que são envolventes e me fizeram dar uma nota alta a esse livro mesmo tendo diversos pontos negativos.

Pandora 21/10/2022

Spoiler no penúltimo parágrafo.
Li este livro para um clube de leitura. Os outros desistiram, eu fui até o fim e gostei! rs… Não costumo apreciar muito narrativas com essa pegada aventureira - bem, pelo menos para mim este foi o tom desta narrativa -, e talvez eu seja mais benevolente com livros dos quais não espero nada e me divertem.

Achei que ele começou de forma mais pesada e foi abrandando um pouco em algumas partes, depois retomando a tensão aqui e ali; a parte do casal interracial achei bem triste. E embora não haja um aprofundamento na composição dos personagens, as questões raciais estavam lá, inclusive em citações de fatos e pessoais reais, assim como na forma como os personagens eram tratados e as situações perigosas que enfrentavam.

Não sou fã de Lovecraft, não curti nada do que tentei ler dele até o momento, então não sei o quanto do seu universo foi tratado aqui, porém achei interessantíssima a ideia de usar uma família negra e seus amigos numa narrativa com elementos associados a um escritor notoriamente racista.

Dizem que é um livro de contos interligados, mas eu li como um romance. Não achei lento, como li em algumas resenhas, mas há umas partes maçantes aqui e ali; eu fiquei interessada e curiosa e não tive problemas com o ritmo, fluiu bem. SPOILER: só o fim achei bem bobo, parecia aquelas desforras de filmes para pré-adolescentes em que após o plano contra a equipe-maldosa rival dar certo todo mundo se abraça entusiasmado gritando, enquanto os maus saem cabisbaixos com o rabo entre as pernas. Mas no todo eu curti bastante.

O projeto gráfico está muito bom, parabéns aos idealizadores.

Mari 19/06/2021

Muito bom os contos!!!
Gostei demais das construções dos contos. Um se intercalando com os outros para tornar uma narrativa mais dinâmica e também gostei muito do final mostrando o final do ciclo de todos os personagens.

Lucas 25/11/2020

O início foi meio parado, mas não tenho certeza se foi pela narrativa em si ou se foi pelo desânimo que me foi causado por uma resenha negativa que li do livro. Mas agora que terminei posso dizer que na minha opinião a resenha estava errada. O livro trabalha muito bem os personagens, contando a história de cada um do seu ponto de vista. Um ponto que achei estranho foi uma certa naturalidade com que certos personagens enfrentam coisas sobrenaturais a princípio, mas de resto, gostei bastante.

Nick 05/02/2020

Ajuste as suas expectativas
Território Lovecraft é um livro de contos que narra episódios envolvendo um grupo de amigos e familiares negros em plena segregação racial americana. A leitura da revista que acompanha o kit do clube Intrínsecos antes de começar a fazer a leitura do livro em si ajuda o leitor à se situar sobre a intenção do autor e ao meu ver, ajusta as expectativas pra o que de fato o autor se propõe a apresentar. Território Lovecraft não é um romance denso, cheio de tensão, horror e suspense, a ideia original do autor era que essas histórias fossem exibidas em forma de um seriado de tv, do qual foi cancelado. Então a minha dica é: não vá com muita sede ao pote. Leia as histórias de forma descompromissada, sem pressa, que tenho certeza que o livro pode ser bem aproveitado visto que tem alguns contos interessantes. É um livro de aventura com protagonismo negro envolvendo seitas, bruxos e poderes sobrenaturais. A segregação racial que permeia o livro foi bem abordada principalmente nos primeiros contos. Particularmente acho que os contos em geral precisavam de um antagonista mais forte, alguém a quem odiar, mas não é o que acontece aqui. É um livro mediano, com alguns contos legais, outros nem tanto, que poderia ter se tornado um seriado interessante e bem diferente do que se vê por aí... quem sabe um dia.

agasbriela 03/08/2022

Éh.....
Eu esperava mais, MUITO MAIS.

O livro começou muito bom e interessante mas foi ficando fraco conforme a história avançava. Eu quase n terminei de ler e confesso que pulei algumas partes pra não acabar dormindo.

é isso (:

Vivs | vivsbookshelf 01/08/2020

Já fiquei imaginando isso em uma série de tv...
Que loucura! No começo da história confesso que achei que estava entendendo alguma coisa... mas aí o jogo virou e o autor fez questão de inserir tanta coisa, que ainda me pergunto se eu realmente entendi direito o livro kkk. Mas fora isso, ele aborda questões de preconceito social e cita diversas obras de ficção cientifica e em pulp fiction.

É um gênero que ainda não estou muito acostumada a ler. A obra acabou não recebendo uma nota maior, mas não sei se foi por conta do estereótipo dos personagens ou se o enredo que só girava através disso deixou minha leitura um pouco lenta. Entendi a mensagem que o autor desejou transmitir e acredito que a adaptação em série de tv pode deixar as coisas interessantes. Adorei as partes de terror! Já enfatizando que tem várias coisas bizarras, mas que achei super legal de imaginar.

Mais resenhas no Instagram @vivsbookshelf

Ley 09/08/2020

Cheio de referências e críticas, porém peca ao ser lento
Território Lovecraft é um livro com uma edição lindíssima que, primeiro de tudo, preciso esclarecer alguns pontos. O primeiro deles, é que a obra se trata de um livro de contos. O livro possui uma história principal e o primeiro conto nos introduzirá justamente a esta história. O segundo ponto, é que o livro possui vários personagens principais.

Após a história introdutória que vemos no primeiro conto, os outros terão os demais personagens como protagonistas. Atticus é o protagonista do primeiro conto e também tem uma importância nos demais. Ele, assim como todos os protagonistas, são negros. Os personagens principais tem participações ou menções secundárias nos contos de cada um deles, deixando-os sempre presentes no enredo.

O livro se passa na década de 1950, nos EUA, bem quando o racismo era bem mais forte do que nos dias atuais. Atticus inicia sua história indo atrás de seu pai, que aparentemente viajou sem mais nem menos com um homem branco, e o deixou apenas uma carta. Atticus então vai atrás dele para descobrir sobre essa viagem repentina.

Apesar de ter estranhado um pouco o livro ser contos, gostei da ideia geral da história fazer sentido no final. Também é um desenvolvimento bom, por conhecermos mais um pouco sobre cada personagem. Infelizmente, a leitura acaba ficando lenta em alguns momentos. Isso acabou afetando meu progresso e me perdi algumas vezes. Alguns contos, acabei gostando mais do que outros.

Por essa quebra de desenvolvimento que esperamos da história, algumas pessoas, assim como eu, podem acabar achando a leitura também lenta. Percebi que algumas histórias pareceram ficar inacabadas, ou talvez eu não tenha entendido bem. O fato é que senti que o livro se perdeu em alguns momentos e as histórias ficaram meio perdidas.

O livro não parece ter continuação, e acredito que seja somente este volume. Quanto ao vilão, há sempre a espreita de pessoas sendo racistas com os personagens e acabando com seus planos, e também há o vilão principal, que é um tanto misterioso sobre o que quer.

A leitura acaba adquirindo alguns traços mesclados de vários gêneros. Vemos um pouco de fantasia, ficção científica e terror na história. Também nos damos conta de que no livro há um terror mais real, aquele praticado pelo ser humano.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/06/resenha-territorio-lovecraft.html

Gabriel 06/10/2020

Surpreendente, diferente e necessário
Território Lovercraft é um livro muito diferente do que eu imaginava que seria.

"Um vulto de branco é mais assustador se for um fantasma ou um membro da Ku Klux Klan"?

O livro retrata de forma "humorada" o racismo, a segregação e a violência sofrida pela população negra nos EUA da década de 50. A narrativa do livro é muito dinâmica e diversificada por ser dividida em capítulos que são protagonizados por personagens diferentes (o que deixa a história um tanto quanto arrastada).

Achei genial a forma com que o autor inseriu personagens negros de forma adequada, dando a eles protagonismo de verdade (e não a falsa representatividade que temos nas maiorias dos filmes) e características muito específicas para cada pessoa, tornando cada personagem "especial".

A história é uma coletânea de "tapas na cara" na nossa sociedade que, em geral, insiste em negar o passado e finge que não há uma dívida histórica para com a população afrodescendente. Matt Ruff é muito inteligente em mixar fatos passados com ficção e consegue de forma bem clara mostrar que mesmo em um mundo que coexiste com feitiços, monstros e magos o maior mal está no racismo.

Uma leitura que não poderia ser mais atual e que evidencia muito problemas de quase um século atrás e que infelizmente permanece na nossa atualidade. Racismo não é "mimimi",ele existe e precisa ser combatido por todos.