Trabalho Assalariado e Capital & Salário, Preço e Lucro

Trabalho Assalariado e Capital & Salário, Preço e Lucro Karl Marx

Resenhas - Trabalho Assalariado e Capital & Salário, Preço e Lucro

Charles Lindberg 24/09/2022

Este eu entendi
Estes ensaios de Marx sobre teoria econômica e a relação entre capital, dinheiro, preço e valor são incríveis. Didático, esclarecedor, direto ao ponto. A introdução de Engels ainda auxilia na compreensão, traçando um panorama geral do raciocínio que Marx desenvolve, possibilitando uma ótica científica sobre a relação social tal que, duzentos anos depois, é possível observar igualmente, provando que 1. A economia é uma ciência social, conforme ainda se estabelecia à época, e 2. O materialismo histórico-dialético é o método mais acertado para se analisar os movimentos da sociedade.

Mateus.Brandenburg 13/05/2022

Livro muito bom para a introdução ao Marxismo, entendendo um pouco melhor as relações de trabalho que fazem parte do nosso dia a dia e que muitas vezes não são questionadas.

Karla Borba 27/12/2021

Marx para o trabalhador
Bom, o autor por si só já diz ao que vem, porém não. Marx, dentre outros autores clássicos, é muito criticado, mencionado, elogiado, mas sejamos honestos, pouco lido. Sem dúvida a estrutura de um texto do século XIX é pouco atraente, ou até mesmo assustadora, para nós aqui em 2021. Entre melhores e piores traduções, épocas diversas em que ele elaborou suas teorias e até mesmo o objetivo dos seus trabalhos à época, há textos que são mais fáceis para quem quer conhecê-lo e debatê-lo com propriedade. E para mim este livro curtinho da Expressão Popular foi o caminho para iniciar o que para mim é uma jornada de estudos e aprofundamentos no texto marxiano e marxista.
Eu entendo que ele se destina principalmente ao trabalhador porque ele é tão simples em nos explicar a exploração que o capitalismo exerce sobre nós que as vezes eu não sei se fico feliz ou triste de estar descobrindo isso tudo. É um instrumento de aprendizado e construção de consciência política que deveria alcançar a todos.

Amelie 21/05/2021

Indispensável
Uma leitura muito importante, sem dúvida, para iniciar os conhecimentos de economia. Todo assunto do Capital estão condensados nesses dois pequenos textos, que valem muito a pena. Se é o primeiro contato com teoria econômica marxista, no começo pode ser meio confuso, mas os últimos capítulos são super esclarecedores. Recomendo muito!
MarcosK 08/12/2022minha estante
De fato. À primeira vista, a teoria social de Marx parece ser de difícil compreensão. Os dois textos ajudam muito.

Amelie 08/12/2022minha estante
com certeza! sensacional