Bullying

Bullying Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Bullying

Nat 28/10/2023

Esse livro é MUITO bom. Muito mesmo. Eu já vi várias entrevistas dessa autora, em podcasts e outros lugares e falando sobre vários assuntos, e a forma como ela fala sobre bullying é bastante acessível. Para cada tópico abordado, ela traz exemplos muito reais, de situações e pessoas, o que faz a leitura ser fluida. Eu pensei que seria um livro técnico, com uma abordagem mais ou menos ‘’médica técnica”, mas ao invés disso, este é um livro acessível para qualquer pessoa, que pode ajudar a identificar quem pratica e quem sofre bullying. Muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2023/09/bullying-ana-beatriz-barbosa-silva-dll.html

Adrielly 30/06/2011

2 extremos
O livro ganha credibilidade quando explica comportamentos sociais de uma maneira científica, são as melhores partes do livro. No entanto, questiono-me se não seria mais produtivo ler livros de sociologia e psicologia para ter uma base melhor do assunto. De qualquer forma, é útil como material introdutório desses comportamentos.

Infelizmente, a quantidade de clichê e comentários levianos (do tipo: precisamos nos unir para formar cidadãos que possam contribuir para uma sociedade igualitária blá blá blá) realmente faz cair o conceito do livro. Frases prontas do tipo "um dia a casa cai" ou "patinho feio que torna-se um cisne" tiram cunho científico da obra. E realmente, uma psiquiatra bem sucedida como essa autora colocar uma citação de Ronaldo "Fenômeno" em seu livro é no mínimo lamentável e vergonhoso. Outro ponto tira crédito da autora é a abordagem das soluções para o problema: parecem utópicas e levianas.

Apesar das críticas é um livro que merece ser lido pois abrange todos os personagens do Bullying e os conceitua muito bem. Também destaca-se pela sua fácil leitura que pode atingir vários públicos.
BrunaBlauth 21/02/2012minha estante
Oi, Adrielly! Realmente a autora tem essas características em seus livros... No entanto, acredito que ela use isso para popularizar seus livros e consequentemente certos assuntos de cunho social.

Carolina 03/04/2021

Achei o assunto do livro bem interessante e por já ter sofrido diversos ataques de bullying ao longo da minha vida escolar, quis ler.

No início eu estava adorando. Gostei das partes mais científicas onde a autora trata dos transtornos psicológicos, da parte de celebridades vítimas de bullying e aprendi algumas coisas. Mas depois o livro se tornou super repetitivo e a autora colocou algumas falas que não me agradaram muito, com muitos estereótipos e preconceitos.

San... 03/12/2011

A autora não escreveu esta obra para ser utilizada por profissionais da área. Não se trata de um livro técnico. Ela o escreveu para o público leigo, onde no caso me coloco. Para mim o livro foi bastante esclarecedor com relação ao bullyng. Talvez as citações e a opinião pessoal da autora fossem desnecessárias, mas, ao mesmo tempo, nos auxilia a raciocinar, encontrar reciprocidade ou antagonismo com o que pensamos ou acreditamos e isso é bastante interessante.
Como é um problema bastante atual e deve ser levado muito a sério, considerei a leitura muito elucidativa e objetiva o suficiente para que eu e os demais leitores leigos nos coloquemos atentos para detectar, eventualmente, vítimas ou agressores.

Lucca 14/09/2023

Este livro foi um misto de sentimentos conflitantes
Li essa livro devido ao trabalho
Mas confesso que foi teste para algumas coisas
Vou começar pela parte legal
E o que compensa ler esse livro
Basicamente ele traz um panorama superficial extremamente importante para aqueles que não tem a mínima ideia sobre Bully
Somente
Eu tenho as minhas ressalvas em relação a autora e a quantidade de besteira que ela fala sobre transtornos mentais
Mas deu um desconto por ser um livro de 2010
Contudo senti falta de uma exploração de diversas questões que já eram debates na época
Como racismo e outros preconceitos
Sentir uma tentativa constante de biologizar uma demanda que é estritamente social
Óbvio que o corpo vai responder as situações estressantes como o Bully
Mas a raiz do problema está numa questão de sociedade
O que senti ser pouco explorado
Enfim
No geral pra aqueles que querem começar a compreender o Bully, esse livro pode ser interessante
Mass
Alerto
Tenham uma leitura crítica e histórica do assunto
E não tome este livro como um referencial central
Enfim
É isto

Estante Atípica 26/12/2021

Um livro que precisa ser lido sempre, visto que o bullying é uma realidade presente na sociedade mundial e com o passar dos anos faz cada vez mais vítimas. Uma leitura para ensinar e conscientizar sobre o assunto, como forma de contribuir para o combate. Muito bom, leitura rápida e fluída apesar do tema sério.

Vivi 30/08/2020

É um livro informativo de fácil compreensão. Traz relatos e experiências que acrescem.

Tell 13/10/2010

Identificação
Não tem como não se enxergar nesta obra de Ana Beatril Barbosa Silva. Gostei do livro, pois é uma leitura tranquila e muito informativa. Nos próximos meses devo procurar outras obras da autora.
Muito interessante ver os exemplos e refletir sobre como cada pessoa lida com os obstáculos da vida. Assim como alguns exemplos do livro, eu encarei o bullying como uma forma de dar a volta por cima. Hoje é dolorido olhar para trás e lembrar de tantas situações chatas, mas tudo serve/serviu como um grande aprendizado.
E vamos fazer nossa parte para combater essa prática vil, o bullying.

Suellen-san 16/06/2011

Fabuloso
A curiosidade me levou a ler esse livro antes de uma palestra que assisti a algumas semanas por conta do curso que faço. Bullying é um termo que não compreendia até o momento que li esse livro, sem contar as palestras que participei e como a própria autora colocou em xeque foi que todos nós sofremos agressões e agredimos, pois é algo incluso na sociedade.

É importante salientar que ela é psicóloga e como uma boa profissional ela traz exemplos do seu consultório, mas sem expor os seus pacientes e também as agressões que correram no mundo e como as pessoas superaram ou não o trauma sofrido na infância ou adolescência.
Achei interessante um capítulo que a autora mostrou que há pessoas que sofreram Bullying na época de escola e algumas delas conseguiram transformar agressão em algo a favor deles, ou seja, em vez de se fechar para o mundo se tornaram grandes personalidades que conhecemos hoje.

Se você é educador ou trabalha na área da educação precisa ler esse livro, pois é muito esclarecedor. Uma opinião da pessoa que leu o livro é que todos leiam esse livro mesmo quem não tenha filhos ou não trabalha na área da educação já que vemos nos noticiários os casos de Bullying que poderiam ser evitados.

A capa é bem chamativa e a leitura é simples. Recomendo a leitura e não tenho mais nada o que falar, pois ia perder a graça de ler e ver, por assim dizer, com os seus próprios olhos.

Fabuloso.

Marina. 16/03/2012

´´Podemos afirmar que todos nós já fomos ou seremos vítimas de bullying em algum momento de nossas vidas.´´ Diz Ana Beatriz Barbosa, no livro Bullying, que um relata fator muito comum que é o preconceito e como ele está inteiramente ligado ao Bullying.

Ainda bastante convencional a autora explica um pouco sobre a depressão, anorexia e bulimia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), esquizofrenia entre outros distúrbios.

Além de vários casos de pessoas que sofreram com o bullying e até famosos, que jamais pensaríamos que poderia ter sofrido com isso, e como eles deram a volta por cima.

Ela nos ajuda a entender como funciona também a cabeça dos agressores e o porque disso.

Elani Araújo 13/12/2021

Linguagem simples para leigos
A autora descreve casos e explica conceitos. Tudo muito bem amarrado e fácil de ler. Em uma pegada se termina a leitura. Para iniciantes no tema, como um primeiro livro para entrar no tema, sim é uma boa leitura.

Sayonara 19/09/2012

Abandono!
O livro é excelente... mas ainda não consegui terminar de lê-lo, pois pra quem sofreu bullying, cada página é como abraçar arame farpado com o corpo já machucado.

Aline 04/01/2022

Leitura imprescindível
É uma leitura esclarecedora e fundamental para a compreensão do bullying escolar e suas inúmeras facetas. A autora além de contar histórias de seus pacientes e atualiza dados e informações como, aponta possibilidades para a construção de um programa antibullying nas escolas.