Butterfield 8

Butterfield 8 John O’Hara

Resenhas - Butterfield 8

Renata 18/09/2011

Bati cabeça durante 1/3 do livro, onde metade das referências eu não conhecia e a outra metade só conhecia pelos filmes que já assisti.
Mas isso por que tabém não sou nenhuma entusiasta da cultura americana, e o livro é da década de 1930.
Provavelmente um livro que tome como cenário a América do onze de setembro ou da crises mais recentes não me causariam tanto problema, por que as referências culturais de hoje em dia me seriam plenamente familiares.

Mas a história toma como cenário a transição entre as décadas de 1920/1930 contemplando a depressão como cenário social.
Apesar da leitura truncada no início, foi uma boa leitura de domingo, e não é por que não há nada melhor pra fazer neste dia, mas por que a história é construida de um modo interessante, não há agitação ou correria, as descrições de temas e personalidades são muito bem feitas e ao mesmo tempo a narativa entrecortada, pulando de cenários ou cenas dá uma agilidade ao texto.
Não consigo definir um protagonista, se fosse um filme seria com certeza a Glória, até por que como é vendido na capa do livro "ela era a mulher mais cobiçada de NY, bastava ligar Butterfield 8 para encontrá-la". Mas no livro não me parece bem assim, apesar de ser uma personagem marcante, a personagem principal parece mesmo ser o lugar, Nova York, as relações de classe, bem como a fragilidade daquele sistema frente à crise.
É um livro bacaninha, uma história onde não existem heróis, só pessoas.
PFD 09/01/2015minha estante
Ótima resenha, também boiei em muitas referências que o livro faz, mas gostei na época que o li, e por mais que não conhecesse muito, aquela aura de anos 20 e 30 me faz viajar no tempo. Aliás existe um filme baseado no livro, com Elizabeth Taylor como a Glória, já viu? É bem legal.

Renata 18/01/2015minha estante
Não sabia do filme, vou ver se acho as referências.
Obrigada pela dica.