PÁSSARO LIBERTO

PÁSSARO LIBERTO Dani Assis

Resenhas - PÁSSARO LIBERTO

Priscila.Damiani 08/11/2023

@ler.terapia
?O movimento pendular da minha vida está completamente fora de eixo e eu não sei o que fazer para que ele volte ao lugar.?

Um livro que fala sobre resiliência, reviravoltas, dor e amor.

Narrado por seus protagonistas, ora por Blanca uma mulher forte, decidida, empática e cheia de esperanças. Ora por Egan, um homem forte, machucado e sem esperança nenhuma!

Cada um com sua realidade, mundos tão diferentes e opostos.
Um dia se reencontram e têm a chance de mudarem a vida um do outro drasticamente.

A história se passa numa cidade fictícia, chamada Volar. Um lugar que até nos soa familiar.
Um lugar onde a desigualdade, injustiça, pobreza, abandono são temas abordados de forma clara e direta.

A Dani Assis, como sempre, não decepciona. Nos trás a oportunidade de sermos pessoas melhores, ainda que diante de dificuldades. De olhar o outro com empatia e amor. De sermos solidários e persistentes.
Amo a forma como ela aborda temas tão importantes e delicados.

Recomendo muito a leitura ??

Alerta de gatilhos com o tema: violência, drogas.

??

"Ele poderá voar livre e conhecer o mundo, não há mais nada que o impeça de viver como sempre sonhou."

Resenha da Pri 21/08/2023

Crítica social
Egan e Blanca são dois jovens que sofrem por conta dos problemas sociais.

Ela vive numa pobreza extrema e acha que a única saída para seus problemas é entrar para uma organização criminosa, porém é nesse momento que ela conhece Egan, um rapaz preso numa gaiola.

Não estamos falando de uma gaiola num sentindo figurado e sim real. Ele estava preso porque não quis fazer coisas que foram mandadas.

É assim que Blanca foge e vai buscar um novo rumo para sua vida. Enquanto ela estuda e tenta ter uma vida diferente. Egan continua preso.

Uma crítica social belíssima.

Heloisa Motoki 12/08/2023

Uma história de esperança
Uma palavra que me faz pensar nesta história é esperança, esperança de recomeçar, de acreditar no seu propósito em fazer o melhor, em ajudar as pessoas.

Fiquei bem comovida com Blanca e sua dedicação com seus alunos e seu desejo de fazer a diferença na vida das crianças e de seus alunos. Que possamos ter mais professores com a coragem dela em fazer o melhor, em ser a mudança.

No mais, por mais que tenha a ficção entre o amor de Blanca e Egan, é preciso alertar leitoras que isso é uma ficção, alguns itens da história não ficou claro para mim, foi como se no meio do caminho as pessoas perdessem sua esperteza, seu conhecimento e seguissem caminhos que não fazem sentido.

A escrita da autora é envolvente, já conheço outros livros dela e sempre vale a leitura

iammoremylrds 09/07/2023

Uma leitura impactante trazendo diversas reflexões ao longo da obra, assim como outras obras da autora também fizeram, um livro bastante fluído, com uma leitura bem leve mesmo abordando temas pesados que requerem um maior cuidado, tocante

Claudia 11/11/2022

Profundo
Os livros da Dani Assis, sempre traz algo para pensar. Mais um livro muito bom. Não é o meu preferido, mas flui e traz muitas reflexões sobre educação, desigualdade social, abandono e uma realidade que nem sempre queremos discutir.

Talititinha 28/10/2022

Dani Assis, como sempre surpreendendo.
Em Pássaro Liberto, vamos conhecer a estória de Blanca, sua família vive em situação vulnerável e o único meio que ela encontra para ajudar a sua mãe é trabalhar para o traficante que comanda o tráfico da comunidade onde vive, o que ela não esperava é que quando chegasse até lá, ia se deparar com um menino preso em uma gaiola, com muito medo, ela conseguiu escapar e nunca mais voltou até lá, porém sempre se sentiu culpada, por não ter salvado aquele garoto que parecia como um pássaro enjaulado.

Os anos se passaram, Blanca e sua mãe foram viver em outra cidade e seguiram a vida, Blanca conseguiu terminar os estudos e se tornar professora, com intuito de ajudar as crianças da periferia, assim como ela foi um dia, escolhe trabalhar em uma escola localizada em uma favela, sua meta é salvar quantas vidas forem possíveis da marginalidade e dar esperança para seus alunos, mostrar que existe um mundo cheio de oportunidades a espera deles.

Oque ela não imaginava era que o destino iria colocar de volta em seu caminho o menino preso na gaiola, que agora tinha se tornado um homem, e ali ela vê a oportunidade de ajudar ele a sair do mundo da criminalidade.

Genteee, essa história é muito sensível, muito bonita, a Dani Assis, retratou esse ambiente com responsabilidade e de uma delicadeza ímpar, me dando a oportunidade através da sua escrita de conhecer a realidade das pessoas que vivem na comunidade e diversas vezes parei a leitura para refletir, em como vivemos em uma sociedade tão desigual e cruel.

É uma narrativa que vai te trazer várias reflexões, porém não é uma leitura pesada, temos um romance bem clichê, temos personagens coadjuvantes muito queridos também e o final é bem farofa, muitas vezes pensei que estava assistindo uma novela das oito da globo, mas mesmo assim não deixa de ser uma narrativa em que podemos tirar lições e reflexões para vida.

Com certeza recomendo a leitura, Dani Assis sempre mandando bem em suas criações.

DCantreva 12/10/2022

Então né... com possíveis Spoilers.
O livro é bom, mas uma parte de mim, sinceramente esperava por mais, muito mais. Esperava ver mais de Nolasco em ativa, mais do desenvolvimento do casal, achei um pouco raso, esperava mais até mesmo de Egan. Esperava mais ação.

O enredo, a história é rica demais, dava para a autora desenvolver mais, abordar um pouco mais dos assuntos, acho que se prendeu demais na rotina escolar e deixou a desejar em outras áreas.

A história é boa, mas realmente esperava mais. ?????.

Larissa3666 19/09/2022

A proposta do livro é muito interessante, a história é muito tocante e bonita. Mas acho que a autora pecou na escrita, com excesso de detalhes que deixaram a leitura cansativa e maçante com muitas cenas repetitivas.

Danyelle22 11/09/2022

O que te aprisiona?
O livro narra a história de Egan, que faz parte de uma facção criminosa contra a sua vontade, e Blanca, que quase entrou para esta mesma facção em um momento de desespero.
A construção e o enlace das histórias dos personagens é maravilhoso: o espelhamento entre Egan e Carlito, assim como o contraponto entre Egan e Blanca.
A metáfora do pássaro engaiolado foi muito bem atrelada a evolução dos personagens principais.
Adorei este livro e o recomendo! Um romance que toca narrativas um pouco mais sensíveis (há descrição de atos de violência, mas foi feito de forma bem branda e elegante), que traz uma forte crítica social e questiona a situação de "necessidade x possibilidade", além de destacar as consequências/sequelas do menor em situação de vulnerabilidade social.

Maa Sena 08/07/2022

Envolvente
Livro que me prendeu do início ao fim.
Angustiante pensar que histórias assim podem ser mais reais do que imaginamos.

Leti.Pittarelli 25/04/2022

Então...
Não é nem de longe o meu livro preferido da autora...
Particularmente eu não consegui me conectar com os personagens e isso prejudicou a minha experiência com o livro, porém a história é boa, a escrita é envolvente e o final é digno de novela das 21... Na verdade a história toda super daria uma novela das 21...
O problema foi particular mesmo, essa falta de conexão que sempre sinto com os personagens, não rolou com Blanca e Ergan.

Susu 15/03/2022

Incrível

?O céu o aguarda, suas asas poderão bater sem fronteiras, demarcações ou perímetros. Ele poderá voar livre e conhecer o mundo, não há mais nada que o impeça de viver como sempre De uma realidade e sensibilidade incrível, chorei e criei expectativas com esse livro, me vi sonhando com Egan em busca de sua liberdade, achei incrível o final onde ele paga por seus erros e consegue ter uma vida de verdade.

?O céu o aguarda, suas asas poderão bater sem fronteiras, demarcações ou perímetros. Ele poderá voar livre e conhecer o mundo, não há mais nada que o impeça de viver como sempre sonhou.?

Nulia 05/03/2022

Emocionante
Um livro que nos mostra como uma estória pode nos emocionar de um jeito tão gostoso.
Amei aos personagens de um jeito que eu SONHEI com o livro KKKKK.
Terminei em dois dias e chorei com o final, recomendo pra quer ler algo profundo com um romance sincero que transmite tantas formas de amor e tantas lições bonitas.

5 estrelinhas :)