Documentos de Identidade

Documentos de Identidade Tomaz Tadeu da Silva

Resenhas - Documentos de Identidade

Bárbara Jessik 16/04/2023

Documentos de identidade uma introdução as teorias do curric
"O currículo tem significados que vão muito além daqueles aos quais as teorias tradicionais nos confinaram. O currículo é lugar, espaço, território. O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem, percurso. O currículo é autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja nossa identidade. O currículo é texto, discurso, documento. O currículo é documento de identidade." (p.150)

Bia 14/12/2020

Livro excelente para quem tem interesse em iniciar estudos sobre currículo. Pra quem está nos cursos de licenciatura é indispensável a leitura.

Ana 27/05/2021

Referência
Um dos melhores livros sobre teoria curricular que já li. Obviamente não é dos mais densos, mas creio que essa também não era a intenção do autor. Ele passeia por diversas linhas e teorias sociais, relacionando-as ao currículo e a teoria curricular, demonstrando como o currículo é um campo de disputas de poder, de reprodução. Como é um documento de identidade.

Diana 23/06/2021

O currículo é documento de identidade
Tomaz Tadeu da Silva escreveu uma obra ótima pra compreender de maneira fácil e rápida o percurso das teorias do currículo. A cada capítulo o autor apresenta conceitos chave para as teorias críticas e pós-críticas, construindo uma narrativa que se complementa e culmina em uma conclusão precisa sobre o que é um currículo.
Cristian 24/06/2021minha estante
=O interessante! Nunca pensei o currículo muito além de sua função pragmática. Fiquei curioso. Legal mesmo.

Gaby.Ferrari 11/08/2022

Introdução ao currículo
Livro muito bom que traz críticas a vários tipos de currículos, como o tradicional; também mostra o contexto histórico a cerca dos currículos.

Gabi 10/12/2021

Leitura essencial em licenciaturas
Fui conhecer e ter contato com esse livro só agora, muito tarde na minha avaliação, depois da já ter me formado em uma licenciatura e escrito um TCC na área da Educação. Mas antes tarde do que mais tarde, não é mesmo?
Recomendo a leitura para todas/os as/os licencia(n)das/os, mas principalmente para as/os (futuras/os) professor/as de História, pois o autor constrói um panorama histórico bastante completo e amplo acerca da História do Currículo, o que entendo que seja fundamental para que consigamos compreender e pensar acerca de nossa formação e prática docente.
Tomar conhecimento desse panorama é também dar-nos conta do quanto carregamos das teorias tradicionais nas aulas de didática e práticas de ensino, de modo que possamos nos perguntar e responder (com sinceridade) "para que/a quem servem minhas práticas docentes?".

Indie.Ingrid 13/07/2022

É um conteúdo interessante acerca do currículo e sua evolução ao longo da história, contem muitos elementos históricos, filosóficos e sociológicos, mas levou minha sanidade, então espero não revelo tão cedo

Jhess 15/09/2022

Direto da fonte é diferente
~ Durante as aulas de Currículo, muito foi falado sobre a obra de Tadeu. Infelizmente, devido a didática do professor não consegui compreender como pode ser compreendido de fato o Currículo. Naquela época, me deixei ser afetada totalmente por questões externas e não me permiti apreciar a aprender com o diálogo realizado nessa obra. Portanto, a frase "direto da fonte" nunca fez tanto sentido quando finalizei a leitura desse livro. E peço desculpas ao autor, mesmo que ele nunca saiba da minha existência.

Epli 21/12/2022

Necessário
"O currículo é documento de identidade"
Esse é mais um livro que contribui para minha formação acadêmica como pedagogo. Este livro, é de suma importância para a compreensão do curriculo em si, e de como ele esta envolto globalmente em diversos aspectos que perfaz sua atuação em determinadas áreas, e inclusive no tempo. Tendo cada formatação, onde aplicado; por meio da cultura, dos movimentos humanistas, críticos, sociais, e entre outros.

Geisalanis 11/05/2023

Livro acadêmico mas um livro pra ler e reler. Simples e direto toca em pontos cruciais para educadores

Rosana 15/10/2018

Um breve estudo sobre as teorias tradicionais, teorias críticas e teorias pós-críticas
Tomaz Tadeu da Silva é professor do programa de pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e de uma forma simples, direta e breve discorre em "Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo" acerca das teorias tradicionais, críticas e pós-críticas.
Para o autor, o currículo implica muito do que apenas conceitos, disciplinas e conhecimento "enquadrado"; ele implica na identidade dos sujeitos, em sua formação e constituição enquanto ser humano cidadão. O currículo implica relações de poder, do que ensinar ou não, por quê ensinar ou não, o que é verdade e por que é considerada assim e porque ensina-la?
Assim, é a relação de poder que separa as teorias críticas e pós-críticas das tradicionais. Essas são teorias "neutras", científicas e desinteressadas, se importando apenas com a questão técnica de currículo, de aceitação. Já àquelas argumentam justamente o contrário, de que nenhuma teoria é neutra e que está implicada em relações de poder, se preocupando com as conexões dessas relações entre saber e identidade. Destacar, selecionar, escolher são questões e envolvem poder, nesse sentido, o currículo é o resultado de uma seleção e aquilo que ele é, depende de como ele é visto por seus criadores.
Desse modo, os temas centrais que permeiam a reflexão, são a transmissão de conteúdos, cientificismo, ideologia, identidade, cultura, currículo oculto, nova sociologia da educação, multiculturalismo, feminismo, questões étnicas e raciais, teoria queer, dentre outras igualmente importantes. Para desenvolver a discussão, são citados nomes como Althusser, Bowles e Gentilis, Bordieu e Passeron, Michael Apple, Giroux, Freire, Butler etc.
Nesse sentido, a discussão que o livro propõe é valiosamente grandiosa, pois, por mais que de uma maneira rápida, pomo-nos a pensar questões importantes que estão por detrás dos currículos. A partir da leitura, podemos refletir sobre questões importantes e necessárias da educação e naquilo que implicam nossas ideologias, nossa cultura, nossas relações de poder. Podemos assim, perceber e ver com olhos críticos as composições de currículos escolares, entendendo as perspectivas a que atendem.

"O currículo tem significados que vão muito além daqueles aos quais as teorias tradicionais nos confinaram. O currículo é lugar, espaço, território. O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viajem, percurso. O currículo é autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja nossa identidade. O currículo é texto, discurso, documento. O currículo é documento de identidade". (SILVA, 2007, p. 150).

Leonardo Balbino 01/03/2021

Essencial para Docentes
Excelente para o primeiro contato e posteriores revisões acerca da teoria dos currículos. A estrutura do livro permite a retomada pontual aos aspectos das tendências curriculares abordadas, sendo uma facilitadora nas consultas e estudos sobre as mesmas. Recomendo e considero essencial para profissionais da área de educação.

Laryssa48 15/10/2023

Li este livro na faculdade, mas não lembrava de muitas coisas.

Reler por conta própria foi muito mais prazeroso e proveitoso. Me ajudou a compreender melhor as teorias de currículo.

_antunescamilla 09/12/2023

Documentos de identidade
Li esse livro para o TCC e me ajudou bastante. Ele traz de forma resumida e de fácil entendimento vários tipos de currículo, acho que é um leitura essencial para quem faz alguma licenciatura.

IndieIngrid 21/01/2024