MECHAMONTE

MECHAMONTE Leo Lipe

Resenhas - MECHAMONTE

Mel 15/04/2024

Julguei pela capa e arrasei
Esse livro é um dos melhores que li até agora em 2024! Tem uma dinâmica super legal pois interage com nós leitores e é um livro em que você e as decisões que você tiver é que vão definir a narrativa. Independente da escolha que tiver o desenvolvimento vai ser uma experiência única!! O livro é cheio de mensagens, dicas e até reflexões pra vida real, sem contar que mistura diversos elementos ?sombrios? e nos insere em um mundo totalmente diferente e assustador, mas que não dá realmente medo e sim nos deixa curiosa e com vontade de querer conhecer mais!

Aliás, eu amei o meu final, quero um dia ler de novo e fazer outras decisões pra descobrir mais sobre esse mundo e conhecer mais finais que nessa primeira leitura não encontrei (confesso que dei umas desviadas as vezes só pra descobrir outros rumos da história)

Lívia 30/05/2022

Interessante!
Eu já conhecia esse formato de livro com escolhas e confesso que gosto muito! O livro me chamou atenção pela capa toda ilustrada e fico feliz que achei ele! Na primeira decisão que tomei, achei que tinha sido uma decisão ruim, mas durante a história fui vendo que não tem resposta certa e errada (ainda bem!)
A única coisa que estragou um pouco a experiência pra mim foi a constante referência à religião e a personagens bíblicos. Acho que uma fantasia sem esses elementos me deixaria mais confortável de ler

Brenda// 20/05/2022

Divertido
A ideia do livro merece cinco estrelas, mas vou dar 2,5 por envolver muito do espiritual, profanabdo coisas sagradas e tratar Deus como um Ser mau e egoísta. No livro o leitor é o protagonista e ele deve fazer esvolhas que definem o seu "destino" eu morri porque descobri um segredo sobre Brutarda e decidi me rebelar contra ela kkkkkkk.
Fox.017 14/06/2022minha estante
E matar crianças e cidades, e de certa forma obrigar a gente servir ele.. Não é ser mau e egoísta?

Brenda// 24/06/2022minha estante
Ele não obriga ninguém a servi-lo, mas nos ensina a seguir o caminho que nos fará bem. Assim como nossos pais não nos obriga a obedecê-los, mas nos ensina a não usar drogas e etc., pois sabem que isso vai nos fazer mal. A destruição das cidades é consequência de sua desobediência e as crianças vão para o céu pois não têm consciência de seu "pecado", quem presta conta por elas são seus pais.

Fox.017 24/06/2022minha estante
Dizer que vamos para o inferno se não seguir ele, não é praticamente obrigar? Se não obrigasse não teria castigo pra quem não servisse ;)

Fox.017 24/06/2022minha estante
Dizer "se você não fizer isso, vai ter consequências" é obrigar

Brenda// 24/06/2022minha estante
Moça, me perdoe, mas esse pensamento é completamente sem sentido, pois a vida é feita de consequências, sejam elas boas ou ruins. Se cometer um crime, vai preso; se adoecer e não se cuidar, vai morrer; se entrar no tráfico, vai acabar ou preso ou morto. A VIDA É COMPOSTA DE ESCOLHAS E CONSEQUÊNCIAS. Fugir disso é absolutamente impossível. Com Deus não é diferente, há dois caminhos, cada um escolhe aquele que lhe convém, mas não erram por falara de aviso.

Fox.017 25/06/2022minha estante
Eu tava aqui pensando.. Castigar matando.. Vou aderir.. Se meu filho me desobedecer, vou mata-lo. Se alguém falar algo, vou dizer que só fiz como o todo poderoso faria e não é julgado e ainda seguem ele dizendo que é bondoso! ?

Fox.017 25/06/2022minha estante
A gente castiga nossos filhos pra eles aprender algo.. Não é uma sentença de sofrimento eterno.. igual esse deus faz.. isso é sadismo!!

Brenda// 25/06/2022minha estante
Se Deus castigasse matando, todos estaríamos mortos. Deus castiga de muitas outras formas, a morte é o último caso, quando não há mais nada para ser feito. Digamos que você tenha um filho e o ama profundamente, mas quando entra na adolescência ele se envolve com pessoas de índole duvidosa, e você obviamente, irá conversar, pedir para ele se afastar de tal pessoal, castigar de alguma forma. Mas infelizmente, seu filho não se importa com seus ensinamentos e acaba entrando no mundo das drogas, anos depois ele é morto. E aí? Foi você, a mãe perversa que o matou? DE FORMA ALGUMA. Com Deus é do mesmo jeito, Ele nos ensina de várias formas, seja tirando algo da nossa vida, seja nos colocando em uma situação atribulada, mas não mata... mas se as pessoas não querem aprender e escolhem a morte é problema inteiramente delas, pois Deus não interfere nas nossas escolhas, Ele nos deu o livre arbítrio e o respeita. Mas o salário do pecado é a morte. A vida eterna é a consequência da nossa escolha na vida terrena.

Paiva 20/12/2021

A dinâmica do livro é muito boa, é uma "interação" q dependendo das suas escolhas vc lerá diferentes versões da estória.
Porém, o famoso trem p o fim é monótono demais, com diálogos infinitos de como o ser humano é ignorante perante o conhecimento; seres sobrenaturais muito forçados no contexto; e sempre a obrigação de profanar o q já sabemos sobre existência divina.
Quando comecei a ler tinha a intenção de voltar no início e escolher outras respostas p os dilemas expostos a fim de saber outros finais, mas sinceramente foi arrastado terminar o livro apenas com as minhas escolhas, e quando eu terminei foi um alívio.

acpaesa 13/07/2021

Que plot perfeito!
O livro começa um pouco confuso, mas quando você começa a fazer suas escolhas, muitas situações vão se encaixando e ao final do livro tem um plot interessantíssimo e improvável que não passou pela minha cabeça em momento nenhum.

Por se tratar de um livro interativo, algumas de suas escolhas podem levar você ao seu próprio fim, no entanto consegui chegar ao Maquinista e, em consequência das minhas escolhas, ao fim do livro (onde apresenta o plot citado anteriormente).

Não vou dizer as minhas escolhas para não dar spoiler e não influenciar ninguém, até porque sua escolha depende de você.

A escrita é muito leve, o autor consegue abordar diversos temas de maneira leve, o que nos leva a reflexão em diversos momentos da leitura.

Gostei bastante e recomendo demais que outras pessoas leiam e pensem bem em suas escolhas (isso é uma lição para trazermos para o mundo real, precisamos fazer boas escolhas).

Para finalizar a resenha, trago um trecho do livro que achei muito pertinente para fazermos uma reflexão desde já: Por que é tão mais fácil pensar no fim do mundo do que pensar em soluções para consertá-lo?