Oceanïc Waldson Souza

Resenhas - Oceanïc

Nathy @peculiareslivros 24/02/2021

Onde está a continuação??
Recebi esse livro como cortesia da Caixa Preta, uma caixa de assinatura da Editora Escureceu

Bem... eu admito que comecei o livro sem grandes expectativas, pois não havia ido atrás de ler a sinopse e nem nada disso, mas ah! Gente... GENTE! Que livro! Simplesmente sensacional, me prendendo do início ao fim, com uma linguagem fluida e uma trama cheia de acontecimentos. Sério, achei incrível a forma como o autor iniciou esse outro mundo, e suas explicações aos poucos não prejudicaram a trama, apenas enriqueceram. Estou sinceramente ansiosa por mais!

É uma ficção científica, um livro afrofuturista e LGBTQIAP+, portanto, recomendo a quem se interesse por esse estilo.

Luiz 05/06/2021

Leitura gostosinha demais! O contexto é bem legal, a história é interessante, tem muito potencial pra uma continuação inteligente. Aguardando ansiosamente.

Adeola 26/11/2020

Um dos melhores nacionais que li esse ano
Eu fiquei bem imersa no universo fantástico criado pelo autor, adorei a ideia das tartarugas que são continentes e do que fica nas entrelinhas em relação a superfície terrestre. Também existem personagens interessantes e representatividade LGBT, gostei das críticas em relação a exploração de trabalho etc mas fiquei meio decepcionada com o desfecho e final da história. Fora isso, pretendo procurar ainda mais livros nacionais de fantasia escritos por pessoas pretas.

site: riotbooks.blogspot.com

asnmendes 17/11/2021

Oceanïc
Oceanïc foi um dos melhores livros de ficção científica que li neste ano.
Waldson Souza dá ao leitor uma mistura viciante de curiosidade, suspense e representatividade. Poucas histórias me prenderam tanto quanto Oceanïc. A cada fim de capítulo eu me sentia sedento para descobrir novas informações na intenção de prever o fim desta história.

Oceanïc é um universo que merece sim ter continuidade, pois tudo o que Waldson construiu com seus personagens precisa ser desenvolvido e acalmar o coração dos que chegam à última página!

Waldson está para o cenário nacional, como Octavia Butler está para o mundo!

Webe Santos 10/08/2020

"Mas liberdade com restrições não é liberdade."
Confesso que em 45% da história eu achei que a introdução de uma nova personagem em nada acrescentava, e talvez, ela seja apenas um instrumento para um determinado fim (unilateral), mas no todo, me emocionei.

No fundo (!!!) Oceanïc é sobre liberdade. É irônico pq no universo criado não há liberdade quando se está preso a amores passados, Rafael aprendeu isso da pior maneira.

Toni 03/03/2022

Oceanïc
Waldson Souza (Brasília, 1991-)
Dame Blanche, 2019, 160 pág.

Enquanto lia o romance de estreia do Waldson Souza, uma única reclamação não parava de martelar meu juízo: isso aqui é bom demais para ser tão curto. Por sorte, o final anuncia que o universo apresentado em Oceanïc não ficará restrito às suas 160 páginas e nos resta torcer para que uma série longeva esteja nos planos do autor. Misto de ficção científica, romance de entretenimento e crítica social, esta é uma daquelas narrativas que nos deixam na beirinha de nós mesmos, desfeitos em vertigens e ansiosos pelos próximos capítulos.

Neste mundo, a superfície do planeta foi abandonada e a humanidade que resta agora vive em cidades moventes—complexas metrópoles construídas nas costas de animais mecânicos gigantescos. Algumas dessas cidades são verdadeiros pólos tecnológicos que prometem mil e um confortos a seus residentes, enquanto outras sobrevivem à base de monoculturas de exportação e da manutenção de vidas precarizadas sem qualquer possibilidade de futuro além daquele que lhes foi imposto. Oceanïc é exemplo do primeiro tipo e é onde encontramos o jovem Rafa trabalhando em uma rede de fast food, enquanto Polën é a cidade de onde desejam escapar Félix e Laura, condenados a trabalhar por toda a vida em um milharal. Um projeto secreto promovido por uma corporação sem limites éticos acaba por entrelaçar de maneira irremediável os destinos dessas e outras personagens.

Bebendo de sua área de pesquisa acadêmica (literatura e afrofuturismo), Waldson constrói um universo original e instigante, articulado com a precisão e a segurança de quem deseja mostrar e fazer viver o mundo, ao invés de explicá-lo. A movência das cidades e as implicações políticas dessas “ilhas” sociais transformam toda superfície em margem – um espaço de risco e esquecimento fora da nova ordem mas tb, por isso mesmo, de transgressão ou reassimilação do mundo. "Oceanïc" se encerra com muitas perguntas no momento em que um novo ciclo tem início. Nessa encruzilhada de saberes e conhecimentos a serem desvendados por suas personagens, a única certeza que resta aos leitores é a de que acaba de começar uma empolgante distopia nacional.

Jonas 06/02/2020

Prometi que iria ler mais livros nacionais esse ano. Comecei com Enfim, Capivaras, passei para Auto da Maga Josefa e caí em Oceanïc. A sinopse me chamou atenção, por dar a entender que existia um romance entre os personagens masculinos. Não me recordo de nenhum nacional de ficção cientifica com romance gay, então despertou meu interesse.

Preciso confessar que achei a primeira parte muito chata. As divagações do protagonista foram para caminhos que não me envolveram tanto, apesar do que o Rafael viveu me lembrar muito minha vida romântica de anos atrás - talvez por isso não tenha gostado. Se fosse uma história mais longa, teria abandonado, mas resolvi continuar.

Nas partes seguintes, o ritmo da história muda, ficando mais dinâmica, mas sem deixar passar detalhe nenhum e apresentando outros personagens e outros cenários. Recompensando quem não desistiu da primeira parte.

O livro me remeteu muito a adolescência no interior do país. Esse desejo de fuga dos jovens que querem experimentar mais o que a vida têm a oferecer. Gostei muito como a sexualidade de um dos personagens foi usada para dar mais impacto na virada do enredo. Outro ponto que gostei é medida que não existe excesso de informação, o tal do infodump. As tecnologias e cidades são explicadas de forma sucintas.

No geral, acho que valeu muito a leitura. Não somente pelo personagem que é meu xará, mas essa história foi a qual me identifiquei mais entre tudo que já li de autores nacionais.

Lucas 07/02/2020

Oceanïc
Vestido com uma roupa sci-fi ?Oceanïc? se mostra algo bem mais real quando despido da parafernália tecnológica.

Questões importantes como responsabilidade emocional e afetiva, questões sociais, amadurecimento, sexualidade e sede de poder são algumas das que o autor aborda muito bem enquanto nos apresenta um universo rico e intrigante.

Eu não sei você, mas eu vou ficar de olho em tudo que o autor lançar daqui pra frente!

fev 13/01/2021

Pelo amor da deusa, cadê a continuação???!!!

O Waldson Souza constrói um mundo que me parece um tanto distópico pós-apocalíptico. Mas não tenho tanta certeza. No entanto, sei que é uma construção interessantíssima. As pessoas não vivem em continentes vivem em cidades-criaturas que se parecem com tartarugas que se movem ao longo do oceano. É surreal.

Oceanïc é uma dessas principais cidades-criaturas que vive sob uma redoma. Ao longo dos capítulos vamos entendendo um pouco de cada personagem e o que aconteceu com eles para estarem envolvidos no plano secreto do governo de Oceanïc. Há menções sobre algumas outras cidades e preciso enaltecer os nomes dela. Eu curti bastante.

Achei no começo que seria um caso de amor com um fundo de ficção científica, mas a história cresce demais. Fiquei envolvido tentando entender o que estava acontecendo e como eles se tornaram aquelas pessoas. Eu não sei se terá uma continuação. Ficarei triste porque o livro deixou perguntas sem respostas. É um mundo tão bem construído que, com certeza, dá para explorar tantas outras camadas. Espero que tenha uma continuação.

Eu pensei que não ia gostar, mas acabei surpreendido. Isso tornou a leitura ainda mais prazerosa. Fica a dica para quem procura ficção científica nacional.

Davenir - Diário de Anarres 13/10/2021

Ilhas que abrigam cidades, que abrigam ilhas de solidão...
"Oceanïc" é um romance de Ficção Científica de Waldson de Souza, lançado pela Dame Blanche em 2019. O livro é dividido em quatro partes, sendo as três primeiras, com um narrador diferente e a última repetindo um deles. A primeira parte segue Jonas um funcionário de um restaurante Fast Food, cansado da rotina, quando revê um antigo amor (Rafael) com o qual não terminou bem. O reencontro provoca uma torrente de emoções que acaba nublando a percepção de outras coisas estão acontecendo mas quando, junto com o Jonas, percebemos que já é tarde. As outras partes abordam novos personagens e não acho interessante revelar muito, para não entregar demais. Enquanto conhecemos os personagens sabemos que as cidades da Terra existem sobre enormes criaturas que vagam pela superfície que guardam um mistério que não encoraja ninguém a descer das criaturas. Oceanïc é uma das maiores dessas cidades, tomadas por megacorporações que fazem experiências com "voluntários", sabemos disso através de Tamires que trabalha na limpeza de uma instalação controlada pela maior das corporações de Oceanïc.

Waldson criou um mundo muito genial de tão curioso e interessante. Começamos com uma narrativa intimista que depois expande para um mundo bizarro e somados as histórias de outros personagens formam uma história maior. Somos brindados com analogias totalmente pertinentes com nossa realidade e ao mesmo tempo nos submergem tanto em personagens bem trabalhados quanto em um mundo rico e interessante. É muito agradável ver o relacionamento homossexual tratado com a naturalidade que é característica, bem como a história de uma mãe que tem que lutar contra o mundo para reconstruir sua vida. É uma das propostas da editora, abrir espaço para essas narrativas e aqui o objetivo foi alcançado com muita qualidade. O livro exige uma sequência, ainda que o fechamento seja satisfatório, deixa muitas perguntas no ar e espero uma sequência que explique os mistérios dessas cidades monstruosas.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2021/10/resenha-204-oceanic-waldson-souza.html

Denys 15/11/2020

Oceanïc é uma leitura que te prende logo nas primeiras páginas, com um enredo desenvolvido de forma cuidadosa e conduzido por personagens aos quais você se apega rapidamente.

O mundo criado pelo Waldson é apresentado aos poucos, embora nunca por completo, o que para mim funcionou muito bem. Aquilo que sabemos sobre Oceanïc e as outras cidades flutuantes é somente o necessário para que a narrativa se desenvolva e os personagens evoluam, de forma que cenário e personagens estão intrinsecamente relacionados.

É divertido acompanhar diferentes protagonistas e ver como suas histórias se entrecruzam. A experiência de leitura fica ainda mais incrível porque carrega uma urgência que se refere não necessariamente à cenas de tensão, mas à intensidade com que os sentimentos dos protagonistas são trabalhados.

Oceanïc foi uma das surpresas do ano, provando o quanto Waldson Souza (cuja escrita até então eu só conhecia através de alguns contos) é um escritor talentoso.

Jorcely 11/03/2021

Excelente!
Recomendo. O livro prende. Leitura leve. Achei que alguns personagens não foram bens construídos. Talvez na continuação do livro...

danprestes 02/10/2020

Oceanïc
Oceanïc, escrito por Waldson Souza e publicado pela Dame Blanche em 2019, narra por meio de diversos pontos de vista a experiência que algumas pessoas têm dentro da cidade homônima à obra, o que possibilita apresentar outras perspectivas do lugar.

Oceanïc é uma cidade protegida por uma redoma de vidro em cima de uma tartaruga gigante que se desloca pelo oceano, após a superfície ter se tornado um lugar inóspito para a humanidade.

Matheus 02/04/2021

Oceanïc é a cidade dos sonhos.
Oceanïc é a cidade dos sonhos, ou pelo menos, pode ser, para alguns. Não para os ilegais, para os imigrantes, como afirma um de nossos protagonistas.

Oceanïc me fez pensar em futuros im(possíveis), no que nos torna humanos, no que podemos nos tornar e no que precisamos nos tornar mediante as necessidades da realidade, muitas vezes, mais duras do que podemos suportar.

A escrita de Waldson Souza é fluída, rítmica. Enquanto lia me sentia em movimento como a Cidade construída em cima de uma "tartaruga gigante".

O livro se divide em doses de um cotidiano ordinário, quando acompanhos Rafa indo e voltando de seu emprego em um fast food, e extraordinário, quando descobrimos dos planos obscuros da elite de Oceanic.

Todas as personagens do livro caminham em direção a um único lugar, atravessando as ruas e os trajetos aéreos da Cidade rodeada por vidro.

Oceanïc é um livro curto, conciso, bem escrito e que te fisga, seja pelas relações mal resolvidas e os relacionamentos amorosos do passado, seja pela magnitude da metrópole em alto mar.

Oceanïc te fisga pelo extraordinário e pelo ordinário, me peguei ansioso, esperando por mais descrições da cidade, queria submergir junto com Oceanïc.

Durante a semana sonhei com Oceanïc e com Jonas, Rafael, Beto, Tamires, sonhei com futuros im(possíveis).