Teologia Bíblica

Teologia Bíblica Geerhardus Vos

Resenhas -

Lucas 15/12/2021

Geerhardus Vos – Teologia Bíblica - RESENHA
Geerhardus Vos – Teologia Bíblica – Antigo e Novo Testamento.

A Teologia Bíblica é, basicamente, o estudo da história da Revelação Especial. E é estritamente em cima dessa ideia que Geerhardus trabalha esse riquíssimo material.

O propósito do livro, segundo consta no texto da capa traseira, é providenciar um descortinar da mente de Deus na História, por meio dos seus sucessivos agentes da sua Revelação Especial. O autor organiza o livro em três partes: o período mosaico da revelação, o período profético e o Novo Testamento.

O livro é antigo, escrito em 1934. É interessante vermos que desde tanto tempo a academia já tinha sanado problemas que ainda hoje alguns teólogos liberais tentam levantar como se fossem uma grande descoberta.

Geerhardus trabalha bastante no campo sincrônico, mas sua abordagem diacrônica é a mais evidente nesse material. A propósito, ele era um exímio exegeta.

Geerhardus começa o livro com uma boa seção sobre a natureza do método, partindo pra uma pequena seção que ele chama de “mapeamento do campo da revelação”. Um termo que, a partir daí, vai permear todo o livro é Berith, que comprime um conceito importante para a teologia do AT: a Aliança.

Os capítulos de 4 a 7 são gastos com a análise da teologia do AT no período patriarcal, que está dentro do escopo do período revelacional de Moisés (visto que todo o material que temos a esse respeito foi escrito por ele). O capítulo 8, finalmente, trata mais especificamente de Moisés e encerra a primeira parte do livro.

Na parte 2, há um grandioso e detalhado estudo sobre o profetismo no AT, que ocupa os 3 primeiros capítulos, para só então tratar da revelação através dos profetas.

Se eu puder, em toda a minha pequenez, apontar um defeito no livro, é na seção sobre o nome de Yahweh, que é bastante imprecisa quanto a essa mesma forma de escrevê-lo. Digo isso com propriedade, apesar de não ser hebraísta (mas tendo por base os melhores hebraístas que também tratam do assunto). O autor confunde (ou seria culpa do tradutor?) o problema histórico acerca do uso das vogais do termo “Adonai” para preencher a vocalização das consoantes hebraicas do tetragrama (YHWH) que, como sabemos, teve sua pronúncia perdida ao longo dos séculos. Acontece que com as letras de “Adonai” jamais chegaríamos à pronúncia “Iavé”. A pronúncia com essas vogais, dadas as regras de vocalização, nos levam a “Ieová” ou, como se popularizou: Jeová. Essa é provavelmente a pronúncia que mais tem-se certeza na academia de não ser a correta, apesar de popular. Por outro lado, Iavé (ou Yahweh) tem boa aceitação dos hebraístas e encontra algum lastro histórico. Enfim, essa foi uma confusão no texto que ainda não compreendi como é que foi parar nessa obra tão magnífica.

A parte 3, sobre o NT, abre com a estrutura da revelação no NT, trata brevemente sobre a revelação sobre a natividade, depois gasta 20 páginas com o último profeta da Antiga Aliança: João Batista. Há uma pequena seção sobre a provação de Jesus e depois, o capítulo 5, tem quase 70 páginas sobre a revelação através do ministério de Jesus, que encerra o livro.

Ainda hoje, é uma das melhores teologias bíblicas que temos. Compensa muito a compra e mais ainda a leitura completa (não só tê-la para consulta).

Leia mais em: www.editoramentecrista.com

site: https://editoramentecrista.com/geerhardus-vos-teologia-biblica-antigo-e-novo-testamento-resenha/

FLemos 27/03/2021

Referência para a Teologia Bíblica Pactual
O livro, publicado originalmente em 1948, trata de um tema, a princípio, óbvio, mas não tão simples e com muitos desdobramentos para os estudos bíblicos e, consequentemente, para a vida prática.
Teologia Bíblica trata mais especificamente do entendimento geral do que Deus revela na Bíblia. Então é mais abrangente do que um estudo de um versículo, capítulo, livro, gênero, ou até da Bíblia como um conjunto de livros, pois a Teologia Bíblica busca a coerência em toda a Palavra de Deus através do entendimento tanto de o que é dito, mas principalmente de como o que é dito se relaciona entre si em um plano escolhido por Deus.
Geerhardus Vos apresenta nesta obra clássica o entendimento reformado, aqui no Brasil mais perpetuado pelas Igrejas Presbiterianas, de que Deus escolheu se revelar à sua criação através de uma sequência progressiva de alianças. Esta Teologia Pactual ou Aliancista se discorre de forma que o que vemos em Gênesis, por exemplo, dos pactos com Adão, Noé, Abraão, sejam profecias ou entendimentos semelhantes a uma semente, que vai se desenvolvendo organicamente em todo o restante da Bíblia até chegar a Jesus.
O livro é dividido em 3 partes, sendo que a primeira fala sobre a Teologia Bíblica em si, e sobre as formas de Deus de se mostrar desde o pacto com Adão, até o período da peregrinação no deserto com Moisés. A segunda de como Deus interagia com o povo através dos profetas, que se iniciaram no início da Monarquia, até o fim do que é relatado no Antigo Testamento. A terceira parte começa analisando o papel de João Batista e vai até as revelações mediante o ensino e vida de Jesus Cristo.
O livro não é para quem nunca leu e nem está acostumado ao linguajar teológico. Não que ele seja em todos os momentos uma leitura difícil, mas é que é cansativa e sobre um tema difícil de digerir, muitas vezes. Se você não tem uma motivação (resenha pra entregar ou prova pra fazer!), continuará até o fim só se estiver realmente muito empenhado em se desafiar.
Para quem quer matar um pouco mais a curiosidade, fiz uma resenha mais detalhada sobre a primeira parte do livro no meu blog: https://lemosfs1.medium.com/
Se quiser mais resenhas como esta, me siga no meu Instagram: www.instagram.com/lemosecremos

site: www.instagram.com/lemosecremos

marcelinho 18/02/2022

Que livro incrível!
Geerhardus Vos conseguiu sintetizar toda a progressão da revelação verbal de Deus na história da redenção. Desde o proto evangelho, até o ápice da revelação, que é jesus Cristo. Vos demonstra que a revelação deve ser vista se modo contínuo e pactual. Sempre se desenvolvendo.

Debs @DeboraMaryn 04/12/2023

Confesso que achei a leitura cansativa, mas fui grandemente acrescentada com esse livro. O organização do livro, subtemas e tradução são muito bons.