Eu sou macuxi e outras histórias

Eu sou macuxi e outras histórias Julie Dorrico

Resenhas - Eu sou macuxi e outras histórias

Isa Sales 20/03/2024

Primeiramente: Trudruá você é uma diva eu te adoro. Eu amei todos os desenhos desse livro, são fantásticos. Amei toda a cultura indígena, alguns contatos com a língua, especialmente com fatos culturais. Só dei 4.5 porque achei um conto e um poema meio brega batidos, mas de resto foi uma leitura bem legal e rápida.

Kiteluiamaza0 11/12/2023

Lindo!
O livro é lindo! Os textos são sensíveis, profundos e tocantes! Literatura de reflexão e acalanto! Fora as ilustrações que são lindíssimas! Eu amei!

carbononh 12/10/2023

"Cartas, diários, ofícios, leis e livros contam essa história.
Estão nas linhas invisíveis,
nas sombras das folhas,
no silêncio dos parágrafos."

Melyssa.Adrianny 11/10/2023

Tô apaixonada...
Esse livro foi umas das leituras mais lindas que eu já fiz! Tudo aqui transborda arte, história e uma emoção inexplicável. Julie Dorrico é uma artista sensacional e as ilustrações do Gustavo Caboco são incríveis, a junção dos dois tornou essa obra impecável.

Wanda Concurseira 30/06/2023

Memória e pertencimento.
Um mergulho nas memórias ancestrais do povo Macuxi.
Um livro leve e gostoso de se ler.
Os poemas, os contos e as ilustração nos fazem viajar para um outro universo, um outro mundo, outra cosmovisão.
Vale muito a pena essa leitura. ?

Ingrid752 18/04/2023

Pertencimento!
Eu adorei o livro, principalmente pela apresentação do ambiente que não é um lugar que eu tinha conhecimento. E também pela identificação com a personagem pela sua descoberta de identidade, origem e pertencimento. Leitura maravilhosa, escrita leve e envolvente! Amei!

Angie - @livros_libras 02/02/2023

Um livro muito inspirador!

Adorei as narrativas da Julie Dorrico, todas com o propósito de se encontrar, de se reencontrar nas origens. E isso é um legado que nós, brancos, precisamos aprender e valorizar. Aprender e valorizar a natureza, principalmente. É dela que tudo surge e se mantém para o futuro.

Vitória Marcone 31/12/2022

"Embora os territórios indígenas tenham sido tomados à força, não foram esquecidos pelos nossos povos. Se algo pode ser cultivado neles, é porque foram adubados com sangue indígena. Sempre lembraremos disso."

A obra de Julie Dorrico, publicada em 2019, traz 10 histórias que nos falam muito sobre as origens indígenas, a ancestralidade e o pertencimento étnico.
Uma leitura que nos faz pensar no que temos feito para honrar e proteger essa história e suas origens, e que nos faz refletir sobre uma população que vem sendo silenciada e expulsa de suas terras.
Gostei muito das "lendas" dos povos originários e me dei conta de que não sei nada da temática. Preciso ler e me aproximar mais do tema.
Outra coisa que me encantou foi de como a relação dos seres humanos com a natureza está presente em toda a obra, achei isso muito interessante.
Observei também como a autora trata de temas como o preconceito de uma forma tão poética. Parece um pouco contraditório, mas a autora consegue tratar de aspectos dolorosos com uma escrita cheia de beleza.
Para mim, foi uma excelente leitura e pode ser um convite para nos aproximarmos mais da realidade e da história dos povos indígenas
A leitura me fez lembrar muito do meu avô contando as histórias, as lendas antigas, que lhe foram passadas de gerações em gerações. E me deixou triste de pensar em como estamos perdendo essa cultura oral de passarmos nossas tradições e culturas de uma geração à outra. Eu mesma recordo muito pouco de minha época de criança ouvindo meu avô contando histórias.

Thali.Souza 27/11/2022

Lindo
A partir da perspectiva de uma etnia indígena nos deparamos com um dos elementos mais conhecidos no Brasil quando se trata da representação indígena na literatura, que foi apropriada e transformada através de Mário de Andrade. Julie Dorrico nos apresenta com uma narrativa fluida a perspectiva do seu povo a relação com a figura de Makunaima de uma forma lírica e de fácil entendimento, mas não sem sua devida profundidade.

J^! 27/05/2022

Macuxi tb sou
Nasci na Venezuela. Fronteira. E é na fronteira que me reconheço com os macuxis. Julie foi muito generosa em compartilhar seu caminho conosco.

Sam 27/04/2022

Esse livro fala sobre a autora se reconhecer indígena, fala sobre a cultura dos povos indígenas. Esse foi o primeiro livro escrito por uma autora indígena que eu li, e foi muito bom esse primeiro contato. Despertou meu interesse na cultura Macuxi.

Vitória Gomes 15/03/2022

Relato pessoal e sensível
Julie conta a partir de uma narrativa leve, poética e não menos sensível, memórias sobre sua história e seu reconhecimento enquanto indígena Macuxi. Nas páginas do livro, somos levados a mergulhar num universo de palavras desse idioma, assim como nos afetos que cercaram a autora.

É um livro pra ler rapidamente pela fluidez da escrita, mas ao mesmo tempo um livro que nos faz parar e refletir sobre as pessoas indígenas desse país e sua luta constante por sua cultura e identidade.

Rianne.Brito 28/02/2022

Abre portas para a mundo indígena
Eu gostei muito do livro. Sou muito "cru" sobre assuntos indígenas. Infelizmente nasci numa época que só ouvia falar de índio no jornal, quando acontecia algum ruim com ele. Este livro abre uma porta que nunca mais quero fechar, a autora conta as histórias que ouvia na sua infância, histórias que fazem parte da cultura indígena.

Iara.Borges 07/02/2022

O livro é muito lindo. As ilustrações contam toda uma história a parte e nos fazem ser rodeados pela história escrita. Os contos di livro são lindos e contam uma nova história sobre as coisas q achamos q já sabemos.

Andressa 27/01/2022

Eram árvores até o infinito,
eram plantas que cresciam amigas umas das outras,
era eu criança correndo pelo mato,
como agora corro no chão de minha memória.

A cada capítulo, Julie traça (com detalhes) uma pintura diferente de sua história e ancestralidade, nos fazendo viajar numa infinitude de sensações, cores e crenças.

Um presente muito especial, que tive o prazer de receber. ♥