Elementos de Teoria Geral do Estado

Elementos de Teoria Geral do Estado Dalmo de Abreu Dallari

Resenhas - Elementos de Teoria Geral do Estado

jade 01/10/2023

TGE
Foi um livro que me ajudou muito no primeiro semestre da faculdade de Direito, super recomendo, uma leitura muito fácil de se fazer.

Gabriel 04/04/2023

"Elementos de teoria geral do Estado", de Dalari, é uma bibliografia que trata de elementos essenciais e basilares para uma compreensão em termos de Ciência Política e Teoria do Estado.
O autor apresenta, de forma profunda, conceitos e temas caros à análise política do Estado, tais como os partidos políticos, sistemas eleitorais e mecanismos de governo.
Uma leitura extensa e que exige tempo e dedicação do leitor, mas que vale a pena.

Maluzeraaa 29/03/2023

O livro faz um noção geral sobre Estado, uma leitura bem cansativa mas bastante informativa, é uma análise completa basicamente.

além disso, ele fala muito sobre a questão do poder, da soberania, contrato social, um livro bastante completo

peguei da edição de 2007 q tinha na biblioteca, quero nem ver essa de 2012, n sei pra q tanta página, esse povo podia facilitar nossa vida, tem q ser muito insistente pra terminar essa leitura, tá nos lidos mas nem cheguei na página 100, ja q pulei ate algumas partes, peguei só oq me interessava pra faculdade no primeiro período, tentei institir mas n deu

estou com a consciência pesada pq essa é uma matéria pra magistratura, mas n adianta pra mim ler, se eu n tenho vontade mais e entendo nada, devo continuar a leitura mais pra frente

Giovani 16/02/2023

Obra clássica sobre o tema. Muito bom para compreender alguns conceitos e relações entre Estado, Direito, Sociedade e Governo. Já havia lido alguns trechos para as aulas e provas de Teoria do Estado, em 2014/2015. Agora fiz a leitura completa.

lele 30/04/2021

é um livro ótimo para quem está no começo da faculdade de Direito ou para quem se interessa por política. trata sobre assuntos essenciais dessa área, e mesmo que na conclusão é perceptível a opinião do autor, em topos os capítulos ele mostra os pontos positivos, negativos e os problemas daquele assunto, dando exemplos de casos errados. o único problema pra mim foi que é uma leitura bem densa, e alguns capítulos achei meio difíceis, o que fez eu demorar para ler, mas o conteúdo é ótimo

Lucas 19/05/2020

Este livro apresenta de forma sistemática o Estado e o que o constitui, incluindo sua origem, organização, funcionamento e finalidade. O autor discorre com clareza sobre esses elementos e é consistente com a linguagem empregada para desenvolver seus conceitos. A obra é bem organizada, sendo dividida em uma introdução e 5 capítulos: da Sociedade; do Estado; Estado e Direito; Estado e Governo; Problemas do Estado Contemporâneo. Em cada capítulo há várias referências a outras obras/autores, expondo ideários diversos sobre as temáticas desse livro ao leitor. Por fim, o livro certamente ajuda na compreensão das circunstâncias políticas e organizacionais da atualidade, expondo falhas na nossa formação e apresentando ideias sobre o que pode ser feito.

TalesVR 20/04/2018

Manual
Em tempos de extrema polarização política e de consequente desinformação prestada por ambos os lados do jogo, ''Elementos de Teoria Geral do Estado'', mais que um livro extremamente útil para uma graduação acadêmica, aparece como um manual básico de política. A linguagem é bastante acessível e por vezes pode pecar por uma falta de aprofundamento, mas nessa obra se encontra o básico que alguém, que pretende ser um cidadão consciente, deve estar familiarizado.

Ana Ruppenthal 26/06/2017

Razoável
Para uma estudante de graduação em Direito ou em qualquer área em que a pessoa esteja buscando um contato inicial com Ciência Política, esse livro até serve. Mas em termos de teoria política confesso que não é o melhor, na minha opinião. Muito centrado na perspectiva europeia, não aplica tanto o que explica ao nosso constitucionalismo (poucas vezes o faz, importante frisar), e muitas vezes os conceitos nele explicitados são demasiado genéricos. Deixou a desejar.

Maíra 12/01/2016

Troco
Troco o livro "Teoria Geral do Estado" para quem tiver interesse por 2 livros médios / grandes ou $ 2 :)

Hudson 26/11/2013

Falar sobre teoria geral do estado as vezes não é um tema simples há muitas correntes e de certa forma teria que ser feito um livro muito grande para esse fim.

Mas o professor Dallari se mostra competente nisso propõe abordagens claras com um bom embasamento teórico focado em várias correntes o que é necessário para explicar as diferentes formas de estado que perpassaram pelo o mundo, acho que dentre todas do mundo ocidental quase todas as mais relevantes são citadas nesta última edição de 2013.

Outro ponto plenamente louvável é a questão de uma explicação melhor sobre o antigo regime soviético e que para muitas pessoas é algo desconhecido de como funcionava a politica desse período.

Em alguns momentos o livro parece até mesmo um livro de ciência política, mas é desnecessário falar o porque afinal ambas as relações estão ligadas diretamente.

E uma obra completa embora sintética de certa forma mas que privilegia certos aspectos atuais que acho imprescindível o autor ter pontuado tal como a questão dos estados e as declarações de direitos humanos, relações e conflitos entre estados e vários outros pontos que fazem com o que livro seja eficaz mesmo em outras disciplinas como direito internacional público.

Também é interessante o seu enfoque em constitucional que poderá ser muito aproveitável pois há vários pontos tratando do constitucionalismo ponto que eu particularmente gostei bastante.

E um livro de leitura agradável no geral, mas as vezes as imersões teóricas podem tirar um pouco da dinâmica da leitura entretanto é um trabalho muito bem feito e vale a leitura sem dúvida alguma, principalmente por indicar muitas referências para se aprofundar mais em cada tema.

Tudo de forma descomplicada livre, e de uma linguagem formal mas clara e sem exageros.

Roger Franchini 26/05/2009

Começo da formação
Imprescindível na biblioteca do cidadão.