A máquina de fazer espanhóis

A máquina de fazer espanhóis Valter Hugo Mãe

Resenhas - A Máquina de Fazer Espanhóis

Afonso 07/05/2023

Doce
Há quem diga que a maquina de fazer espanhois é um livro sobre a velhice. Eu diria que é um livro sobre a amizade. Aprender a amizade como amor, essa foi para mim a sua principal mensagem.
Com uma escrita doce fez-me rir à gargalhada e também secar algumas lágrimas.
Se o Esteves sem metafisica, guarda em si o sorriso mais misterioso da literatura portuguesa, o senhor medeiros guarda os olhos mais assustadores, e tambem misteriosos, da mesma. Talvez um dia o autor, ou algum escritor vindouro, nos explique melhor a história do medeiros 🤬 #$%!& .
Viva ao Porto, amigos, viva ao Cubillas!

Kecia.Viana 01/05/2023

A máquina de fazer espanhóis. Livro 27.
Livro me pegou bem!

Muita reflexões feitas durante a leitura.
Coisas da sociedade trabalhadas de forma poética.

Vários sentimentos... Finalizo como o livro: "angústia, sinto angústia."

Ana Paula 30/04/2023

Estou um pouco indecisa quanto ao livro. Não foi aquele tipo de leitura que me prende, mas me causou algumas reflexões bem fortes.
Achei o tema interessante e acredito que nunca li algo semelhante antes, mas confesso que eu esperava muito mais desse livro.
O fato é que levarei o senhor silva no meu coração, pois ele me fez pensar muito sobre meu avô que faleceu há alguns anos. Me fez pensar também no amparo que os idosos merecem em seu últimos anos de vida. Pretendo ter muita coragem para estar ao lado dos meus pais quando eles estiverem já muito fragilizados pela idade.
O livro com certeza me humanizou um pouco mais e por isso já valeu a leitura, com certeza.

Danilo 27/04/2023

Convergência etária
Numa entrevista com Bial, Carla Madeira diz que ao escrever seu novo romance, a autora aposta numa polifonia de múltiplas idades, o que me leva a imaginar a complexidade de se envolver inúmeras experiências no momento de criação das personagens. Experiências. Essa é base de criação. Em A Máquina de Fazer Espanhóis, VHM inicia dedicando o livro ao seu pai que não chegou a viver a terceira idade. Foi assombroso perceber e sentir os medos, os desprendimentos dos antigos e apego ao novo cotidiano, as dores das perdas e as lutas, principalmente as auto-lutas.
Silva parece uma criança ao contrário, que mesmo depois de ter vivido algumas experiências de perda, se vê virgem do saber viver depois da partida de Laura. Para Silva, Laura era a sua vida e nem seus filhos lhe trariam sua vontade de acordar. Enviado a um abrigo para idosos, acompanhamos os primeiros últimos passos desse senhor de 82 anos que não tem vexame em expor tudo que sente, pelo menos não para o leitor.
Em um conjunto fluente de todos os anseios da velhice, foi interessantíssimo perceber o perceber. Depois dos anos, o tentar ir com mais calma faz com que se consiga ter atenção ao tempo, ao que ele faz conosco, por dentro e por fora. É como se ao longo da vida todas as esferas pragmáticas (social, cultural, política, familiar, econômica) estivessem sempre por ali e aos poucos dar-se conta e tenta-se alinhar tudo na tentativa de ter uma vida mais equilibrada e feliz por assim dizer. No fim, a sensação que fica, é que essas esferas vão nos empurrando, mesmo sem que percebamos, muitas vezes nos fazendo agir no automático e sem a menor consciência das consequências das nossas ações, convergindo tudo no fim da vida, nessa última linha onde nenhuma dessas esferas parecem fazer sentido e, fracos que somos, buscamos alento nas lembranças de prováveis gestos que tenham causado algum bem em alguém em algum lugar.
Belo, sensível, duro, político, vivo, apesar dos clichês e frases de efeito.
Zé Guilherme 28/04/2023minha estante
Ai meu Deus, que resenha linda! ?

Danilo 28/04/2023minha estante
Amigo, você é tudo ??

jamilidepaula 26/04/2023

Um caminho para o sol
Que livro. pontuação difícil, mas quando pega o embalo a gente já se vê apegado ao (s) silva (s). é um livro sobre o luto e sobre o caminho para fora dele com ganas de não só sobreviver, mas encontrar na vida uma razão para a fotossíntese. entrar em acordo com as fúrias, as memórias e os arrependimentos. sobre família que não compartilhamos sangue. sobre despedidas. sobre começar e acabar com angústia, mas isso não ser tudo.

mariana.vargas.lima 25/04/2023

Diz-lhe que está tudo muito bem e que vamos morrendo devagar
O livro de Valter Hugo mãe traz a história do senhor Silva após ter perdido sua esposa, o amor de sua vida e ter ido viver em um lar de idosos.
O livro é sensível e nos traz a vivência de envelhecer, as peças que a cabeça e o corpo nos pregam no ciclo da vida. Fala de amizade, de amor, do contexto histórico de Portugal e de crenças ou fantasias.
O prefácio da edição é poético e escrito por Caetano Veloso com toda delicadeza e sensibilidade que o livro nos apresenta.
Muitas passagens me marcaram e poderia trazer inúmeras citações do livro, mas vou terminar com a fantasia de acreditar ou não que Esteves sem Metafísica era real ou não, e afinal, será que importa?
?Muito do que não existe é do mais importante da vida, não despreza nada, senhor Silva, agarre-se a uma fantasia se for boa, que a realidade é bem feita desses momentos mais espertos de lhe fugirmos de vez em quando?

Bairral 22/04/2023

Esse livro de V.H.M captura o leitor desde o início, transportando-o por uma mistura de emoções. Me capturou pela solidão, dores, medos e reflexões da personagem principal.
A vida de Silva nos remete ao nosso tempo e dramas do fascismo que deve ser combatido todos os dias. As memórias do amor, da família, dos amigos que o sustenta e do enfrentar dos seus medos nos prende o livro todo. Uma das obras do autor que mais me tocou.

Rafaela Beank 21/04/2023

No início estava amando, me emocionei em vários momentos. No final já estava enjoada do livro, mas isso foi coisa minha mesmo, o livro é muito bom, só cansei pois acabei demorando bastante para terminar.

Bruna Jéssika 11/04/2023

Como não ser afetada por VHM?
A máquina de fazer espanhóis é o quarto livro da "Tetralogia das minúsculas" de Valter Hugo Mãe. o autor escreve 4 romances, em letras minúsculas, versando cada um sobre uma fase da vida. a máquina de fazer espanhóis fecha a tetralogia, focando na velhice.
só que eu só soube isso depois de ler.
cheguei desavisada, sem saber nada, além do nome da obra e da genialidade de VHM ao tecer palavras.
esse é um livro sobre percas. a de si e a dos outros.
é um livro sobre coragem (e sobre a falta dela).
é um livro sobre humanidade e sobre desumanidade também.
é um livro político, antes de tudo.
é um livro que deve ser lido e sentido.
não falarei nada mais que isso, já que sentir é de cada um.

Grazielle.Bonfim 06/04/2023

Muito lindo
Esse livro me tocou em muitos lugares! Demorei mais que o normal para conseguir concluir essa leitura?
A pontuação e a estrutura da escrita podem ter contribuído para alguns hiatos durante a leitura?

Ao mesmo tempo, o conteúdo sensível gera reflexões muito potentes para enriquecer a maneira que vivemos no momento presente, entendendo o processo de envelhecer e encarando a finitude da vida?

Um livro sobre amor, sobre amizade, sobre identidade? recomendo muito a leitura ??

Denize18 02/04/2023

? Depois de perder a mulher, o barbeiro Antonio J da Silva passa a viver num lar de idosos?
O livro é impactante do início ao fim, pois o personagem nos traz uma sobrevida e aprendizagens com novas possibilidades a sua existência.

Marilia 22/03/2023

Sentimentos conflitantes
Esse é um livro que eu queria muito ter amado, mas não amei.

VHM sempre será uma boa pedida. Amo a cadência do texto, a estética e a riqueza poética de cada obra.

Dito isso, confesso que a máquina de fazer espanhóis me prendeu até a metade do livro e depois foi me perdendo aos pouquinhos. O livro fala sobre a maturidade e as perdas que inevitavelmente sofrem aqueles que têm a sorte de envelhecer. Também fala de amizade, de grupo e traz até pitadas de humor.

Me percebi procrastinando a leitura e isso nunca é bom sinal. Apesar disso, o livro tem muito valor. Vários trechos mereceram destaque e marcação, porque existe poesia em tudo que o autor escreve.

Talvez não fosse o melhor momento para eu ter escolhido essa obra. Quem sabe eu até escolha reler no futuro. É, acho que posso fazer isso :)

nthalia 16/03/2023

Poderia ler mais 1000 páginas
A história do senhor silva me fez refletir tanto sobre a terceira idade, tinha muitos monólogos que muitos podem pensar que é maçante, mas a profundidade de cada conversa com cada personagem e consigo me fez ver como é viver e acordar sabendo que a morte está chegando, como estou nos meus 20 e poucos anos, não conseguia me colocar em tal situação
obrigada senhor silva pela sabedoria

ps: comprei esse livro para o meu avô ler, ele me lembra muito o personagem principal

Vanderson.Gomes 08/03/2023

VHM nos faz refletir como sempre
VHM nos faz refletir com a história do Silva, já idoso e como ele enfrenta um turbilhão de sentimentos, conhecidos e também recém vividos. Muita reflexão na leitura.

moara 28/02/2023

Porque É Proibido Pisar Na Grama- Jorge Ben Jor

[ocupandocaracterescomletrasquenaosignificamnadanada]
Aline O. 01/03/2023minha estante
Eu ia questionar as [só?] 4 estrelas, mas aí vi que foi a minha nota tbm...