Chronicles of the Black Company

Chronicles of the Black Company Glen Cook

Resenhas -

Nadine 22/05/2020

A primeira vez que eu li A Companhia Negra foi no meu primeiro semestre da faculdade e eu lembro que eu adorei, adorei ao ponto de perder a paciência esperando a tradução e lendo em inglês mesmo. Eu já passei por algumas fantasias muito boas, mas a Companhia Negra permaneceu a minha favorita, por isso este ano eu decidi reler a série em inglês.

Esta edição contém os três primeiros livros (e os únicos traduzidos para o português). Bueno, continua sendo uma série fenomenal, o problema é que não desce muito bem dependendo das partes que você lê. Glen Cook é um dos pais da "dark fantasy" e tem um motivo para isso, em geral nos três primeiros livros não dá pra distinguir muito bem para quem nós devemos torcer, qual é o lado "do bem" e qual é o do "mau", e há umas cenas de violência que não são explicitamente descritas, mas ainda assim não descem muito bem, mesmo que o mundo pessimista e a moralidade "cinza" do livro façam parte da construção de mundo. De resto, não há muito o que me incomoda no livro, a história é muito bem construída, o autor consegue desenvolver toda um passado histórico alinhado com um presente e etc. de maneira que não é exaustiva nem excessivamente descritiva (como são os antecessores dele no mundo da fantasia) e ainda manter a história interessante. É interessante apontar também que, apesar de ser "dark fantasy" o Glen Cook consegue construir as personagens femininas dele de maneira que muitos autores de fantasia moderna pelejam mas não alcançam: de maneira na qual elas sejam relacionáveis, cujo resultado final não seja a típica mulher estereotipada da fantasia (ou muito "feminina donzela indefesa" ou muito "guerreira durona que é tão forte quanto um homem" e de maneira nenhuma um personagem com o qual consegue conectar-se com quem lê). Enfim.

Muitas das coisas que eu percebi na releitura (algumas dos livros eu acho que já é a terceira vez que eu leio) realmente não me desceram bem desta vez, mas, ainda assim, A séria da Companhia Negra ainda é a minha série favorita de fantasia de todas. Glen Cook vale muito a pena ser visitado, não sei se terminaram de traduzir, mas se você consegue ler em inglês e gosta de fantasia, dê uma chance, quem sabe.