Adeus, Gana Taiye Selasi

Resenhas - Adeus Gana

dudapisano 13/01/2024

Adeus, traumas.
Ultimamente tem sido difícil para mim encontrar autores que me prendam a leitura pela qualidade da escrita, enredo e desenvolvimento da história, Selasi conseguiu fazer isso majestosamente desde o início dessa trama tão rica em detalhes.

A história retrata o luto de uma família, e suas superações, muitos traumas estão envolvidos e te faz refletir sobre como nossas ações presentes refletem o que passamos lá atrás.

A narrativa é cheia de flashbacks, mas ao contrário de ser algo ruim, a autora liga os pontos das primeiras páginas até as últimas.
Confesso que no início do livro, cada capítulo eu dizia um ?uau? pois ela usa as palavras de uma forma tão bonita, poética. A leitura flui não por curiosidade, e sim para apreciação.

Erica 10/11/2023

Lindo e triste
Muito bem escrito, personagens complexos e apaixonantes. Amei a história. Kweku não é um personagem mto apaixonante, mas teve uma família linda, amei todos eles.

Muricrist 03/08/2023

Especial, interessante
É quase como fazer uma viagem a um novo país.
Leitura que flui fácil, apesar do início ser um pouco complexo devido a quantidade de personagens.
Uma história gostosa sobre uma família, familiares, laços.
Vale muito a leitura.

Taís 07/04/2023

Pesado, bom, mas não excelente como imaginei.
A expectativa sobre o livro foi grande... rs Acho que é um livro super bom, com temas muito interessantes, porém o desenvolvimento dos diálogos/raciocínio dos personagens me incomodou. As vezes eu me perdia, me confundia. Mta coisa do que poderia ser dito ficou no ar, mas de uma forma incomoda. Fora isso, eh um livro bom, sem ser espetacular.

jordanacassiano 24/01/2023

Comecei julgando, terminei amando!
O livro surpreende, não minto que julguei pela capa a princípio, mas depois que a leitura engatou não consegui mais parar.
Dividido em três partes, mostra as diferentes reações de uma família sob o mesmo acontecimento: a morte.
Ri, chorei e refleti muuuito. Tem uma análise social tão impactante sob uma cultura que conheço tão pouco.
Ao meu ver o final deixa com uma sensação de: foi só isso? Cadê o resto?
Mas, a autora é genial nessa trança emaranhada de histórias, sensações e vidas.

Mariana.Vilela 13/01/2023

Adeus, Gana
Eu fiquei alguns anos tentando pegar esse para ler. Talvez seja um dos casos em que eu fui mais persistente para manter na minha lista de desejados. Eu descobri ele quando saiu pela Tag (clube de assinatura), mas como não sou assinante, tinha que esperar sair pela editora (Tusqets no Brasil) e a espera foi grande. Além de demorar para sair, nem vi muita divulgação. Entoa meio que descobri sem querer que ele já tinha sido lançado. Aí foi mais um tempo até conseguir comprar o ebook. E nada. Mas aí veio o Kindle Unlimited para nos salvar (amém).
Mas eu acho que essa espera até que foi boa. Não que eu tenha sido uma autora mais sensível no passado, mas a bagagem que eu tenho hoje de leitura, não é a mesma de 2 anos atrás. Até parei para refletir sobre isso e já cheguei num nível em que nem devo me assustar com o "esse livro é pesado", porque foi cada coisa que li nesses últimos anos, que já entendi que sou capaz de ler algo mais pesado.
E sim, esse livro é pesado. Aqui depois uma família destruída. Um pai e uma mãe que passaram por muitos problemas na infância e com as suas próprias famílias (embora, o livro não detalhe muito a vida deles antes dos filhos, temos algumas dicas ao longo do caminho). E é difícil montar uma família quando você ainda tem muitos fantasmas do passado. (Claro, sempre tem exceções a regra).
A história vai montando o caminho até o morte do pai, quando todos os quatro filho e a ex-esposa são confrontados com as questões do passado. Quando esse pai desapareceu da família o que restou foram relações quebradas entre esses filhos. Cada um encarou a situação de uma forma e o que vamos ver no final é eles enxergando esse problema.
Meu problema com esse livro foi o ritmo. É um livro dividido em três partes e cada parte parece ter um ritmo e um estilo de escrita diferente. Enquanto a primeira parte é mais poética e focada no pai, a segunda é mais crua e bagunçada e a terceira parte é mais direta e linear. Para mim é difícil manter o foco quando o livro fica mudando de ritmo sozinho. E principalmente no meio da história, talvez tenha tido um tempo muito grande enrolando para a história chegar em algum ponto.
Mas é uma história interessante e intensa. Bonita em alguns momentos e dolorida em vários momentos. Se você gosta de uma leitura mais intensa e visceral, esse livro é para você.

Messias 27/12/2022

Gostei da estrutura, bem interessante a forma como as perspectivas são estruturadas. Gostei das personagens e ótima construção da narrativa, ganhando ritmo a medida que avança. Pra quem não tem muito tempo pra ler, sempre valorizo os capítulos curtos. Ótimas abordagens de Gana e Nigéria, considerando tanto as peculiaridades de cada lugar quanto aquilo que é, supostamente, universal do ser humano.

rschl 08/12/2022

Adeus, Gana
Adeus, Gana é um livro complexo, rico de detalhes, de imperfeições, de relacionamentos retratados da forma mais humana possível. A história gira em torno dos impactos do falecimento de Kweku, médico renomado, na cidade de Acra, capital de Gana. A notícia da sua morte é logo espalhada para sua família: sua ex-esposa, Folasadé, e seus quatro filhos, Olu, Sadie e o casal de gêmeos Taiwo e Kehinde.
De início, já é possível perceber que cada pessoa absorveu de formas diferentes o fato de Kweku ter abandonado sua família no passado - e como tal fato impactou os caminhos que tomaram em suas vidas -. Em contexto de (re)aproximação, histórias, segredos, traumas, feridas, são abertas, em uma tentativa de reparação de tantas questões que giraram em torno da paternidade e da maternidade vivenciada.
A construção da narrativa do livro é um jogo entre passado e presente, exigindo do leitor muita atenção para que se aprofunde e absorva todos os detalhes dos personagens que ali participam. Brincando com tempo, lugares e com reconstrução das memórias dessa família, Tayie acertou em cheio na escrita do livro, para que pudéssemos entender todas as marcas e características dessa família africana que foi obrigada a migrar para os Estados Unidos por razões políticas.
Também existem muitas discussões sociais que transitam pela trama. Negritude, racismo, refugiados, gênero e classe social são assuntos que se tornam evidentes na escrita de Tayie. A condição de um africano inserido na sociedade norte-americana, também o próprio processo de retorno destas pessoas nascidas em países da África, mas criadas em outro continente, mexem com o sentido de origem e de “casa” para os personagens. Os dramas existenciais são complexos e os fatos ocorridos com cada um possibilitam que nós tenhamos identificação com as problemáticas e compaixão com os erros e acertos individuais e coletivos.
Acredito que esse livro é considerado essencial, apesar de muitas vezes ser duro e difícil ler as tragédias descritas com tanta profundidade, principalmente pelo fato de tais questões girarem em torno das relações familiares. A narrativa íntima é minuciosamente escrita, com muito cuidado, trazendo a reflexão de como existem circunstâncias que estão fora do nosso domínio, o que agrega grande carga emocional à trama. Confesso que fiquei muito emocionada em diversas passagens, com a intensidade dos acontecimentos, e com a poética dos detalhes.

site: https://www.instagram.com/multicapitulos/

SueNakamura 29/11/2022

Sensível
De longe, o livro mais sensível (e triste) que li.

Depois de algumas páginas, quando se pega o ritmo da leitura, a escrita parece fluída e com um tom de poesia.

fev 20/11/2022

4,25

Adeus, Gana é um livro pesado. Não só pela escrita forte que no começo parece truncada, mas pela história em si. É um enredo sobre família africana imigrante que ascende socialmente, mas que carrega as dores e os desdobramentos de um abandono. É um livro sobre frustração, arrependimento, medos. Uma potência. Muito bom. Selasi constrói personagens excelentes e com várias camadas. A forma de narrar: indo e voltando em lembranças e soltando pequenas partes dos acontecimentos engrandecem a obra. Super recomendado.

Laví 20/09/2022

Esperava nada, entregou tudo
Esse livro vai contar sobre uma família com com pais africanos e filhos estadunidenses. O pai abandona a família por um motivo bem específico. A gente vai começar com o funeral do pai. Vai e volta no passado várias vezes pra entender a história desses personagens e a relação entre eles. Cada um tem muita profundidade e falo de TODOS os 6 membros da família. Nã o tem como não se apegar a eles. Recomendo demais. Trata de racismo, gordofobia e tem representatividade LGBT!

Caroline Vital 27/08/2022

Maravilhoso
Extasiante. Incrível como essa história familiar me tocou, por me identificar, mesmo minha família não tendo a mesma história. A ausência do pai é tão marcante, e como isso afetou toda a família, mesmo todos agora adultos, é um soco no estômago! Forte!

Apesar de muitos erros de edição, digitação/revisão, eles não foram suficientes para estragarem minha experiência de leitura. Maravilhoso!

Augusto Stürmer Caye 14/08/2022

Dramático demais
Talvez tenha lido no momento errado. Esse livro é dramático demais, não me cativou muito a continuar. Até me arrastei para terminar.

Marina 14/04/2022

Um livro que deixaria This Is Us com a trama familiar no chinelo. É uma narrativa sobre morte, solidão, desencontros e reencontros, e como há circunstâncias na vida de algumas pessoas que são maiores do que elas mesmas.

Grasi Lourenço 10/04/2022

Reflexões psicológicas
Talvez seja o fato de eu estar cursando Psicologia, mas o livro foi bem inspirador nesse sentido. No sentido de análises psicológicas, traumas (conscientes ou não), superações ou entendimentos de fatos que os personagens vivem ao decorrer do abandono do pai e da vida familiar. Demorei pra terminar, mas gostei muito da mensagem que consegui extrair do livro. Fora que me apaixonei pela escrita da Taiye.