Coração de Bicho

Coração de Bicho Angélica Lopes

Resenhas - Coração de Bicho

Flavia 13/10/2012

Genial!
Coração de Bicho reúne dez fábulas modernas onde, em cada uma delas, um tipo de bicho diferente é o protagonista. Os bichos daqui não vivem na floresta feliz onde passam por situações clichês que vão trazer uma mensagem de aprendizado e lição de moral como acontece na fábula da Cigarra e da Formiga, por exemplo... São bichos de todos os tipos que vivem na famosa "selva de pedra" e que convivem com os humanos, cada qual com sua própria personalidade, com todos os seus questionamentos e preocupações da vida. Bichos com espírito de liberdade, bichos apaixonados, bichos revoltados e com instinto assassino... A gente vê de tudo aqui!

Com textos curtos, leves, inteligentes, envolventes e maravilhosamente bem escritos, com tiradas geniais e com vários toques de humor e drama, a autora consegue dar uma nova perspectiva para atitudes e situações que acontecem com todos nós, através de personagens inusitados e com interesses distintos, que realmente nos faz refletir sobre quem é o ser racional nessa história. Pude inclusive me identificar com alguns personagens pela sua forma de pensar e/ou agir ou simplesmente me colocar no lugar deles e perguntar "o que eu faria se fosse comigo?"

"Fazer planos não era coisa para gatos, a vida de um felino mudava a todo instante. Um dia se está aqui tranquilo, no outro se é surpreendido por um cão ou por uma roda de carro." - pág. 23

"Que tivesse afeto por quem me tirou dos meus pais, me roubou a infância? Minha vontade era matá-lo. Ou melhor: aprisioná-lo, numa gaiola, em meio a suas próprias fezes, exatamente como ele fizera comigo." - pág. 60

Num primeiro momento, pela "fofurice" e por ser pequeno, parece se tratar de um livrinho infantil, mas vai ser preciso um pouco de maturidade durante a leitura pra entender o real significado e a profundidade das mensagens embutidas nas historinhas... E assim que absorvidas e compreendidas, vão causar um impacto bem bacana! Causou em mim, acreditem!

A diagramação do livro é super caprichada! Cada fábula é separada por uma página colorida, onde a cor de certa forma combina com o texto em questão (a fábula da mosquita apaixonada está entre as cores rosa e vermelho, por exemplo), que deu um toque super divertido a ele. As páginas de números pares tem uma ilustração de um coração no canto superior esquerdo, e pelo tamanho do livro, as letras foram bem espaçadas e têm um tamanho ótimo. A capa é maravilhosa: o ursinho é em alto relevo e já dá uma ótima noção de que os bichos apesar de fofos, podem ser bem ácidos!

Sabe quando gostamos tanto de um livro que fica difícil passarmos essa sensação pros outros somente com palavras? Terminei de ler com um sorrisinho no canto da boca e só depois reparei que estava abraçando o livro, morrendo de vontade que ele tivesse muito mais páginas... Só lendo pra saber! O livro me surpreendeu muito e super recomendo! Coração de Bicho entrou pra minha lista de favoritos!

Camis 07/03/2013

Coração de Bicho é um livro curtinho repleto de fábulas modernas sempre com um animal como narrador. Escrito pela autora brasileira Angélica Lopes, as divertidas fábulas animais arrancam sorrisos do leitor enquanto nos mostram situações cotidianas sob o ponto de vista dos bichos, e até deixam você com um pensamento: “será que eles pensam isso mesmo?”.

O livro, composto por dez fábulas, tem como protagonistas e narradores de cada um delas um animal de espécie diferente. Temos o cachorro que perdeu o seu ‘humano de estimação’ no aeroporto, o gatinho que do parapeito de uma janela vê seu pai indo embora pular em outros muros, a tartaruga insatisfeita com a sua pele enrugada, e até o camaleão artista.

Mas ainda tem mais: a pernilongo fêmea (“pernilonga?”) que está apaixonada pela sua alma gêmea O Negativo, o coelho assassino, o peixinho solitário que não quer mais ser tão sozinho, os ácaros domésticos, o papagaio que faz um manual de gargalhadas e o bicho homem, que finalmente descobre que não manda no mundo.

Coração de Bicho é um livro divertido, leve, curto, e que serve não só para crianças como para adultos. Afinal, já imaginou se seu cachorro realmente imaginasse que você é o humano dele e não ele é o seu cão? Ou quem sabe se aquele coelho de olhos vermelhos que você comprou quando criança não tinha um desejo assassino de matar você? E ainda, sabe aquele pernilongo que está na sua sala de estar há dias? Imagina se é um pernilongo fêmea e que está apaixonada por você?

Adorei o livro cheio de fábulas modernas e engraçadas. São situações cotidianas, mas que se tornam inusitadas quando passam a ser contadas sobre o ponto de vista de um animal (ou parasita, como os ácaros). A Editora Escrita Fina dedicou atenção e capricho na diagramação, o que só me fez gostar ainda mais do livrinho. Sem nem mencionar a forma rápida, leve e original com que a autora trabalhou as situações rotineiras das vidas dos humanos e dos bichos. O livro é curtinho então você o lerá em poucos minutos. Vale a pena conferir!

"- Cãozinho mais fofinho, mais lindinho – diz a bela aeromoça, enquanto coça atrás da orelha e me faz corar com seu entusiasmo.
Afinal, não há cão que resista a esse olhar de humanozinho abandonado, pedindo colo, que só eles sabem fazer. (Página 9)"

Joyce 20/11/2023

Leve e profundo...
O nome sugere um livro infanto juvenil, mas ele traz inúmeros debates e reflexões sobre temas diversos, como alteridade, regimes totalitários, condição humana, civilização, demandas familiares, pertencimento, empoderamento feminino e finitude da vida. É uma leitura gostosa e fácil, mas também, produz profundas reflexões.

Natalia.Eiras 15/06/2013

Além de fofo é genial (resenha produzida para o blog Perdidas na Biblioteca)
Uma tartaruga complexada pois sua pele é toda enrugada; um coelho fofinho que se transforma em um frio assassino, mas sem muito jeito para o serviço; um cachorro viajado que perde "seu humano" em um aeroporto no Japão e se desespera ao perceber que o "pobrezinho" pode estar perdido; essas são apenas algumas das fábulas que encontramos neste livro que só pode ser definido como genial.

Angelica Lopes coloca os animais vivendo sensações e situações humanas, porém, a grande sacada do livro é colocar a situação vivida pela ótica do bicho.
No caso da tartaruga, por exemplo, ela faz tudo que pode para ficar com a pele lisinha, pois não quer que as pessoas saibam a sua idade. Sabe aquelas madames que enchem a cara de botox e fazem vários tratamentos estéticos anti-idade? Pois é. É a nossa tartaruga. A graça disso tudo esta no fato que a pele dela é assim! Afinal, ela é uma tartaruga!

Em outras fábulas, nós ficamos imaginando se os animais não pensam exatamente como é retratado no livro. Um bom exemplo disso é a primeira fábula, onde o cachorro perde o "seu humano" no aeroporto. Durante uma conversa com outro cachorro, onde ele conta que se não ficar de olho no humano ele apronta ou some (não parece uma mãe falando sobre o filho quando eles estão no supermercado ou em uma loja?), o outro cachorro pergunta como é a comunicação dele com o humano:

" - Mas afinal, como você e seu humano se comunicam?
- Muito simples. Eu abano o rabo, e ele me dá comida; eu deito, ele coça a minha barriga."

Ou seja, na cabeça do cachorro, o pet é o humano! De certa forma, faz sentido. Afinal, nós nos matamos de trabalhar todos os dias pra trazer comida pra casa, enquanto o nosso cachorro fica descansando e ganha carinho e comida no final do dia. Mesmo chegando cansados, vamos lá e brincamos com nossos pets e lhe damos toda a atenção. Pensando assim... quem na verdade manda em quem?

É um livro perfeito para distrair a mente... dar uma relaxada... e se tiver uma criança perto de você, não hesite em ler para ela! Vocês vão rir e se divertir muito juntos.

A única coisa que me deixou triste neste livro é que ele é muito fino. Eu queria mais fábulas...
=(