Jogo da Velha

Jogo da Velha Malorie Blackman

Resenhas - Jogo da Velha

Mariela11 16/08/2022

Incrível
Faz bastante tempo que li essa trilogia, mas ainda tenho ela viva na minha memória até hoje, achei muitíssimo interessante o jeito como ela retratou esse mundo onde as pessoas brancas são inferiores as negra, não sei como eu veria ele hoje em dia, se ele envelheceu bem, mas me recordo de gostar muito dele, os personagens são bem construídos e a trama é extremamente envolvente.

Leticialc 16/06/2021

O mundo de Cabeça pra baixo
Negros e Brancos
Cruzes e Zeros
Persephone e Callum
Em um mundo onde Cruzes (Negros) são a mais alta classe da sociedade, e os Zeros (Brancos) a classe escravizada, pobre e segregada, vivem dois Jovens amigos, Persephone, uma Cruz, e Callum, um Zero.
Uma amizade que cresce num mundo cheio de diferenças e preconceitos, uma amizade que se torna um grande amor e precisa enfrentar todo o tipo de obstáculos que uma sociedade cheia de segregação pode criar.

Beatriz1324 20/07/2020

O livro se passa em um mundo distópico onde os zeros são constantemente oprimidos pelos cruzes. No meio desse mundo separado pela cor da pele das pessoas, Callum e Sephy lutam por sua amizade proibida.
A história é muito fluida e o jeito que a autora aborda assuntos polêmicos é boa. Mas algumas partes do romance me deixou meio NHA

Laura 28/07/2019

Eu estava amando o livro, mas o final estragou, eu to tão brava

Gio 30/12/2015

Jogo da Velha
Jogo da Velha é o tipo de livro que te faz correr até a livraria para comprar a continuação. Foi um livro que me impressionou do início ao fim. Primeiro pelo tema, em uma Inglaterra alternativa, a sociedade é dividida entre zeros (brancos) e Cruzes (negros). A educação, saúde e moradia dos zeros são precárias e eles quase não alcançam representatividade política e quase nunca conseguem se tornar bem-sucedidos. Os Cruzes, por outro lado, são a classe dominante: mais rica, importante e privilegiada. Depois pela realidade do casal Seph (Cruz) e Callum (Zero) que enfrentam os preconceitos da sociedade e deles próprios para descobrir o amor que sentem e tentar ficar juntos. A história captou minha atenção por ser muito humana, mostrando o poder destrutivo do ódio e as consequências desastrosas da discriminação. Além disso, nos faz pensar muito e mostra que a saída para uma sociedade mais justa e pacífica é procurar entender, respeitar e se colocar no lugar do próximo.
Vale muito a pena ler!! Sinopse:
Um Romeu e Julieta em preto e branco, Jogo da velha, é um thriller chocante. Negro vira branco, branco se torna negro, e somente um fato é certo: supor qualquer coisa pode ser fatal.
Callum McGregor, de 15 anos, é um zero, filho da ex-governanta da família de Persephone Hadley. Filha de um importante político Cruz extremamente racista, cuja eleição a primeiro-ministro é tida como certa, Persephone cresceu em meio ao luxo e ao poder. Amigos durante a infância, Callum e Persephone se vêem crescendo em um mundo onde brancos e negros simplesmente não se misturam, e percebem que o amor que nasceu entre os dois só poderá continuar se ninguém descobrir.
Depois que Callum consegue uma das pouquíssimas vagas para brancos na escola particular exclusiva de Persephone, tem início uma vertiginosa escalada da violência e a luta pelo amor que nasce entre os dois logo se mostra impossível de ser vencida. De um lado, laços familiares superficiais que só se sustentam nas aparências e no dinheiro; do outro, uma família tão afetada pelo racismo, pela dor e pela violência que acaba se desintegrando.

site: https://www.instagram.com/p/x7VO2OSt4c/?taken-by=monlivre

ysa97s 15/02/2014

Jogo da Velha?
Não há nome melhor para essa obra, do que Jogo-da-Velha!
É uma perspectiva que nunca ocorreria na vida real; e justamente por isso me cativou muito. O livro se refere ao preconceito de cor... só que nele isso é retratado de forma contrária: sendo o negro o superior e o branco o ZERO.
Há romance, assassinato e lágrimas. -MUITAS LÁGRIMAS- Eu estou de dedos cruzadíssimos, aguardado virar filme, curta ou qualquer coisa parecida. Esse livro deveria ir para as telonas, com toda certeza!
Ele te dá um gigantesco "E se?" para refletir. Ele te joga um balde de água fria, toda vez que espera algo melhor para os personagens.
Penso que, somente mudaria algo nele: O final!
O encerramento me deu dó ao extremo... por isso não o 'favoritei'... porém, ele se transformou em um dos meus xodós!

Sarah 18/10/2013

Para ler este livro esqueça tudo o que ouviu falar sobre escravidão na aula de História.

Na Inglaterra criada por Malorie Blackman existem apenas duas classes, os Cruzes (negros) que governam o mundo e possuem todos os benefícios de uma classe alta, e os zeros (brancos),outrora escravizados pelos Cruzes, eles podem usufruir até um certo nível de escolaridade,consequentemente não havendo possibilidade de mobilidade social, e dificilmente podem se misturar com o Cruzes.

Callum e Persephone são amigos de infância, após precisarem se afastar continuam se encontrando em segredo, uma amizade que com o tempo vira amor precisa lidar com a diferença de classes,os numerosos problemas de família e os confrontos pessoais e ao redor.

Uma leitura leve (apenas a escrita) mas envolvente onde você acompanha os pensamentos e os relatos dos protagonistas que te guiam até o final desta triste, bela e emocionante história.

Mo' 13/05/2013

Eu devia ter uns 16 ou 17 anos quando encontrei esse livro numa livraria aqui da minha cidade. Dizia a contracapa que era um ótimo thriller infanto-juvenil; eu não diferenciava livros por gênero, fiquei sem saber se já tinha lido um thriller e resolvi comprar. Acabou que Jogo da velha (que eu chamava o tempo todo de xeque-mate, não me pergunte por quê) entrou na lista dos meus livros favoritos de todos os tempos.
A história se passa numa realidade alternativa em que se vive um apartheid ao contrário: os negros são os todo poderosos e os brancos, os renegados. No meio do cenário político estão Persephone - filha de um dos mais importantes políticos - e Callum - filho dos empregados da família do tal político. Eles crescem juntos e se apaixonam, mas é óbvio que esse é um amor proibido. A coisa fica ainda mais complicada quando Callum, já grandinho, se junta a um grupo de zeros (como são chamados os brancos) rebeldes. O que se passa a partir daí é, no mínimo, emocionante. E o final, chocante.
Então, há pouco tempo, descobri que o livro é o primeiro de - adivinha?! - uma trilogia! Por um tempo fiquei maluca pra ler as continuações - Duplo fio e Xeque-mate (ahá!) -, depois, por outro tempo, fiquei na dúvida se ler o resto poderia de repente estragar a minha impressão do primeiro, que eu já aceitava muito bem como um volume único (e que achei simplesmente lindo!)... e, no momento, não é minha prioridade retomar a saga, mas talvez eu o faça. Sim, eis mais uma trilogia incompleta na minha lista de leitura.

*Texto originalmente publicado em www.bloggerdamo.blogspot.com

Bel 04/01/2013

Surpreendente
Como eu já li por aqui, infelizmente esse é um ótimo livro que é pouco conhecido.
Comecei a ler com certa empolgação, pois havia lido resenhas positivas sobre ele e realmente não fiquei decepcionada.
No início foi difícil imaginar os personagens na minha cabeça, pra vocês erem como nossa sociedade nos influencia! Imaginar a poderosa família de Sephy como negros, relacionando a sua aparência de acordo com sua personalidade foi tarefa que eu só consegui bem perto do final do livro e isso me ensinou muito. Não que a descrição feita pela autora seja ruim, muito pelo contrário, na minha opinião foi o costume de conviver com inúmeros protagonistas brancos desde sempre.
É um desafio inverter o mundo que a gente conhece, mas a Malorie nos conduz muito bem. A sociedade criada por ela é um plano de fundo incrível para uma história emocinante que te prende até a última página.
Gosto de observar durante minhas leituras o estilo de escrita. Não sei se por obra da tradução, mas não achei o melhor do mundo. Como pode-se ver, é um livro para jovens e em relação a isso cumpre muito bem seu papel. Como eu já disse, a autora te prende e te puxa a virar as páginas, mas falando do ponto de vista "Vinícius de Moraes" o livro não é exatamente poético. Ele caminha bem mais para o estilo aventura e a fria realidade de suspense criada cativa o leitor e o livro deixa saudades.
Os próximos 2 volumes da série eu vou ler em inglês para poder avaliar melhor. Continuo com boa expectativa, agora ainda mais reforçada pelo excelente primeiro volume!
Boa leitura a todos!

Ana Cristal 04/09/2012

Reflexões da vida
A proposta desse livro é simplesmente genial, pois ele alcança seu objetivo com sucesso. Um livro que nos propõe um mundo em que negros dominam brancos é algo que me fez, no mínimo, parar para pensar. Quando o li pela primeira vez, o impacto foi tão grande que me apaixonei instantaneamente por cada letra presente ali. A cada capítulo que ia sendo narrado, eu ia compreendendo cada ponto de vista... Vi a compaixão crescer, vi meu amor crescer junto com o amor de Sephy e Callum. Me peguei torcendo por eles como se estivesse a torcer pelo meu próprio amor. Eu quis que eles superassem todo sistema, toda prisão em que eles estavam vivendo para serem libertados por aquele amor imenso. Entre ódio, amor e amizade eu os compreendi como ninguém. Quando li pela segunda vez, a reflexão foi ainda maior. A segunda leitura foi feita após uns dois anos, quando a única coisa que eu me lembrava era o desfecho do livro. Reli como se fosse a primeira vez, acompanhando cada detalhe e pegando-os para mim... Eu não queria que acabasse. Quando cheguei às últimas páginas, as lágrimas já banhavam meu rosto e eu soluçava como se, de fato, nunca o tivesse lido. A cada leitura, uma descoberta nova. Entrou para a lista dos meus favoritos logo de cara, quando o peguei em meio a outros livros que eu podia querer muito mais. É o meu xodó, uma leitura que causa uma reflexão profunda sobre a sociedade em que vivemos e se é certa a posição que nos colocamos diante do mundo e de tantas atrocidades que a raça humana se permite com ela mesma.

Rai 17/12/2010

Tudo invertido - A visão de Malorie
O mercado está cheio de livros abordando questões raciais. Todos eles gostariam de passar uma mensagem, um aviso às pessoas de que o preconceito não é legal e de que todo mundo é igual.
Nesse contexto, Malorie deixa sua visão ao buscar sua visão. Visualizamos conceitos em que o negro foi escravizado, mas e se as coisas fossem diferentes? E se os negros tivessem tido uma visão racista ao sair de sua terra natal, "Cáfrica", e tivessem escravizados os brancos?
Uma paixão que desafia as regras sociais. Conseguiram eles sobreviver a pré-conceitos?

Pedro Paulo 03/11/2010

É um dos melhores livros que já li na minha vida. É uma história diferente, envolvente, aborda bastante a questão sobre o preconceito. Quando você começa a ler esse livro, você não consegue mais parar de ler. Eu tiro o meu chapéu para essa escritora Malorie Blackman.

• Laura Torelli 08/04/2010

Um outro olhar
Mesmo nos dias atuais, o racismo ainda é presente em algumas sociedades. Algo tão grande como a escravidão deixa marcas - tanto boas quanto ruins.
O romance de Malorie Blackman não só nos faz torcer por Sephy e Callum - nos faz pensar sobre as pessoas, suas diferenças, preconceitos, convicções, seus relacionamentos. A diferente perspectiva deste livro nos faz refletir - o que deve ser um dos objetivos de um livro, além de entreter.
Uma belíssima obra. Todos deveriam ler ao menos uma vez antes de morrer. Não preciso acrescentar que é um dos meus livros preferidos, preciso? :)