A Coragem de Resistir

A. J. Cronin

Resenhas - A Coragem de Resistir

Amanda 21/04/2018

Céu brilhante
A Coragem de Resistir é um livro que deve ser lido em momentos específicos da vida, aqueles que acreditamos que de bom irá acontecer na nossa vida e a gente está em estado de lamentação. Não é um livro como Pollyanna, não é sobre ser otimista. É sobre acontecer coisas boas na nossa vida, acreditar que vai dar certo, mas não ficar esperando sentado. Você deve lutar por aquilo que deseja obter sucesso, mesmo que hajam diversos empecilhos, como pessoas falando que não irá dar certo.
Duncan demostrou que tudo é possível na nossa vida, que tudo irá ocorrer conforme você lutar por aquilo, conforme você trabalhar com energias positivas sobre isso. A sua deficiência e sua condição financeira não impediram que ele conseguisse seguir seu sonho, lutar para que ele fosse realizado.
Mas o livro tem alguns problemas, tudo acontece como o planejado. Tudo aquilo que Duncan deseja acontece. A única situação que ele se encontra em desvantagem é sobre Margaret, a moça por quem ele sempre esteve apaixonado. Ele não se casa com ela, ela não demonstra interesse romântico por ele antes de seu casamento. Única situação que não ocorre como ele gostaria.
Nas nossas vidas a gente depara com diversas consequências que não desejamos e elas não são poucas, muito pelo contrário, são em sua maioria. Na minha opinião, o autor deveria ter explorado mais situações que não agradassem a personagem principal, com a finalidade de demonstrar como lidar com esses acontecimentos e como contorná-los.
Outra passagem que eu comecei a ficar entristecida e com um pouco de raiva é perto do final do livro. Duncan se tornou médico com o propósito de ajudar pessoas, de poder curá-las. Porém, nessa parte, ele se perde e o mais importante é vencer seu inimigo do que seu objetivo inicial como médico, ele perde a sensibilidade, perde o seu objetivo por uma raiva, uma rivalidade e um conforto com uma pessoa. Essa pessoa é Overton, um homem que sempre foi presente em sua vida e sempre o incomodou, mas que não faz diferença, pela sua arrogância, ele acha que é o melhor médico, mas em suas realização como tal, vimos que não é a verdade.
Muitos personagens do livro são egoístas e não pensam no quanto suas atitudes pode interferir a vida dos outros. Não só Duncan e Overton, mas Margaret e Anna também. Todos pensando em conseguir o que querem e se for preciso passar por cima de outras pessoas eles iriam fazer isso.
Mas em contra partida, estão os personagens que mais me surpreendem que mais me agradam, Dr Murdoch e sua filha Jean. Ao contrario dos demais médicos, Murdoch não visa lucrar e muito menos poder, ele deseja que seus pacientes fiquem bem e ele fará mais do que o possível para curá-los. E Jean é encantadora, uma mulher doce e sensível. Quando Duncan está com eles, é uma pessoa melhor, eles exploram o que há de melhor em Duncan, deixam ele livre de egoísmo, somente pensando em realmente cumprir seu objetivo de curar pessoas.
Então o livro traz uma mensagem inspiradora, lutar por aquilo que você deseja, ignorando fatos e pessoas que te impeçam de alcançar seu objetivo. Na vida, sempre existiram pessoas que tentaram nos impedir de chegar nos nossos objetivos, por vários motivos, mas devemos ignorá-las e continuar lutando, pois um dia o céu brilhará indicando o sucesso.
Noturno.Mensageiro 16/07/2018minha estante
o melhor livro que já li e não está nem no Wikipédia do autor

Noturno.Mensageiro 16/07/2018

Fabuloso, melhor de todos.
Melhor livro que já li. Li na adolescência, comprei e li novamente e reli. Leria todos os dia se pudesse. Sinto saudades dos personagens. Merece um filme.