Franz Kafka

Franz Kafka Louis Begley

Resenhas - O Mundo prodigioso que tenho na cabeça: Franz Kafka

osaif 08/06/2024

Duvido que eu seja um ser humano.
Esse livro definitivamente me surpreendeu muito, tanto positiva como negativamente. É uma aventura completa pela mente do sensível Franz Kafka, a partir da visão do autor Louis Begley (em que pelas entrelinhas é possível perceber alguns vieses históricos e ideológicos pelos quais definitivamente vou estar evitando ler outras biografias dele, apesar de sim, ser um autor decente).

Kafka é realmente um mistério para qualquer leitor, talvez somente Felice tenha tido o vislumbre verdadeiro da mente de um dos maiores gênios da literatura. Diante disso, durante a leitura somos jogados no mais nebuloso íntimo tanto do ser, como de seu trabalho, crenças e de suas relações interpessoais, que em geral eram bem conturbadas. Transparecendo o sentimento de estar vulnerável e descolado ao mundo, em diversos momentos eu tinha o sentimento pungente tanto de identificação, dilaceração, como de tristeza descomunal que o coitado do Kafka transmitia em seus textos e nas suas reflexões de vida.

Além disso, o livro incorpora alguns fragmentos de cartas, livros e interpretações que envolvem o universo kafkiano e tornam a jornada ainda mais cativante, apesar de em muitos momentos ser mórbida e fúnebre. Logo de início, olhando em retrospecto a vida pessoal de kafka, é possivel perceber uma sequência de tragédias e infelicidades, que se somam ou talvez são a consequência do sentimento de opressão que sempre acompanhou a mente desse inseto monstruoso; e ao longo do livro notamos a necessidade de isolar-se e o avanço de sua doença que aos poucos o leva ao mais cruel e tortuoso definhamento, como o próprio diz, o ser humano aprendeu o que é tortura através dessas enfermidades que o assolam lentamente, dolorosamente, com leves picos de saúde para então retomar o ciclo até a morte.

Mas também, há uma analise profunda de sua obra em busca de significado (ou uma reflexão da necessidade desse questionamento), a partir de interpretações e exegese de especialistas e leitores. Durante essa parte inclusive, que se encontra mais ao fim, eu tenho minhas ressalvas pois realmente nao queria ter recebido tanto spoiler dos contos do kafka, mas era inevitável para a interpretação mais densa.

Por fim, é uma leitura que vale a pena. Entrar em contato com os fragmentos particulares do kafka, ali traduzidos, expondo o mais íntimo do seu espírito realmente foi muito marcante para mim. Foi uma experiência bem trágica, profunda e significativa, apesar de em muitos momentos o escritor soar bem dramático, eu ainda amo esse homem?
LeitorDepressivo 09/06/2024minha estante
resenha incrível, esse livro parece ser mt bom e aprofundar bastante na mente do Kafka e seu universo kafkiano e distoante e infeliz. Acho ele um dos autor que mais foi humano em descrever o sentimento angústiante humano e com certeza vou tentar ler essa biografia quando puder. Tbm achei interessante quando você disse sobre a enfermidade e a jornada até a morte. sensacional

osaif 09/06/2024minha estante
muito obrigadaaa? leia quando tiver a oportunidade!!

Carol 08/12/2020

Um livro que te absorve
Uma ótima introdução para quem se interessa pela vida do Kafka. Leitura bem fluída e com boas análises do autor.
Não é uma biografia extensa como outras que existem mas mesmo assim vale a pena ler e se encantar ainda mais pela obra do Kafka.