Antologia de Contos Extraordinários

Antologia de Contos Extraordinários Edgar Allan Poe

Resenhas - Antologia de Contos Extraordinários

Maik 21/01/2013

Excelente Para Começar
Se você quer conhecer Edgar Allan Poe, esse é um ótimo começo.
Um contista de mão cheia, que apela para o sobrenatural e arranca arrepios até do publico atual, haja vista que escrevia na segunda metade do século XIX.
Maestro nas palavras macabras e expert em misturar drama com pânico e terror em vários contos, mas ao mesmo tempo melancólico e desejoso de grandezas que a vida não o proporcionou.
Não é uma coletânea completa, todavia destaca muito do melhor de Allan Poe.

Ariela 03/05/2020

Ótimo primeiro contato com o autor
Esse foi o meu primeiro contato com o autor e gostei muito. Os contos são muito bem escritos e a achei ótima a escolha dos contos. Poe é bem descritivo, mas não achei os contos canstivos, muito pelo contrário: ele te faz entrar no cenário para contar a história.
Os contos variam entre si e alguns são melhores do que outros. Vale ressaltar que, apesar da temática de terror, três contos da antologia são de ficção policial.
Com relação aos de terror, gostei muito dos contos, alguns deles realmente me deixaram com medo. Meus favoritos foram A Queda da Casa de Usher, O Gato Preto e O Poço e o Pêndulo.
Quanto aos de ficção policial foi um sentimento misto: por um lado, deixaram a desejar: eles são muito inferiores a histórias de outros escritores. Por outro lado, eles foram escritos muito antes dos que temos hoje e fica claro como outros autores se inspiraram nele para desenvolverem suas histórias, por exemplo Arthur Conan Doyle com Sherlock Holmes. Nesse sentido, a leitura vale a pena (em especial, Os Assassinatos da Rua Morgue).

Bruna 28/09/2020

Pra quem gosta de contos de terror, esse livro é um prato cheio para se deliciar. Põe aborda conceitos absurdamente fora da realidade, permitindo assim que o leitor possa embarcar em uma aventura aterrorizante onde a sua imaginação é ilimitada. Gosto muito desse estilo literário pq as histórias são tão absurdas que minha imaginação jamais iria tão longe sozinha, a leitura de contos estimula muito a nossa criatividade.

Luciana Barboza 04/07/2014

Detetive C. Auguste Dupin
Adorei descobrir o detetive C. Auguste Dupin.
Ele aparece nos contos: Os Assassinatos da Rua Morgue (1841); O Mistério de Marie Rogêt (1842); e A Carta Roubada (1844).
Eu o achei parecido com Sherlock Holmes. Mas Dupin é mais antigo.

Julia Rodrigues 18/10/2020

Primeiro contato
Oh, meu deus, finalmente!!

Esse foi meu primeiro contato com o Poe. Só conhecia a fama do autor de ouvir falar e, olha só, a fama é muito que justa.
Tirando a trilogia do Dupin, eu amei tudo. Em especial os contos "Berenice" e "O Gato Preto".
Eu sei que o Poe praticamente inventou o gênero policial, mas não deu pra mim, não. Desculpa aí.
No mais, ÓTIMA EXPERIÊNCIA. Pretendo ler mais dele.

Thawana Rosa 08/10/2015

Antologia de Contos estraordinários
Essa foi a primeira obra de Poe com a qual tive contato e já me apaixonei. Sua escrita é rebuscada e as histórias mexem com o psicológico do leitor. Adorei esse livro.

site: http://www.triboletras.blogspot.com

Mauricio109 11/05/2021

Poe em uma caixinha
Ótimo pra conhecer o autor. Os contos são muito interessantes e servem muito bem para introduzir um leitor novo no estilo Poe de contar histórias.

InfinitaTBR- Jana 04/08/2021

Alguns contos são muito bons
????????? ?? ?????? ??????????á???? não me surpreendeu tanto porque eu já tinha lido alguns dos contos desse livro ( ? ???? ????? ??? , ?? ?????? ?? ??? ?????? ? ????? ?????? ??? ????ç? ??? ? ?????)
e outros não foram tão provocadores para mim. Porém, eu dei ???????? por causa de um único conto, ? ??ç? ? ? ?ê?????, que eu achei simplesmente espetacular.

Laize.Fernandes 17/01/2022

De fato extraordinário!
O livro é composto por diversos contos escritos por Edgar Allan Poe, como o próprio nome sugere, e após ter passado por essas extraordinárias histórias, posso dizer que realmente a escrita de Poe é tão incrível quanto ouvi falar. O escritor consegue aguçar a curiosidade e prender a atenção em poucas páginas, além dos diversos caminhos que suas histórias sombrias permitem que nossa mente percorra, por vezes mostrando que o verdadeiro terror está presente não no sobrenatural, mas no próprio humano.
Sem dúvidas recomendo a leitura. Para quem quer ler clássicos, esse é perfeito. Para quem gosta de suspense, terror, do macabro e do medonho, nada melhor que ler um dos maiores nomes da literatura gótica. Para quem gosta de romance policial, leiam a trilogia Dupin e vão ver o nascimento do gênero!
karou 17/01/2022minha estante
???

Eliza130 15/04/2023

Antologia de Contos Extraordinários
Esse foi o meu primeiro contato com o autor e eu gostei muito. Os contos são ótimos,claro que gostei mais de uns do que de outros,mas, no geral são bons e "O poço e o pêndulo" é superior . O Poe é um autor descritivo porém não tive problema quanto a isso.

" Qualquer morte, porém não a do poço! Louco! Não havia compreendido que o objetivo dos ferros ardentes era impelir-me para dentro do poço? Poderia eu resistir a seu fulgor? Ou, mesmo que o conseguisse, poderia suportar sua pressão"

André 26/11/2014

Livro com coletânea de contos do Allan Poe, alguns são muito interessantes (William Wilson, Os crimes da rua Morgue) já outros são uma bosta gigantesca (Berenice,Queda da Casa de Usher). Mas no geral acho uma boa leitura para fazer o tempo passar enquanto se espera algo ou alguém.

Isadora 08/05/2017

Uma ótima coletânea do mestre Poe.

Eu não acho os contos assustadores. Acho na verdade inteligentes, pois conseguem criar uma tensão que só termina quando lemos o final. E que finais surpreendentes!

Os melhores são:

William Wilson
Nunca aposte sua cabeça com o diabo
O poço e o pêndulo
O gato preto
Berenice

Bru 07/04/2019

Altos e Baixos
Particularmente A-M-O este autor. Meu primeiro contato com seu trabalho foi quando eu ainda estava no ensino fundamental, ao ler o conto ‘O Gato Preto’ para fazer um trabalho da escola. Encantei-me por sua escrita de cara. Devo confessar que tenho uma queda por histórias de terror. Eu gosto de histórias com um suspense rondando no ar, aquelas que nos fazem roer as unhas e nos dão arrepios. Aquelas que nos deixam em uma agonia sem tamanho.
Então, tendo eu esta paixão por terror, na época viciei no conto de Edgar. Ele é todo trabalhado no mistério. Amei! E quando eu estava em uma das feiras do livro aqui de Porto Alegre, com a minha melhor amiga, e vi este livro do Poe em uma das banquinhas, não me segurei e o adquiri, feliz da vida.
Mas como nem tudo são flores, vou ter que dizer que só não dou nota mil para este livro por dois principais pontos: primeiro, o autor que fez a tradução colocou notas demais em algumas partes. Achei chato, pois eu ficava em um beco sem saída, ou lia e via que era algo desnecessário, ou não lia, mas ficava com a pulga atrás da orelha pensando se era ou não alguma informação relevante sobre aquele conto em particular. Chegou um ponto que simplesmente parei de ler suas notas, algumas eram realmente dispensáveis. O segundo ponto é que, mesmo Poe sendo um autor muito, muito bom mesmo, algumas de suas histórias eu não entendi, ou achei meio monótonas, talvez pelo próprio fato de não ter entendido. Não posso dizer que gostei de todas, mas sim que aprovei a maioria.
Abaixo farei conforme a resenha de Formaturas Infernais, onde comentei conto a conto para poder expressar minha opinião sobre cada um em particular, sem fazer injustiça com nenhum deles.
A QUEDA DA CASA DE USHER:
Este foi o conto de abertura, e é um bem curtinho. Não achei nada de muito impressionante nele. Esperava um pouco mais de terror, ou talvez eu estivesse distraída demais e não tenha percebido sua profundidade, na verdade acabei achando meio vazio e superficial. Não fez muito sentido no final, mas não foi dos piores.
O BARRIL DE AMONTILLADO?
Já tinha lido este anteriormente, e adoro ele. Trata de vingança, e o protagonista faz isto muito bem, de uma forma sádica e por vezes sarcástica. Fiquei com medo dele, de verdade. Ele é mau, mas sem ser aloprado. Permanece numa frieza que dá calafrios no leitor.
O GATO PRETO:
O que posso dizer mais do que já comentei lá em cima? É o meu preferido! Foi o primeiro que li de Poe e o que mais amo. Talvez pela questão de eu ter tido uma gata preta até um tempo atrás, talvez pela nostalgia que me traz da escola, ou simplesmente por ser muito bem construído. Um dos melhores!
BERENICE:
Sabe que esse eu nem me lembro bem? Acho que o protagonista e esta tal Berenice eram primos, e acabaram se envolvendo, mas não recordo do enredo em si e nem de sua resolução. Sei que não achei muito interessante.
MANUSCRITO ENCONTRADO NUMA GARRAFA:
Este não tem tanto terror, mas sim bastante agonia proveniente do desconhecido. É uma viagem marítima psicótica e psicodélica que me deixou meio tonta.
WILLIAM WILSON:
Se o anterior foi uma viagem marítima, este foi uma viagem, e ponto! Bem louco, mas incrivelmente bom. Ele é todo intrigante e termina em uma resolução de tirar o fôlego.
OS CRIMES DA RUA MORGUE:
Se o Gato Preto é meu preferido, este com certeza vem logo atrás. Não tem muito terror propriamente dito, mas tem muito mistério, investigações e resoluções inteligentes. Me lembrou muito as histórias perfeitas da Agatha Christie. Amei!
O MISTÉRIO DE MARIE ROGÊT:
Longo demais, cansativo demais. É meio que uma continuação dos Crimes da Rua Morgue, meio que baseado em fatos reais, meio que totalmente chato. Fico triste em dizer isso, mas não gostei deste conto, não.
A CARTA ROUBADA:
G-E-N-I-A-L! Terceiro da série protagonizada por Dupin, um homem incrivelmente perspicaz, que estava presente nos dois contos anteriores, e que desempenhou um ótimo papel neste conto. Achei a resolução desta história uma das melhores.
METZENGERSTEIN:
Diferente, legal, mas diferente. Meio diabólico. Mas me conquistou por possuir cavalos. Amo cavalos!
NUNCA APOSTE A CABEÇA COM O DIABO:
Um dos mais macabros do livro. Apenas isto! Realmente arrepiante e super bem desenvolvido.
O DUQUE DE L’OMELETTE:
Esse foi o pior de todos. Nem terminei de ler, pois foi realmente um fracasso. Sério, horrível! Não entendi nada, pois metade do texto estava escrito em Latim, e cheio de notas do autor, que eu não entendia nada. Ai, desisti na metade da leitura. Desculpe-me Poe.
O POÇO E O PÊNDULO:
O que foi isso, minha gente? Incrível! Vai pra lista dos melhores. Surpreendente, intrigante, agoniante, bom demais. É um dos clássicos de Edgar.
Bem, estas foram minhas considerações. No fim o livro acabou sendo bem bom, mesmo tendo alguns pontos negativos. Mas Edgar Allan Poe é o Edgar, minha gente! É sempre bom. Super indicado este livro.

site: https://freescura.wordpress.com/

Geovanne9 08/09/2023

Medo?
Apesar de odiar e não ver de jeito nenhum filmes de terror, sou extremamente apaixonado pelos contos do Poe. Desse modo, mesmo que você não curta o gênero terror, acho que vale a pena dar uma chance a ele. Os contos nos prendem do início ao fim com uma aura de mistério irresistível. Super recomendo.