INTRODUÇÃO AO VEDANTA

INTRODUÇÃO AO VEDANTA Swami Dayananda Saraswati

Resenhas - INTRODUÇÃO AO VEDANTA

Gabyfranhan 13/07/2022

Vedanta
Este é o segundo livro que utilizo para estudo do Vedanta, e posso afirmar que mudou muito o modo que eu vejo a vida, os outros e o todo. Super recomendo a leitura, que traz muitos insights e reflexões.

alpha 18/03/2020

Introdução ao vedanta
Nesse livro foram transcritas uma série de 6 palestras proferidas pelo swami quando ele esteve no Brasil em 1981. Os temas tratam da busca pelo auto-conhecimento, a busca pela felicidade, os valores morais e éticos e a meditação.

Junior 27/03/2020

Poucas páginas, mais com grandes ensinamentos

AleReads 11/12/2023

Você não é os papéis que desempenha
Já percebeu que para cada pessoa na sua vida você possui um conjunto único de assuntos, expectativas, demandas, interações, cuidados/desprezo? Sendo assim, como podemos definir que somos uma mesma pessoa sempre? Como não perceber que estamos cumprindo determinados tipos de papéis?

A cada momento alternamos de personagem: a filha, a mãe, a esposa, a namorada, a funcionária, a amiga. Perspectivas de nós mesmos que construímos para lidar com o mundo exterior, mas que, pasme você, apesar de não se tratarem do mesmo personagem, partilham da mesma fonte. Estamos o tempo todos nos desdobrando em novas versões, que interagem com o mundo de um jeito único mas que possuem a mesma procedência.

E se quiséssemos acessar à fonte geradora desses operacionais? Onde ela está escondida e como chegar até lá? O silêncio é o atalho. É a partir dele que entramos em contato com a raiz, com a nascente. Essa obra nos mostra que, uma vez que compreendamos essa matriz, os eventos trágicos e alegres passam por nós da mesma maneira: sem que nos identifiquemos com eles, sem que eles sejam capazes de influenciar aquela nossa natureza que está protegida, imaculada, reservada.

Swami Dayanand Saraswati, nessa compilação das 6 palestras que fez no Brasil, nos ensina a identificar a origem dos papéis que cumprimos, os quais são os verdadeiros responsáveis por nosso esgotamento mental e nossas frustrações diárias. O fenômeno da não-identificação, ao mesmo tempo que nos permite visualizar a realidade última dos eventos e gerar a compreensão do todo, cessa o nosso sofrimento. Aprimorando a nossa capacidade contemplativa e desenvolvendo o silenciar da nossa mente é que podemos entrar em contato com o cerne do nosso ser. Há a estabilização de um estado mental impossibilitado de se deixar influenciar pelos personagens que criamos, os quais são sempre idealizados sob a necessidade de administrarmos nossas interações no dia a dia.

"O mundo não é capaz de perturbar essa pessoa. Nada pode entrar em mim sem uma percepção, sem um pensamento; e os pensamentos não me perturbam, pois eu tenho a visão do silêncio que existe antes e depois de cada pensamento, eu vejo claramente que sou esse silêncio".