Os Primeiros Dias

Os Primeiros Dias Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Os Primeiros Dias

Ratinha de Biblioteca 01/04/2023

Tem pontas soltas, mas é muito bom!
Uma explicação científica para o vampirismo, bem "Eu Sou a lenda" do Richard Matheson, numa versão adolescente. Entre um capítulo da história e outro o autor nos apresenta parasitas nunca imaginados... e totalmente reais!

Gabi 22/01/2023

Li em três dias
Com esse livro, quebrei minha meta de terminar os outros livros antes de começar outros, e não me arrependo.

Cal Thompson é um caçador de vampiros. A alguns anos, ao chegar em Nova York, ele entra por engano em um bar gay, onde conhece uma mulher, Morgan, com quem passa a noite. Acontece que Morgan é uma peep, ou seja, uma portadora positiva de um parasita que transforma as pessoas em canibais superfortes, ou vampiros.

Infectado, Cal se torna membro da Patrulha Noturna, captudando peeps não estáveis (principalmente ex-namoradas), os que vivem em lugares escuros, matam pessoas e tem uma "ninhada" de ratos, principais transmissores do parasita.

Sem poder beijar ou fazer qualquer coisa que vá infectar alguém, ele passa o início do livro lutando contra o parasita, que quer infectar mais pessoas. Quando ele conhece a Lace na sua busca pela Morgan, eu realmente achei que ele fosse perder essa briga.

Enquanto tenta encontrar a Morgan e não seduzir a Lace, ele descobre conspirações dos peeps que busca, incluindo segredos sobre a Patrulha Noturna e sobre sua própria linhagem.

luna 12/10/2022

muito bom
eu daria pro cal so pra virar uma vampira prioridades ne? mas de verdade o livro eh muito pika e ensina muito sobre doenças e esse bagulho

meowjess 18/08/2022

Mediano
Não sei o que rolou, mas demorei horrores para terminar esse livro, não gostei, achei um romance bem meia boca, história mediana, e não tenho vontade de prosseguir a leitura.

Mas valeu nota 2 pela forma diferenciada que foi tratado os vampiros

Marques 27/07/2022

o novo deus: a ciência
A premissa é, à primeira vista, interessante. Tratar o vampirismo como fenômeno biológico não é original, no entanto a maneira como foram apresentados seus efeitos colaterais, mudanças comportamentais e os porquês dos mitos e lendas foi divertido. Mas é isso.

Ao tentar pegar um monstro e convertê-lo em animal, o elemento do horror desaparece por completo. A necessidade de explicar tudo (pseudo)cientificamente, por mais absurdo que seja, tornar todo e qualquer suspense em mera expectativa da solução do problema. Assim não tem como temer pelo protagonista, nem se envolver em sua missão.

Eu recomendo àqueles que queiram se divertir com uma aventura urbana, entusiastas do tema vampiresco, talvez em busca de inspiração mesas de RPG.

Aleatorio 20/07/2021

Os Primeiros Dias
Li a muito tempo, mas, o que me lembro é de ser um ótimo livro de vampiros, e com muitos mistérios envolvendo o subterrâneo.

Duda Mendes 10/01/2021

[...] Eu adorei o livro, uma origem de vampiros totalmente inusitadas, o Scott Westerfeld crio um universo novo para os vampiros, quem imaginaria: parasitas. A leitura é rápida e ágil, e fiquei muito curiosa de como iria terminar o livro.
Em todo livro temos aulas sobre parasitas, que faz comparação com a vida dos vampiros, e como eles evoluíram. O nosso protagonista, o Cal, é um novato nesse mundo e vai contanto para gente como as coisas funcionam. [...]

Confira tudo no meu IG Literário @dudamendesleituras
Link abaixo:

site: https://www.instagram.com/p/CJbOR1HjypU/

Eloisa166 02/09/2020

A evolução das parasitas
Quando terminar de ler esse livro, você:
? vai virar vegetariano
? vai adotar um gato
? não vai mais querer beijar na boca nem fazer sexo
? vai achar irônico, que atualmente estamos lidando com um pseudoapocalipse parasitário mortal, mas não está um caos nas ruas e os lixeiros seguem fazendo seu nobre trabalho.

Ro 31/07/2020

Amei
Achei a história incrível,a forma como o autor da uma explicação logico para os vampiros achei fantástico,deu até vontade de estudar biologia kkkkk.

VitorrOliveirra 15/07/2020

Essa não é só mais uma história de vampiros
Então, Scott Westerfeld traz uma visão muito original do que seriam os vampiros no universo desse livro, é realmente muito interessante como ele conseguiu tornar tão tangível.

Cada capítulo da história é intercalado por um capítulo curto dedicado a um parasita que realmente existe, no começo parece sem sentido aquela informação aparentemente sem conexão com a história, mas ao decorrer da leitura me encantei com o cuidado do autor ao trazer esses capítulos, são importantes para a compreensão da história do parasita que transforma os seres humanos em vampiros, além de fortalecer a explicação científica, que o autor em sua genialidade criou.

Além de tudo isso, os personagens são maravilhosos, adorei a construção de cada um e seus papéis na história, o livro é divertido e instigante, fui surpreendido muitas vezes e depois desse final, quero muito ler a continuação.

Mono 04/04/2020

Engraçado e diferente
Ok, que livro maluco mano hcgbu mas é isso que torna ele engraçado. O autor zomba dos vampiros mas mesmo assim constrói os dele que mesmo sendo originais (talvez um pouco inspirado nos do eu sou a lenda na aparência) são as vezes zuados, mas enfim vamos pra resenha de fato. O livro já começa com o Cal infectado a uns 6 meses e trabalhando pra uma organização que caça esses seres, só que ele preciso investigar quem transformou ele para assim conseguir se controlar melhor.

A questão é que até as lutas são engraçadas mas por incrível que pareça isso n tira o pequeno tom de seriedade que a situação te trás. Além de que o autor usou vários parasitas da vida real pra ir explicando como que os ?vampiros? do livro funcionam e eu achei isso muito interessante, enfim é isso... o livro perfeito pra tirar um bookstan fã de biologia da ressaca.

Ana Elisa 26/03/2020

Vampiros? Mortos-vivos?
Um livro que muda a sua total percepção sobre o que são os vampiros, mortos-vivos ou os não-mortos.
Foge completamente da mesmice, do clichê de vampiros que brilham no sol, Drácula, sangue, medo do sol, caixões, castelos assombrados, alho, falta de reflexo nos espelhos ou toda e qualquer associação que nós tenhamos sobre o assunto.
É muito interessante ver esse tema por outra perspectiva, num mundo mais atual, mais moderno, sem aquele clichê de que eles tem que viver isolados e tudo mais.
Mas tem muita coisa envolvida nesse livro, tem tudo isso que citei acima, mas de forma subentendida ou não. Ao ir lendo a obra, você vai achando essas associações e vai acabando com elas ao perceber como muitas coisas ainda fazem sentido e se relacionam livremente com as lendas e histórias que conhecemos sobre o assunto.
Achei interessantíssimo a forma como o escritor expõe esses fatos, como ele consegue apresentar diversos pontos que podem ser entendidos de forma biológica. É marcante como todo e qualquer livro sobre vampiros.

Jey Canavezes 13/03/2020

Scott Westerfeld nunca decepciona
O livro é de 2005, e mesmo com todo o clichê de livros infanto da época Scott ainda consegue fazer com que seus personagens não sejam insuportáveis e cometam erros idiotas de adolescentes. Mesmo que eles sejam adolescentes.

Leiam Vampiros em Nova York! Leiam qualquer trabalho do Scott. Vale muito a pena. Que escritor.

OddLauraKnowsNothing 31/01/2017

O que dizer sobre Scott Westerfeld?
Tenho o Scott como um dos escritores que mais amo ler as obras, pois é certeza que ele vai sempre me surpreender, os plots dos livros, os prolongamentos e explicações detalhadas sobre alguns momentos, que ele executa com maestria ímpar, sem deixar massivo e cansativo, transformando aparentes clichês em histórias bem feitissímas e gostosas de ler. Mas é sobre o livro que devo falar.

Se procura uma leitura divertida, então Vampiros de Nova York deve estar na sua lista, não espere um clichê, pois o livro passa varado disso, faz você devorar a história em uma tarde quase.
Uma NY que guarda um segredo de baixo da terra e esse livro conta os primeiros dias em que esse segredo fora ameaçado de ser descoberto, tudo contado com detalhes cientificos, na visão de um menino que possui poderes de vampiros, porém não sente necessidade de atacar as pessoas por sangue.
O melhor livro sobre vampiros que você vai ler, mais que recomendado.

fabio 04/10/2015

"- Meu Deus, está dizendo que eu perdi minha virgindade para o apocalipse?..."

Cal Thompson é um garoto normal... ou quase.
Durante uma "guerra" contra "Vampiros", Cal faz parte da Patrulha Noturna, uma rede que ajuda a neutralizar a praga. Só que, na verdade, esses não são vampiros normais, e sim Peeps (Parasita Positivo), pessoas infectadas com um parasita que faz o hospedeiro agir de diferentes maneiras quando está sobre seu controle. Geralmente os infectados comem carne humana, são agressivos e rejeitam as coisas que costumavam amar em seu estado normal. Também existem os "Portadores", como Cal, que são pessoas que contraem o vírus mas não sofrem todos os sintomas. Pessoas assim ainda são super fortes, rápidas, mas não ficam loucas e nem tem a necessidade de comer carne humana.

"Então, da próxima vez que você comer um bife mal passado e começar a se preocupar com parasitas, lembre-se: os vermes, fungos e outras pequenas criaturas que tentam descer pela sua garganta não são tão maus. Afinal, moram dentro de nós a muito, muito tempo." pag. 217

Logo no início do livro acompanhamos Cal em busca de sua ex, Sarah, uma das infectadas por ele (o vírus é transmissível por relações sexuais). Logo nas primeiras páginas, o autor conseguiu prender minha atenção totalmente com o clima pré-luta. E quando o encontro dos dois realmente acontece... ele não me decepciona.

Um dos detalhes que mais gostei nas primeiras partes foi essa coisa dos infectados odiarem o que antes amavam. Sério, em qual outro livro de suspense/vampiros você encontra o personagem com blusa e bonecos do Elvis pra controlar sua ex vampira/zombie? exatamente, nenhum! Originalidade é um dos muitos pontos positivos que encontrei em "Os Primeiros Dias".

"De repente, o chão começou a tremer, numa vibração que subiu pelas minhas botas de caubói até o estomago tenso. Minha visão falhou, como se tivessem enfiado uma escova elétrica no meu cérebro. Um novo odor subiu pelo ralo da piscina, algo que eu não conseguia reconhecer; um cheiro velho e viciado que me fazia pensar em cadáveres. Eu queria sair correndo e gritando" - pag 129

Um pouco mais à frente na estória, conhecemos Lace; uma garota que mora no andar em que Morgan, a mulher que infectou Cal, morava. Um dos meus pontos favoritos foi a relação dos dois durante todo o livro; algo lento, como uma verdadeira amizade, mas que se torna uma relação tão natural que nem nos surpreendemos quando realmente acontece.

Junto com o encontro dos dois, temos também o início de um dos mistérios do livro: O que aconteceu com os moradores do 7° andar.
Como disse antes, Cal foi infectado por Morgan: uma mulher que ele conheceu em um bar e que perdeu sua virgindade horas mais tarde. Investigando mais sobre ela, ele descobre o prédio em que ela morava e se depara com o mistério: todos os residentes daquele lugar simplesmente desapareceram! E, como Cal havia terminado sua primeira tarefa como Portador da Patrulha Noturna; achar todas suas ex's que havia infectado sem saber, começou a entrar de cabeça nesse caso com a ajuda de Lace, que alugou um apartamento no andar. A partir daí, a estória começa a se desenrolar com as descobertas que ele faz sobre Morgan, o mundo abaixo de seus pés, a Patrulha Noturna, e principalmente; sobre si mesmo e seu parasita.

“Lá embaixo era um território hostil: um lugar para cadáveres e minhocas. E coisas maiores que comiam minhocas e coisas maiores que comiam essas últimas...” pag 117

Foi um livro perfeito; quando li a sinopse na biblioteca não me chamou muita a atenção, mas por indicação de um amigo acabei levando. E não me arrependo!
Ele também reacendeu minha vontade de ler Feios, do mesmo autor, que á tempos eu havia desanimado pelas críticas negativas. Se ele colocou 10% da escrita de “Os Primeiros Dias”, tenho certeza que vou gostar.

Enfim, recomendo muito! Como essa capa não vendeu bem o livro, procurem ler mais resenhas sobre que tenho certeza que você vai gostar – independentemente de seu gênero favorito. Mesmo sendo sobre vampiros, ele foge totalmente do básico que aprendemos com outros livros mainstream lançados. Uma das melhores leituras do ano, com certeza! 

Veja essa e mais resenhas em: Livronatico.blogspot.com 

site: livronatico.blogspot.com