Vlad: a última confissão

Vlad: a última confissão C. C. Humphreys

Resenhas - Vlad: a última confissão

Lucs 23/05/2023

Fascinante!
Gosto muito das histórias clássicas de vampiro, e me chamou a atenção este ser um romance baseado na história da pessoa, não da fantasia de Bram Stoker. Uma excelente história que pega punhados de registros históricos e cria uma interessante narrativa que nunca tinha imaginado.
O ponto negativo vai pra tradução que por algumas vezes me deixou completamente perdido. Acho que é a primeira vez que passo por isso em um livro.

JRieffel 08/05/2021

Espetacular
Sem nunca utilizar qualquer ligação com o vampiro, Humphreys nos faz, de forma espetacular, refletir sobre como o homem foi transformado em mito.

"Seu nome era Morte, e o inferno o seguia." Apocalipse 6.8

Heidi Gisele Borges 05/03/2011

“Testemunhe o nascimento do mito”

Romance histórico que conta sobre o real Vlad Tepes, com um toque da lenda Drácula, ficção escrita por Bram Stocker, que se baseou nas brutalidades do original.

Quando pequeno, Vlad provou das mais fortes imagens. Já era esperado que se tornasse tão cruel. Quando adolescente, pela primeira vez, teve contato com a forma de tortura que lhe deixara famoso: empalação (consiste em atravessar uma estaca pelo ânus da vítima, deixando, desta forma, morrer lentamente).

“Salvação.
E então a palavra se perdeu em um grito, quando a navalha cortou seu ânus para permitir que a estaca rombuda e oleosa entrasse mais facilmente”.

“Pretendo manter meus amigos se questionando sobre mim”, dizia.

Uma volta na história de três pessoas que conviveram diretamente com Vlad filho. Elas foram presas e obrigadas a relatar sobre a vida de Vlad. Ion Tremblac, cavaleiro e amigo; Ilona Ferenc, por quem era apaixonado; Vasilie, um solitário. Eles sabiam a verdade e foram forçados a narrá-la para mudar ­– ou deixar mais interessante – a história.

O livro traz descrições bem pesadas da forma como Drácula agia, das atrocidades que cometia. É uma boa leitura para quem não se deixa influenciar. Uma viagem pela História.

*****
Mundo de Fantas no mundo dos livros
Marcelo Lemos 26/05/2015minha estante
"empalação (consiste em atravessar uma estaca pelo ânus da vítima, deixando, desta forma, morrer lentamente)." , e é possível morrer lentamente nessas condições?? oO.
A propósito, gostei do blog.

Thiago Macedo 27/06/2011

Incrível do começo ao fim
Um dos melhores livros que já li na vida.

A sacada do autor foi genial, escrevendo a história do Drácula em torno de testemunhas. Personagens bem desenvolvidos, narrativa impecável, que prende, envolve, assusta em algumas partes ( a prisão de Tokat, a festa de casamento, o caixão...) e emociona em outras. Parece que foi um livro bastante difícil de escrever, tendo em vista os aspectos históricos.

E o final do livro, totalmente inesperado, lindo, engraçado até kkk

Enfim, esse livro sobre Vlad Tepes, o Empalador, vai ficar marcado. Como já disse, um dos melhores que já li na vida.

Maria Cláudia 11/05/2020

O Conde Dracula e as histórias de vampiro permeiam nosso imaginário desde que tomamos conhecimento de mitos antigos a Bram Stoker.

Mas se você é como eu e se fascina muito mais pelo homem que pelo mito, a leitura de Vlad a última confissão deve entrar para sua lista de leitura. C.C. Hamphreys reúne história e ficção para dar vida ao temido Vlad Tepes- O empalador.
Príncipe herdeiro do trono da Valaquia, já menino foi cedido pelo seu pai ao império turco otomano, por uma tradição: a convocação. Onde aprendeu desde cedo como a crueldade pode ser tão forte e enraizada na vida dos homens. Durante sua vida com os turcos aprendeu as mais variadas e impensadas formas de tortura a que o inimigo pode ser submetido, e o empalamento foi uma delas e a que talvez o tenha tornado tão famoso. De retorno ao seu país ele decide libertar seu povo da tirania do império mesmo que para isso ele precise usar de violência cega e desmedida. Mas o livro não mostra só o lado sombrio desse Príncipe que deu origem a um dos seres mais interessantes e enigmáticos do Reino dos monstros. Uma das passagens que nos pega de surpresa pela própria reação de Vlad, é quando ele encontra a Igreja de Santa Sophia transformada em mesquita.
Em Vlad A Última Confissão encontramos um pouco de tudo, ação; romance; história e sobretudo o relato da vida de um homem atormentado pela violência a qual foi forçado a conviver desde pequeno.

Para os corações mais sensíveis... tenham preparo para a cena do jantar... aquela em que ele reúne amigos e inimigos ?. #curiosidade até hoje não se sabe ao certo onde ele de encontra enterrado, mas a alguns anos uma pesquisadora encontrou um túmulo no interior da Itália ao qual se acredita ser o dele.

No final do livro o autor faz uma nota e relata um pouco sobre sua pesquisa e inclui várias biografias, vale muito a pena conferir.
Abrace o mito e celebre o homem!

Uhtred 11/05/2011

Interessante, porém superficial.

Sinopse:

Na Transilvânia em 1501, são chamadas para testemunhar sobre a vida de Vlad Tepes as três pessoas mais próximas dele, Ion seu Braço Direito, Ilona seu grande Amor e o irmão Vasile seu Confessor. O intuito desta convocação é elucidar seus feitos e pecados, para assim tentar reerguer a ordem do Dragão, uma antiga ordem de Cruzados.

Minha Opinião:

A abordagem inicial da História é uma grande sacada, pessoas próximas de Vlad testemunhando, torna esta volta ao passado muito palpável e interessante.

Infelizmente, quem conhece a história de Vlad Tepes não vai saborear completamente este livro, pois o Autor se limita muito ao que realmente é histórico, não dando muito espaço para a ficção. Isso não é um defeito, aja visto que a história de Vlad é recheada de momentos Épicos, a única ressalva, é que o livro se torna previsível e sem muita emoção.

O cenário é muito bacana e só fez crescer a minha vontade de conhecer o Leste Europeu.

A Narrativa achei muito superficial, não explorando como poderia os personagens, talvez a editora tenha Limitado o tamanho do livro, dois volumes seria mais adequado. As cenas de batalha são confusas, totalmente diferente de um Bernard Cornwell por exemplo, que praticamente o coloca dentro do campo de batalha.

Opinião Final:

Pra quem não conhece a História de Vlad Tepes esse livro é imperdível, pois ele foi Épico e o livro aborda quase todos os momentos épicos da vida dele.

Porém achei o livro Superficial e Confuso, talvez por culpa da Editora e da tradução respectivamente.
Andréa S. 22/02/2018minha estante
Olá! Pelo seu nick, presumo que você gosta de romances históricos. Como achou esse superficial (não li, mas pretendo), por acaso vc conhece outro (romance, livro de história mesmo, qualquer coisa) que retrate melhor a história do Vlad? Sou fascinada pelo guerreiro e governante que ele foi, mas nunca achei nada realmente bom. Obrigada.

Daniel Muniz 13/08/2022

Vlad Tepes
Um excelente livro de história, contando a história do príncipe da Valáquia, mas sem um pingo de sobrenatural. Aqui o autor mostra e fala sobre o verdadeiro Vlad Tepes, o empalador, e não sobre o mito criado por Bram Stoker. Livro de leitura fácil, prazerosa e muito interessante pra quem gosta de história e de saber um pouco mais do homem em que Bram Stoker se baseou para personificar o seu conde Drácula. Leitura top demais, uma das melhores do ano até aqui?

Joviana 03/02/2016

História, testemunhos e sangue
Sangue? Realmente se encontra bastante por aqui. Mas ele não serve de alimento.
C.C Humphreys se debruça diante da tarefa de construção de um Drácula real, personagem histórico cujos crimes, abusos e loucura não foram poupados em cada página. Humphrey constrói um anti-herói sem redimí-lo de seus pecados. Assume para si a difícil tarefa de colocar o vilão em posição de protagonismo, retirando dele o carisma necessário para nos deixar confusos sobre se o amamos ou não. Qual o resultado disso tudo? Bom, seguem as minhas boas e más impressões:

Pontos positivos do livro:

- Este é um bom livro. Na verdade um livro muito bom. Gosto da edição da editora Record, com páginas amareladas, letras em relevo e uma bela ilustração em tons de verde e vermelho. As cores dos olhos de Drácula como exposto no livro. Belíssima e chama atenção logo de cara. O interior vai manter o capricho, por isso, nada a reclamar nesse sentido, pelo contrário.

- A leitura segue com surpresas interessantes, a história evolui e tem uma virada bastante impressionante no seu término. Se está com ele em mãos e se prepara para começar a lê-lo, vai encontrar um dos melhores prólogos que eu já vi serem escritos. Ele fará mais sentido e se tornará mais sensacional ao fim da leitura. Acredite. A pesquisa histórica do autor transparece a cada nova frase escrita, percebe-se um cuidado na construção da narrativa e estrutura da obra. Isso é uma das coisas que realmente valorizo em qualquer trabalho literário. É fácil ler o livro, você se interessa pelos seus personagens, realmente interessantes e bem construídos.

Pontos negativos do livro
- A primeira coisa que devo citar como realmente ruim, é a tradução. Em vários momentos as frases ficam desconexas, palavras faltam, são escritas de forma confusa, enfim. Deixa MUITO a desejar. Entendam, apesar de acontecer várias vezes, a tradução consegue não estragar a experiência literária, mas ela parece tentar.

- Vlad não é um personagem com o qual você vai terminar o livro com um forte sentimento de empatia. Existem personagens "maus" que conseguem ter esse apelo, mas o Drácula histórico de Humphrey não é um deles. Em nota explicativa (e muito boa por sinal) no fim do livro, o autor explica que não procurou enaltecer Drácula, ou julgá-lo duramente por seus atos vis. Ele deixa que nós leitores, decidamos por nós mesmos. A ausência de um protagonista que possamos "torcer por", é estranha, mas também não estraga a leitura, é apenas uma coisa que aconteceu comigo pela primeira vez.

Em uma análise geral, Vlad: A Última confissão é um bom livro, com um belo projeto gráfico, história interessante, pontos altos realmente incríveis embora traga uma tradução que deixe a desejar e momentos um pouco monótonos talvez devido a uma certa indiferença que senti pelo destino do protagonista nas páginas finais.

Recomento fortemente para todos que querem conhecer o Drácula fora do âmbito do mito, entrar de cabeça na história e ler um bom livro!

Joviana Marques
Clube do Livro JF
Gabiê Zomg 18/02/2022minha estante
Então, foi por causa da tradução que fiquei em hiato com esse livro. Desanimei várias vezes tentando ler e parava. Finalmente tô engrenando e já estou na metade :)

Joviana 18/02/2022minha estante
A tradução complica mesmo a experiência, Gabiê.

Suelyn Baldo 07/02/2020

Faz anos que estava na minha lista infinita de leitura, e me arrependo de não ter lido antes. Sempre tive curiosidade para saber mais sobre o Vlad Tepes, o homem que Bram Stoker se baseou para escrever Drácula. A história é muito interessante, e mesmo com algumas descrições brutais e sangrentas, eu não parava de ler. Foi muito bom conhecer o verdadeiro Drácula. Apesar de ficar chocada com algumas cenas, terminei o livro com vontade de conhecer todos os lugares que o Vlad passou.

Leandro Vaz de Azevedo 19/05/2020

Além do mito
Livro sensacional, apesar de alguns trechos não terem sidos comprovados. Vlad além do mito.
Leitura e . 19/05/2020minha estante
Oii.. boa noite, tudo bem? Gostaria de te convidar para seguir meu instagram literário e me acompanhar em minhas leituras... já somos quase 1000, poderia me ajudar a chegar nesse número? E tá rolando sorteio lá!! Obrigado ? ??

@leituraeponto

ThayAvalon 09/06/2023

É um livro que vai contar a história d Bei Kaziklu ,ou Vlad Tepes o Príncipe Impalador, sobre sua criação , sua vida como recém dos turcos otomanos, sua liderança, força , seu modo tático em guerra. Assim como suas punições de empalamento que aprendeu sendo prisioneiro em uma endun kolej para garotos . Levava o dilema de que para ganhar respeito e manter as coisas de modo correto , deveria se empregar o MEDO em todos. " Não posso controlar o amor dos homens , o amor muda , o medo é constante".
E também o que o levou a ser esse "monstro histórico" o fato de ter tido seu pai o rei da Valquíria o Voivoda decapitado, seu irmão Mircea com seus olhos arrancados e enterrado vivo, seu irmão Radu virou escravo sexual do sultão o qual morreu de uma doença passada por ele onde o fez perecer em decomposição viva. E no final ele só queria que respeitassem pois teve sua vida e família desmoralizada , e não mediu esforços para ter vingança.
Em resumo nada tem haver com a obra de Bram Stocker, eu discordo do autor na sua nota , deque Bram stocker é algo Disney , algo q Bram stocker nunca visitou não se interessou ( pego janelinha no assunto e criou ) eu não acredito nisso. Bram stocker escreveu um livro milenar trancedental e é óbvio que ele teve algumas fontes de pesquisa , podendo ou nao ter conhecido a história de Vlad. Mas gostei do fato de que o autor focou no Vlad real, Drácula , Dracul da Valáquia, voivoda real esse personagem sanguinário, tirano, e controverso.

Márcio S. Q. 20/04/2011

Culpado ou inocente?
Quando vi a capa do livro “Vlad – A última confissão”, fiquei imediatamente interessado e achei que leria ali a origem do mais famoso vampiro, o Drácula. Nada disso! Trata-se de um romance histórico, fruto de muita pesquisa e idas até a Romênia e Istambul.
O autor (C.C. Huphreys) nos leva até a Transilvânia de 1501 onde Janos Horvathy, conde de Pecs, obedecendo ordens do rei da Hungria, inicia um processo no qual tenta descobrir a verdade sobre o controverso e sombrio Vlad Tepes, que apesar de ser reconhecido como o dedicado cristão que lutou corajosamente contra os inimigos do cristianismo (os turcos otomanos), também era temido e conhecido entre seus súditos como o “Filho do Diabo”. Para reabilitá-lo ou condená-lo de vez, o Conde convoca as tres pessoas que melhor o conheceram: Ion Tramblac, cavaleiro e amigo de Vlad; Ilona Ferenc, a única mulher a quem ele amou e por último, irmão Vasilie, seu confessor . O testemunho dos três forma o perfil definitivo do “Empalador”.
Os depoimentos mostram um homem de grande fibra arrastado pelas águas do destino, lutando desesperadamente para sobreviver num mundo hostil, assombrado pelas guerras, por juramentos, traições e reviravoltas políticas. Herdeiro de um país de pequena extensão territorial, utilizou o terror como forma de se impor perante os imigos internos e externos e o empalamento era a forma perfeita para infundir o medo e criar a aura de terror da qual ele se valeria para manter a unidade, probidade, justiça e a ordem no seu reino. Cruzadas, expansão otomana, queda de Constantinopla, formando o pano político/histórico nebuloso onde heróis, demônios e santos surgiam aos milhares.
Vlad não conhecia meias medidas. Mergulhava de cabeça no horror e na paixão. Foi amado com a mesma intensidade em que foi odiado. Sanguinário e vingativo com os inimigos e amante incomparável com sua Ilona.
A grande pergunta que fica em nossas cabeças é a seguinte: Quem foi realmente Vlad Tepes? Herói? Vilão? Culpado? Inocente? Será o leitor capaz de emitir um veredito depois de ler esse livro?

Fernando 03/04/2021

Filho do Dragão, Vlad o empalador
“- Uma cabeça por uma cabeça – retrucou Vlad -, e assim eu estaria vingado? – Ele balançou a cabeça enquanto se aproximava vagarosamente. – No entanto... de novo, ela é muito honrosa, muito rápida. Além disso, a vingança nada significa se é apenas pessoal. A vingança deve dizer algo ao mundo. – Ele ergueu os olhos do rosto marcado por dor de Albu e pelo salão, aos outros rostos que se desviavam dele. – Eu não posso fazê-los me amar – disse – Homens e mulheres amam a quem desejam. Mas eles terão medo como o príncipe quiser. E, se temerem o suficiente, não ousarão me trair. – Ele se virou para a entrada principal, para quatro de seus homens de pé ali. – Tragam-na – disse a eles – Tragam tudo”. (página. 208)

Conde Drácula foi eternizado por Bram Stoker na literatura como o vampiro mais famoso do mundo. Mas o que nem todos sabem é que o autor se baseou em um personagem histórico real para criar seu eterno mestre das trevas.
Vlad III é o grande causador do sucesso de Bram, principalmente por sua história como ditador da Valáquia e suas façanhas em combate que o tornaram tão conhecido e temido pelos seus inimigos.
Sendo filho de Vlad II, também conhecido como “Dracul”, o qual era integrante da Ordem do Dragão, um grupo de homens que serviam ao cristianismo para protegerem a religião contra a invasão turca, Vlad III veio a ser conhecido como Drácula, o que em tradução livre significava “filho do dragão”, o qual também integrou a ordem que seu pai fazia parte.
O que tornou esse homem tão temível, porém, eram suas façanhas em batalhas e suas crueldades perante seus inimigos. Não era chamado de “Tepes” o empalador à toa. Empalando milhares de prisioneiros, ele era sinônimo de resistência contra o avanço Turco que por muito tempo encontrou nele, grandes dificuldades para seu progresso.
Enfim. Se for parar para descrever todos os feitos de Drácula, seria preciso muito espaço para escrever, o que não é o propósito aqui. Apenas saibam que o livro trata tanto de fatos históricos quanto de ficção, visto que muito pouco se sabe sobre o dia a dia do conde da Valáquia.
Sem dúvida leitura obrigatória para quem quer se aprofundar no personagem de Bram Stoker, assim como quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história do mundo.
Obra mais que recomendada, só tome cuidado para não ser empalado enquanto lê...
Brincadeirinha...

Rodrigo Almeida 01/01/2011

Fantástico.

O livro é ótimo, uma grata surpresa depois da decepção que foi ler "fora da lei". Eu que já conhecia um pouco da real história de Vlad Drácula, fiquei surpreso que o romance histórico feito sobre ele. Durante inúmeros momentos do livro me vi tendo reações diversas, seja repulsa, seja ovação aos atos do Príncipe da Valáquia.

Livro altamente recomendado para aqueles que gostam de ficção histórica.

Minha única e bem pequena crítica, fica por conta das descrições das batalhas (que foram poucas) pois as achei um pouco confusas.

Novamente, recomendo o livro!