Tróia

Tróia Cláudio Moreno

Resenhas - Tróia

Ka Castoldi 05/09/2009

É impossível descrever o quanto foi mágico ler este livro. Talvez porque o terminei num primaveril dia de sol, na grama entre as flores, mas foi especial xD
Tróia foi agradavelmente surpreendente. Sempre me senti atraída pela mitologia grega, sendo a Guerra de Tróia, naturalmente, um dos temais mais atrativos pra mim.
Eu aprendi muito, muito mesmo com este livro. Não apenas sobre as lendas, batalhas, deuses e relações amorosas de gregos e troianos. Mas principalmente sobre o ser humano, em seus vícios e virtudes (muito mais vícios que virtudes) e me surpreendi em como deuses e humanos podem ser cruéis, resolvendo tudo através da "moeda" da dor.

Algo que me chamou a atenção foi a "humanidade" dos deuses... Eles me pareceram apenas humanos com dons especiais e corações corrompidos pelo poder, pelo desejo de vitória.

Pensei que eu conhecia um pouco sobre a guerra de Tróia. MAs Cláudio Moreno me mostrou que eu não entendia nada.

O final... Foi absolutamente surpreendente. Inimaginável. NENHUM filme mostra que essa é uma das versões. Todos optam pela versão mais romântica, com Páris e Helena absolutamente apaixonados, ele como um lutador incrível, que morre lutando, e ela como uma mulher que ama.
Também não tenho lembranças de um filme que mostre o pomo da discórdia, bem como algum que fale sobre Hermione, a filha de Helena. Tróia foi certamente inovador para mim.

Cláudio Moreno tornou-se para mim um dos poucos escritores que me surpreendeu totalmente ao final de um livro (sempre é um tanto previsivel, e eu consigo divisar um final). Nota mil.

viniciuspaixaum 06/01/2009

Sublime
Nunca fui de ler muitos épicos, mas Tróia (do Cláudio Moreno) arrebenta, é uma história tão complexa em torno de um tema tão simples que só pode ser explicada tamanha complexidade pelo fato de a história e a distribuição dos mitos(ou não) boca à boca. Indico fortemente.

Fábio 21/10/2009

Decepcionante
Tive uma grande decepção ao ler este livro, como gosto muito de historias de mitologia grega fui ler com muita espectativa, esse livro esta muito abaixo de outros que tem como mesmo cenário a Guerra de Troia, personagens sem expressão e personalidade alguma, enredo fraco e monotono.

Se quiserem ler algo bom sobre a Guerra de Troia leiam A Ilíada de Homero, A Canção de Troia da Colleen Mccullough ou O Incendio de Tróia da Marion Zimmer Bradley.
@raphaelpcosta 05/08/2011minha estante
concordo totalmente! esses outros livros q vc falou nem se comparam, são mttt melhores.

Mateus 16/03/2010

A muito e muito tempo, na atual Turquia, havia uma grande cidade, que era conhecida pelo seu grande poder e influência que possuía em todo o mundo. Essa cidade era chamada Tróia. Grandes riquezas, o favoritismo de Deus, hérois corajosos, mulheres lindas, tudo isso se encontrava dentro de seus muros. Porém, o que ela não possuía era a mulher mas bonita de todo o mundo. E foi o rapto dessa mulher por um dos príncipes de Tróia que desencadeou uma grande guerra. Uma guerra que durou 10 anos. Uma guerra devastadora. A Guerra de Tróia.
Ao saber que Cláudio Moreno era brasileiro, eu fiquei totalmetne estarrecido. Como assim esse homem, que se encontra tão longe da Grécia, Turquia ou Europa, poderia escrever um livro tão preciso e incrível? Pensei que se tratasse de um troiano, que escreveu o livro logo após lutar na guerra de Tróia. Todos os detalhes, todos os personagens, são descritos perfeitamente. Deuses, heróis, monstros, todos os seres mitólogicos se encontram nesse livro. É como um dicionário de toda a mitologia grega. Nenhum detalhes escapou de Cláudio Moreno. Seu grande triunfo não é apenas descrever minuciosamente a guerra de Tróia, mas sim, abordar todos os deuses e heróis nos mínimos detalhes, contando suas vidas, suas qualidades, tudo o que fizeram ou deixaram de fazer. Posso dizer, com certeza, que Cláudio Moreno é um dos melhores escritores brasileiros que existem. E é sem sombra de dúvidas, o Homero moderno.
Se você, assim como eu, é um completo afissurado por mitologia grega, história e todos esses assuntos históricos, Tróia - O Romance de uma Guerra, irá te satisfazer sem limites. Talvez não haja um livro tão preciso e incrível como esse no assunto. Para se ler, reler, ter na cabeceira da cama. Um dos melhores livros que li e ainda lerei sobre mitologia grega. Imperdível.

Vérnica 23/04/2009

Achei tão perfeito... *-*

Mathias 18/11/2009

Simplesmente um dos livros mais fantasticos sobre o ocorrido em troia que eu ja li. Digno de um filme. A interaçao dos Deuses gregos em ambos os lados da batalha é empolgante e apaixonante.

Wilton 19/03/2015

Feijão com Arroz
O livro não contém invenções delirantes. Faz um relato singelo, em prosa, do que Homero deixou-nos nos versos épicos da Ilíada. Os capítulos que vão dos números 25 a 36 são a Ilíada propriamente dita. Podemos dizer, de modo geral, que trata-se de uma versão do poema para a prosa em português. Os capítulos iniciais e finais foram balizados por relatos encontrados em obras consagradas pelo público e pela crítica. Cláudio Moreno manteve a história básica deixada por Homero: Helena, a mais bela de todas, foi levada de Esparta por Páris, filho de Príamo; os gregos reuniram uma grande armada e foram a Troia buscá-la, encetando uma longa campanha que terminaria no incêndio e na destruição da cidade. O resto da história vai variar de autor para autor no que se refere aos acontecimentos anteriores e posteriores à Ilíada de Homero. Pela fidelidade aos textos clássicos, o livro merece as cinco estrelas.

Sabrina 13/01/2012

Contribuição para a guerra mais famosa de todos os tempos
Quando comprei o livro Tróia, de cláudio Moreno, temi que este pudesse ser uma mera repetição de tudo que eu já sabia sobre a Guerra de Tróia, tema tão recorrente não só em livros, mas também em filmes e músicas - como And Then There Was Silence, do Blind Guardian. Ledo engano! A obra traz muitas outras histórias paralelas dos personagens que fizeram este conflito.

Misturando na sua ficção uma envolvente mistura de mitos e fatos, Moreno conduz o leitor por histórias cheias de emoções como paixão, luxúria, lealdade e coragem, onde os deuses estão sempre prontos para interferir. Aliás, os próprios imortais do Olimpo são cheios desses sentimentos, o que os torna incrivelmente parecidos com os humanos.

Moreno contribui de forma esplendorosa para a literatura da guerra mais famosa de todos os tempos. Sua obra é recomendada não só para quem quer conhecer mais sobre Tróia, mas também para quem gosta de mitologia grega. Com uma leitura leve, rápida e envolvente, vai agradar a qualquer fã de aventura.

Ramon XP 12/01/2009

Muito Bom!
Gostei Muito Do Livro , Apesar De Nao Ser Um Romancista Claudio Moreno Escreveu Muito Bem Sobre Troia.

Helber 09/01/2014

Apesar de popularmente ser conhecida mais a parte da Ilíada, de Homero, o autor Cláudio Moreno acertou na escolha das versões utilizada para formar a parte anterior e posterior à Ilíada.

Só não dei 5 estrelas porque em alguns momentos a história fica um pouco monótona. O final me surpreendeu.

Jackie 06/09/2015

Heróis como fantoches.
Sendo praticamente dois livros em um, Tróia conta a história na íntegra, dividida em Odisséia e Ilíada, ambas de Homero.
Apesar de já ter começado a ler o livro sabendo o final, eu me surpreendi com a quantidade de detalhes que sempre é omitida ao se fazer um resumo, e gostei muito da maneira que o autor fez sua obra.
Recheada de mitologia grega e ação, o livro nos faz com que sintamos o que os personagens sentiam em determinada parte da história, sofrendo com eles, se alegrando, tendo raiva, etc.
Porém eu não gostei do final, achei que estragou a trama inteira com o pequeno detalhe na minha opinião, desnecessário e que sem ela o livro terminaria com chave de ouro. 3 estrelas para a história muito bem contada mas que pecou muito no final e em algumas partes na qual o autor se contrariou.
Ainda sim, é um bom livro para aqueles que, como eu, só conhecia a história bem superficialmente.

Nathalia Almeida 29/04/2014

Guerreiro
Um livro extenso, um pouco difícil de ler e em alguns momentos maçante,tem muitos personagens, em um certo momento se perde no livro, porem mesmo assim ele e estranhamente envolvente. Para mim, mesmo alguns pontos do livro serem não muito positivos, pude aprender muito sobre a Grécia antiga, pude ver os filmes que falam sobre isso com um outro olhar, ver de forma mais critica. O final do livro ele fica bastante emocionante, parece que se esta na própria gerra e o final e super simples, por isso gostei do livro.

Alexandre 27/08/2010

Faz parte do meu TOP FIVE
Olha, em questão de romance, talvez esse livro seja o melhor que já li... é uma viagem ao mito de tróia, com detalhes incríveis... uma leitura dinâmica e que nos prende... sem ser enfadonha por ser detalhista, tendo-os de modo bem dosado... os heróis, anti-heróis, musas, deusas e ninfas, o cavalo, a guerra, tudo que fez e faz parte desse imaginário helênico e mundial, ganha uma linha suava nas letras de Cláudio Moreno. Esqueça os ensaios muito filosóficos ou maçantes sobre tróia, leia esse livro... é completo e nao lhe deixa ir ao banheiro... TOP FIVE pra ele...

Inlectus 09/05/2009

Leitura rica.
Uma leitura cheia de mitologia, lendas, romances glamoures. Vale ler.

Luísa Zardo 30/07/2010

Leitura rica e fácil.