Tróia

Tróia Cláudio Moreno

Resenhas - Tróia

Jackson240784 12/04/2024

Uma das guerras (ficticias?) mais conhecidas da história humana. A guerra de troia, o evento que levou duas grande nações a se atacarem por causa da beleza de uma mulher.
Os grande heróis que lutaram nessa guerra são memoráveis. E as batalhas são épicas. Nesse livro vemos a perceptivas de todos os lados e também dos Deuses que ficaram de ambos os lados do conflito. Gosto muito da história que eles contam antes como sendo a raiz do que originou a guerra. Tudo por causa de um convite que não foi feito e de uma escolha depois disso.
As batalhas de Aquiles, Ajax, Menelau, Heitor e os demais heróis. A sabedoria de Ulisses. O destino de cada um dos guerreiros principais durante e depois da guerra, tudo é bastante interessante. E o fim (muito diferente do filme se alguém quiser saber) é surpreendente.
Também é interessante saber que um dos troianos fugitivo da guerra é, segundo conta-se, o fundador de Roma.
Regis 13/04/2024minha estante
Adorei a resenha, Jack!
Acho que vai gostar muito da Eneida. ?

Jackson240784 14/04/2024minha estante
É sobre a fundação de Roma, né?
Show.
Eu li Roma de Steven Saylor. Muito legal. Aconselho tbm.

Regis 15/04/2024minha estante
Vou guardar a dica, Jackson. ??

Vitor Dilly 24/02/2024

Uma Guerra mundial da antiguidade
Helena, a mais bela de todas, é levada de Esparta por Páris, filho do rei Príamo de Tróia. Os gregos reúnem uma grande armada para buscá-la, em uma longa campanha que envolveu diversos países de três continentes.

Envolvendo a Europa, a África e a Ásia menor, é uma guerra mundial da antiguidade. Até inúmeras deusas e deuses descem à Terra para participar pessoalmente das batalhas.

Tudo isso culmina na invasão, incêndio e destruição de Tróia, após 10 longos anos.

É um competente reconto moderno de uma história conhecida e básica da Grécia Antiga, fortemente baseada nos escritos clássicos antigos.

andreia.crislainy 12/03/2024

Gostei bastante teve coisas que já sabia por isso que não foi 5 estrelas ...........................

Ka Castoldi 05/09/2009

É impossível descrever o quanto foi mágico ler este livro. Talvez porque o terminei num primaveril dia de sol, na grama entre as flores, mas foi especial xD
Tróia foi agradavelmente surpreendente. Sempre me senti atraída pela mitologia grega, sendo a Guerra de Tróia, naturalmente, um dos temais mais atrativos pra mim.
Eu aprendi muito, muito mesmo com este livro. Não apenas sobre as lendas, batalhas, deuses e relações amorosas de gregos e troianos. Mas principalmente sobre o ser humano, em seus vícios e virtudes (muito mais vícios que virtudes) e me surpreendi em como deuses e humanos podem ser cruéis, resolvendo tudo através da "moeda" da dor.

Algo que me chamou a atenção foi a "humanidade" dos deuses... Eles me pareceram apenas humanos com dons especiais e corações corrompidos pelo poder, pelo desejo de vitória.

Pensei que eu conhecia um pouco sobre a guerra de Tróia. MAs Cláudio Moreno me mostrou que eu não entendia nada.

O final... Foi absolutamente surpreendente. Inimaginável. NENHUM filme mostra que essa é uma das versões. Todos optam pela versão mais romântica, com Páris e Helena absolutamente apaixonados, ele como um lutador incrível, que morre lutando, e ela como uma mulher que ama.
Também não tenho lembranças de um filme que mostre o pomo da discórdia, bem como algum que fale sobre Hermione, a filha de Helena. Tróia foi certamente inovador para mim.

Cláudio Moreno tornou-se para mim um dos poucos escritores que me surpreendeu totalmente ao final de um livro (sempre é um tanto previsivel, e eu consigo divisar um final). Nota mil.

Sophia.Black 04/09/2022

?????
Sempre gostei de histórias da mitologia grega, dos feitos heróicos dos inúmeros semideuses e de todos os desafios pelos quais tinham que passar, apesar de, por mais que eu ame essas histórias, eu tenha um certo ranço dos gregos e dos Deus pela personalidade deles tão nojenta, pelas atitudes ridículas que tomam apenas para que eles sejam os mais beneficiados no fim e fodasse os outros (os deuses fazem muito isso e me irrita MUITO).
Por mais que aja INÚMEROS pontos negativos para eu detestar essas histórias eu não consigo, graças ao tio Rick eu amo cada mísero detalhe delas, e por isso eu fico feliz por conhecer mais desse universo. Saber mais da guerra de Tróia, que eu conhecia muito pouco inclusive, foi bom, pelo menos eu acho que sim.

gcpina 19/04/2021

Uma história fascinante!
Muito bem escrito, a leitura empolga os amantes da mitologia grega! O Autor aborda o tema com muita propriedade... O texto é muito fluido, tornando a leitura ainda mais agradável! A estrutura dos capítulos também é perfeita!

Fábio 21/10/2009

Decepcionante
Tive uma grande decepção ao ler este livro, como gosto muito de historias de mitologia grega fui ler com muita espectativa, esse livro esta muito abaixo de outros que tem como mesmo cenário a Guerra de Troia, personagens sem expressão e personalidade alguma, enredo fraco e monotono.

Se quiserem ler algo bom sobre a Guerra de Troia leiam A Ilíada de Homero, A Canção de Troia da Colleen Mccullough ou O Incendio de Tróia da Marion Zimmer Bradley.
@raphaelpcosta 05/08/2011minha estante
concordo totalmente! esses outros livros q vc falou nem se comparam, são mttt melhores.

viniciuspaixaum 06/01/2009

Sublime
Nunca fui de ler muitos épicos, mas Tróia (do Cláudio Moreno) arrebenta, é uma história tão complexa em torno de um tema tão simples que só pode ser explicada tamanha complexidade pelo fato de a história e a distribuição dos mitos(ou não) boca à boca. Indico fortemente.

Caesar 06/04/2021

De longe a melhor adaptação do poema de Homero que li.Cláudio Moreno traz todas as emoções de uma das maiores guerras que fazem parte do complexo quadro da formação da sociedade ocidental.

Nico_di_Angelo 15/05/2022

sim, fazendo resenha uns dois meses depois de ter terminado
Assim, diria que é uma ótima adaptação, não gostei por questão de opinião mesmo. Acho q o universo mitológico grego é muito interessante, porém as histórias são um pouco bizarras, e por isso não foi uma leitura muito prazerosa. Mas a adaptação em si é ótima para a compreensão, então recomendo para interessados na mitologia grega ou pra pessoas que forem fazer pesquisas a respeito.

Vérnica 23/04/2009

Achei tão perfeito... *-*

Mateus 16/03/2010

A muito e muito tempo, na atual Turquia, havia uma grande cidade, que era conhecida pelo seu grande poder e influência que possuía em todo o mundo. Essa cidade era chamada Tróia. Grandes riquezas, o favoritismo de Deus, hérois corajosos, mulheres lindas, tudo isso se encontrava dentro de seus muros. Porém, o que ela não possuía era a mulher mas bonita de todo o mundo. E foi o rapto dessa mulher por um dos príncipes de Tróia que desencadeou uma grande guerra. Uma guerra que durou 10 anos. Uma guerra devastadora. A Guerra de Tróia.
Ao saber que Cláudio Moreno era brasileiro, eu fiquei totalmetne estarrecido. Como assim esse homem, que se encontra tão longe da Grécia, Turquia ou Europa, poderia escrever um livro tão preciso e incrível? Pensei que se tratasse de um troiano, que escreveu o livro logo após lutar na guerra de Tróia. Todos os detalhes, todos os personagens, são descritos perfeitamente. Deuses, heróis, monstros, todos os seres mitólogicos se encontram nesse livro. É como um dicionário de toda a mitologia grega. Nenhum detalhes escapou de Cláudio Moreno. Seu grande triunfo não é apenas descrever minuciosamente a guerra de Tróia, mas sim, abordar todos os deuses e heróis nos mínimos detalhes, contando suas vidas, suas qualidades, tudo o que fizeram ou deixaram de fazer. Posso dizer, com certeza, que Cláudio Moreno é um dos melhores escritores brasileiros que existem. E é sem sombra de dúvidas, o Homero moderno.
Se você, assim como eu, é um completo afissurado por mitologia grega, história e todos esses assuntos históricos, Tróia - O Romance de uma Guerra, irá te satisfazer sem limites. Talvez não haja um livro tão preciso e incrível como esse no assunto. Para se ler, reler, ter na cabeceira da cama. Um dos melhores livros que li e ainda lerei sobre mitologia grega. Imperdível.

Beatriz.Nascimento 14/03/2021

Uma guerra várias batalhas
A longa guerra de Tróia.
Uma batalha que levou cerca de 10 anos para chegar ao fim, segundo essa obra. O motivo? Muitos hão de julgar que a culpada pela guerra entre gregos e troianos tenha sido uma mulher, uma adúltera.

Após sair em viagem, Menelau, o rei de Esparta descobre que sua rainha foi raptada por um estrangeiro da Ásia, o Troiano Páris. A partir de então, o rei fará de tudo para resgatá-la, e para essa longa jornada contará com a ajuda de personagens importantíssimos como Ulisses, Agamênon, Aquiles e seus fiéis soldados Mirmidões.

Seja por uma traição ou por orgulho ferido, a guerra de Tróia foi impulsionada por uma faísca dos deuses, alimentada nos corações vacilantes de guerreiros. Nesta narrativa Cláudio trás um pouco da obra Ilíada, de Homero, a qual retrata a história de Aquiles, mas nas páginas deste livro só se encontram acontecimentos do início ao fim da guerra.

Tudo se resume a um capricho dos deuses Olimpianos, o uso dos homens para massagear seu ego e satisfazer seus caprichos fica em boa evidência dentro da história, o leitor vai perceber que nada ocorre sem que tenha a influência de alguma divindade.

O livro é um estudo, o autor descreve a sua guerra, utilizando-se de obras importantíssimas citadas no final, e assim conta a trajetória de uma batalha grandiosa que deu vida ao ‘cavalo de tróia’, que muitos mesmo sem conhecer, sabem do que se trata. Confesso que o final me deixou bastante confusa e irritada ao me deparar com um guerreiro sendo desarmado por uma mulher.
Por fim, deixo a critério do leitor chegar a sua própria conclusão.

Os muros de Tróia, que para eles era proteção, no final, tornaram-se sua prisão e caminho para o fim.

vampirotropical 05/03/2020

Esse livro é incrível, para os que assim como eu, são fascinados por mitologia grega é um prato cheio. Ainda que em algumas passagens o autor possa ter se arrastado um pouco, não considero nada que tire o valor da obra, recomendo a todos.

Alice.Lovato 18/05/2021

Tróia
Achei o livro meio enrolado, mas a história em si até que é legal. O final é o que mais impressiona.