Traição Entre Amigas Thalita Rebouças

Resenhas - Traição Entre Amigas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Pefico 24/03/2010

Livro para crianças: aborto, imigração ilegal, barraco com a esposa do namorado e assim por diante
Estava eu, morrendo de tédio, quando me deparo com esta pérola da literatura brasileira em meio às coisas que minha sobrinha ganhou de natal.
- Oba! - pensei. - Uma autora brasileira, que máximo! Viva o Brasil! Vou prestigiar!

E apesar do livro ser fininho resolvi ler pra ver do que se tratava. Quando terminei, só não pus fogo por que sei lá que efeitos a fumaça teria no meu cérebro.

A estória se trata de duas amigas que se amam, amam, amam, amam, até que obviamente um macho surge entre elas e a fortíssima amizade delas vai pro espaço. Uma fica em depressão e começa a ter relacionamentos pela internet. A outra surta, larga tudo, e vai pra Nova York tentar a vida como imigrante ilegal. Não lembro exatamente se ela vira prostituta ou se esse foi o salto que meu cérebro deu seguindo a tendência da estória, mas sei que tem um aborto no meio.

Não só o livro trata de temas controversos (lembre-se, o alvo dele são meninas adolescentes e pré-adolescentes entre 10-14 anos), como banaliza esses mesmos temas sem dar nenhuma perspectiva de moral e ética.

Sou a favor do aborto, mas não gostaria de ver minha sobrinha trocando telefones de clínicas de aborto com as amigas por que prefere correr o risco de engravidar a perder o namorado que se recusa a transar com camisinha.

A sensação que essa estória me deu é que ela só contribui pra formação de uma geração de meninas que acham que tudo na vida se resolve com imigração ilegal para os EUA, barracos com a esposa do seu amante e abortos.
Anna 26/02/2011minha estante
Sou adolescente e mesmo assim nunca me identifiquei com livros da Thalita Rebouças. Mesmo assim minha família insiste em me dar livros como esses, eu leio porque não consigo recusar uma leitura. Sinceramente? Os livros da Thalita só ajudam na criação de patricinhas mimadas que não têm noção alguma do que é viver num mundo real (como é o caso de uma das meninas que, ao invés de enfrentar o problema, foge para os EUA). Além disso, os livros da autora só reforçam a ideia de que todas as adolescentes vivem num mundinho cor-de-rosa e têm tudo o que querem, gastando seus esforços apenas para briguinhas fúteis na escola e namoradinhos.
Achava que era a única que não havia gostado do livro, por isso sua resenha me agradou tanto a ponto de me fazer comentá-la expondo minha opinião.

Eve 10/08/2012minha estante
Exatamente, eu fui ler esse livro com 9 anos. Fiquei traumatizada...

Monidovan 10/09/2012minha estante
Acho que agente não pode procurar sempre a mesma coisa nos livros.
Todos os livros seriam sem graça se falassem sobre a realidade "cruel" da vida e nem sempre seria legal ler livro q falassem de contos de fadas :/
Achei super lega o livro, pq ao contrário de mt gente q pensa q nn, esse tipo de coisa acontece sim.
E eu nn me lembro de ter visto falando de aborto !?
Mas, a opinião de cada um :D
Achei legal o livro, e indico :)

Camila Pilar 13/01/2013minha estante
Incrivel como vc conseguiu fazer uma resenha desse livro com pouquissimas informações verdadeiras,já que na vdd,Penelópe,a garota que vai pra os EUA n vai p lá ilegalmente e com certeza não vira prostituta e sim vira designer de joias.

Amanda 12/04/2013minha estante
Nossa, vc não leu o livro!! Ou então pulou várias partes!!

Giuliana.Madeiros 07/06/2013minha estante
Primeiro que o livro não é para crianças, foi o primeiro escrito por Thalita e era pra ter sido para um público mais velho, porém os adolescente gostaram muito. E outra você está destorcendo a estória todinha do livro, da próxima vez exponha seu lado crítico e não "isso". Beijos.

Mariana 10/01/2014minha estante
Primeiro que o livro foi escrito para um público de 20 e poucos anos. Quando escreveu a história, a Thalita nem imaginava que seu público seria de adolescentes. Segundo que os pais deveriam filtrar o que os filhos leem e, se acham inapropriado, não deveriam dar o livro para a criança. Se as crianças forem completamente ignorantes em certos assuntos, que tipo de seres humanos teremos?
E sobre o livro, a Penélope não vai pros EUA como imigrante, vai com o dinheiro dela, para ir atras do sonho de ser atriz, seus pais não eram ricos. Ela trabalha lá como designer de joias e conhece um cara com quem acaba tendo uma filha, não vira prostituta.
E a parte da Luísa mostra o quão a internet pode ser perigosa para os jovens.
Da próxima vez que quiser criticar, procure mais informações sobre o autor, procure ler toda a história e atente para os detalhes.

Helô 12/03/2014minha estante
Mesmo que o livro fosse assim tão perverso quanto você falou, que culpa tem a autora se os pais da sua sobrinha deixam ela ler sem antes analisar o conteúdo??
O foco da Thalita sempre foi YA. Se os pré-adolescentes estão lendo e gostando, aí já é outra história...

Simonovitch 16/02/2015minha estante
Ao ler resenhas como esta, percebe-se a importância de pesquisar sobre um livro antes de adquiri-lo. Este, pensado para o público adulto, não tem pretensão alguma de educar ou doutrinar, o que quer dizer que o louvável moralismo foi, obviamente, deixado de lado,
"Traição entre Amigas" é puro entretenimento, não foi escrito para ser usado como bíblia, tampouco deve ser adotado como estilo de vida. É um livro que anseia o divertimento temperado com algumas doses de realidade.
E só uma ressalva: ninguém vira "patricinha mimada" por ler Thalita Rebouças, da mesma maneira que não haverá quem se transforme em pervertido por assistir Nelson Rodrigues.
Até porque, em um mundo em que garotas de catorze anos se divertem com Christian Grey e há tanta violência à mostra nas ruas, não é um "Traição entre Amigas" que vai chocar a sociedade.

Ramon 15/11/2019minha estante
Imigração ilegal? Barraco com a esposa? Tem certeza disso?
Sempre que a autora menciona esse livro nas entrevistas, ela diz claramente que não é para o público infantil o problema foi que a Rocco infantilizou ele.

Julia Rodrigues 03/07/2021minha estante
Leia novamente quando não tiver mais tantos preconceitos na cabeça.

Beatriz Nery 05/02/2023minha estante
Não é um livro para crianças, e sim para adolescentes que já tem consciência do assunto.

misaely.lima 21/02/2023minha estante
q imigrante ilegal kkkk ela tava cm visto de estudante

misaely.lima 21/02/2023minha estante
q imigrante ilegal kkkk ela tava cm visto de estudante

Foks Petro 08/04/2023minha estante
A Thalita já falou em um podcast que esse livro era focado para as meninas de 18 anos ou mais, e que as crianças só pegaram pra ler.

Dudinha 05/04/2022

É o que acontece neste livro. Numa noite, depois de uma festa, uma delas fica com o namorado da outra. A mágoa é tanta que muda para sempre os rumos de suas vidas. Enquanto uma vai tentar a sorte em Nova York, a outra se esconde atrás do confortável anonimato que a Internet e seus relacionamentos propiciam.

jAlia372 15/08/2021minha estante
agora eu entendi por que você disse que esta resenha é uma "carta de ódio". estava pensando em ler... obrigada por esta resenha, me poupou kkk

Rosinara 13/06/2022

Traição Entre Amigas
Foi o meu primeiro contato com a escrita de Thalita Rebouças e apesar de já ter ouvido falar muito dela e de suas obras, não sabia muito bem o que esperar, e considerando a época em que foi escrito e o fato de ser o primeiro livro publicado da autora, foi uma boa experiência.
No começo da leitura tudo me desagradava e desistimulava: cena da traição pouco convincente, Luíza chamando Penélope e a mãe, que nem tinha nada a ver com a história, de prostitutas, enquanto o adulto da situação foi tratado por ela como o coitadinho seduzido pela amiga falsa... Muito chatinho.
Por outro lado, tudo começa a melhorar a partir da metade do livro e fica difícil desprender a atenção da leitura, principalmente porque a história ruma para uma direção inesperada até mesmo para quem leu a sinopse e de repente temas como mudanças, realização de sonhos, relacionamentos ruins e que adoecem e sobretudo amadurecimento entram em cena de forma simples e que fazem total sentido na trajetória das personagens.
Um destaque especial para um tema que também foi muito bem tratado aqui: o borto. Acompanhado de uma pequena crítica certeira às consequências da desigualdade social para meninas e mulheres nesta situação, que é provavelmente uma das razões da maioria das avaliações não tão favoráveis aqui na plataforma - considerando uns livros aí que eu já li e que estão longe de merecerem as notas altas que têm -, assim como a importância de não se deixar levar pela pressão ou opiniões de outras pessoas para tomar uma decisão dessas.
Eu realmente amei os últimos capítulos dessa história, foi um misto de adrenalina, reviravoltas, lições de vida e muita emoção. Avaliei o livro em três estrelas, o que considero uma nota boa, e acho que é uma boa opção pra quem tem mais de dezesseis anos e está procurando um livro rápido, intenso mas não pesado e sobretudo envolvente.

Bia 07/01/2010

Uma história muito linda que não tem como não chorar no final, um livro no qual acontece muitas coisas inesperadas, um livro muito fofo com uma ótima historia, não importa o que aconteça os amigos estão la para nos ajudar.

#MariiCandy 26/02/2010minha estante
tá o livro é legal, mas eu não tive vontade nenhuma de chorar. =D

Pefico 24/03/2010minha estante
Nossa eu tive. Mas quase chorei por um motivo completamente diferente do da nossa colega Bia.

Dani 09/06/2021

Tinha tudo pra ser melhor!
Confesso que comecei a ler com um pouco de preconceito pois uma amiga me disse que era ruim, e também não tive uma boa experiência com outro livro da Thalita. Mas confesso que de certa forma me surpreendi. A história em si é muito boa, mas a falta de mais conteúdo não deixa o livro ser tão bom quanto deveria. Quando digo conteúdo me refiro a mais história sabe? Parece que a autora ficou com preguiça de terminar e inventou qualquer coisa pra acabar de uma vez. Se não fosse isso, com certeza seria um dos melhores que li esse ano.

26/12/2020

Traição Entre Amigas
Gosto dos títulos dessa autora, porém este foi o primeiro que não curti muito.
Mas acredito ser bem interessante para a faixa etária a que se destina, pois leva uma mensagem muito importante: todas as ações têm consequências e você é responsável por tudo o que faz, independente do "momento" que está vivendo.
Outro ponto importante: a questão não é o que te acontece, mas como você lida com o que te acontece.
Duas amigas, uma traição seguida de separação.
Uma mesma situação se apresenta na vida de ambas. Cada uma lida da sua forma e no meio disso tudo, o reconhecimento do sentimento que sempre tiveram uma pela outra.

Camis 13/02/2010

Só mais um
Nem é nem o pior, nem o melhor livro da autora, mas de longe não é um dos que eu indicaria para alguém. Pra quem gosta do modo como a autora Thalita escreve (usando Fofa, Fofíssima, entre outras gírias não usadas por adolescentes na verdade)vai gostar do livro, porque ele não joge à regra. Porém, a estória não é muito magnética (como eu costumo chamar as histórias das quais não conseguimos nos desgrudar até o final). Se passa em dois países (Brasil e USA) e conta como duas amigas brigaram por um cara e acabaram tomando rumos diferentes em suas vidas, mas nada nesse livro fez com que eu me apaixonasse pelas personagens ou, ao menos, que torcesse pelo final feliz.

monique 31/08/2020

TRAIÇÃO ENTRE AMIGAS
Luiza e Penépole são amigas e se conheceram no curso de teatro, Luiza estudante de psicologia e Penélope que cursava jornalismo, mas queria mesmo é ser atriz.As duas tinham jeitos diferentes mas se entendiam e se completavam como acontece com os verdadeiros amigos. Penélope e Luiza eram daquelas amigas que não desgrudam nem para ir ao banheiro.Faziam tudo juntas, falavam-se vinte vezes por dia, gostavam das mesmas músicas , dos mesmos filmes mas discordavam em alguns assuntos.Mas essa amizade é posta á prova quando Penélope, justamente a mais saidinha no quesito beijo, fica com o garoto que Luiza gosta após uma festa. Elas brigam feio quando Luiza descobre.Depois da briga inevitável, os caminhos de Luiza e Penélope se separam por completo. Enquanto Penélope vai tentar a sorte em Nova Iorque , Luiza descobre as delícias e os perigos de um relacionamento pela internet.Algumas dificuldades novas alegrias outras decepções.Luiza acaba se envolvendo com um médico casado e pai de duas meninas. Ela até tentava parar de encontrá-lo, mas a cada dia se via mais envolvida.Até que um dia ela decide ir até a praia para contar a mulher do médico que ela é a amante dele.Ao chegar á praia ela encontra Penélope que agora já era mãe, Luiza contou tudo para Penélope que a ajudou.Depois desse dia as duas voltaram a serem amigas inseparáveis e viram que o mundo da a volta. Luiza que havia brigado com Penélope quando esta beijou o garoto que ela gostava se encontra e decidem que apartir deste dia nunca mais se desgrudariam e que para por tudo nos eixos ela decide que vai ajudar Luiza com sua vida e aconselha para a amiga que ela se separe deste cara casado para que possa ter uma vida sem escolhas erradas e explica para ela que ambas jamais poderaim ter se separado por causa de um menino que na época ambas eram muito novas.

Cyntia Bandeira 11/04/2015

Olha, vou fazer um desabafo honesto.
Jamais eu imaginei que Thalita Rebouças fosse capaz de escrever um livro tão forte e profundo como esse, porque geralmente, suas obras são dotadas de um bom humor e diversão puros!
Mas traição entre amigas é uma obra profunda, séria, forte, humana e muito ousada!!!!!!!!!!
Meu, a autora consegui mostrar o quanto as pessoas conseguem ser volúveis com os que amam, mas de um jeito até digamos agradável.
Muito legal esse livro, apesar de algumas partes dramáticas.
Cyntia Bandeira 11/04/2015minha estante
Meu personagem preferido é Emílio, o amigo gay. Ele é o sonho de consumo de toda mulher.

miojosemtempero 11/05/2023

Não é mto bom
Quando comprei o livro, eu tinha uns sete anos e estava naquela minha fase de querer ser adolescente, eu pensava que eu ia ser mais inteligente e legal se fosse ler um livro destinado a pessoas mais velhas.
Eu fiquei meses lendo pois eu estava começando a ler livros de verdade sabe?
Eu Nn tive uma boa experiência pois o livro falava de coisas que na época não eram para a minha idade.
Eu tenho um grande desejo de relê-lo pois eu sei o grande potencial da escritora e a editora.
Mas se você for menor de uns doze anos eu acho que você não iria entender muito a história ( assim como aconteceu comigo)

Carol 01/02/2024

Traição entre amigas
Os livros da Thalita Rebouças são sem dúvida grandes ícones da literatura brasileira. E este sendo seu primeiro livro, não poderia deixar de ser o mais maduro.

Traição entre amigas, conta a história de Penélope e Luiza , duas amigas que acabam deixando de ser após Penélope ficar com o quase namorando de Luiza. E então acontecem muitas reviravoltas na história levando Penélope seguir seu sonho na grande maçã e já a Luiza tendo um destino surpreendente. Um livro que eu vejo muito acontecendo na vida real.

Notas finais: Eu gostei muito do livro, nada me chateou nele e certamente foi uma leitura surpreendente e tbm já que eu amo os livros da Thalita Rebouças foi mais uma leitura maravilhosa e extremamente necessária ao tratar de assuntos importantes como aborto, imigração etc... Não poderia ser menos que 5 estrelas.

Camila1856 20/08/2022

Resenha: Traição Entre Amigas - Thalita Rebouças
Sempre me interessei em fazer uma leitura de algum livro da Thalita Rebouças, e comecei escolhendo traição entre amigas, que é um livro bem fininho e parece ser bem um clichê adolescente (que eu particularmente gosto) e resolvi dar uma chance para ele.
É um livro com uma história bem clichêzinha mesmo, com um sinopse simples. É um livro que com o passar do tempo que você lê a história fica mais interessante e retratando temas muito sensíveis. A história até que é boa, os personagens são mais ou menos, e com o decorrer da história você fica um pouco mais preso ao livro mas ao mesmo tempo é um pouco cansativo (em várias páginas a escrita é um pouco cansativa, já em outras páginas são melhores).
Nunca fiz uma resenha antes então perdão por qualquer erro. É isso.
malu 30/08/2022minha estante
ficou ótima sua resenha!!

Isis 27/11/2016

Traição entre amigas
Comecei a leitura e achei que fosse ser chato, mas foi muito bom. Não imaginava a reviravolta que ia ter, me apaixonei pelo livro vale muito a pena a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5