Jardim de Sombras

Jardim de Sombras V. C. Andrews

Resenhas - Jardim de Sombras

NAdia 22/02/2024

E no fim ela tornou-se a carcereira da sua própria prisão!
Ela só queria ser amada e infelizmente caiu num casamento que proporcionou tudo exceto amor, fiquei um tanto intrigada com o pai da própria pois dera entender que ela sabia como o Malcolm era, a Olivia finalmente aceitando sua condição de prisioneira e carcereira é realmente triste, mas o fato de saber que Malcolm sofreu pelo menos um tiquinho do que ele causou é reconfortante.

Agora pontos que eu chorei e que sentir falta de uma certa explicação:

1: Alicia um doce criança que foi seduzida por um velho e não teve a oportunidade de crescer e quando viu-se obrigada à isso foi abusada de todas as formas e o que mais doeu ver foi a Olivia no final resumir tudo à uma simples paixão que o Malcolm tinha à ela.

2: É citado nos outros livros que sempre que Corine ganhava algo do pai, ele a castigava logo em seguida e aqui pareceu como ela sempre foi mimada e pronto.

3: Eu acho que o Mal cometeu suicídio, do nada ele acelera a moto e morre? Estranho.
4: Eu julgo horrores Christopher e Corine por terem se apaixonado, eles não viviam presos como Chris e Cathy, poderiam muito bem terem evitado essa relação nojenta.

5: A obsessão do Jonh Amos pela Corine, aqui pareceu somente um ciúmes que ele sentia pelo Chris.

vivianbooks 06/01/2024

“Conhecendo a verdade, condenem-me se forem capazes.”

” Jardim de Sombras” conta a origem da família de Corrine, narrado pela sua mãe, Olivia Foxworth. Olivia começa a sua história antes mesmo de ter conhecido seu futuro marido, Malcolm, abrindo-se sobre todas as suas inseguranças por ser uma mulher alta e não ser considerada uma beldade para a sociedade.
No início vemos Olivia como todas as outras jovens, que também sonhavam com casamento, amor, ternura, filhos, vemos uma alma por mais machucada que fosse ainda intocada pela malicia a qual fomos apresentados no primeiro livro.
Ela então se casa e vai morar em Foxworth e dessa forma se iniciam todos os seus problemas, resumidamente: ela descobre a verdadeira face de Malcolm e as razões pela qual casou-se com ela. Ela assiste a Malcolm trai-la com a esposa do pai dele, Alicia (verdadeira mãe de Corrine). E este pecado, segundo a mesma, que desencadearia a raiva de Deus sobre Foxworth Hall.
Foi interessante ver a história pelo lado de Olivia, no início do livro é lançada uma pergunta, ou melhor dizer, uma reflexão. Olivia desafia o leitor a condena-la por seus atos somente após ouvirem sua verdade da história, dessa forma não seria mais do que correto terminar essa resenha, com minha reflexão sobre sua culpabilidade.
Olivia era uma jovem doce e insegura que só queria ser amada, terminou como uma velha ruim e amargurada, por consequência da ação de terceiros? Sim! Mas também por suas próprias ações, assim como julguei Corrine eu a julgo e sei que Deus, se este existir, a julgaria também.

Carolina335 27/12/2023

Melhor que os dois últimos
Gostei do livro, depois de ler os dois últimos tomei trauma da história e não esperava muita coisa desse aqui, mas quis ler pra finalizar e valeu a pena. explica muita coisa sobre a história principal e me simpatizei com a olívia em alguns momentos.

Lochan0 14/11/2022

Chocada!
Sem dúvidas, um livro que esclarece muitas coisas, muitas pontas soltas. Sem dar spoilers, você acaba compreendendo e tendo compaixão com a Olivia. Entende o porque dela ter sido o que foi para os netos... Mas também bate aquela raiva e angústia quando vê que poderia ter sido diferente.... Poderia muito ter sido diferente! E eu fico me perguntando, eles teriam sido uma família nada tradicional mas poderiam ter felicidade.

Amei, a melhor saga ??

Jess 05/07/2022

Jardim das sombras
Oiii, enfim terminei a saga até que gostei do livro foi interessante saber como os acontecimentos surgiram e o porquê das pessoas se tornarem quem são.

patriciadesa 18/01/2022

Gostei mais de que Sementes do Passado que pra mim ficou totalmente sem um final conclusivo ou pelo menos digno da autora. Neste vemos a História de Olivia a avò maldosa das crianças do primeiro livro e o desenvolvimento psicológico da personagem.

Caligia 12/04/2021

Chegou ao fim
Esperava bem mais desse final, talvez ppr tudo de excepcional que a série mostra , os plost twiste o final ficou a desejar para mim.

Deja 02/02/2021

O Início
Como uma pessoa por inveja pode mudar e lutar com seus sentimentos em relação ao amor e o ódio e sua religiosidade, Tive sentimentos contraditórios em relação a Olívia... Sei que nos tornamos escravos de nossas escolhas.

Layla.Ribeiro 09/06/2020

A saga deveria ser mais reconhecida
A saga aqui conclui como se fosse um prefácio daquilo tudo que ocorreu na história, esse livro consegue ser tão bom quanto o primeiro livro e se tivesse apenas esses dois e o segundo da saga, a história seria perfeita. Dessa vez conhecemos a história do ponto de vista da avó perversa, como iniciou a maldição dos Foxworth, explicando os eventuais motivos do primeiro livro esclarecendo os comportamentos dos personagens secundários. É um livro que contém assédio, estupro , pedofilia e o de sempre, o incesto, esse último foi explicado nessa história encerrando minhas dúvidas e inquietações que tive nos livros anteriores. Ele possui uma reviravolta de deixar o queixo caído. Valeu a pena ler os 5 livros, leria novamente, me prendeu do primeiro ao último com essa história intragável. Não entendo o porque que ela foi esquecida, daria uma boa série de tv, e eu assistiria todos os episódios.

desiree.barbosa.5 07/02/2017

Essa leitura é completamente envolvente, ela te faz querer ler sem parar. Para quem chegou a ler os outros da série, este te trás à tona o porque de "Olivia" ser a mulher que é e representa nos outros livros. Mas apesar de toda aquelas "maldades" nesse vemos que ela na verdade sempre foi uma mulher muito forte e que sonhava com coisas que poderiam ser impossíveis. Esse é o desenrolar de toda a história o capítulo que faltava para você entender e absorver toda a verdade por trás dos Foxworth.

Janaina 09/01/2015

história inesquecível com certeza
Eu peguei este livro por indicação da bibliotecária e fiquei impressionada com a história. este último livro Jardim de Sombras não tinha na biblioteca e nenhuma na região. liguei nos sebos procurei na net e só encontrei um exemplar para comprar e achei caro o valor que pedia. Acabei conseguindo baixar em um site.
Felizmente hj estão regravando a saga e ví ontem que estão voltando a publicar a saga. o primeiro livro o Jardim dos esquecidos já foi publicado.
"Esta obra-prima de suspense psicológico, primeiro volume da saga da família Dollanganger, continua a ser o mais famoso e intrigante romance de V.C. Andrews. Foi adaptada, pela segunda vez, para o cinema, com lançamento em 2014. O segundo livro da série, Pétalas ao vento, foi adaptado para a TV e estreou em maio de 2014 no canal americano Lifetime; a rede anunciou a produção de mais duas obras da sequência para 2015."
Na saraiva link abaixo

site: http://www.saraiva.com.br/o-jardim-dos-esquecidos-8324102.html?PAC_ID=123134&gclid=CPqz7tzlhsMCFeVj7AodmXgAiQ&
Paula.Luana 26/04/2018minha estante
undefined

Rosélia Reis 12/03/2013

Uma saga inesquecível!
Já faz algum tempo que li os cinco livros da saga, mas lembro-me bem da história, pois ela me marcou profundamente. O último livro é na verdade o esclarecimento dos fatos que acarretaram os livros anteriores.
Uma história densa, empolgante, chocante, enfim, vale muito a pena.
Janaina 09/01/2015minha estante
feliz e decepcionada com a nova gravação desta saga. Muito fraca. Mereceria um investimento maior. Mas pelo menos serviu para nova edição do livro que saiu fresquinha. Por enquanto só encontrei o primeiro livro. Quero todos , mas a antiga capa tenho um sentimento por ela rsrsrsr a nova capa é ...... muito nova rsrsrsrsr

Adriana 02/10/2012

Finalmente
Aqui e final da Saga que deixa saudade.
Para quem gosta de saga que passa por gerações, esse é uma excelente opçao

Helo 23/05/2010

Nossa, muito inteligente publicar esse livro como o último da saga. Tenho que admitir que nos outros livros dessa saga eu meio que me entedie lendo, mas o Jardim das Sombras eu li em dois dias sem parar!Esse livro deixou toda saga mais interessante pois explica todo o porquê dos acontecimentos dos outros livros pela perspectiva da avó má da Cathy (que na real não é tão má assim)! Amei :D