Estranha Presença

Estranha Presença Sarah Waters

Resenhas - Estranha Presença

Natalia1831 13/12/2023

Você sabe o que é um Poltergeist ?
Antes de iniciar a resenha do livro, darei uma sucinta explicação do que é esse fenômeno .
Poltergeist, são fenômenos sobrenaturais não explicados pela ciência.
A parapsicologia afirma que essa "perturbação " são oriundas de uma criança na puberdade, ou de um adulto paranormal, que não tem conhecimento de sua habilidade . O fenômeno caracteriza-se por um "indivíduo" presente em um local que pode ser curta ou longa duração.
Esmiuçando, Poltergeist, são "corpos" psicocineticos.
Impressões psíquicas tão fortes, que a mente atua sobre a matéria sem necessidade de contato físico. Na grande maioria desses eventos , os Poltergeist atuam de forma violenta contra pessoas que lhe causam desagravo. A história de "Estranha Presença " se passa no interior da Inglaterra de 1946, logo após a Segunda Grande Guerra, onde famílias nobres rurais outrora abastadas e poderosas estão em pleno declínio financeiro. Nesse cenário se encontra a Família Ayres e sua grande propriedade Hundreads Hall .
A casa, que no passado, forá tão bela e imponente, ao ponto de encantar tão fortemente um garotinho camponês . Agora, Samuel Faraday, é um médico experiente e está de volta a seu povoado natal, e logo é chamado para atender em Hundreads Hall, promovendo assim seu reencontro com seu grande amor de infância - a casa ancestral da Família Ayres.
Assim começa a história do livro. Este que por muitas vezes tem sua narrativa terrivelmente arrastada, pq toda a história é narrada do ponto de vista do Dr. Faraday e de suas interaçõescom os Ayres e com a casa, mas também passa por sua rotina massante de médico de um povoado rural.
A outros 5 personagens centrais, todos muito interessantes, e que movem a história. As cenas de terror são realmente assustadoras , mas o grande mistério é descobrir de quem é Poltergeist e pq aterroriza essa família. ?
Vale a leitura!
Ps : Para àqueles que não são muito dos livros a um filme de nome homônimo, produzido pela Netflix .
Ps2: Estranha Presença, é considerado um dos 10 melhores livros de terror de todos os tempos.

Patricia.Cunha 15/11/2023

Gótico mais raiz que esse, impossível!
Gostei muito da ousadia da autora em criar essa história, um baita gótico raiz! É um livro lentoooo, poderia sem um pouco mais curto? Poderia, mas isso não tira a força da obra. Se você tiver em mente que é um livro com alta carga dramática, tento as consequências da guerra como pano de fundo e uma pitada de sobrenatural, você entenderá a proposta da autora. Gostei bastante!!!

Carla 04/06/2023

O terror é só uma pontinha
Esse livro tem uma casa grande e decadente, habitada por uma família aristocrata que perdeu seu poder, dinheiro e prestígio.

Com estes elementos, a autora constroi a derrocada da família aos olhos de médico Faraday que, tendo vindo de um extrato mais humilde da sociedade, é fascinado pela casa e seus habitantes.

A casa é um personagem e acho isso sempre muito interessante. Misteriosa e deprimente, a casa faz de tudo para se manter em pé enquanto a família desmorona ao seu redor presos no passado glamouroso e farto.

O terror dessa história é leve, a trama de concentra mais no drama do dr e da família mesmo.

A autora é especialista em trazer críticas e desnudar as rachaduras de padrões de vida de forma implícita em sua narrativa. Assim, essa obra traz um retrato do pós Guerra e do quanto a aristocracia viu seu telhado desabar.

thaís 21/02/2023

Fazia tempo em que eu não lia uma cena de suspense/terror que me deixou realmente assustada. sarah waters foi capaz de me fazer sentir isso neste livro.
o livro no começo é bem parado, fiquei até um pouco entediada. senti o mesmo em apenas alguns capítulos após, de fato, engatar na história. mas as cenas de suspense são muuuito boas! a tensão que a autora vai criando com pequenas situações esquisitas até se chegar no clímax... fantástico!
e o final! tive tantas suspeitas, criei tantas teorias e apenas no final desconfiei da verdadeira estranha presença da casa. enfim, um livro muito bom e que amei ler.

uma observação: preciso falar o quanto senti raiva do narradoooor!!! que homem chato, insuportável!!!

Gláucia 10/12/2022

Estranha Presença - Sarah Waters
Esse livro estava na fila há muito tempo, na categoria, "não vejo a hora, que capa!, deve ser incrível".
Adoro toda a atmosfera de um bom romance gótico, especialmente quando envolve histórias misteriosas de família, dramas mal resolvidos e casas com fama de mal assombradas. Temos tudo isso aí mas quanta gordura no meio, que enrolação pra chegar quase a lugar nenhum. Poderia bem ter umas 200 páginas a menos sem o menor prejuízo para a história.
Gostei da forma como foi elaborado o final, considerado aberto para alguns mas achei bem evidente, haja vista ser a única explicação possível.
Existe um filme e estou muito curiosa em assistir. Não é uma história ruim apenas enrolou demais. A expectativa lá nas alturas também atrapalhou um pouco minha experiência.

Sâmya Gelais 04/05/2022

Inúmeras interpretações podem ser feitas
Eu particularmente adoro histórias com esse clima de suspense sobrenatural, e contexto histórico. Fiquei muito envolvida com os cenários e os personagens.

Tania_Lamara 21/01/2022

Resenha somente para estatística
Estou reorganizando meu skoob com livros que li há alguns anos e não estavam aqui. A maioria estava no ORELHA DE LIVRO. Portanto, muitos deles não me lembro tão bem da história para fazer a resenha. Portanto essa é mesmo uma forma de entrar pra estatística quando eu precisar. Espero que entendam!!!!

iammoremylrds 28/11/2021

meu deus q thriller perfeito, o mal vai surgindo aos poucos e em q td está nos detalhes e o modo como isso vai afetar a vida dos personagens, sem falar das inúmeras interpretações q podem ser feitas

Ket 22/04/2021

Mais do que um gótico de horror: um vislumbre da decadência social
Adorei esse livro. Achei a escrita da autora muito cativante.

Apesar de a história ter passagens mais lentas (visto ser contado em primeira pessoa por um narrador cheio de divagações internas), os momentos de mistério e picos sobrenaturais são maravilhosos e brincam muito com nossa percepção do que pode ser realidade ou não. As tragédias que se abatem sobre os Ayres são frutos de uma entidade estranha ou delírios levantados pelo isolamento e depressão do pós-guerra? E o que é real e o que é apenas interpretação do narrador, o Dr. Faraday?
Fica a cargo do leitor decidir.

Outro ponto interessantíssimo da história, na minha interpretação, é o fato de a decadência da mansão ser uma metáfora para a decadência da antiga estrutura social inglesa, onde os Ayres reinavam antes das guerras. Cada papel de parede mofado, cada tábua solta, cada tijolo quebrado parece representar um tempo que não irá mais voltar. Achei fascinante!

Indico para quem busca histórias góticas com esse apelo histórico.

Karen 04/04/2021

Fazia muito tempo que eu não lia um bom livro de terror, daquele tipo em que o mal vem surgindo devagarinho, em pequenas coisa e vai tomando conta da vida dos personagens, muito bom

Clau Melo 24/02/2021

Não gostei do filme nem do livro...
Não gostei do filme nem do livro...
Primeiro vi o filme e, mesmo não tendo gostado, achei que o livro pudesse ser melhor.
Ledo engano!