Os viúvos

Os viúvos Mario Prata

Resenhas - Os viúvos

Clio0 07/10/2023

O segundo e infelizmente último volume com os detetives Fioravanti e Mattarazzo.

Agora, devidamente semi-aposentado como todo brasileiro, Fioravanti se ocupa da família e de um ou outro caso que lhe chega as mãos. A trama envolve árabes ricos de Dubai, correntes de email e sequestro. Achou familiar? É devido a ser uma mistura dos típicos casos de Internet que apenas alguém com muito tempo livre e um humor negro se digna a explorar.

Os acontecimentos são ainda mais rápidos do que no primeiro livro e o deboche continua a pingar da páginas. O que quer que tenha levado Prata a escrever essa continuação certamente foi parte de sua óbvia hilaridade ao ler a edição da manhã (ou a recém atualização) de alguma notícia.

Leia e ria. Recomendo.

Maria.Fernanda 11/04/2021

Obrigada Mário
Romance policial inteligente e divertidíssimo, com a dose de humor que Mário Prata costuma adicionar a suas obras. Leitura deliciosa!

Ãnimo Total 15/06/2021

Os viúvos
Romance policial da melhor qualidade ,
traz uma nova aventura do detetive Ugo Fioravanti e seu fiel companheiro Darwin Matarazzo na bela ilha de Florianópolis.

Fabianne 17/12/2010

Adorei, suspense, humor... ótima leitura e um final inesperado. rsrs
Livro muito bem escrito, aliás, como todos do Mario Prata. A verossimilhança do livro é impressionante!!! Mario Prata demonstra um excelente senso de humor, cultura, aventura e o suspense como nunca vi em nossa literatura. O livro prende desde o início. Os personagens, como já dito antes, são muito reais, vivos, eu diria. O que mais me fascinou foi a forma do enredo, que foi contado de um jeito diferente. (Característica que percebi ser do autor). Adorei, recomendo muito.
Joy 21/03/2012minha estante
final inesperado, isso que ADORO nele. e o modo como nos envolve nas historias. tenho que ler esse livro

Ricardo 13/02/2011

Fora de série
Mário Prata é simplesmente incrível...O livro é muito bom!

Deo 01/05/2012

Ótimo livro. Não consegui parar de ler. A história segue um ritmo rápido e é muito bem humorada. O final é inesperado e os personagens e situações são sempre inusitados. Recomendo e quero ler outros do Mário Patra.

Leonardo 14/09/2012

Mário Prata que é de Ouro!
Esse livro é demais, prende o leitor do inicio ao fim. É uma leitura gostosa, convém uma comédia junto. Muito bom!

Adriana 05/10/2012

Mario Prata é Sempre Mario Prata
Então já sabemos o que esperar dos livros dele.
Sempre agradavél, gostoso de ler.
Essa é uma comédia, policial que mostra muito do conhecimento do sobre livros policias.
Não vai para minha estante de favoritos, embora o Mario seja sempre meu favorito!

Thiago 27/03/2013

Tenho que dizer que fui surpreendido por este livro, nunca fui muito de ler literatura nacional, até por ter um certo trauma da época de colégio, quando as unicas coisas que nos eram apresentadas eram livros de Machado de Assis e afins (não querendo criticar os classicos nacionais mas um garoto de quatorze, quinze anos, com hormonios saindo pelas orelhas jamais vai conseguir ler ou quiçá absorver alguma coisa de obras tão complexas em sua linguagem) e me dedicava a ler as estórias de Sir Arthur Conan Doyle, que eram muito mais divertidas e prendiam muito mais a minha atenção. Mas ao iniciar a leitura de ¨Os Víuvos¨ descobri que SIM, existem escritores contando estórias maneiras em território nacional, e trazendo uma estrutura narrativa muito dinamica, a leitura flui que é uma maravilha, livro extremamente engraçado, passei a maior parte do tempo rachando o bico, com as mais absurdas situações. Os dois personagens principais são muito fodas, tanto o detetive comedor e boca suja Fioravanti, quanto seu braço direito meio loser Darwin Matarazzo, os caras são hilariantes, explorando a mais pura tragicomédia. Algo que ficou do caralho no livro são as varias referencias que o autor inseriu durante a narrativa, referencias que vão de Dashiell Hammet, Raymond Chandler até o escritor cubano Leonardo Padura Fuentes, do qual Mario Prata utilizou um trecho de seu livro Ventos de Quaresma, que eu achei muito bom, e concerteza irei correr atrás dos livros deste camarada. Dito isto, uma das minhas melhores leituras deste ano, vou buscar outros livros do Mario Prata, porque o estilo sujo de escrita do cara me agrada muito...

Bruno T. 31/10/2013

Apenas regular
Como romance policial, o livro é bem fraquinho: a história é banal e em momento algum chega a empolgar.
Como humor, melhora um pouco, mas Mario Prata já fez coisa bem melhor, como o ótimo "Schifaizfavoire".

Alexandre 12/02/2014

varios casos...
Na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina: Ugo Fioravante Neto, um detetive particular, ao lado de seu parceiro Darwin e sua assistente Tinha, protagoniza este romance narrado com maestria, ora em primeira pessoa, ora em terceira pessoa.
caso 1:O detetive começa a receber e-mails suspeitos de alguém assinando E.R.N. que, indignado com a Receita federal e o sistema bancário, está cometendo delitos.
caso 2: O príncipe de Dubai aparece oferecendo dois milhões de reais como recompensa para encontrar uma garota de programa dando ao detetive apenas a foto da bunda (isso mesmo!) da garota.
caso 3: Uma amiga de Tinha, Cinthya, é sequestrada.
Em meio a estas tramas, o detetive encontra-se num dilema: ele está sexualmente (e emotivamente) envolvido com sua assistente, Tinha, que é algumas décadas mais jovem que ele, e pior, ela é filha de sua ex-namorada (apelidada de Til).

PorEssasPáginas 24/04/2014

A Cuca Recomenda Os Viúvos - Por Essas Páginas
Todo mundo sabe que a Cuca ama Mario Prata. Assim, amo mesmo, do fundo do coração. Então é ao Pratinha que recomendo quando quero ler um livro que tenho certeza que será bom ou então quando quero ler algo mais leve, com humor, para desanuviar das (várias!) leituras tenebrosas que faço (sim, Dias Perfeitos, eu fiquei tão traumatizada com você que procurei um livro de humor depois da leitura!). Mas acontece que, dessa vez, Os Viúvos, livro da série do detetive Ugo Fioravanti, que começou com o sensacional Sete de Paus… bem, dessa vez o livro simplesmente não atingiu todas as minhas altas expectativas. Foi um livro bom, não excepcional. E isso me deixou bem triste porque, oras, vou dizer novamente: eu amo Mario Prata. Mas nem sempre vamos amar todos os livros de nossos autores favoritos, certo?

Os Viúvos segue a mesma linha de seu antecessor, Sete de Paus. Ambientado com habilidade e precisão na lindíssima Floripa (cidade que amo e, como já fui lá, você realmente vê que o autor sabe do que está falando; mas, afinal, ele mora lá, então tem conhecimento de causa para escrever sobre o lugar), temos um novo caso (ou casos) do nosso conhecido detetive Fioravanti – ou Fiora. Temos também o retorno de seu fiel escudeiro, Darwin Matarazzo, que continua sendo hilário e faz uma orelha como ninguém. Nesse livro, Fiora recebe vários e-mails de um tal E.R.N., que confessa seus crimes e suas desventuras com a Receita Federal. Em meio a tudo isso, Fiora também precisa resolver um caso inquietante sobre os sequestros de bancárias – sim, funcionárias de um banco e, ainda por cima, precisa encontrar uma bunda (mas isso fica a cargo do pobre Darwin, que quase perde a esposa por isso). Ótimos ingredientes para um livro cheio de humor, não?

Sim, mas também, não. A história da mais bela bunda da ilha de Florianópolis parecia divertida e promissora, mas acontece que pareceu apenas uma história inserida ali sem relação com o restante do livro, pura e simplesmente para ser engraçada, e isso não foi legal. A história ficou meio “voando” no livro, sem nunca se encaixar direito. Era como um desvio na trama, não uma subtrama. Rendeu algumas risadas? Rendeu. Mas não rendeu risadas tão boas quanto outros livros do autor.

“- As pregas?
- Sim, minha menina. As pregas, minha filha, dizem muito. Muito! É uma região menosprezada pela ciência, mas é fonte de muitas informações sobre a pessoa.
(…)
- Que bela fossa isquiorretal! O espaço retroesfínctérico…” Página 218

É… não preciso dizer sobre o quê é essa cena, certo? *assovia*

Enquanto isso, a história dos sequestros e de E.R.N. era interessante, mas logo se demonstrou previsível. E, mesmo que estejamos em um livro policial e de humor, ainda estamos em um livro policial e ainda é preciso um mistério que envolva o leitor, e não senti que a trama desse caso me envolveu ou me deixou curiosa. Adivinhei bem cedo o que iria acontecer e não é tão bom assim – pelo menos para mim – adivinhar o final em uma trama policial. Talvez Os Viúvos sofra daquela síndrome dos segundos volumes de séries, não sei… Só sei que Sete de Paus foi bem melhor. E ainda tem o fato do tórrido romance adolescente de Fiora durante a trama que… não convenceu. Preferia o Fiora que só se envolvia com prostitutas, era muito mais a cara dele.

A edição é da Leya, de 2010. É uma edição simples, mas competente. Assim como no primeiro volume, este também é separado em capítulos com os nomes das praias, o que é bem divertido principalmente se você é residente ou já visitou Floripa. As notas de rodapé para apresentar os personagens são muito criativas e interessantes, mas começam a se tornar repetitivas e cansativas depois que você já leu trinta notas de rodapé… Talvez fosse legal se o recurso não fosse utilizado em todos os personagens. Por outro lado, algo muito bacana foi a primeira orelha, onde o personagem Darwin Matarazzo apresenta o livro reclamando do seu mais novo caso – o da bunda perdida, e devo dizer que é uma senhora orelha! Já na segunda orelha estão os dados do autor, com uma fotografia de 1957, da época que ele prestou vestibular para a Escola Militar. É outro detalhe bastante divertido.

“Sexo faz bem para o coração e o pulmão. Dizem que seca até hemorróidas. Além de abrir o apetite.” Página 110

Acho que estou muito exigente ultimamente, confesso. No entanto, mesmo assim, Os Viúvos ainda é um livro que diverte e cativa o leitor, com uma trama engraçada e ótimas sacadas. Ele apenas não é um livro tão bom quanto o que estou acostumada a ler de Mario Prata. O estilo inconfundível do autor ainda está lá, mas não em todo seu grande potencial. Entretanto, como eu adoro o autor, vou continuar recorrendo a ele, pois existem muitos outros livros seus que ainda não li – e um dia lerei todos.

site: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-os-viuvos

Ana 25/11/2014

Um dos gêneros que mais amo é o policial e Os Viúvos me surpreendeu imensamente, pois eu nunca tinha lido nada do Mário Prata até então, embora o conhecesse por nome. A motivação inicial pra comprar este livro foi simplesmente ter sido publicado pela Leya, que funciona quase como um selo de garantia pra mim! Rs. E mais uma vez, a editora não decepcionou.
Mário Prata, como vim a saber pela orelha do livro, é jornalista, dramaturgo, cronista e roteirista, tendo escrito novelas, peças de teatro e roteiros de cinema, além de dezenas de obras literárias, incluindo livros infantis.
O protagonista de Os Viúvos, Ugo Fioravanti Neto, ex-policial federal e atualmente detetive particular, começa a receber e-mails de um sujeito, E. R. P., em que este narra como foi enganado por seu contador e ingenuamente tornou-se um sonegador de impostos, passando a ser perseguido pela Receita Federal até perder tudo que possuía. E. R. P. conta à Fioravante os crimes que cometeu em sua jornada por vingança. Ele quer ser encontrado e há uma grande identificação entre os personagens, embora tenham vidas muito distintas.
Paralelamente, Fioravanti é contratado para localizar uma prostituta por quem o príncipe de Dubai se apaixonou um ano antes, porém a única pista que possui é uma foto da belíssima bunda da garota de programa.
O livro de Mário Prata é uma homenagem da melhor qualidade aos clássicos policiais, cheio de referências e humor requintado. E por falar em referências, adorei a forma como o autor usou as notas de rodapé ao longo de todo o livro para criar breves biografias aos personagens que são introduzidos na trama.
Mas fique tranquilo, que no contexto, as notas de rodapé fazem todo o sentido e agregam muito na história e essa foto que postei não é spoiler, pois está no prólogo da história ;)
O livro prende do início ao fim e a leitura flui rapidamente. Os personagens são bem caracterizados, os capítulos, curtos e com nomes de praias de Florianópolis, onde a trama acontece e a ação se desenrola de maneira dinâmica. Este é o segundo livro com o detetive Fioravanti, mas o primeiro que li, não sendo necessária a leitura prévia de Sete de Paus para entendimento de Os Viúvos.
Se você está à procura de uma leitura divertida, leve e que entretém, recomendo muitíssimo!

site: http://faltadefoco.com.br/livros/os-viuvos/

Joy 24/04/2023

Os ingredientes são bons
E o Mario Prata desenvolveu um romance-policial-humorístico bom demais! Intercalei esse livro com leituras 'sérias' e acertei. Não é o caso mais envolvente do mundo, nem a história mais cativante, mas sim, serve aos propósitos de uma leitura fluída e bem-humorada.
O capítulo do especialista é bom demais, li rindo.

Ótimo para se divertir.