Os Maiores Clássicos do Homem de Ferro

Os Maiores Clássicos do Homem de Ferro David Michelinie e John Romita

Resenhas - Homem de Ferro - O Demônio na Garrafa

Carlão 02/11/2018

Você é seu próprio inimigo!
O início dos anos 70 até o fim dos anos 80 foram um marco para as história em quadrinhos de super heróis, os artistas dessa mídia provaram para o mundo que uma história de herói podia tanto ser uma aventura colorida feliz protagonizado por alguém com uma cueca por cima da calça, como também poderia ser sombria, adulta e com problemas reais.

E DAVID MICHELINE, JOHN ROMITA JR e CAMINE INFANTINO, roteirista e desenhistas respectivamente, provaram isso através das edições 120-128 da revista THE INVINCIBLE IRON MAN que contém um dos maiores arcos do HOMEM DE FERRO, "O DEMÔNIO DA GARRAFA", contidas nesse encadernado da editora SALVAT número 1 da COLEÇÃO OFICIAL DE GRAPHIC NOVELS MARVEL.

Um Playboy gênio e filantrópico, líder dos vingadores, dono de uma das maiores empresas do mundo, esse é ANTHONY STARK. Porém as coisas começam a dar errado e a vida de TONY esta passando por uma fase turbulenta. A SHIELD querendo comprar sua empresa, sua armadura dando defeitos constantes, sua vida amorosa vai de mal a pior, e um incidente com um embaixador acontece para "fechar o caixão". Por conta disso tudo ele precisa de alguma válvula de escape, e encontra isso no álcool, porém o que era para ser uma solução acaba se somando mais um dentre seus incontáveis problemas: o alcoolismo.

A história principal O DEMÔNIO DA GARRAFA é a última história desse encadernado, as oito anteriores serve como um prelúdio e detalhamento dos acontecimentos que culminam na entrega de TONY ao álcool, e o autor consegue de uma forma muito competente nos aproximar e torcer pelo herói.

Uma curiosidade: há uma certa carta contida aqui que é entregue por um certo personagem que detém uma história de bastidores muito interessante, e nos extras nesse encadernado temos um posfácio relatando esse fato.

Além de um excelente entretenimento, serve também como um ótimo acervo histórico, por conta do amadurecimento das histórias de heróis, e sem dúvida nenhuma um marco na mitologia do HOMEM DE FERRO e na indústria das histórias em quadrinhos.

Vitor Gabriel 07/09/2016

O maior desafio do Homem de ferro
A complexidade da trama remete a duas decadas de peso no mundo dos quadrinhos (início da década de 1970 até o final da década de 1980). Na trama do vingador dourado é retratado o maior inimigo de qualquer vivente: ele mesmo.
Uma história adulta, que retrata o desafio da vida com as pressões e desafios do dia-a-dia, sempre sendo exigido mais no meio de trabalho e as frustrações dos desafios não superados.
Na trama o demônio na garrafa é o álcool e o efeito destrutivo sobre o raciocínio, recepção moral e corpo.
Um toque especial à trama é a carta de demissão que Jarvis (nos quadrinhos ele é o mordomo e não uma I.A.) entrega ao Stark. Inicialmente ela deveria estar em branco ou com símbolos em grego para não haver texto. Na edição final, sem autorização do editor, alguém inseriu um texto à carta de demissão. Futuramente questionado , o editor da época explicou que a carta foi inserida sem seu conhecimento e que o conteúdo era de uma carta recém entregue de demissão.
Recomendo a leitura, sendo uma ótima história em quadrinhos .

z..... 06/09/2016

O Homem de Ferro percebe que uma vida sem motivações é vazia e infeliz. A armadura não apenas o transforma em um super-herói, mas lhe inspira e motiva em ideais de vida. O lance da HQ é que ele entra em conflito pessoal por ter sua credibilidade manchada na opinião pública, por conta de eventos desencadeados por um inimigo oculto. Sem a armadura e enfrentando perseguição, acaba ilusoriamente cada vez mais se embebedando, lutando contra um inimigo desconhecido e seu próprio negativismo.
A história é do final dos anos setenta e foi inovadora em sua temática. Só não gostei do fato de mostrar muitas personagens secundárias, dando um ar sensacionalista e desviando do tema introspectivo. Isso tornou, para mim, a história meio confusa.

VonNaturAustreVe 11/10/2015

História excelente
A história e excelente! Fundamental para entender o universo marvel.

Douglas.Rocha 29/07/2015

A Marvel realmente inovou com essa história que resume um drama do Tony Stark e o Homem de ferro. A ideia de mostrar a vida pessoal do herói, seus problemas e relacionamento, as responsabilidades como homem de ferro, e como ele lida com isso é bastante original, e transmite bem as sensações ao leitor.

Phellps 08/05/2015

O maior clássico do homem de ferro.
O Demônio na garrafa é uma revista difícil de avaliar. Este encadernado traz 8 diferentes histórias, sendo apenas a última o clássico "Demônio na Garrafa". Se por um lado, esta história é sim um marco, e possui bom conteúdo e carga dramáticos, ela está diretamente ligada com as outro 7 histórias que estão inclusas no pacote.

Com uma boa arte, mas com narrativa datada, intermináveis caixas de diálogo desnecessárias e aventuras desinteressantes, o Demônio na Garrafa é uma pequena recompensa ao final de uma sequencia de histórias entediantes.

site: www.paginadophellps.zz.vc

HARRY BOSCH 26/04/2015

O Demônio da Garrafa
O demônio da garrafa foi um divisor de águas para o homem de ferro e para a Marvel como um todo.É uma historia que inspira incontáveis escritores a mudarem sua maneira de escrever quadrinhos e deu inicio a transição da Marvel na direção de narrativas mais sofisticadas.