Week-End na Guatemala

Week-End na Guatemala Miguel Ángel Asturias

Resenhas - Week-end na Guatemala

Mido 16/07/2011

Os contos que compõem este livro são interligados por um fato marcante na história guatemalteca: o golpe militar financiado pelos EUA para derrubar o governo do presidente eleito J. Arbenz, que teve o "disparate" de promover algumas reformas como a agrária, redistribuindo as terras aos milhares de indígenas usurpados durante a ocupação colonial espanhola. Esse fato influenciaria movimentos como o revolucionário cubano - Ernesto "che" Guevara encontrava-se na Guatemala e viu as dificuldades de um pequeno país em ser independente. Um belo livro, que só retratou algo que muitos países latino-americanos sofreriam nos anos posteriores.

Gu Henri 09/11/2019

Não compreendo como um autor como Astúrias é tão pouco conhecido e divulgado no Brasil e na América Latina, sendo uma tarefa ardúa encontrar até mesmo livros digitalizados do autor.

É um dos nomes grandes dos que renovaram a linguagem literária, e na figura de intelectual não poderia a Astúrias faltar-lhe o engajamento político, ainda mais sendo um estudioso da cultura nativa, e conhecedor do sofrimentos dos povos e das nações que, sob o mando e desmando dos EUA se tornavam Vietnãs pouco conhecidos do mundo.
A crueldade com que estes contos são escritos, sendo considerada tanto a visão do colonizador como a do colonizado, de vilão para herói, é intensamente uma ousadia, ainda mais se considerar que é um romance formado por contos, e o que os une é um evente num determinado contexto, ou seja, um acontecimento num espaço e num certo período.

Mas o mais impactante é de ler Week-End na Guatemala e não precisar sequer fazer um esforço imaginativo para se pensar nas situações, pois parecem se repetir -ou melhor- nunca terem acabado, e sempre continuado a existir. O que torna o livro extremamente importante para entender o colonialismo e o que se passa na nossa América Latina. Tudo parece que já foi vivido, escrito, sofrido e parece se repetir... talvez não o seja pelo esquecimento.