Do Seu Coração Partido

Do Seu Coração Partido Marina Colasanti

Resenhas - Do Seu Coração Partido

Rafael Mussolini 26/10/2020

Do seu coração partido
"Do seu coração partido" da escritora Marina Colasanti (Editora Global , 2009) leva os leitores para mais uma viagem por um universo fantástico através dos elementos clássicos dos contos de fadas. É um livro que se torna mais um exemplo da potência dos contos de fadas de nos colocar diante de sentimentos e sensações muito íntimas através de histórias míticas.

São doze contos com uma densidade que pede ao leitor uma leitura atenta para alcançar todas as nuances propostas pela autora e para se conectar com o que irá emergir da experiência individual de leitura. Do se coração partido conversa com a gente.

Nos contos fantásticos da Marina nada aparece em vão. Cada personagem, cada situação, cada virada de arco das historias, e até mesmo a construção das frases fazem parte de uma estrutura muito bem pensada. O "era uma vez" nem sempre aparece materializado em palavras e existe mais dentro do clima de era uma vez que Marina aprendeu a evocar através de seus anos de experiência dentro do gênero.

Os aspectos mágicos dos contos bebem das narrativas milenares, utiliza de metáforas e arquétipos para nos fazer pensar sobre cultura, sociedade, relacionamentos, violência, amor, desamor, liberdade, ódio, entre outros temas universais.

Mais uma vez Marina nos entrega seu olhar sobre os próprios contos com ilustrações que também são de sua autoria utilizando da técnica de gravura em metal.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/

Khadja 24/04/2021

O riso acima da porta
Uma das primeiras coisas que senti ao ler os contos que compõem esse livro foi estranheza. Não entrava na minha cabeça que as histórias míticas misturadas com o quê de cinismo tão próprio do estilo de Marina Colasanti pudessem ter, ao mesmo tempo, um caráter infantil.

Depois, percebi que o problema que eu achava estar no livro estava, na verdade, comigo, que, adulta que sou, esqueci das levezas e questionamentos que surgem na infância e fazem ressoar a ?absurdidade? do mundo ao redor. Os contos são, na verdade, muito bonitos e parecem se passar em um outro mundo, onde não existem limites para o que quer que seja.

Ao final do livro, me senti impelida a atribuir um novo olhar sobre a minha (ou nossa) realidade. Nem tudo precisa preencher padrões ou ser definitivo e, no fim do dia, o absurdo é, na verdade, a mais normal das coisas.

CInt_lo 21/04/2022

Gostei do estilo de escrita da autora, mas eu sinto que ainda não entendi tudo dos contos. Acho que eles tem diversas camadas. Todos os contos versam sobre assuntos variados e reais/surreais quase como uma mistura perfeita disso

Marcia Pimentel 22/11/2013

Adorei os contos!!!
Achei uma delícia ler os contos da Marina. São contos que ao terminar de ler, cada um, você para e pensa no que aconteceu, o que deve ter acontecido depois. Os contos fazem você viajar na história. Adorei o conto "O riso acima da porta", "do seu coração partido" e "de muito procurar". Fora os que mais me fizeram viajar na história.

Araujo20 17/07/2022

Contar e encantar
Os contos deste livro reafirmam a escrita única de Colasanti.
Histórias curtas, mas muito profundas. A autora consegue se fazer simples e rebuscada ao mesmo tempo e nos fazer imaginar, refletir e ver.
Ótimos textos para trabalhar com seus estudantes, caso seja professor (a).

Sarah587 04/03/2023

Do seu coração partido
Não tenho muito o que falar porque eu só li o livro por conta de um trabalho escolar kkkk. São vários contos em um livro e eu particularmente gostei, não é um livro que eu achei ÓTIMO mas eu leria novamente se estivesse entediada ou com ressaca literária, eu diria que ele é meu "engov" kkkkkk. Para quem gosta de contos de amor sugiro esse livro.

Babs 08/12/2023

De muito procurar ?
Esse livro é de uma delicadeza sem tamanho. São alguns contos da Marina que te pegam pela mão e que te levam de forma tão sutil, que é impossível não se emocionar com algumas linhas. Recomendo muito.

Corujas de Biblioteca 26/12/2016

Resenha Corujas de Biblioteca
Devo dizer que este livro não me foi bem apresentado. Comprei ele para um trabalho escolar com 13 anos e, apesar de já ter uma pré-disposição de gostar de literatura brasileira sensível, não tinha a maturidade para ler contos como os apresentados. A forma com que as escolas entregam a literatura brasileira para os alunos é muito engessada e poderia melhorar muito, mas isso é tema para outro post.

O livro conta com doze contos, um dos quais leva o nome do livro. A compilação de contos feita pela editora é maravilhosa, pois apesar de terem temas e personagens diferentes, criam uma experiência fluída para o leitor ao terem todos a característica expressão sensível da autora. Este é um ponto importante da escrita de nossa querida Marina Colasanti: apesar de manter pontos de expressão característica, algo que muitos autores não conseguem fazer, tornando seus contos obras desligadas de um universo mais complexo e interessante dentro do trabalho do autor, não torna-se monótona.

Não darei aqui explicações sobre cada um dos contos, mas devo dizer que o quentinho no coração somado ao gosto metálico de sangue na boca se mantém durante toda a leitura. O que torna este compilado melhor ainda são as gravuras feitas pela própria autora que melhor do que ninguém pode expressar em diferentes áreas da arte o que seus contos podem significar ou fazer sentir.

Sou adepta da filosofia de que o livro deve ser manuseado, emprestado, não ser objeto de decoração, mas este livro certamente merece um cantinho na sua estante. Além de ser lindo, vai ser lido certamente muitas vezes pelos fãs de literatura sensível.

site: http://corujasdebiblioteca.com.br

hy.lancaster 02/04/2023

Breve e com escrita sutil
São histórias breves, mas cheias de impacto, no sentido de que ela conta e termina como se não se importasse com dar continuidades e minúcias sobre o que está contando. Gostei da escrita suave e dos contornos narrativos.

[Global Editora - Parceria Literária]