Sombras da Noite

Stephen King

Resenhas - Sombras da Noite

Tai 10/02/2024

Sombras da noite
É um tanto cômico que outros autores de terror pensem em histórias com lobisomens, vampiros e bichos e o King vem com "hehehe conto da Brastemp possuída".

Adriana791 08/02/2024

Novamente, meu querido King não me decepcionou!

Sombras da noite é uma coletânea de vários contos publicado originalmente em 1976.

Para o King qualquer cenário familiar e comum pode se tornar assustador. Uma lavanderia pode ter equipamentos com vontade própria. Um porão com ratos no mínimo anormais. Uma caixa de brinquedos realista demais. Um milharal com crianças bem tenebrosas.

Alguns contos não me envolveram tanto, mais a maioria mostra por que esse autor é tão genial quando se trata de causar medo a partir do cotidiano.

Meus contos preferidos foram: Último turno, A máquina de passar roupa, O bicho-papão, Campo de batalha, Às vezes eles voltam, Ex-fumantes Ltda, Eu sei do que você precisa, O último degrau da escada e o clássico As crianças do milharal.

O livro inspirou vários filmes. Acredito que o mais conhecido foi Colheita maldita.

Comecei a leitura pensando que não iria gostar tanto, mas Stephen King não é um dos meus favoritos a toa.

Mell 07/02/2024

King como sempre com a escrita super fluida pra mim, alguns contos se passam no mesmo ambiente de outros livros

Adriana 01/02/2024

O livro possui 20 contos.
Os contos disponíveis nesse livro são:
1 - Jerusalem’s Lot
17 - O Último Degrau da Escada
18 - O Homem que Adorava Flores
19 - A Saideira
20 - A Mulher no Quarto

Apesar de Sombras da Noite não ter um tema específico, ainda assim consegui ver similaridade entre alguns contos. Como o saldo final foi mais positivo que negativo com os contos, dou quatro estrelas.

Thamy 30/01/2024

Um compilado de contos de terror e suspense surpreendentes, onde a possibilidade de sair com vida já pode ser considerado um final feliz...

Natus 24/01/2024

Resumo de contos (espero que) sem spoilers
Jerusalem’s Lot: temos uma base firme em Drácula, com sua história decorrendo igualmente em relatos de diários e cartas. Tem relação com Salem, mas no lugar de vampiros temos criaturas abissais.
Último Turno: conta sobre mutações que podem existir graças ao descaso de cidadãos de bem em cargos de chefia.
Ondas Noturnas: breve relato sobre um grupo convivendo após a humanidade ser subtraída drasticamente graças à uma gripe. Tem referência de Dança da Morte.
Eu Sou o Portal: tem por foco a história de um astronauta que foi para Vênus e voltou infectado com algo desconhecido.
A Máquina de Lavar Roupa: objeto inanimado matando geral possuído por seja o que for.
Bicho Papão: lembro desse filme no Cinema em Casa, um terrir que achava engraçado demais por associar a um episódio do desenho Doug, onde ele vai assistir um filme de terror no cinema e tem medo de ver a cena que revela o monstro, para no final ver que era uma roupa com zíper e três poodles dentro. A roupa do Bicho Papão do filme é muito safada e mal feita, mas vale a menção. O conto tem um pai machista, misógino, racista, fanfarrão, típico facho, narrando a morte dos três filhos para um analista. Tem mais peso que o filme, com toda certeza, mas graças ao protagonista babaca, não sei se achei tão bom assim.
Massa Cinzenta: homem se transforma em criatura bizarra depois de beber cerveja. Metamorfose do tio Kafka.
Campo de Batalha: assassino profissional enfrenta um ameaçador exército de brinquedos.
Caminhões: mais objetos inanimados, nesse caso com rodas, demonstrando seu desejo de proximidade pela humanidade.
Às Vezes Eles Voltam: traumas de infância reaparecem e forças malignas entram em ação (isso descreve muitas obras dele, mas é isso aí).
Primavera Vermelha: assassinatos misteriosos acompanhados por uma neblina sinistra e um inverno severo que ocorre a cada 8 ou 10 anos.
O Ressalto: ricaço escroto é traído e propõe desafio pela vida do affaire da esposa.
O Homem do Cortador de Grama: máquina de cortar grama funciona sozinha para dar sacrifícios à entidade.
Ex-Fumantes Ltda.: agência tem 100% de aproveitamento no tratamento contra fumo e mudanças de vida.
Eu Sei do que Você Precisa: mulher com sorte encontra homem da sua vida.
As Crianças no Milharal: casal atropela criança que sai de um milharal com a garganta cortada e tropeça em culto. Esse tem versões de filmes que não lembro, mas sei que assisti, Colheita Maldita)
O Último Degrau da Escada: não pensei que chegaria em um dos últimos contos para tomar esse golpe. Gatilho de suicídio.
O Homem que Adorava Flores: homem procura mulher.
A Saideira: retorno à Jerusalem's Lot com família de turistas se perdendo na neve.
A mulher no Quarto: fim.

M. Candido 23/01/2024

O King sabe do que você precisa
Gostei bastante do livro no geral, os contos são bem variados e muito legais. Só achei que em alguns contos o King não chegou no seu máximo (até porque o garoto ainda tava no começo da carreira). As histórias mostram que ele sabe muito bem escrever terror, histórias emocionantes e, quando quer, os dois ao mesmo tempo.

Contos favorito:

? Último turno
? Eu sou o portal
? Massa cinzenta (principal o final dele)
? As vezes eles voltam
? Ex-fumantes Ltda
? O último degrau da escada
? A mulher no quarto

Fran.canassa 22/01/2024

Sombras da Noite - Stephen King
Demorei bastante para acabar esse livro,pois em nenhum momento me prendeu na leitura,o livro tem 20 contos de "terror" e 411 páginas,muita história pra pouca página, então acabou que as histórias foram muito curtas,sem detalhes e a maioria das histórias super chatas,muitas das histórias não foram de terror,e isso me desanimou mais ainda. Minha nota é 3 estrelas , e não recomendo a leitura por esses motivos, foi um livro que infelizmente me decepcionou?

Gabriel1994 20/01/2024

Primeiro livro de contos do Mestre
Esse foi meu primeiro livro de contos do Mestre, e devo dizer que gostei, esperava um pouco mais, porém tem contos muito bons e que te trazem emoções bem interresantes, abaixo minhas notas aos contos.

Jerusalem's lot - 3,5

A saideira - 4,5

A mulher no quarto - 3

LAzaro14 18/01/2024

LIVRAÇO
Primeiro livro do ano e eu não poderia começar de forma melhor do q ler um dos livros do King. Livro de contos. Nunca fui fã de livros assim, mas esse livro tem cada história marcante que te prende de início ao fim. Mas então, o que é o medo? ?

fabianasouzaon 14/01/2024

?Mais uma frase pode significar muita coisa.? K.
É cada absurdo reverberante, já outros nem tanto, já TUDO é tão lógico e?

É simples o fato como o terror/horror tem um desdobramento psicológico tão simples, frágil e irrepreensível. Você nutre pra não te consumir. Natural ao ponto de obsceno. Te faz pensar, ocupar lugares e adentrar quartos fechados ou becos expostos, pra ficar lá na escuridão e ver a clareza de tudo imóvel, absorto? Os gatos estão farejando as migalhas, certo?

Há frases ensandecedoras pelos contextos adversos que alcançam, os efeitos, ahh, simplesmente eu surto! ???????

Os ratos deixam migalhas? onde olhos não enxergam, mas atraem - e nem os gatos?
Nem os gatos.

Ketllem.Flores 14/01/2024

Que contos sensacionais!
Maravilhosa leitura, com 20 contos, King consegue imaginar variadas situações (que criatividade!) em que o terror/suspense é o protagonista. Quem imaginaria que ficaria com medo de uma máquina de passar roupas? ?

Vai aqui menções de alguns contos nos quais foram meus preferidos e tiraram meu sossego um pouco kkk:

?As crianças do milharal (receita para o medo: crianças + cidade pequena + milharal)
? Jerusalém's Lot e Saideira (oh cidadezinha que bota medo)
? Ex- fumantes Ltda. (Que viagem foi essa ?)
? Às vezes eles voltam (Daria um ótimo enredo de filme)
? Campo de batalha (Que viagem foi essa parte 2 ?)

Letícia 14/01/2024

Stephen King, como sempre, não decepciona. Gostei dos contos, mas ainda tenho uma preferência maior pelos livros do autor. Alguns dos contos fiquei com a sensação de que se tivessem sido mais desenvolvidos, poderiam tem sido muito melhores. De todo modo, gostei da leitura, valeu a pena, principalmente, pela ligação de alguns dos contos com "A dança da morte" e " Salem".

Bru 31/12/2023

Sombras da Noite
JERUSALEM'S LOT: que conto bom, mas acho que teria tido mais impacto em mim se eu tivesse lido "Salem", mas fora isso, foi um conto muito gostoso de ler, a pegada das cartas deixou a narrativa ainda mais pessoal, gostei muito!!

O ÚLTIMO TURNO: amo como o king sempre traz ratos para as histórias dele, e aqui temos os roedores como a peça principal, não vou negar que torci para os ratos acabarem com aquele chefe insuportável, mas olha, que agonizante vc ser perseguido e rodeado por raros assim, um trabalho mto suave para ganhar um dinheiro extra ?

ONDAS NOTURNAS: esse conto não me pegou muito, ele tem ligação com outra obra do rei, "a dança da morte" que eu ainda não li, talvez se eu tivesse, teria prendido mais minha atenção, mas não me apaguei nessa história.

EU SOU O PORTAL: nesse conto aqui o king entrou na ficção científica, foi uma brisa atrás da outra, fiquei paranóica com minhas próprias mãos!!! Stephen sabe como mexer com sua cabeça!

A MÁQUINA DE PASSAR ROUPA: achei um conto típico do rei, um objeto qualquer sempre pode ter potencial para ser assombrado, e as mortes dessa máquina de lavar são muito boas, gostei demais!!!

O BICHO PAPÃO: MUITO BOM!!!!! o final me deixou doida das ideias!! amei como o king pegou uma história conhecida e contada para crianças e transformou em algo que assusta um adulto, assisti o filme inspirado nessa obra depois e achei terrível, não chegou nem perto do que o rei me fez passar com essa leitura!

MASSA CINZENTA: oh nojeira viu, sei nem explicar, prestar atenção em dobro mas datas de validade, mas amei muito esse tbm!!

CAMPO DE BATALHA: toy story do terror, muitas cenas de ação nesse conto, achei muito legal, mas não ficou entre os melhores pra mim.

CAMINHÕES: amei esse!!!!! essa história te causa ansiedade, aflição, desespero e tudo mais com os personagens que estão só querendo sobreviver de frente a caminhões possuídos, e caminhões muito inteligentes assim, muito uma vingança das máquinas! amei!

ÀS VEZES ELES VOLTAM: sensacional, essas histórias de assuntos inacabados sempre me prendem, achei bom dms, e estava torcendo pelo Jim, o rei trabalha muito os sentimentos dele aqui gerando a empatia do leitor, sensacional

PRIMAVERA VERMELHA: amo histórias de serial killer, e o king entregou uma aqui, dava pra sacar quem era o assassino, mas amei muito a história, mudanças climáticas atacam minha rinite, mas em outras pessoas atacam o lado homicida delas ?

O RESSALTO: SENSACIONAL!!!!!!!! nossa que aflição que eu senti lendo esse, não conseguia parar de ler pq ficava com medo do que ia acontecer na próxima curva, E QUE VINGANÇA HEIN, bom demais esse terror mais psicológico!

O HOMEM DO CORTADOR DE GRAMA: esse outro conto lele das ideias, misturado com pã e adoração, achei legal, mas tb não foi um dos favoritos.

EX FUMANTE LTDA: AMEI!!!! muito bom, eles te dão a cura com uma leve pressão psicológica, coisa básica, o rei foi grandão demais nesse conto, muito um contrato feito com o diabo, sensacional!

EU SEI O QUE VOCÊ PRECISA: me prendi demais nesse conto, mas o final queria que tivesse tido mais, gosto desses psicopatas apaixonados, queria que tivesse seguido a obsessão, mas amei muito, nada como um namorado que sabe exatamente o que te dar!

AS CRIANÇAS DO MILHARAL: crianças numa seita, o que poderia dar errado? muito bom, e vou dizer que torci pelas ceia casa pq que casal chato viu, nada teria acontecido se o desquerido desse ouvidos a sua mulher.

O ÚLTIMO DEGRAU DA ESCADA: esse me fez chorar, história de irmãos sempre mexem comigo, a transição entre o passado e o presente muito triste, amei muito e partiu meu coração tbm!

O HOMEM QUE ADORAVA FLORES: curtinho e entregando muito, nada como um homem que teve o coração partido, bom demais a quebra do que ele aparentava ser para os outros e como tava a cabeça do querido.

A SAIDERA: outro conto com relação a Salém, e por isso não me pegou muito também, mas achei boa e triste também.

A MULHER DO QUARTO: esse conto aqui mexendo com o medo da morte, mexeu comigo tbm, o king sabe como assustar qualquer um.

Resumindo, amei muito esse livro, a coletânea mexendo com o sobrenatural, ficção científica, medos rotineiros, vícios, vingança e amor, e não importa a temática o rei sempre sabe como alcançar o seu leitor, amei muito!!!! 4,5/5 ?

Greice21 30/12/2023

Você tem medo de que?
Em Sombras da noite, Stephen King reúne algumas de suas mais inquietantes narrativas curtas, inclusive as célebres Jerusalem's lot, As crianças do milharal, Às vezes eles voltam e O bicho-papão, adaptado para o cinema em 2023. São contos sobre acontecimentos bizarros e atos impensáveis que surgem daquele momento de crepúsculo, onde ruídos nas paredes e sombras perto da cama prenunciam algo terrível.

Um livro reunindo vários contos do mestre do terror...difícil escolher um só pra chamar de seu.