Sombras da Noite

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Sombras da Noite

Pralon 30/05/2023

Napolitano tem pra todos os gostos caminhão maluco, maquina de passar roupa assassina, pescotapa, cidade de vampiro, demonio fantasma doença assassinato e etc... mto bom!!!

Ruth106 23/05/2023

Um conselho? Leia este livro a noite!
Como todo o bom escritor, Stephen tem um marca registrada de escrita e esse livro ilustra bem a mão dele para escrever sobre o escuro de forma, um tanto cínica. Coisas banais como máquinas, brinquedos e transportes ganham vida, malignamente, nesses contos. Óbvio que tem alguns contos meio deslocados aqui, porém, o impacto de ler um a um a noite, deixa a leitura mais interessante (ando fazendo isso e me tornando mais cristã a cada dia). Vários elementos e tramas já foram explorados pelo cinema, então, há certa facilidade na montagem da cena da cabeça, porém, nem precisa, Stephen consegue fazer isso de forma natural, com apenas uma página, o leitor está imerso na trama, por vezes aflito olhando para uma caixa de brinquedos sem motivo algum...
Relido em 2023

Lukas_Gabriel 11/05/2023

As artes das trevas sempre deixaram bastante espaço para criatividade.
O livro já começa com uma conversa íntima do King de 1978 com os leitores no prefácio, falando sobre o medo, e ele disse tudo. Ele mal esperava pelo seu futuro, pelas ideias malucas que fez história na literatura e no cinema, e eu conheço o contexto histórico mas deve ter sido muito bom ser fã do King desde aquela época, ver ele fazendo sucesso e dando entrevistas, que orgulho do véio.

É minha segunda coletânea de contos do Stephen, a primeira foi Terror a Bordo, não é exclusivamente contos do King e a proposta é bem diferente mas é o que posso comparar, e é muito superior. É uma comparação muito injusta, e Sombras da Noite não tem nenhum conto ruim, todos eles são muito bem escritos então não avaliei questões técnicas pois o Stephen é surpreendente de bom, me atentei ao núcleo das ideias.

Não consigo escolher bem meus favoritos, mas os que vem primeiro em minha mente são:
- O último turno;
- A máquina de passar roupa;
- O bicho papão;
- Caminhões;
- Ex-fumantes ltda.;
- As crianças do milharal.

Isso sem a influência de referências, como nos contos:
- Jerusalem's lot (Salem');
- Ondas noturnas (Dança da morte);
- A saideira (Salem').
Fez a saudade me dar nocaute, aqueceu muito meu coração (POR ISSO QUE EU TENTO LER NA ORDEM DE LANÇAMENTO!).

Eu amo a sensação de ficar triste por terminar um livro, porque me confirma que foi positivamente memorável. Esse foi um dos meus poucos livros favoritados desse ano, e o primeiro (e único além desse) foi em janeiro, eu já estava sentindo falta desse sentimento. Dizem ser o melhor livro de contos do mestre, isso é bem provável mesmo, afirmarei quando ler o restante.

Todos eles são tão interessantes, o King viajou em vários gêneros e por isso é um belo livro que serve de argumento contra todos que dizem que ele só escreve horror. A descrição dele se encaixa tão, tão bem em todas elas, no conto Eu Sou O Portal e Massa Cinzenta simplesmente brilhou, e o último conto, A Mulher No Quarto, fui tão com expectativa para o encerramento do livro, o Stephen acertou, ele venceu.

Cada palavra valeu a pena.

Brenovis 09/05/2023

A melhor coletânea de medos em prosa do mundo.
Não esperava que eu fosse gostar tanto de Sombras da Noite (aliás, que nome foda), mas meu Deus do céu, que livrão, sério. King vai dos medos mais normais de uma pessoa, até os sobrenaturais e até a medos normais como doenças e perder pessoas importantes para si.
Todos os contos são ótimos, e os que não são, são bons. Teve um conto que me deixou arrepiadado de medo (O Bicho-Papão), eu não conseguia dormir.
O melhor livro de contos que eu já li.

Patrick41 09/05/2023

Stephen King, excelente escritor e uma criatividade insana.
"Sombras da Noite" é uma obra que também pode ser referida como a prova física da criatividade absurda que acompanha Stephen King. Conheci essa obra através de um trailer de filme de terror, o filme nada menos é baseado no conto "O Bicho-Papão", um dos quais foi um dos meus favoritos.
No momento que vi o trailer sabia que tinha que ir atrás do conto, para ter uma ideia do que estaria por vim pelo filme.
Simplesmente me deparei com um grande tesouro, até então totalmente desconhecido por mim.
Me deparei com um livro que possui contos um melhor do que o outro, contos de terror até contos para deixar o leitor pensativo, sobre a moral, medo e consequências.
O livro possui vinte contos, entre eles, os meus favoritos foram: "Eu Sou o Portal", "A Máquina de Passar Roupa", "O Bicho-Papão", "Massa Cinzenta", "Caminhões", "Primavera Vermelha", "O Ressalto", "Ex-Fumanted Ltda.", "Eu Sei do que Você Precisa", "As Crianças do Milharal", "O Último Degrau da Escada" e "A Saideira".
Assim como o conto "O Bicho-Papão" ganhará um filme, que com certeza irei assistir, o livro esta repletos de outros contos que dariam excelentes obras cinematográficas.
Espero que leia essa obra e tire essa mesma conclusão.

OBS: O conto "As Crianças do Milharal" inpirou o filme de 1984 chamado "Colheita Maldita".

Pedro4041 06/05/2023

Boa leitura
Meus contos favoritos são o homem do cortador de grama e as crianças do milharal.No geral a obra é boa,na minha opinião uma das melhores coletâneas do autor.fica a recomendação.

sofris 25/04/2023

Ui
Não me dou muito bem com contos, gosto mais de histórias longas, bem desenvolvidas e prolixas, porém tiveram contos dessa coletânea que me deixaram com saudades quando terminaram

Lorena.Arantes 16/04/2023

Me lembra duas séries
Esse livro de contos me lembrou duas séries: Love Death and Robots, e o Gabinete de Curiosidades de Guilhermo del Toro.
São vários episódios ou contos que trás o simples e o cotidiano de maneira peculiar. Os contos são fantásticos e não li um ruim.

Rayza.Figueiredo 10/04/2023

Contos de Terror do Mestre
A grande maioria dos contos são de 4 a 5 estrelas;
acho que 3 estão inacabados, por isso ficaram meio sem sentido; apenas uns 2 foram sem graça.
grande destaque para: Ex Fumantes Ltda, que me deu agonia real, medo real, e me fez refletir um tempão sobre o pragmatismo ? por incrível que pareça, acho q foi o único conto q não tinha nenhum pingo de sobrenatural, apenas coisas de que os humanos são capazes ?

Ótimo livro ?

Jeff Martins 09/04/2023

No conto As crianças no milharal o King adiciona camadas a sua história e você fica curioso para saber o que é que se passa naquele lugar, o que é que anda pelo milharal e o próprio King já disse que os mistérios quando são revelados são sempre frustrantes porque não são tão interessantes quando o mistério. É uma verdade. Livro que me mostrou que ler é divertido.

fabio.orlandini 07/04/2023

Alguns contos são interessantes, outros nem tanto, mas a grande maioria deles proporciona boa diversão. Os contos a respeito de Salem"s Lot são muito bons. Meus favoritos foram Às vezes eles voltam e As crianças do milharal

Fernando 05/04/2023

Excelente seleção de contos.
Gostei da maioria dos contos neste livro, em uns a leitura fluía muito bem, já em outros, aliás, poucos, não apreciei tanto assim. No geral foi um bom livro, melhor do que supunha.

Nelson.Junior 05/04/2023

Mais um do mestre
Coletânea de 20 contos impecáveis, alguns desprezíveis, mas de resto uma ótima experiência de contos.

Júpiter.69 31/03/2023

MUITO BOM
Livros de contos são o meu terror, mas sombras da noite sendo escrita pelo S.K entrou no meu redar de leitura do ano. Alguns contos chegaram a me dar sono, outros me assutram e outros me marcaram em alguns aspesctos. Meus contos favoritos desse livro são: "Jerusalem's lot"; "Último turno"; "A máquina de passar roupa"; "O bicho papão"; "As crianças do milharal" e "A saideira".

No mais, o livro é muito bom, recomendo a leitura.

Com amor, Júpiter. ?

Johanna.Rodrigues 28/03/2023

Infelizmente não gostei, talvez um dia vou reler novamente, devo ter lido errado(kkk), até pq os livros do stephen king são muito bons, mas é isso! ?