A Arte de Argumentar - Gerenciando Razão e Emoção

A Arte de Argumentar - Gerenciando Razão e Emoção Antônio Suárez Abreu

Resenhas - A Arte de Argumentar

Brenda 03/05/2022

Leitura da faculdade
Essencial pra entender essa matéria curso, fácil entendimento, fluido e interessante, achei muito rápida a leitura.

Diogo.Antunes 13/02/2022

Trechos muito bem destacados
Acho que o melhor do livro são seus exemplos, todos explicam de forma adequada como usar cada uma das técnicas de argumentação.

Ronan.Azarias 17/11/2014

Excelente
Quando você olha para o dados bibliográficos do livro e percebe que ele já teve mais de uma edição e várias reimpressões e sendo um autor brasileiro isso é por si só um excelente indício de qualidade. A arte de argumentar é umas destas raridades editoriais que estou falando. Didático, eficiente e, claro, envolvente o livro torna claro como funciona esta delicada operação cirúrgica que é argumentar. Neste texto mesmo ao descrever o livro usei técnicas descritas no livro. Se ficou interessado, não se preocupe, pode lê-lo sem medo de ter caído em mais um daqueles livro-receita empresariais que vemos por aí. Um detalhe é que autor é um literato, assim de quebra ainda terá uma boa aula de literatura!
Jorge Daniel 28/11/2016minha estante
undefined

Bruno Mancini 01/12/2016

Achei o livro pesado.
Pois, percebi que preciso estudar mais e ler mais para entender mais como argumentar.
Entender mais sobre os sentimentos para poder domina-los e assim poder dar respostas concisas as questões em um dialogo.

lele 23/09/2020

o básico e essencial
tem uma linguagem fácil, e é bem prático e rápido para ler. é ótimo como um guia para treinar sua argumentação e saber onde que deve focar mais, não fica com muita enrolação, tem o essencial. ao longo do livro vai ficando meio cansativo, mas o começo é bem motivador.

Tamires 16/07/2013

A Arte de Argumentar
Resenha do livro A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção, de Antônio Suarez Abreu, 11ª edição, editora Ateliê E, ano 2001.

A Arte de Argumentar: Gerenciando Razão e Emoção, é uma obra escrita por Antônio Suarez Abreu com o propósito de discorrer sobre os conceitos que envolvem a "arte de argumentar", assim como apresentar técnicas argumentativas, exemplificando-as com situações de fácil entendimento.

O livro é estruturado em vários tópicos, contudo, podemos entendê-lo como uma obra dividida em duas partes: Importância e história da argumentação e, técnicas argumentativas.

Na primeira parte, o autor fala dos motivos pelos quais devemos aprender a argumentar, assim como a diferença entre argumentar, convencer e persuadir. Conhecemos os primórdios da argumentação, ou seja, a retórica, que surgiu por volta de 427 a.C. em Atenas, na Grécia Antiga; e também as condições para argumentação e os tipos de auditório.

A segunda parte trata das técnicas argumentativas, de forma bem ampla e exemplificada. Vemos que as técnicas de argumentação se dividem em dois grupos principais, que são os argumentos quase lógicos e os fundamentados na estrutura do real. Vemos também alguns recursos para dar visibilidade aos argumentos, a hierarquia de valores e as figuras de linguagem como instrumentos de argumentação. Além de todas as técnicas apresentadas nesta segunda parte da obra, o autor discorre sobre o que é argumentar.

A presente obra, apesar de muito útil ao aprendizado de argumentação, por ser rica em conteúdo, torna-se, por vezes, uma leitura cansativa. Sua própria estrutura contribui para isso, visto que o livro é organizado em tópicos e subtópicos, de forma unificada, sem separação por capítulos. Apesar de ser recomendável para diversos públicos, certamente o leitor precisará de uma segunda ou terceira leitura para assimilar tudo. O conteúdo é muito bom, mas poderia ser melhor organizado e desenvolvido a fim de tornar a leitura mais prazerosa.

site: alguemdisseque.tumblr.com
Jeronimo 28/11/2017minha estante
Por isso que pretendo reler. Informações úteis que precisam ser internalizadas por mim. Como você disse, leitura pesada ou seja bem técnica e somente quem tiver o foco para aprender irá gostar.

Ricardo Silas 27/04/2014

Didatismo fértil e objetivo.
Costumo ser bastante exagerado quando escrevo textos recursivos demais. Me apego desnecessariamente às expressões arcaicas. Às vezes essa prática pode denotar exibicionismo frívolo, e corro o risco de ser taxado de pedante. Particularmente, acho que meu afeto pela ampla diversidade lexical que possuímos é a "culpada" pelo meu desenfreio incontrolável.

Ao ler "A Arte de Argumentar", me ative a essas falhas irritantes que sustentei desde que me habituei às leituras e escrita. Na verdade, eu já sabia há muito o quão importante se faz o uso de palavras acessíveis ao público em geral, porém, minha transbordante relutância me manipulava, fazendo com que eu exprimisse verbetes obsoletos e incompreensíveis para a maioria das pessoas.

Doravante (olha eu de novo rs), nutrido pelas informações fornecidas pelo autor, posso exercitar uma comunicação direta, prática, sem malabarismos desajeitados, com meus indulgentes ouvintes e leitores. Convencer e persuadir. Eis as substâncias primordiais capazes de fundir propósito às nossas ideias e exposições comunicativas.

Não me considero um artista em nada, eu diria. Mas, espero que daqui pra frente, eu possa me adaptar às modificações introspectivas que cada livro desencadeia em mim. É apenas reconhecendo nossas falhas, desde as mais simples até a mais imponente de todas, que alcançaremos as extremidades que nós mesmos erigimos em nosso ser.

Luísa 25/10/2020

Texto conciso, conteúdo prolixo
A Arte de Argumentar é um livro que conquista a nossa atenção logo nas primeiras páginas, principalmente por ser direto, objetivo e interessante. O fato do autor ter colocado vários exemplos ao longo do livro foi uma ótima sacada e me fez admirar ainda mais esta obra. No entanto, o mesmo não aconteceu nos últimos capítulos...

Quando o autor abordou as "Figuras Retóricas", senti que estava lendo uma apostila de Língua Portuguesa para o vestibular, e não um livro sobre argumentação e persuasão. Confesso que senti falta de uma continuação a respeito do que foi abordado no início.

A obra, em si, é boa, mas não posso negar que achei parte dela decepcionante.

Lele 21/04/2020

Necessário porém básico
Depois de muito procrastinar, terminei o livro! Essa foi uma leitura que eu provavelmente não me interessaria em fazer caso não fosse p/ faculdade, porém, após terminar, vejo que todos deveriam ler esse livro.
Nunca tinha lido nada sobre argumentação, então adquiri muito conhecimento com esse livro, mas talvez para pessoas que já tenham certo conhecimento sobre o assunto ele não seja tão surpreendente.
Com uma linguagem fácil, foi uma leitura tranquila. Até chegar no final do livro, ai eu sofri para terminar. Achei arrastado e um tanto desnecessário, virou uma aula chata de português que tive no ensino médio e custei a ter vontade de terminar.
Fora isso, fiz uma leitura um tanto demorada por ter que resumir o livro para um trabalho da faculdade, se não fosse por isso, seria possivel ter lido em 2 dias.

Karen 25/05/2022

Não é uma leitura que me prendeu, o livro é bem diferente do que eu achei que fosse, acredito que se tivesse exemplos do cotidiano seria mais interessante de ler.

Errante aprendiz 26/03/2021

Para aprimorar
No ensino fundamental e médio sempre fui razoável em português. Li esta obra na faculdade e foi sensacional. Hoje eu sempre me atento com a regra dos "porque's", "crase" e formas de melhorar um raciocínio já construído. Bom... eu posso dizer que amo o português.

Lívia 04/05/2021

Muito bom!
Adorei a forma como o autor retratou a importância da empatia para argumentar, como mostrou que usar suas estratégias pode ajudar não só em aspectos profissionais, mas também em pessoas. O livro tem uma linguagem simples e muitos exemplos que ajudam na compreensão do texto. Recomendo!

Danielle.Zische 12/06/2021

Maravilhoso
Livro extremamente importante, claro e simples para quem quer melhorar suas técnicas e até mesmo a visão da argumentação.

Traz diversas explicações sobre a teoria da argumentação, exemplos e conteúdos incríveis.

Super indicado para quem precisa argumentar bem na fala e na escrita.

Alex Bega 14/04/2013

ARGUMENTE CONTRA SEU MEDO DE SER FELIZ
A ARTE DE ARGUMENTAR – ANTÔNIO SUÁRES ABREU
- PRESSÃO DA MASSA PÚBLICA INFLUENCIANDO SEU PENSAMENTO (DISCURSO DO SENSO COMUM)
- SABER INTEGRAR E GERENCIAR RELACIONAMENTOS (DE MODO CONSTRUTIVO E COOPERATIVO)
- MÍDIA MANIPULADORA DA SOCIEDADE
- TEXTOS, TREÇOS E CITAÇÕES HISTÓRICAS IDENTIFICANDO CONTEÚDO DO LIVRO.
- EXPLOSÃO DE RAIVA, AMEAÇAS E ACUSAÇÕES REVELAM FRAQUEZA.
- TENHA A PERGUNTA ANTES DA RESPOSTA EM DISCUSSÃO.
- CONTRARIAÇÕES ARGUMENTARIVAS (P. 50-64)
- BÍBLIA EXPOSTA AOS RIDÍCULOS E ABSURDOS (P. 52 E 53)
- CRENÇAS EM ARGUMENTOS FALSOS E CONTROLADORES DE PENSAMENTOS USADOS NO COTIDIANO SOCIAL (P.65-70)
- O QUE QUEREMOS DEVE FICAR EM SEGUNDO PLANO, PENSE NAS PESSOAS ANTES DE VOCÊ.
- EMOÇÕES PRIMÁRIAS (DISFÓRICAS: RAIVA, MEDO E TRISTEZA; EMOÇÕES EUFÓRICAS: ALEGRIA E AMOR)
- DIFERENÇA HIERÁRQUICA NOS VALORES QUE NOS COMPÕEM
- LUGARES DA ARGUMENTAÇÃO (QUANTIDADE, QUALIDADE, ORDEM, ESSÊNCIA, PESSOA E EXISTÊNCIA) (P85-102)
- GRAMÁTICA NO ARGUMENTO (P. 109-139)
- METÁFORAS NO ARGUMENTO (P. 115-128)
- ALÉM DO PROBLEMA, HÁ OUTROS ALÉM DESSE? (PERGUNTE SEMPRE)
- CONVENCER E PERSUADIR
- RELACIONAMENTOS SÃO A BASE DE TUDO.

Guilherme.Stonas 20/05/2021

Didático e ilustrativo
Ótimo livro, a apresentação da temática é bem desenvolvida com bons exemplos de casos e curiosas situações. E por ser breve e sucinto deixa um gostinho de quero mais. Recomendo!