A Arte de Argumentar - Gerenciando Razão e Emoção

A Arte de Argumentar - Gerenciando Razão e Emoção Antônio Suárez Abreu

Resenhas - A Arte de Argumentar

LaAs175 21/01/2024

Livro bom
O livro é bacana, pois você entende a importância de argumentar para a sua vida cotidiana, outro ponto importante é que o autor destacou que argumentar não tem nada a ver com manipular pessoas, mas é atingir a um objetivo que será benéfico para as duas partes. Esses conceitos incorporados à sua vida já fazem uma diferença enorme, são conceitos bem construtivos.
Na minha visão o livro deixou a desejar no fato de trazer os exemplos empregados em poemas e outros tipos de texto. Poderia ter colocado exemplos práticos de argumentação, mas no geral gostei da leitura é um livro que abre as portas para você compreender conteúdos mais densos sobre o tema.

Suélio 10/11/2023

O livro é endereçado a todos aqueles que desejam melhorar seu relacionamento profissional, aumentando, criativamente, sua capacidade para o trabalho em equipe e para a resolução de conflitos. Extremamente útil para executivos, professores, psicólogos, advogados, administradores e pessoas de vendas, e para todos que desejam uma mudança positiva em seus relacionamentos pessoais.

Kayo Ricco 04/05/2023

Argumentar
Argumentar não é só falar, não é só simplesmente dizer algo bonito e "inteligente". Argumentar é um processo cheio de passos e figuras, de referências, de muitas e muitas coisas.

Argumentar é convencer, é persuadir, mas nunca manipular. Quando aprendemos a Argumentar e aprendemos o que é um argumento, não é só nosso repertório que muda, mas a nossa vida!

Ler esse livro não foi algo apenas para a faculdade, foi para a minha carreira. O Kayo de ontem não fala como o Kayo de hoje, isso porque o Kayo de hoje entendeu que antes ele só falava, e agora ele busca Argumentar

Luana 02/04/2023

Livro para a faculdade
É um livro bastante interessante com várias dicas para a argumentação, com uma linguagem fácil e acessível a todos. Contudo as vezes é cansativo pelo excesso de exemplo.

Mari56_ 13/03/2023

Achei um livro bem interessante, algumas dessas coisas citadas nele com toda certeza vou aderir. Foi uma boa experiência.

carla.pegoli 14/09/2022

muito bom
além de me ajudar muito nas matérias da faculdade, aprofundou muito os assuntos que eu trabalhei em aula e especificamente uma matéria que eu amava em gramática e literatura. um bom livro pra quem cursa jornalismo, rádio tv etc

Mani Araujo 28/08/2022

Livro traz um apanhado de métodos para se utilizar na argumentação, é recomendada a leitura da obra principalmente para aqueles que querem reconhecer diferentes formas de argumentação, mas não muito para quem deseja ter um tutorial de como aplicá-las, pois cada tema é apresentado de uma forma acelerada, sem o devido esclarecimento que poderia ser necessário para aprender como aplicar a arte de argumentar.

Lala 21/07/2022

Queria ter lido esse livro no Ensino Médio.
Esse livro foi uma enorme surpresa, meu professor da faculdade recomendou a leitura para fazermos um resumo no final do período. Não estava nem um pouco empolgada pra começar a ler, mas poucas páginas depois eu estava vidrada.
A leitura é muito fluida e o estilo de escrita do autor facilita; ele utliza muitos exemplos e argumenta muito bem sobre cada um dos aspectos que ele coloca no livro.
Tenho certeza que esse livro teria me ajudado muito a compreender melhor o que é argumentação durante o Ensino Médio, sinto que se tivesse o lido antes teria sido fundamental nas minhas redações.
De toda forma, o livro é surpreendente e extremante necessários se quer aprender a expor ideias e se relacionar com as pessoas.

Karen 25/05/2022

Não é uma leitura que me prendeu, o livro é bem diferente do que eu achei que fosse, acredito que se tivesse exemplos do cotidiano seria mais interessante de ler.

Brenda 03/05/2022

Leitura da faculdade
Essencial pra entender essa matéria curso, fácil entendimento, fluido e interessante, achei muito rápida a leitura.

enzopalacio 02/03/2022

Gostei principalmente dos exemplos dados pelo autor. Tudo é explicado de um jeito simples e claro. Ótima leitura.

Rodrigo.Rosa 15/02/2022

Super interessante
O livro nos trás técnicas de argumentação, vários conhecimentos sobre algumas figuras de linguagem, é bem divertido de se ler

Diogo.Antunes 13/02/2022

Trechos muito bem destacados
Acho que o melhor do livro são seus exemplos, todos explicam de forma adequada como usar cada uma das técnicas de argumentação.

Hamilton.Ventura 31/12/2021

Arte de Argumentar
Segundo o próprio livro, saber argumentar é, em primeiro lugar, saber integrar-se ao universo do outro. E também obter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo, traduzindo nossa verdade dentro da verdade do outro. No entendimento comum seria criar pontes em vez de muros, construir em conjunto o conhecimento e ainda ganhar o respeito da pessoa que discorda de você.

Algo destacado no livro é falar de maneira simples e clara para que o público entenda de maneira mais fácil tudo o que você deseja transmitir.

O autor apresenta de maneira poética e técnica a arte de argumentar, mostrando primeiro as origens das técnicas, olhando a história na Grécia Antiga. Particularmente acho muito interessante os exemplos que ele utiliza para cada técnica e métodos de convencer e persuadir.

O autor coloca o Diálogo como a capacidade de se relacionar e comunicar sua ideia, apresentando uma genuína preocupação com as relações humanas, citando que elas são importantes, pois sem elas não nos sentimos bem profissionalmente nem individualmente com nós mesmos;

Na visão do autor a argumentação é a capacidade de traduzir nossas verdade dentro da verdade do outro, mudando também a forma de nós ouvirmos. quando falhamos na argumentação falhamos na comunicação.

Nos alerta sobre a visão tubular, unilaterais.

site: https://www.youtube.com/watch?v=e9ktFiIFpLw&t=17s

Luiz.Felipe 29/12/2021

A presente obra traz a discussão dos elementos chave do processo de argumentação, utilizando a convenção e a persuasão como instrumentos importantes na capacidade de argumentar. Por conseguinte, a obra envolve o assunto relacionamento, como forma de compreender e interagir com o mundo do (s) interlocutor (es), pois, assim, se consegue, de forma efetiva, se alcançar o sucesso na habilidade de argumentar.