Jogos Vorazes

Resenhas - Jogos Vorazes

Resenhando Com Luke ® 17/07/2018

Fantástico
- Fantástico.
Essa foi a primeira palavra que veio a minha cabeça ao começar e terminar o livro.
Suzanne Collins é o nome da vez, a autora criou uma Trilogia surpreendentemente boa, viciante, chocante e simplesmente maravilhosa.

A Historia é a seguinte o País chamado Panem foi dividido em 13 lugares, chamados de Distritos.
Distrito 1, Distrito 2 e assim sucessivamente ate o 13.
Tirando alguns distritos que são mais ricos a maioria deles são muito pobres, vivendo a beira da miséria.
Todos os Distritos são liderados por um governo autoritário e cruel, chamado de A Capital.

Um tempo atras os distritos se juntaram e tentaram vencer o governo que os liderava com crueldade, super desigualdade e mãos de ferro. Apos uma sangrenta derrota os distrito se renderam e o 13° distrito foi destruído e como consequência pela rebeldia dos distritos em se rebelar contra o governo, a Capital encontra um jeito sádico de castigar os distritos, fazendo com que os mesmos todos os anos tenham de sortear um jovem de 12 a 18 anos para competir no que eles viriam a chamar de Jogos Vorazes, uma competição em que 24 jovens 2 de cada distrito, um menino e uma menina,se enfrentariam ate a morte, restando apenas um.

O livro fala sobre Katniss e Peeta que são do distrito 12, Katniss que se candidatou a ser um tributo após saber que sua irmãzinha havia sido sorteada em seu primeiro "Dia da Colheita". Seu parceiro de Distrito é Peeta um garoto pouco conhecido filho de padeiros, que no fundo esconde um grande sentimento pela outra "tributo" de seu distrito.
Ambos se juntam na aventura cruel que será enfrentar mais 22 adolescentes e crianças, treinados para matar e acabar com a vida de quem passe pelos seus caminhos.

Ideia Geral: Acredito que Jogos Vorazes é uma representação do que vivemos todos os dias.
Lógico que elevado aos extremos, mas se pensarmos bem, vamos analisar nossas vidas:

Temos de estudar até nossa adolescência, depois temos de trabalhar para conseguir o nosso dinheiro, batalhar mais um monte para termos nossas casas, nossos carros e todas as outras coisas.
Para isso tem Um Governo (A Capital), que comanda praticamente todas as nossas ações e nos faz vivermos como robôs.

Você já pensou em porque pagamos tantos impostos, quem declarou que eu tinha o dever de pagar? Quem deu esse direito a alguma pessoa, ou a um grupo?
E o que acontece se não fizermos o que o governo nos obriga? Somos presos, oprimidos, esculachados pelo poder.
Outra coisa por que temos que votar em pessoas que nem conhecemos, não confiamos e que no final sabemos que não teremos os resultados que eles prometem.

Acho que foi essa a ideia que a autora quis nos passar ao criar essa história fascinante.
Que existe autoritarismo, que o governo de uma forma ou outra nos comanda e nós ficamos meio impossibilitados de agir com medo de alguma represália que poderemos sofrer desse Governo, "Dessa Capital".

Recomendo muito o livro, super vale a pena.

Tordo: Emblema que Katniss recebe antes de entrar na Arena

Luke Novaes
Resenhando Com Luke®

site: http://resenhandocomluke.blogspot.com/2014/08/resenha-jogos-vorazes.html

Bia 17/07/2018

Incrível
Adorei cada detalhe deste livro, o enredo é maravilhoso, a leitura flui tão bem que vc nem percebe quando já está no fim, querendo mais e mais a cada página lida e os personagens são incríveis.
Eu ja tinha visto o filme antes e não me interresei muito, mais, após uma amiga indicar a leitura perdi o preconceito e parti para essa aventura maravilhosa.
Enfim , vale muito a pena ler.

Bia 17/07/2018

Mais que perfeito
Enfim , vale muito a pena ler.

Carol 12/07/2018

Sempre será um dos melhores livros da vida!
"Além disso, não é da minha natureza cair sem lutar, mesmo quando as coisas parecem insuperáveis."

O mundo não é mais o que nós conhecemos e os Estados Unidos, depois de muitas guerras, agora se chama Panem, composto por uma Capital e seus 13 distritos. Os 13 distritos fornecem os suprimentos que a Capital necessita para viver, enquanto as pessoas vivem a beira da miséria e, cansados disso, resolvem se rebelar. Obviamente a Capital vence, destrói o 13° distrito, fundador dessa rebelião, e cria os Jogos Vorazes, um jogo em que um casal adolescente de cada distrito, de 12 a 18 anos, entra em uma arena televisionada para lutar até a morte, só um jogador sairá de lá com vida.
Katniss Everdeen vive no Distrito 12 e já quase morreu de fome, hoje ela caça, escondida, na floresta para conseguir o sustento de sua família, não há nada que ela não faça para proteger sua irmã mais nova, inclusive se voluntariar aos horrores desse jogo doentio no lugar da pequena Prim.
Ela é uma lutadora, uma sobrevivente, mas será que uma adolescente como Katniss conseguirá sobreviver a todas as crueldades que encontrará nessa arena?

Esse livro é uma distopia, a melhor que já li do gênero, e faz com que você repense muitos problemas existentes em nossa sociedade atual.
Narrado em primeira pessoa e em alguns momentos com poucos diálogos, somos inseridos na mente de Katniss, vemos a personagem forte que ela é, a pessoa que não vai desistir de voltar para casa e cumprir a promessa que fez a irmã.
Conheceremos um governo opressor que transforma crianças em assassinos e faz a sua população morrer de fome, uma desigualdade social enorme e uma personagem que não abaixará a cabeça para líder tirano nenhum.
Eu li "Jogos Vorazes" em 2012 e, até hoje, é uma das obras mais incríveis que já conheci. Suzanne Collins escreve uma história que vai te causar indignação, cheia de detalhes te inserindo no enredo, com personagens que vão te conquistar, outros que vocês irão odiar e com lições que nunca irão esquecer.
Recomendo de olhos fechados!

site: www.instagram.com/nossaressacaliteraria/

Cristiane 01/07/2018

Ótimo!
Eu já tinha assistido o filme,e me interessei pelo livro. Li a algum tempo atrás e já estou louca para ler "Em Chamas". É um livro maravilhoso,eu simplesmente amei. Recomendo com certeza.

Panem é organizada por distritos,do 1 ao 12. Todos os anos cada distrito tem que oferecer 2 tributos - um homem e uma mulher - de 12 a 18 anos para participar dos Jogos Vorazes,jogo no qual todos os tributos são colocados em uma arena para lutar até a morte,há apenas um vencedor.
O livro conta a história de Katniss,que se oferece como tributo para salvar Prim,sua irmã de 12 anos que foi sorteada para participar dos jogos.
Agora ela precisa treinar bastante e tentar vencer os jogos.

"Matar ou morrer,não há escolha,na arena o mais capaz vence. Que os Jogos Vorazes comecem!"

Nanda 25/06/2018

Amo de coração
O livro é muito bem escrito é o tema do livro te deixa muito pensativo em relação a tudo

Érika 11/06/2018

Sobre "Jogos Vorazes"
Eu adoro a maneira como esse livro é escrito. Adoro como o sentimento é explorado, e como a protagonista é forte, independente e enfrenta a tudo e a todos com coragem e determinação.
Apesar de muitas vezes eu considerar Katniss prepotente e insensível, é gostoso ver como seus sentimentos se confundem. É cativante perceber nela e, apesar de toda sua força e determinação, participar dos seus conflitos internos e (por que não?) adolescentes enquanto luta por sua vida.
Esse é um dos poucos livros transformados em filmes que não decepcionou em nenhuma de suas formas, na minha percepção. Ah, que saudades eu senti de momentos assim!
Paz, amor e bem.

Pablo Arcáry 30/05/2018

Resenha Jogos Vorazes - Suzanne Collins
Katniss Everden é uma jovem que foi obrigada pelo destino a se tornar cada vez mais forte. Após a perda do pai numa mina de carvão do Distrito 12, a garota se torna a responsável pelo sustento da mãe e da irmã. Graças a sua habilidade com o arco e flecha ela mantém sua família alimentada.

Panem é um país dividido entre A capital mais 12 Distritos. A capital gerencia os Distritos, onde cada um é responsável por um setor para a manutenção do país.
Todos os anos um casal de jovens de cada distrito é enviado à capital como tributos para participarem dos Jogos Vorazes.
Uma espécie de Reality show onde os tributos, lutam até a morte e de onde apenas um sai vitorioso.
A coisa ganha uma outra ótica quando a irmã de Katniss é sorteada como tributo e a garota se oferece como voluntária.
Numa terra longe de casa e diferente do que ela está acostumada, Katniss precisa treinar e descobrir qual a melhor maneira para sobreviver aos Jogos Vorazes.

Eu me apaixonei pela história. Conheci Jogos Vorazes através dos filmes, mas o livro elevou a coisa para outro patamar.

Katniss é uma personagem muito forte e de personalidade marcante.
Claro que também temos um triângulo amoroso para esquentar a história. Sem falar que é super divertido ver todo o planejamento para que Katniss e Peeta consigam se dar bem nos Jogos.

O livro tem poucos diálogos, já que grande parte da escrita, Katniss está sozinha, então conseguimos entrar de verdade nos seus pensamentos.

Super indico Jogos Vorazes. O livro é cheio de ação e eu tô mega ansioso para ler as continuações! Vocês curtem Jogos Vorazes?

Gabyh 20/05/2018

"E, em algum lugar recôndito dentro de mim, eu a odiava pela sua fraqueza, por sua negligência, pelos meses que ela nos obrigara a suportar."

Os Jogos Vorazes, evento anual é uma forma da Capital punir os distritos por um levante feito a alguns anos, a forma que eles tem de lembrar aos distritos 'quem manda'. O garoto e a garota que participam desse evento - até a morte - são escolhidos através de um sorteio, e a arena onde acontecem os jogos é comandada pela alta tecnologia da Capital. As inscrições para os jogos podem proporcionar uma forma de sustento maior para quem se inscreve, e é comum ver que algumas pessoas já se inscreveram muitas vezes.

A protagonista do livro Katniss Everdeen é uma moradora do distrito 12 e trabalha para ajudar no sustento de sua família, principalmente após a morte de seu pai. Katniss tem 16 anos, mas é a principal responsável por colocar comida na mesa da família Everdeen, e tudo com o que ela se preocupa é a segurança de sua irmã Prim.

No dia da colheita - dia em que são escolhidos os tributos - todos os moradores do distrito estão reunidos vendo o sorteio, Peeta Mellark é o representando masculino do distrito, mas no sorteio o nome de Prim sai, Katniss não pensa duas vezes e se oferece para tomar o lugar de sua irmã mais nova - que não conseguiria sobreviver aos jogos.

Peeta e Katniss deveriam lutar - não só entre si, mas também com os outros tributos - para que só um sobrevivesse, mas durante os eventos do jogo, vemos que algumas regras são mudadas e eles acabam se conhecendo de forma mais profunda e resolvem se ajudar para sobreviverem.

O casal do distrito 12 ganha os jogos, o que aos olhos da Capital é visto como um sinal de rebelião, e o presidente Snow se revolta enquanto uma guerra começa a ser declarada. As pessoas nos distritos e na Capital começam a ver Katniss como a líder da revolução, o tordo.

No livro vemos um governo opressor que pouco se importa com o fato de transformarem crianças em assassinos. Vemos uma desigualdade social gritante, não só entre a capital e os distritos, como também entre cada um dos distritos, onde os com melhores condições tem crianças que treinam a vida toda torcendo para participarem dos Jogos, enquanto nos distritos mais simples as pessoas sofrem e o fazem por falta de opção.

Leandro.Silva 06/05/2018

História agradável
Achei a história ótima

GustaEls 29/04/2018

AMEI
Um dos melhores livros da minha vida

Amanda 21/04/2018

Ditadura em um país fictício
Comecei a ler Jogos vorazes para entrar mais no país da Panem, e foi exatamente isso que aconteceu. Conhecer mais a história dos distritos, me envolver mais com cada distrito, com cada tributo, entender mais o sofrimento do povo dos distritos.
Katniss, uma garota revoltada com o país que mora, com a desigualdade, na verdade, mais do que isso, com a injustiça que é colocada para os jovens das 12 distritos. Gale, seu melhor amigo, não é muito diferente, porém ele pensa em construir família, ou seja, ele pretende ter filhos que viverão no mundo que ele vive. E Petta, o filho do padeiro e aquele que Katniss sempre estará em dívida.
Os personagens principais, Petta e Katniss se relacionam de formas diferentes dependendo do momento do livro, o que faz total sentido, já que ele era aquele que salvou sua vida, depois queria te matar, e depois te amava. Isso deixa atrama mais intrigante, como duas pessoas podem se relacionar de formas tão diferentes em tão pouco tempo?
Outro detalhe do livro que eu gostei foi como tudo foi contato, como foi descrita a rebelião, como a capital e os distritos reagiram, de forma que mesmo numa narrativa linear era possível voltar ao tempo e descrer esses momentos. Os jogos são explicados da mesma forma, você começa a sofrer junto ao saber o que são os jogos vorazes, você começa a torcer para que o nome daquela pessoa não saia na colheita.
Não posso comentar muita coisa sobre o final porque já conhecia a história e não lembro como foi minha reação ao final tão bem planejado e pensado. Não lembro se no filme aparecem as entrevistas e as aparições deles depois dos jogos, mas eu gostei dessa parte, parece que fez mais sentido do que simplesmente aparecer o final dos jogos. Outras coisas que me chamaram atenção no livro são os acontecimentos que não ocorreram no filme, como a história da Avox ruiva, que é totalmente misteriosa.
O livro é melhor do que o filme, como todo livro é melhor que o filme. Jogos vorazes livro revela mais emoção, um entendimento do país onde a história se passa melhor do que o filme. Sou apaixonada por essa história de injustiça e, vamos dizer assim ditadura, porque com certeza houve repressão.

Bruna Barcelos 19/04/2018

Resenha: Jogos Vorazes | Autora: Suzanne Collins
Katniss cresceu muito rápido, pois a perda de seu pai levou com que ela precisasse cuidar da mãe, que entrou em depressão, e principalmente de sua irmã mais nova. Katniss precisava quebrar as regras e caçava com seu arco e flecha, de forma ilegal, para sustentar sua família.
A cada ano, pessoas (jovens, crianças) são convocadas a uma colheita para que participem dos Jogos Vorazes, aonde um garoto e uma garota de cada um dos 12 distritos são escolhidos para lutarem até a morte em uma arena e somente um poderá ser o vencedor. É nesta colheita que Katniss demonstra o seu ato de coragem, quando o nome de sua irmã mais nova é chamado ao microfone, Katniss se oferece no lugar da irmã. O mais incrível, é que ela não tinha noção de quão poderosa ela é e como ela se sai bem na arena até conseguir ficar perto do seu parceiro de distrito, Peeta Melark. Depois de ter que agir, em muitas vezes, contra a sua vontade, os dois saem vitoriosos da arena.

site: www.instagram.com/p/Bf8VgFXlNxW/?taken-by=literariamando

Miguel.Vieira 18/04/2018

Perfeito!
N tem nem oq fla só compre e leia n vai se arrepender!

Bruno.Rossa 11/04/2018

Melhor triologia
Primeiramente nem sei por onde devo começar! Que livro FO**!!!
Me prendeu desde a primeira página, li em um dia de tão empolgado haha... vc se apega a protagonista de um jeito que olha.. personagem mais bem construída q conheço, seus atos são imprevisíveis vc nunca sabe a pag seguinte... não à como explicar.. leia e vc ñ vai se arrepender :3