Jogos Vorazes Suzanne Collins

Resenhas - Jogos Vorazes

Isadora 21/05/2017

Lute pela vida
Mais um para as distopias adolescentes.

Somos apresentados a um governo autoritário, arbitrário e cruel. Numa sociedade dividida por distritos, a população sofre com a fome, miséria e insegurança.

E ainda tem os Jogos Vorazes, que mostra o total controle e poder do Capitol.

A adolescente Katniss se encontra no meio de tudo isso e ainda se vê como tributo.

A partir daí acompanhamos sua luta pela sobrevivência, e suas aflições por se ver obrigada a matar ou morrer.

Nesse livro 1 o romance não tem muito espaço e a sensação que tenho é de que Katniss não está nem um pouco preocupada ou interessada nessa área, já que fica difícil pensar nisso quando se luta pela vida, não é mesmo?

Livro bem interessante.

Midian 15/05/2017

Meu primeiro favorito!
Eu sou apaixonada por essa trilogia, isso não é segredo. Mas só agora notei que ainda não fiz uma resenha sobre esses livros... Se bem que já notei antes, mas sempre fui adiando... Como pude?!

Eu assisti primeiro o filme, mas quando soube que era adaptação, corri e comprei o livro para ler. E simplesmente amei!

A história é sobre uma garota. Um garoto. E uma guerra que começa com um ato impensado e um tanto rebelde.

Jogos Vorazes começa nos mostrando o universo em que se passa a história. Os Estados Unidos foi destruído e se tornou Panem. Esse novo país é dividido em treze distritos e uma Capital. Depois de uma guerra entre todos os distritos, o distrito 13 é destruído e os outros se tornam ainda mais escravizados pela Capital.
Como punição, todos os anos um garoto e uma garota entre 12 e 18 anos, de cada distrito, é selecionado numa colheita e assim participará do reality show Jogos Vorazes, onde lutará pela vida. O último tributo vivo, é o vencedor, ganhando fortuna e fama.

Katniss não queria fama, fortuna, ou coisa parecida. Só queria cuidar da irmã mais nova e da mãe.

Mas o futuro lhe reservou coisas grandiosas. Cruéis, mas grandiosas.

Ainda não li uma distopia que supere essa, na minha opinião. A mistura de gêneros, temas, inspirações só enriqueceu a história e deixou tudo ainda mais realista, apesar de ser uma história futurista e surreal.

A força da protagonista deixa o livro mais interessante, por que nesse mundo de domínio masculino, quando uma história tem como principal uma garota forte, decidida, que não se deixa abalar pelas dificuldades... Precisamos aplaudir de pé!

A escrita da autora é maravilhosa. Apesar de ser uma história pesada, tem uma forma fluida, leve e fácil de ser lida.

É uma crítica social, capitalista... É uma história que precisa ser lida e refletida.

site: http://blogminhaorbita.blogspot.com/2017/05/resenha-jogos-vorazes.html

Momo Del Rey 12/05/2017

Os EUA agora se chamam Panem e o centro é a Capital. Existem 13 distritos subordinados, nos quais os habitantes vivem em condição de pobreza e sob um regime autoritário. Os jovens do Distrito 13 resolvem se rebelar contra a Capital e a população inteira de lá acaba sendo dizimada sem piedade. Depois disso, pra mostrar aos distritos quem é que manda, a Capital cria os Jogos Vorazes, um reality show sangrento feito com os tributos, 2 jovens de cada distrito (24 no total). Eles são jogados numa arena e obrigados a matar uns aos outros até que apenas um seja o sobrevivente. Toda Panem é obrigada a assistir às transmissões, e todos os jovens são obrigados a participar dos sorteios (chamados de colheita), todos os anos. Katniss acaba se voluntariando para participar dos jogos, tomando o lugar de sua irmã mais nova Prim, que foi a vítima do sorteio daquele ano.

Taí um livrinho interessante! Eu nunca dei bola pra ele. Já o vi nas prateleiras de mais vendidos, mas nunca me despertou grandes emoções. Acabei comprando mesmo numa promoção qualquer de frete grátis do Submarino, meio no chutômetro. Não me arrependi!

A Suzanne Collins escreve muito bem. Ela tem aquele mel de autor best-seller que consegue prender a atenção até dos mais alheios à leitura. É interessante como esse livro consegue ser leve e pesado ao mesmo tempo nas partes violentas e sangrentas. Não é nada perto de um Stephen King, mas também não é bobinho que nem Harry Potter. Acho que a Suzanne consegue fazer a parte dela na narração e deixar o leitor imaginar a coisa de acordo com a sua tolerância. Isso é ótimo, porque conquista um público de diferentes idades e cabeças. A minha imaginação conseguiu bolar umas coisas horrendas na parte do ninho de vespas. Eca!

A protagonista, Katniss, é ótima. Ela é durona, inteligente, esperta, independente...Gosto muito de protagonistas interessantes como ela. Recomendo muito!

MermaidTears 09/05/2017

Jogos Vorazes
A utopia é cativante assim como os personagens, Jogos Vorazes é um livro muito bem trabalhado com um ótimo enredo e um crítica social feita para pensar. A sociedade atual é a Capital, mas também aqueles que lutam por revolução. Adorei a trama, super relevante.

Jayhana 02/05/2017

Jogos Vorazes, de Suzanne Collins
Panem surge após o fim da América do Norte, ela é formada por 13 distritos comandados rigidamente pela Capital.
Cada distrito fornece algo à Capital, o 13 oferece armas nucleares, o 12 carvão, o 11 agricultura e por ai vai, mas eles não tem vantagens sobre isso, não são tratados de forma igual as pessoas da Capital que vivem sob luxos exuberantes, pelo contrário os distritos sofrem de misérias.
Inconformados com isso as pessoas do distrito 13 decidem se rebelar contra a Capital, e esses dias de guerra foram chamados de Dias Escuros, mas isso não terminou bem para o distrito 13, eles perderam e foram extintos restando apenas 12 distritos.
Para entreter a Capital e como forma de sempre lembrar aos distritos o que uma rebelião pode causar foi criado os Jogos Vorazes, onde crianças de 12 á 18 anos devem colocar seus nomes no Dia da Colheita para serem sorteados para participar dos Jogos. São escolhidos um menino e uma menina de cada distrito totalizando 24 tributos em uma arena.
A arena é onde esses 24 tributos são levados para lutarem uns contra os outros até a morte, restando apenas um vencedor, e o tributo vencedor terá fama e dinheiro.
Katnnis Everdeen é uma jovem do distrito 12, ela caça ilegalmente para sobrevivência sua e de sua família, juntamente com seu melhor amigo Gale.
Ela aprendeu a caçar desde cedo com seu pai, a principio a caça era uma forma de estar mais próxima de seu pai, mas após ter perdido-o para um incêndio que teve nas minas onde ele trabalhava a caça passou a ser sua única forma de sobrevivência.
Ela tem uma irmã, que se chama Primrose, mas todos a conhecem como Prim, e esse será o o primeiro ano que terá que dar o nome para a colheita, mas Katnnis não se preocupa com isso, afinal será o primeiro ano de sua irmã, já ela e Gale não será a primeira vez, além disso se eles colocam o nome mais de uma vez ganham um pouco de comida, que é o que sempre fazem, por conta disso eles tem mais probabilidade de serem chamados do que Prim.
Uma das frases mais falada no livro é: "Que a sorte esteja sempre ao seu favor." O que me leva a seguinte pergunta: O que tem de sorte em estar em uma arena com mais 23 pessoas sabendo que elas irão querer te matar para saírem vivos? Sorte a sua será sair de lá vivo (é claro), e terá dinheiro e fama, mas essa frase também tem um significado tanto quanto irônico porque o tributo é uma diversão para a Capital, os Jogos são uma diversão, é uma espécie de Reality Show, e claro sempre terá os queridinhos, os que as pessoas irão torcer, torcer pela sorte de tal tributo. Mas eu me pergunto será que é sortudo mesmo? E veremos isso no decorrer dos três livros.
Chega o dia da colheita, Effie é enviada da Capital para o distrito 12 para ser a representante deles, ela sorteia o tributo feminino e Katnnis fica sem reação ao descobri que sua irmã foi sorteada, sem pensar duas vezes ela se oferece como tributo.
O tributo masculino é Peeta Mellark, Katnnis não fica muito feliz com seu companheiro, pois logo após a morte do seu pai ele foi o responsável por ela ainda estar viva, e se tinha algo que ela levava a sério era dever algo a alguém.
A principio ela acha que vencer os Jogos é algo inalcançável, mas a medida do tempo cada vez mais ela irá querer lutar e voltar para casa como uma vencedora.
Antes dos tributos irem se confrontar na arena eles são bem tratados pela Capital, há muita comida, são tratados esteticamente (afinal a aparência será tudo para conseguir patrocinadores), e terão treinamentos, tudo será transmitido para toda Panem, desde a Colheita até os Jogos.
O livro é narrado por Katnnis, então nós vemos e sentimos o que ela sente. O livro é bem escrito, os personagens são bem feitos, conhecemos suas características físicas e psicológicas.
Ao ler o livro descobrimos o surgimento dos Jogos, um pouco dos distritos, a emoção dentro dos Jogos, e um final arrebatador!!!
Eu amei o primeiro livro, a critica social que Suzanne fez tanto nesse quanto nos outros livros e vale muito a pena ler.
Se você já leu me conte a sua experiência, se ainda não leu dá uma lida e depois vem aqui me contar, irei adorar saber sua opinião.

site: http://jayhanadenardi.blogspot.com.br/2016/02/resenha-jogos-vorazes-de-suzanne-collins_9.html

Ithayane 01/05/2017

Maravilhoso
É muito envolvente, os personagens foram bem aproveitados, é fantástico! Mas... quem teve a ideia de jerico de transformar em trilogia?

Conta a história de uma garota de 16 anos chamada Katniss, que caça ilegamente na floresta com seu amigo Gale para manter sua família pobre desde os 11 anos, quando perdeu seu pai em um acidente na mineradora em que trabalhava e sua mãe ficou desgostosa.
Kat mora em um país chamado Panem, atualmente composto por 12 distritos. Há muito tempo atrás, quando o país ainda se recuperava de uma devastação, os 13 distritos existentes se rebelaram contra a Capital, mas foram todos derrotados e o 13° distrito foi aniquilado. Como uma forma de lembrar aos distritos que sempre estará no comando deles, a Capital cria os "Jogos Vorazes".
Assim, todo ano uma garota e um garoto de cada distrito é sorteado para participar dos Jogos, onde eles devem tentar sobreviver e matar uns aos outros até que reste apenas 1.
Prim, irmã de Kat, tem 12 anos e foi a sorteada da vez. Como sempre, a irmã mais velha se sente no dever de proteger a pequena e se voluntaria para ir no lugar dela.

Eu poderia ler um livro inteiro só sobre Kat antes dos Jogos, suas caçadas, Gale, família pobre... É tudo realmente fascinante, você realmente mergulha na história. RECOMENDO

Ju Gabrielle 25/04/2017

Excelente!
O livro é maravilho. Tem um enredo envolvente, personagens bem trabalhados.
É um daqueles livros que você não quer parar de ler. Recomendo muito.

Ca Agulhari 17/04/2017

Pra que mais dois livros?
A história podia acabar aí né? Mas os autores não se seguram...
Lukenovaes 17/04/2017minha estante
Mas os outros livros são ótimos.
Principalmente Em Chamas.
Se parasse aí a Capital ia ganhar!

Ca Agulhari 18/04/2017minha estante
Então, sempre tem que encher linguiça né? Kkkkkkkkkkkk e pq raios precisa ter romance? Que chatice isso.

Lukenovaes 18/04/2017minha estante
Kkkk verdade!

jenis 11/05/2017minha estante
hahahaah eu te entendo, romance é uma chatice, e só piora com os outros livros, eu não sei como eu tive estômago pra ler os 3

Marilia.Greyce 13/04/2017

Jogos vorazes
Muito viciante, amei a leitura, adorei a forma que a história foi conduzida, e mesmo já sabendo da história através do filme o livro conseguiu me prender na leitura do começo ao fim.

Garcia 31/03/2017

Veja a resenha na integra aqui http://entrefrasesepalavras.blogspot.com.br/2017/02/jogos-vorazes-suzanne-collins.html

site: http://entrefrasesepalavras.blogspot.com.br/2017/02/jogos-vorazes-suzanne-collins.html

Ghost Writer 28/03/2017

Muito Interessante
Não é à toa que muitas pessoas gostam de jogos vorazes. Confesso que no início não me interessei muito, mas depois quando vi melhor a história com outros olhos percebi uns fatos interessantes. Exemplo

Muitas pessoas que viram o filme ou leram o livro, algumas criticaram dizendo q era idiota pq as pessoas eram más e ficavam assistindo matança pela TV e tal, falando q o futuro assim era ridículo e tal. Porém Suzanne Collins foi bem inteligente, porque? o que é jogos vorazes ??

Se vocês prestarem a atenção, jogos vorazes é simplesmente o Coliseu do futuro. Onde a cidade principal do filme seria como se fosse Roma antiga.

Temos uma arena de matança onde os jogos são bem populares e as pessoas adoram ir ver e assistir umas matando a outra. Temos uma cidade rica dominante e que manda em todas as outras. Como se fosse Roma. Temos o imperador que manda em tudo, comanda os jogos e adora matança e odeia a população pobre. assim como Cesar antigamente em Roma também temos isso no filme e no livro.... Temos pessoas insaciáveis para ver sangue, ver lutas. Temos pessoas lutando contra animais colocados no jogo justamente para ataca-los e nada mais. Exatamente como era em Roma. Onde os animais eram postos pra atacar os gladiadores.

Temos patrocinadores exatamente como havia em Roma. O gladiador mais famoso e que tinha mais vitorias, ganha escudo mais forte, ganhava elmo, ganhava espada melhor e conforme sua fama crescia ele ganhava coisas. Resumindo é exatamente igual jogos de matança onde o imperador criava situação para ver quem iria ganhar, enquanto divertia a população com as lutas, e assim como em Roma as pessoas queriam ver sangue, e ficavam muito chateada quando o gladiador não matava seu oponente debilitado no chão.

ou seja se a humanidade não der uma melhorada, o que nos impede de realmente ser no futuro como éramos antigamente ?, já vemos tanta matança por ai, onde não nos incomoda mas como antes. Antigamente na época de nossos avós e bisavós ver um corpo no chão, era algo chocante, hj em dia tem lugares onde isso é quase uma rotina. Até chegarmos num futuro pós guerra onde ver as pessoas morrendo não será mais um choque e sim uma diversão, não estamos longe disso, no whatsapp mesmo rola vídeo de pessoas sendo morta e etc e pessoas compartilham isso pelos telefones, se divertindo com esses vídeos. Não estamos nem um pouco longe disso. Enfim é isso ai e pra finalizar eu recomendo leiamm o livro.. e vejam o filme :)

Nalí 15/05/2013minha estante
Curti o paralelo que você fez!

Ghost Writer 15/07/2013minha estante
:) Thanks

Garcia 31/03/2017minha estante
Apesar de ter gostado da trilogia, não tinha pensado nisso!! Analisava como consequência de tanto uso errado dos recursos naturais... mas tu tem razão os "Jogos" já existiram no passado! E ai acrescento: O que impede que retorne no futuro? Nada, né! Onde tiver um governante déspota e mau caráter e um povo q se abaixa ou que compra a maldade alheia pode ocorrer tudo de ruim...

Angisllayne Rosa 04/03/2017

A melhor trilogia da vida!!!
Palavras são pequenas para descrever meu amor e afeição por essa série. O primeiro livro, inclusive, é o meu favorito dos 3, por ser um livro leve de ler, mas, ao mesmo tempo, tratar de assuntos pesados, com uma dura crítica social, envolvendo relações de poder, minorias, pobres, ricos... Somando-se a tudo isso, ele narra a vida de cada personagem e a evolução das mesmas numa sociedade corrupta e possuidora de valores inversos. Em Jogos Vorazes, nos é apresentado um novo mundo (minha primeira distopia), em que jovens são enviados para uma Arena, a fim de divertirem a população da Capital, matando pessoas e seus próprios sonhos. A forma como a autora levou a história, todas as descrições dos lugares, dos distritos e das personagens foi absolutamente formidável! Deixo aqui muitos elogios à nossa querida protagonista, Katniss Everdeen, que, com sua imensa força, consegue lidar com várias questões em diferentes momentos, sendo conhecida como um exemplo de coragem. Dedico, também, a Peeta Mellark toda a minha admiração, reconhecendo-o como o mais inteligente e perspicaz personagem dessa incrível história. Além disso, é inenarrável a presença de outras importantes personagens para essa construção esplêndida, tornando a obra ainda mais fascinante!
Paulo.Otavio 14/04/2017minha estante
undefined

Juliana 01/03/2017

Jogos Vorazes
"Há alguns anos, o país conhecido como EUA acabou, ficando o continente conhecido como Panem. Panem ficou divida em duas partes extremas: a pobreza e miséria dividas em 13 distritos e a riqueza e fartura concentradas em uma capital. Em uma rebelião organizada pelos distritos, tem fim o 13° distrito e como punição do governo, foram criados os jogos anuais conhecidos como Jogos Vorazes como um lembrete aos distritos a quem ou que estão subordinados. Nestes jogos, um menino e uma menina de doze a dezoito anos de cada distrito ? os chamados tributos ? são colocados em uma arena e obrigados a matar uns aos outros até que reste apenas um.

A colheita ? evento onde são selecionados a menina e o menino que irão para a arena ? obviamente deixava qualquer um nervoso, entretanto, é bem aquela ideia de ?eu não acredito isso vai acontecer comigo? pela qual todos são envoltos. E é com esse pensamento que Katniss Everdeen, uma jovem de 16 anos, vai para mais um ano de colheita. É o primeiro ano de colheita de sua irmã mais nova, Prim, de 12 anos, que fatalmente é selecionada como tributo feminino. No ímpeto de salvar sua irmã da crueldade governo e da Capital ? que não tem a obrigação de ter suas crianças inscritas no sanguinário jogo ? Katniss se oferece como tributo no lugar da irmã, tendo assim que enfrentar mais de perto a punição do governo aos distritos que um dia tentaram revindicar o que era seu.
(...)"
Mais em: https://cafepoetisa.wordpress.com/2017/03/01/trilogia-the-hunger-games-01-jogos-vorazes/

Vitor 01/03/2017

Espetacular
A história te faz querer saber o que há na página seguinte, mesmo que não tenha muitos detalhes não recomendo para menores de doze anos. Na minha edição há alguns erros de revisão, mas não é nada que atrapalhe a leitura.

Luana 20/02/2017

Surpreendente!
Esse livro me surpreendeu ao fato de ter me conquistado tanto, a protagonista é tão cativante e o "mundo" que é apresentado é tão interessante. Jogos Vorazes é no mínimo curioso e instigante. Espero que está trilogia não perca a qualidade com os outros volumes. Muito ansiosa por Em Chamas!!!!!!!!!!