Jogos Vorazes

Jogos Vorazes Suzanne Collins

Resenhas - Jogos Vorazes

Clio0 13/01/2013

O primeiro volume da trilogia de Suzanne Collins é uma surpresa, pois ao invés de ser um romance mela-cueca, é na verdade uma aventura razoável com uma boa dose de ceticismo.

Jogos Vorazes trata de uma população pós-apocalíptica que sofre sendo oprimida pela Capital, que usa um método cruel de punição - o jogo a que se refere o título, uma espécie de Reality Show brutal onde adolescentes devem se matar.

Sim, é uma fórmula batida, típica de sessão da tarde. A diferença é que Collins vira o jogo e usa uma adolescente forte como protagonista, uma garota chamada Katniss que não pensa duas vezes em tentar se defender.

É claro, é preciso desligar um pouco o senso crítico para acreditar que a protagonista sobrevive, por duas semanas, se digladiando com adolescentes que foram treinados para matar... tudo sobre o olho entusiasmado de milhares de adultos que ligam a tv e fazem apostas sobre quem vai sobreviver.

Além do mais, a autora tem um estilo de escrita leve e a ação é dosada para que fique fácil acompanhar os acontecimentos. Toda a história é descrita pelo ponto de vista da heroína, mas o intimismo é bem dosado e não chega a cair em dramalhão.

Fora isso temos todo o resto comum a esse gênero: triângulos amorosos, mentores rabugentos mas bem intencionados, pais ausentes, irmãos que devem ser protegidos, pequenos atos de rebeldia contra o autoritarismo da força dominante - uma diferença bem-vinda é que esse livro molha o pé no campo da ficção científica.
Manuela do Prado 26/10/2021minha estante
Adoro essa saga, mas embora Katniss seja pintada como heroína pra mim ela não passa de uma espécie de bode espiatório e, na maior parte do livro, age por impulsos muito mais egoísta que altruistas.

Melissa.Molinos 04/07/2023

Gostei, recomendo.
Como eu já tinha visto o primeiro filme, não foi uma grande surpresa assim, mas eu tenho que admitir que a adaptação ficou bem fiel aos livros.
Estou considerando ler o resto da trilogia.

Isc 07/02/2022

Uau
De fato esse é um dos melhores livros que eu já li, a leitura flui tão bem que só não terminei ele no mesmo dia por conta do trabalho.
O livro mostra a realidade através da ficção e eu amei o conceito, mal posso esperar para ler o próximo.
Maria.Laura 07/02/2022minha estante
É meu livro preferido muito bom

- giu 03/01/2024

Miss americana & the heartbreak prince ? T.S
Maravilhoso. Tudo nesse livro é bom. A escrita, a história, os personagens, o desenvolvimento, etc.
Deve fazer um bom tempo que eu não leio um livro com personagens tão profundos e bem desenvolvidos. Ler pelo ponto de vista da Katniss deixa tudo melhor, já que ela sempre questiona tudo, o que me faz ficar refletindo junto com ela, observa bem as coisas e tem opinião forte.
Foi uma experiência muita boa ler esse livro, me senti conectada com os acontecimentos, os personagens e os sentimentos passados pela história.

"And I don't want you to (go), I don't really wanna (fight)
'Cause nobody's gonna (win)"

Pra completar, esse trecho da música que eu acho que combina bastante com a parte do jogos, já que ninguém realmente vence os jogos e nem quer estar ali lutando.
xelaoloc 03/01/2024minha estante
essa trilogia é boa demais

- giu 03/01/2024minha estante
muito! já vou começar o próximo

xelaoloc 03/01/2024minha estante
boa leitura!!

Rafa Fávero 03/01/2024minha estante
tava com preguicinha de ler por já ter visto os filmes mas vc me convenceu :)

@xelaoloc obrigada!

- giu 03/01/2024minha estante
@Rafa que bom!! eu tava assim também, mas me forcei a ler e foi a melhor escolha

Vinicius 30/03/2020

Muito Bom! Incrível!
Ameii! Viciante!

Mundos pós apocalípticos sempre tem governos autoritários que exploram alguma parte da população restante e tem os rebeldes tentando mudar a situação, gosto bastante desse tipo de narrativa que nesse caso é bem criativa e interessante, o povo ser dividido em distritos onde cada um produz algo que a poderosa capital necessita e ainda tem que aguentar todo ano o reality show da morte levando as crianças deles, sem nenhuma esperança de mudança por causa do medo da destruição, já que muito tempo antes eles tentaram a capital venceu e destruiu um dos distritos.

Infelizmente eu assisti o filme primeiro, então já conhecia toda a história, mas isso não impediu que a leitura fosse boa e rápida, a escrita foi ótima e as descrições foram na medida certa. O filme foi muito fiel, tirando só algumas pequenas partes sendo que o livro obviamente tem mais informações. Praticamente todo mundo já conhece a história porque virou um fenômeno tanto que a sinopse aqui mesmo no skoob é gigante, por isso optei por falar pouco do enredo.

Gostei bem mais de Peeta aqui, ele me pareceu mais sincero e foi de partir o coração a cena final com ele percebendo o que se passou de fato. Deu para entender a Katniss muito melhor já que aqui temos como saber os pensamentos e mais da vida dela na floresta antes dos jogos, da relação com a mãe no qual fiquei bastante surpreso com o que descobri.

Carol 10/07/2021

katniss meu amorrrr
uma das melhores sagas já feitas, esse tem meu coração, a única coisa que acho que poderia ser melhor foi a escrita, achei muito simples e me fez preferir o filme, algo que nunca me ocorreu antes, mas a história é muito boa, recomendo

Pam 06/04/2021

INESQUECÍVEL
Li pela primeira vez em 2014, e o livro ou melhor, a trilogia, acabou se tornando uma das minha favoritas desde então.

Reler ele agora, depois de muito tempo, foi uma das melhores decisões que tomei. Sinto que quando li mais nova não consegui pegar todas as críticas ?sutis? que a Suzanne Collins colocou ali e hoje tenho uma visão totalmente diferente sobre os acontecimentos do livro.

P.S: Peeta, eu ainda te amo!!!

Walter 14/12/2023

O clássico do momento
Imagino que deve ter feito história na época em que foi lançado, mas sinto que não envelheceu tão bem?

A premissa é tão interessante e bem feita, mas o desenvolvimento da história, às vezes, fica muito sem sentido e previsível, não me senti imerso na história, eu nunca tinha visto nada sobre mas sabia tudo o que ia acontecer

O final me deixou curioso pro segundo livro, não vou negar, nem consigo imaginar o que possa acontecer, mas vou dar mais uma chance pra essa história pois, como eu disse, é um universo que eu gostei muito.
iwhendria 14/12/2023minha estante
não vai se arrepender!! a saga é incrível e só melhora ao decorrer dos livros

aninha 14/12/2023minha estante
lave sua boca

Aline MSS 21/08/2023

Um BBB do mal e bem sangrento.
Sei q estou atrasada na leitura dessa saga, então serei rápida na resenha.

De acordo com a sinopse, trata-se de uma distopia onde a América do Norte é devastada, restando apenas a cidade chamada de Panem, uma nova nação subdividida em 13 distritos comandados pela Capital. Essa entidade (Estado) cria os chamados Jogos Vorazes para q esses distritos obedeçam seu comando e não se revoltem contra a Capital. E o que seriam os Jogos Vorazes? Um reality show formado por 24 tributos (1 casal entre 12 e 16 anos de cada distrito), abandonados em uma arena para eliminarem uns aos outros, até que o único sobrevivente seja o vencedor.

O livro é praticamente todo narrado a partir da perspectiva da protagonista (Katniss). A personagem é corajosa, muito madura apesar da pouca idade e sua luta pela sobrevivência prende o leitor até a ultima pagina do livro.
O amor pela saga não é à toa! É impossível não ler até o final!

Oq tem no livro:
- Distopia;
- Opressão;
- Reality Show;
- Muitas descrições (a personagem principal descreve todo o contexto e o leitor não precisa de mto exercício mental p/se envolver com a história e imaginar os cenários);
- Poucos personagens;
- Esboço de um triângulo amoroso;
- Raiva;
- Muita ação;
- Leitura rápida.

Gostei bastante desse início, apesar de não ter gostado do 1°filme. A adaptação, na minha opinião, teve baixo orçamento, efeitos especiais ruins e o elenco não me agradou. O livro é MUITO MELHOR e eu até me arrependo de ter demorado tanto tempo para ler.
Livro democrático!

Li a edição via e-book! O livro não conta com ilustrações e a edição é bem simples.

ceci 08/09/2021

bestantes e amoras
eu já assisti aos filmes pelo menos dez vezes, e ainda assim collins me fez ficar vidrada na narrativa.
ver a história com os olhos da katniss, e não de um telespectador, me deixou ainda mais envolvida.
os filmes sempre me deixaram com aquela impressão de leitor que conhece adaptação de livro pros cinemas (kk), de que faltavam algumas coisinhas. corrido demais. uma pontinha solta aqui, outra ali. mas o livro preenche todas essas lacunas.
talvez eu esteja com muuitas expectativas pra sequência por ser meu filme predileto da saga, tô doida pra ver se a autora vai conseguir sustentar essa ação sem se tornar maçante.
adorei!! ficção gostosinha demais de ler
Emerson 08/09/2021minha estante
O que mais me chamou atenção na perspectiva de Katniss foi como o título do livro faz muito mais sentido. A fome é algo onipresente e impossível de ignorar.

Adr 08/09/2021minha estante
Ler o livro depois de ter assistido os filme só mostrar como a nossa mente é incrívelmente incrível e sem explicação. Viajar através do livros é algo inexplicável

tete 16/12/2021

ESTOU VIVENDO DE MIGALHAS!!!!!!!!!
A CADA PEIDO QUE O PEETA SOLTA DO LADO DA KATNISS EU QUASE TENHO UM ATAQUE. FAVOR CASAR E ME ADOTAR.
Raissa 16/12/2021minha estante

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

??

Inae 24/06/2022

"Jogos Vorazes" ??
Na minha opinião uma obra prima. ??
Li esse livro ano passado e amei, estava com saudades e foi incrível viver tudo de novo.
Eu amo essa saga, amo toda a emoção em cada capítulo e a expectativa do que está por vir. É um livro incrível e que em nenhum momento a leitura fica cansativa. Além de nos trazer reflexões muito importantes.
Katniss é uma protagonista perfeita, forte e maravilhosa. Nesse perfil não aceitamos críticas ao Peeta, sujeito a paulada.
Ansiosa para reler o segundo livro que é meu favorito.
DANILÃO1505 25/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Rayane 10/07/2023minha estante
eu fico brava com a imagem de fraco que eles deixaram o peeta no filme

Sonosotros 08/02/2023

Que os jogos comecem!
O livro é muito bom e com uma história sem igual. Apesar do filme ser bem adaptado, em comparação ao livro, ele parece bobo, pois aqui vemos uma grande riqueza de detalhes e os personagens acabam se tornando muito mais envolventes (eu não gosto do Peeta nos filmes, mas adorei ele no livro? A gente até entende melhor a Katniss também).

dudagomes09 26/12/2023

Que livro perfeito
Q livro BOM! eu simplesmente não conseguia parar de ler sério! eu amo os filmes, aí fui ler o livro e ele superou tds as minhas expectativas! tem emoção em cada capítulo e vc fica com aql expectativa do que está por vir sabe? é um livro incrível e que em nenhum momento a leitura fica cansativa. simpesmente impecável!
Letteles 26/12/2023minha estante
E os outros são melhores ainda

Valen_Ptt_934 26/12/2023minha estante
Eu ameiii!!!

LavAnia56 30/12/2023minha estante
Eu quero muito ler, sou muito apaixonada pelos filmes!

dudagomes09 30/12/2023minha estante
@LavAnia56 leiaaaa, é mtoooo bom