O Amante da Virgem

O Amante da Virgem Philippa Gregory

Resenhas - O Amante da Virgem

Camila Felicio 17/03/2024

Historiograficamente falando os romances da Philippa são falhos em seus excessos e achismos, não devendo ser levado a sério como muitos leitores fazem mundo a fora.
No sentido literário e artístico (The other boleyn girl é um filmaço) a autora é muito competente, a uso como uma boa farofa para tirar da ressaca, no entanto, o livro não funcionou comigo, temos um começo interessante com a morte de Mary Tudor, um meio extremamente cansativo e um final intenso!
Elizabeth I é uma das minhas personalidades favoritas e a autora peca em focar no possível romance dela com Dudley e nem tanto com a relação conturbada com o rei espanhol Felipe II, ou a incrível presença de espírito da rainha que trouxe a era de ouro à Inglaterra. Achei fraco e continuo preferindo a Saga dos primos ( guerra das rosas - Plantageneta) da autora à saga Tudor.

Morgana K 16/09/2023

Esse foi o segundo audiobook do ano terminado e dessa vez optei pela versão em inglês, apesar de não ter encontrado aqui no Skoob. Não gostei dos personagens e do rumo da história, apesar dela apresentar fatos históricos reais. A narração, em contrapartida, foi fantástica! Recomendo para quem gosta de romance de época, principalmente da dinastia Tudor.

Monise Nunes 14/09/2023

Acho que este foi o livro menos interessante da série. Eu sabia que era sobre Dudley, mas pensei que teria um pouco mais de Elizabeth. Não tem como não sentir um pouco de raiva dela, por toda mesquinhez, e mesmo sabendo de tudo que ela fez a prima passar, dá uma certa pena também. No fim, ela também foi vítima de um homem ambicioso demais e do fato de ser a rainha da Inglaterra e não poder casar com quem amava (eu não sabia da carta que ele escreveu pra ela e nem que ela tinha morrido com ela). E não dá pra esquecer da pobre Amy Dudley, a vida arruinada, por veja só, casar com o homem que ela amou. E que homem chato e insuportável né.

É bem irônico que Elizabeth tenha vivido uma história bem semelhante com a da mãe, Ana Bolena, Henrique VIII e Catarina de Aragão. Mas, sendo mais inteligente que o pai, conseguiu sair da situação desastrosa e apesar de ter sido quase tão tirana como ele foi, conseguiu reinar melhor que ele, com muita sorte, vale ressaltar (a mulher mais sortuda que já passou pela face da Terra).

P.S.: fiquei cansada por todas as viagens que Amy fez ao longo dessa história.

carolmureb 31/12/2022

Definitivamente, não está entre os melhores desta série da Philippa Gregory. Nem sei se era necessário porque a relação de Elizabeth e Robert já foi tão contada nos livros anteriores que ficou repetitivo. Mesmo que tenha contado um pouco de uma possível versão da experiência de Amy Dudley, ainda assim me pareceu repetitivo.

Aline 14/05/2022

Mais um...
Mais um excelente romance histórico da Phillippa Gregory sobre os Tudors. Já confesso que não me surpreendo... eu realmente gosto (e recomendo!) de todos os livros da série. Mas, a leitura deste foi especial ?

Como sempre, sugiro que a série seja lida de forma cronológica (ignorando as datas de lançamento); comece por A Princesa Leal (que traz a maravilhosa história de Catarina de Aragão) e vá seguindo os fatos, o reinado de Henrique VIII, suas esposas e seus descendente, o reinado sanguinário de Mary Tudor e a ascensão de Elizabeth.

Após outros livros terem demonstrado relances do reinado de Elizabeth (como O Bobo da Rainha), é aqui em O Amante da Virgem que temos um romance inteiro neste período. Podemos compreender a personalidade desta jovem, que não foi exatamente criada para ser rainha, mas sempre almejou o trono. Uma mulher apaixonada e espera, que precisa lidar com seu amante ambicioso.

Mas, muito além do romance, este livro tratou de forma bastante descarada do papel esperado da mulher naquela época. Ah, minha gente, o é imposto à Amy (inclusive por ela mesma!) diante de um marido adúltero... peloamorné!

E o reflexo dos pensamentos da época na rainha (inseguranças dela mesma): Como seria possível a uma mulher governar um país sem um rei para guiar-lhe? ?

Maaass, para além de tudo isto, o livro traz de forma bem tranquila, uma grande lição de Economia. Thomas Gresham é citado durante toda a obra. Sua lição sobre inflação e como "a moeda ruim expulsa a boa" demonstra quão desvalorizada foi a libra naquele momento:

? "Muitos homens vinham comprando ouro e enviando para fora do país (...). O valor da moeda inglesa, já no fundo do poço, despencou para nada."

Então, além de um excelente romance, no livro você encontra fatos históricos e lições importantes. Enfim, se você gosta de História e leituras que agregam bastante, só leia esta série.
lana 05/06/2022minha estante
tem hot?

@uaitolendo 26/04/2022

Eu odeio Robert Dupley. Kkkkkkk no livro, nem sei se ele era daquele jeito. O tipo abusador psicologico, mesquino e mimado. Dava vontade de entrar nas paginas do livro e da 4 tapas na cara da Rainha e mais 10 na Amy, e mandar elas acordarem. E como a Elizabeth é egoista. MISERICORDIA.  So pensa: " Que horas essa Rainha vai governar??". Que odeio!!

babisenberg 24/04/2022

Razoável
É uma leitura bastante lenta, a estória parece que não se desenvolve, foi um tanto cansativo ler esse livro. As ambições tanto da Elisabeth quanto do Dudley foram tornando- se repetitivas ao longo do livro e os vai e vens das decisões tomadas tb me deixaram bastante confusa.

Raquel 25/10/2021

Livro se passa do início do reinado de Elizabeth em 1558 a 1560.

Duas das poucas pessoas que sempre apoiaram Elizabeth nos momentos mais sombrios foram Cecil e Dudley. Assim, quando ela ascende ao trono, leva-os junto da obscuridade para a luz.

Cecil torna-se seu braço direito, conselheiro e secretário, além de ser quase um pai.
Dudley, torna-se estribeiro-mor. Mas, essa honra, não era o bastante. Ambicionou o lugar mais alto e deu início a conquista que o levaria até lá.

Porém, Dudley não era um homem livre, mas casado com Amy. Uma mulher de coração humilde e de gosto simples. Que permaneceu ao lado dele, mesmo quando  perdeu tudo: fortuna, prestígio e poder.

Na corte inglesa, em meio a rumores de guerras e pedidos de casamentos enjeitados. Estava Dudley fazendo a corte a rainha, enquanto Amy, permanecia no campo abandonada, na casa de parentes e amigos.

Até que em um momento de loucura, a rainha se deixa seduzir e aceita se casar com um homem casado. Qual a solução? Divórcio? Anulação? Assassinato?

Nesse livro, Philippa descreve Elizabeth como uma mulher fraca e por vezes, incapaz de governar o país e o coração. Mostra que nem sempre as pessoas aprendem com os próprios erros. E que os mais fracos são sempre os mais prejudicados.

Carolina909 06/06/2021

Traz uma imagem de Elizabeth bem intimista. Mas, comparando com os demais da série, não se tornou o meu preferido

Juliana 12/07/2020

Elizabeth I
Já li outros livros dessa autora, entre eles A irmã de Ana Bolena que é maravilhoso. E geralmente eu gosto das histórias. Mas não sei o que aconteceu aqui (talvez a expectativa em razão dos personagens) não gostei muito do enredo ou dos personagens.
Dudley não passa de um ambicioso de marca maior e em alguns momentos era difícil acreditar que ele realmente gostasse da rainha. Amy é uma chata, personagem antipática, fraca, repetitiva. E Elizabeth a grande rainha inglesa nós surge como uma personagem medrosa, manipuladora e manipulada, fraca, sonsa... Ela não consegue tomar decisões seja para o reino ou com relação a própria vida. O que temos aqui não é bem uma história de amor. E além disso achei a narrativa repetitiva e agarrada em alguns momentos.

Bruna Gouvêia 16/06/2019

Um dos melhores livros de PG
Esse é o sétimo livro da Philippa Gregory que leio e, certamente, é meu favorito! Vê-se todas as indicações de uma escritora experiente tratando de um assunto pelo qual é apaixonada. Digo isso porque difere bastante de livros como "A Princesa Branca" e "A Princesa Determina" em que dá para notar claramente que PG estava forçando-se a contar histórias acerca das quais não se sentia inspirada.

Ao contrário, em o Amante da Virgem, o romance entre Elizabeth e Robert é construído com maestria, bem como os quatro personagens centrais (Elizabeth, Robert, Amy e Cecil) que são sempre interessantíssimo de ler sobre. São todos personagens cheios de falhas e alguns deles beiram a vilanescos, mas confesso que nada disso me incomodou. Na verdade, me peguei devorando essa história bastante visual e cheia de reviravoltas.

A autora mais cedo ou mais tarde sempre parece se perder um pouco a caminho do fim, e as os eventos parecem se repetir um pouco e beiram a ser tornar maçantes, mas acredito que esse é um dos livros dela que menos sofre com esse defeito. Eu tive um problema um pouco maior com a fragilidade mental de Elizabeth por boa parte do miolo da história, bem como sua tendência à tirania e ao narcisismo. Entendo que estamos falando dos primeiros anos de seu reinado, mas acho que a autora pesou com a mão a personagem e nos vemos numa linha tênue entre realismo e machismo, em alguns momentos.

Infelizmente, trata-se de outra marca registrada da autora e como já sei o que esperar não é algo que vai me impedir de dar 5 estrelas a esse livro que, possivelmente, vai acabar sendo um dos meus favoritos do ano.

Anna Pz 06/11/2016

O Amante da Virgem
Philippa Gregory desenrola uma história contagiante, envolvendo história e ficção. Adorei o Livro.... é o tipo de livro que, ao terminar, bate aquela sensação de vazio e também de quero mais!

Karine74 29/08/2014

Decepcionante!
Me decepcionou muito. Apesar da autora escrever de maneira excelente, e prender a atenção do início ao fim (eu inclusive já li outro livro dela, que é sem dúvida muito melhor do que este), achei a história do livro muito irritante e frustrante. Com exceção da pobre Amy, nenhum dos personagens inspira nada além raiva e desprezo. A própria rainha é caracterizada como uma tola, egoísta, mimada e praticamente um prostituta assassina, sem escrúpulos, incapaz de se impor, a não ser na surdina. Apesar de demonstrar alguns traços da famosa inteligencia pela qual é conhecida, no final do livro, foi muito sutil e apenas por motivos mesquinhos, o que a torna uma personagem ainda mais decepcionante. Cadê aquela rainha inteligente e determinada a tornar a Inglaterra uma potencia a ser respeitada, sem ser dominada por um homem e capaz de tomar suas próprias decisões? Onde está aquela rainha forte que trouxe a época de ouro para a Inglaterra? Com certeza não nesse livro.

site: http://orquideadepapel.blogspot.com.br/