A Herança de Ana Bolena

A Herança de Ana Bolena Philippa Gregory

Resenhas - A Herança de Ana Bolena

Duda 31/01/2022

A herança de Anna Bolena
Neste volume Philippa Gregory nos apresenta duas das esposas de Henrique VIII, Catarina Howard e Anna de Cleves e como foi para elas tentarem sobreviver na corte de um rei cruel.

Eduardo1304 11/01/2023

A herança de Ana Bolena.
Esse livro é maravilhoso !
Um disputa para quem será a rainha e dará ao rei o tão esperado filho.
Ana viu o marido e a cunhada serem executados por traição. Agora, ela tem um único objetivo na vida: manipular o destino da nova rainha e ser, dos bastidores, a mulher mais poderosa da Inglaterra.

Karol 30/09/2011

A Herança de Ana Bolena- Resenha Livros em Série
‘Vamos ver, o que eu tenho?’ é uma das frases que você mais lê nesse livro. No meu caso, o que eu tenho são três mulheres completamente diferentes, com passados diferentes, vivendo numa mesma corte, e com uma coisa em comum: um rei tirano e maluco. E é exatamente isso que é abordado no livro.

Antes de ler o livro, achava que aprenderia um pouco mais da história dessas três mulheres, pouco lembradas pela história, mas que foram de extrema importância. Depois de ler o livro percebi que aprendi mais sobre Henrique VIII do que sobre elas.

A narrativa do livro é feita pelas mesmas, então você pode ter um ponto de vista diferente da história a cada momento mas que todos acabam na mesma conclusão: Henrique VIII não batia bem da cabeça e quem deveria ter ido para o cadafalso era ele!

Mas vamos ao resumo básico dessas três figuras interessantes, e pouco conhecidas, e que sim, são um tipo de herança de Ana Bolena, assim como eu acho que a loucura de Henrique VIII pode ser.

Ana de Cleves, a quarta esposa de Henrique VIII, era feia (um fato histórico que não consta no livro é que ela tinha cicatrizes de varíola no rosto), protestante, usava roupas estranhas, e o fato de seu nome ser o mesmo da ex-esposa do rei o incomodava. Mesmo assim, ela foi levada para Inglaterra para se casar com quem ela achava ser o ‘rei mais bonito da cristandade’ só que no final das contas, assim que ela o viu, percebeu que era quase um cinqüentão, gordo, com um humor estranho e um ferimento na perna que vivia aberto que exalava um cheio horrível. Para não precisar voltar para casa e viver sob a tirania de seu irmão, Ana quis ficar na corte e continuar casada com Henrique. O problema é que ela não sabia que ele não a achava atraente e por causa disso, e por motivos óbvios de idade, peso e doença, Henrique não consumiu o casamento, tramou para ‘se livrar’ dela e no final das contas de esposa, Ana passa a ser sua irmã. Mesmo assim, ela amou muito e cuidou como mãe dos filhos de Henrique, tanto que os três a visitavam com freqüência, principalmente depois da morte de Henrique. Uma das suas damas de honra era Jane Bolena, Lady Rochford. Ela estava fora da corte desde a morte da Rainha Jane Seymour e queria muito voltar para servir a nova rainha, mesmo que isso a remetesse ao seu passado que a condenava. Jane depôs contra a sua cunhada, Ana Bolena, e seu marido George Bolena, e por causa disso os dois foram decapitados. Jane, no final das contas, ficou sem marido e uma cunhada rainha da Inglaterra, mas herdou toda herança da família Bolena. Com a vinda de Ana de Cleves, Jane consegue voltar à corte e trama com seu ‘tio’ para tirar a nova rainha do trono, mesmo gostando dela . A única importância de Jane era crescer cada vez mais dentro da corte e não se importava de passar por cima dos outros, e até mesmo da sua consciência, para conseguir isso.

Catarina Howard era uma garota quando foi à corte, apenas 15 anos. Era prima de Ana Bolena, viveu no campo com a sua avó durante a sua vida toda e nunca foi muito bem educada. Ela e as outras garotas que viviam na mesma casa, só queriam saber de ‘sexo, jóias e mascaradas’. O sonho de Catarina, até então, era trabalhar na corte, e quando isso aconteceu, ela se viu cercada de gente mais velha e com muito mais dinheiro. Era a oportunidade perfeita para arranjar um bom casamento que lhe rendesse muitas jóias e vestidos. Mal sabia ela que tinha conseguido muito mais. Ela chamou a atenção do rei, que, infeliz com a sua mulher alemã feia, fez de tudo para consegui-la. Não foi muito difícil, seu tio e Jane Bolena, trataram logo de colocá-la no trono e fazer todas as suas vontades, contanto que ela os obedecesse. O problema surgiu quando Catarina se apaixonou de verdade e percebeu que por baixo daquelas jóias todas do rei, havia um velho com idade para ser seu avô e que ele era seu maior impedimento para ficar com seu amor verdadeiro.

É uma história muito interessante, muito bem escrita, que mostra três mulheres muito diferentes, com idéias diferentes da vida, e do que querem para ela, que estão debaixo do poder de um homem completamente fora da realidade e que se achava capaz de tudo. Um monstro! Apesar delas terem milhões de defeitos você não consegue as detestar e querer seu mal, pois elas são vítimas de alguém muito pior: o rei mais poderoso que a Inglaterra já teve, e o mais maluco também.

Nathy 29/04/2022

Um trono, Duas Rainhas
Fiquei relutante em ler mas depois que li, chorei horrores por ter acabado tão rápido. Simplesmente impossível não gostar das duas rainhas (Ana de Cleves e Catarina Howard). Ambas envolvidas em jogo de poder que iria além de uma coroa, mas sim de um país e um conflito religioso. O reino de Henrique VIII está ao caos. Quem irá fazer o rei feliz? Quem irá comandar a corte mais rica e mais perigosa da cristandade? Quem irá profetizar a fé católica ou protestante? Qual o preço da herança de Ana Bolena?
O livro simplesmente te prende e te coloca num trem bala direto para o século XV. Leiam porque vale muito a pena! (tem umas cenas cômicas que chegam a ser engraçadas)

babisenberg 03/03/2022

Nesse livro acompanhamos a vida de mais duas (Ana de Cleves e Catarina Howard) das rainhas de Henrique VIII e o que tiverem que enfrentear na corte desse rei maluco. A terceira narradora é Jane Bolena cunhada de Ana Bolena. Muito louco e triste pensar como era ser mulher naquela época.

Janaina Edwiges 15/08/2013

A Herança de Ana Bolena

Quem serão as herdeiras da herança de Ana Bolena? A quem caberá a graça, a beleza e o encanto ... as terras e propriedades ... o título e a fortuna ... a coroa de rainha ... o tronco do carrasco?

Neste impecável romance histórico de Philippa Gregory, desvendamos um pouco mais da trajetória de três mulheres, de personalidades tão distintas, mas que tiveram seus destinos entrelaçados na corte dos Tudors.

Ana de Cleves chega à Inglaterra para ser a quarta esposa de Henrique XVIII. Falando apenas alemão e extremamente mal vestida para os padrões ingleses da época - “a camisa debaixo do vestido que vai até quase o seu queixo, o capelo que deveria pesar uma tonelada, enfiado em sua cabeça” - Ana se torna motivo de risos e é vista como uma “camponesa”, tímida e calada demais para se sentar com sua própria corte. Criada em um pequeno ducado da Alemanha e vivendo toda a infância sob a tirania do irmão mais velho, Ana demonstrará ser uma mulher digna, forte e inteligente, suportando toda a tensão de estar ao lado de um rei que não conhece limites para seus caprichos e poder.

A pequena e graciosa Kitty, Catarina Howard, que com apenas 14 anos se torna dama de companhia da rainha Ana e tem como propósito de vida ser muito observada e comentada na corte. Catarina foi criada no campo por sua avó e é descrita no livro como uma garota alegre, muitas vezes ingênua, fútil e tola. Suas maiores preocupações são as joias, vestidos, danças e principalmente flertar. Ainda menina Catarina já atrai olhares e conhece os "prazeres" que os homens podem lhe proporcionar.

Jane Bolena, Lady Rochford. Ex-esposa de George, irmão de Ana Bolena, Jane é uma mulher ambiciosa, inteligente e esperta, que serviu as três rainhas (Catarina de Aragão, Ana Bolena e Jane Seymour) e agora chega a corte para ser dama de honra da quarta esposa do rei. No entanto, perceberemos toda a fragilidade de uma mulher, assombrada pelas lembranças do passado e da condenação de Ana e George Bolena, presos por adultério, traição e incesto.

Através das experiências de Ana, Catarina e Jane, somos guiados ao mundo de intrigas da corte inglesa do século XVII, e desvendamos a imagem de um dos homens mais poderosos do mundo naquela época, Henrique XVIII, um dos reis mais tiranos que a Inglaterra já conheceu.

Este livro é o terceiro da série "Os Tudors", que podem ser lidos sem nenhum problema de forma independente. Como ele é narrado pelas três mulheres, conseguimos perceber os diferentes sentimentos, as diferentes reações que elas tiveram diante de um mesmo acontecimento. A leitura é tão envolvente e agradável que o leitor nem percebe que está chegando ao final de quase 500 páginas.

Um romance excelente, que mais uma vez comprova a genialidade desta maravilhosa autora. Super recomendado!! Tenho certeza de que todos que lerem este livro irão se apaixonar ainda mais pela história dos Tudors.

Eugenia 08/12/2022

Passei o livro inteiro a desejar que Ana de Cleves não morresse, ela foi uma das duas esposas do rei, entre seis, que conseguiu sair do casamento com vida.
Obviamente desde o início sabia que o casamento do rei com a Catarina Howard ia acabar mal, pensei que no fim ela se unisse a Joana Bolena contra o tio das duas, que era um manipular nojento, e conseguissem o perdão mas enfim...

Carol Amaro 07/01/2010

Este livro conta a história das duas rainhas seguintes à Ana Bolena, por isso cronologicamente o ideal é lê-lo após A irmã de Ana Bolena.

Muito interessante também, esse romance é contado em primeira pessoa pelas três principais personagens. E abrange o período que Henrique VIII já estava "fora de controle". Vale à pena!

Atualização(1):
A ordem do lançamento dos livros foi: A Irmã de Ana Bolena > O Amante da Virgem > A Princesa Leal > A Herança de Ana Bolena. Contudo, recomendo ler na seguinte ordem: A Princesa Leal > A Irmã de Ana Bolena > A Herança de Ana Bolena > O Amante da Virgem. Nessa ordem, é possível acompanhar os acontecimentos de forma cronológica.

Atualização (2):
Ainda não li "O bobo da rainha" (o livro é de 2003 mas aqui no Brasil só saiu em 2009) mas pela sinopse acredito que se encaixe entre "A Herança de Ana Bolena" e "O Amante da Virgem".

Claro, que um livro independe do outro, tanto que a autora os escreveu sem observar a cronologia. Eu li "fora de ordem", pois acompanho os lançamentos e não acho que tenha atrapalhado. Se tivesse começado a ler depois de todos lançados, aí sim teria optado pela ordem que sugeri, apenas por gosto.
Cláudia 06/01/2010minha estante
Aaia! A Princesa Leal esta bem carinho... E estou sem tempo para frequentar a biblioteca... Comprei os outros três, vou começar pela Irmã de Ana Bolena, mesmo. E O Bobo da Rainha? Sabe dizer onde se encaixa?

Titi 07/01/2010minha estante
Carol,

Estou querendo ler os livros da Phillipa e sua sugestão de ordem cronológica me ajudou muito. Vou começar pela Princesa Leal.

Obrigada,

Christiane

Daniela742 31/08/2010minha estante
Carol, acabei de ler O Bobo da Rainha, e é apaixonante! Com certeza você vai gostar. Beijos.

Cristine 30/03/2011minha estante
acho que antes de tudo vem A Rainha Vermelha que é a história da avó do Henrique e como ela conseguiu usurpar o trono para eles

Loulou Almeida 27/02/2020

Sou grande fã da Phillipa Gregory.. Ela realmente consegue romantizar acontecimentos históricos como ninguém! E que história dessas três mulheres (duas delas, esposas menos conhecidas do grande - macho tóxico es@&$to - rei Henrique VIII) tão diferentes e que de uma forma ou de outra foram herdeiras Bolena.

Regina 31/12/2023

Espetacular!
Há muito tempo tenho livros dessa autora mas este foi o primeiro que peguei para ler, e que experiência maravilhosa!!!! Amei a forma como a autora desenvolveu a história, suas nuances e detalhes que fizeram toda a diferença. Super recomendo!!!!

uyara 20/10/2009

faltou um pouquinho...
O livro é ótimo e nos deixa bem esclarecidos a respeito dos acontecimentos histórios do período decadente da corte dos Tudor. É interessante que, quando o contexto fica nebuloso ou incerto, a escritora narra através dos olhos de outra protagonista (são três), o que nos faz subentender o ponto de vista da autora sem que ela diga com certeza o que aconteceu, já que a ocorrencia não é comprovada.
Minha única crítica é o finalzinhozinhozinho. Ela nos narra a história, desde o primeiro livro (a princesa leal), de uma maneira muito próxima do grande Henrique VIII. Nos mostra sua ascenção e declínio, transformando-o de Sir Coração Leal para um tirano louco no passar dos anos. MAS, seu último casamento não é explicado, apenas citado (após a decapitação de Catarina) e sua morte é rápida, sem informar o leitor do processo do óbito. Acredito que a autora tenha se prendido nas esposas Bolena (além de Ana de Cleves).

Apesar do deslize - que só acontece na última página - o livro é uma obra prima, realmente muito bom!
Erika 03/11/2012minha estante
Concordo contigo. A narrativa é ótima, mas o final ficou a dever. Poderia realmente terem sido abordados, mesmo que rapidamente, o último casamento e morte de Henrique VIII.

Erika 03/11/2012minha estante

Ida 20/09/2014

A herança de Ana Bolena
A herança de Ana Bolena, é o terceiro livro da Série sobre os Tudors de Philippa Gregory e o segundo que leio sobre essa dinastia... leitura.impressionante!

O livro mostra a vida na corte após a queda e execução de Ana Bolena, não se trata de uma continuação na íntegra das rainhas que se casaram com Henrique VIII, pois não mostra o relacionamento nem o casamento de Henrique com Jane Seymour as protagonista da vez são: Jane Bolena (viúva de George Bolena, irmão de Ana Bolena), Ana de Cleves e Catarina Howard, a delicada rosa sem espinhos.

O grande soberano Henrique VIII necessita de uma nova consorte para seu reinado, então inicia-se uma nova agitação na corte mais famosa da época.

A escolhida e destinada a assumir o posto de quarta consorte do Rei Henrique VIII é Ana de Cleves, uma jovem alemã de 25 anos que foi pintada em tela pelo famoso pintor Hans Holbein e por intermédio de Thomas Cromwell, conselheiro e amigo do Rei, o influenciou por questões políticas e religiosas a casar-se com Ana. Ela, uma jovem que sofreu por toda vida com a tirania do seu irmão, chega a Inglaterra, mas, que de imediato não é bem vista pela forma que se veste e sente-se completamente desconcertada pela situação, mesmo não falando nada em inglês, percebe, pela atitude das pessoas que a recebem, que ela é no mínimo estranha, mas isso não abala e tampouco altera sua personalidade de uma mulher que tem sonhos, que busca agradar e nenhum momento ofender o rei e suas abusadas e contraditórias vontades, pois, comporta-se, verdadeiramente como uma rainha, mesmo ela logo descobrindo que está pisando em um campo minado.

Sua aia Catarina Howard, uma jovem de 15 anos logo chama atenção do rei, inicia-se logo um jogo de interesses e o rei que não se agradou nadinha de Ana desde o início de quando a conheceu, tratará de manejar uma solução para descartar a rainha para muito em breve casa-se com sua adorada rosa sem espinhos, pelo qual, já se encontrara perdidamente apaixonado. Casando-se com ela pouco tempo depois, tornando-a então, a quinta rainha da Inglaterra, uma jovem muito fútil e ingênua e que suas tolices a conduziram para um trágico e conhecido destino.

E por trás de todo esse frenesi pelo qual vivencia a corte de Henrique, está a dissimulada Jane Bolena, uma mulher que não medirá esforços para conseguir o que quer, sendo ela manipulada por Thomas Howard, duque de Norfolk, dissimulado nº 02, que buscam juntos, conduzir o destino dessas duas mulheres no caminho dos seus interesses próprios e assim obterem benefícios, títulos e poder..

É uma trama instigante, narrada em primeira pessoa pelas protagonistas da história, onde cada uma delas expressam seu ponto de vista sobre os acontecimentos, a autora não se aprofunda na vida do rei Henrique, mas, pela trajetória dos fatos percebemos sua tirania e impiedade, ninguém estava devidamente a salvo quando cruzavam o caminho deste famoso e temeroso Rei.

Gosto da escrita de Philippa Gregory, uma leitura desprendida, estimulante e que nos conduz a sempre querer saber mais dessa fascinante dinastia, que com certeza foi uma das mais marcantes da história do mundo.

Jessica852 20/06/2022

Adoro a forma como a autora ambienta a história e como une fatos com ficção. Sutil e eficaz. A edição da Record está perfeita. Se você se deixar levar termina o livro de uma vez só. Recomendado para todos que gostamde romances históricos.

sissiaguiar 17/09/2011

[Esta é a minha primeira resenha, não sei fazer, nunca fiz. Mas, só vou comentar sobre o livro que li. ok?]

Confesso que comprei esse livro por causa da capa! (risos)
Não conhecia a autora, nem sabia que ele fazia parte de uma serie.
Comecei a ler, e gostei muito do estilo em primeira pessoa dos personagens.

Nesse livro vemos a Jane Bolena (cunhada da Ana Bolena), Ana de Cleves (esposa numero 4 do Henrique VIII) e a Catherine Howard (dama de companhia da Ana de Cleves, amante e quinta esposa).

Aqui vemos uma Jane com remorço, mas que continua obedecendo ao Duque de Norfolk. Vemos uma menina futil....que é a Catherine, mas muito engraçada.

E vemos uma moça bondadosa, como a Ana de Cleves. Não tem como não gostar dela.

Terminei o livro querendo saber mais sobre os tudors e afins, e já fui comprar mais livros da serie. Gostei muito!
Flávia HBS 28/08/2020minha estante
Que lindinho!! Após nove anos lendo sua primeira resenha!! Amei!! Comprei o livro e será minha próxima leitura!! Já li vários dela! Amo Philippa Gregory

carolmureb 01/03/2022

Díficil simpatizar com Ana de Cleves, Catarina Howard ou Jane Bolena! Que trio! Claro que, das três, Ana de Cleves viveu a situação de rejeição da família e do rei e ainda por cima se viu sem pátria e sem possibilidade de constituir família, mas sobreviveu. Já Catarina Howard foi mais vítima do mau-caráter do Duque de Norfolk, tio dela e de Ana e Maria Bolena. Que homem sem escrúpulos e perverso. Enfim, mais um volume para a leitura em ordem cronólogica!!