Deus, o Estilista

Deus, o Estilista Jeff Pollard

Resenhas - Deus, o Estilista

Kelly Oliveira Barbosa 22/02/2020

Pensa num autor corajoso!
Fazia muito tempo que esse ebook estava no meu radar, no meu kindle. “Deus, O Estilista” ou “Christian Modesty and the Public Undressing of America”, título original, foi publicado nos EUA em 2003 e chegou no Brasil pela Editora Fiel em 2006.

O assunto é a modéstia ou a ausência dela na vida dos cristãos do século XXI. Em poucas páginas o autor se precavendo ao máximo para não ser chamado de legalista – mas tenho certeza que muitos leitores assim o entenderam – se propõe a afirmar que existe um padrão bíblico de modéstia, mais especificamente que a bíblia têm sim algo a nos ensinar sobre a maneira de nós, os cristãos, nos vestimos. Segundo o autor, não que a modéstia seja primariamente uma questão de vestimenta, antes é uma questão de coração, MAS se o coração está correto diante de Deus, ele se governará em pureza, acompanhada de humildade, e se expressará em modéstia. Sobre isso Calvino escreveu: “Temos sempre de começar com as disposições, pois, onde a devassidão reina no íntimo, não haverá castidade; e, onde a cobiça reina no íntimo, não haverá modéstia nas vestes exteriores.”

Para falar no português correto e direto: modéstia é um assunto mais que controverso e principalmente em nossos dias, quando – puxando para o lado feminino da questão – o grito das feministas é: “Este é meu corpo, eu faço o que quero”; e pasmem, o grito das evangélicas modernas é: “Esta é a minha liberdade, eu faço o que eu quero”. Contudo, a declaração das escrituras é: “Vocês não sabem que seu corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a si mesmos, pois foram comprados por alto preço. Portanto, honrem a Deus com seu corpo.” (1 Coríntios 6:19,20 – NVT), para citar só uma das passagens bíblicas que não devem sair da nossa mente nesse tempo de trevas que estamos vivendo.

É um ebook curto, dá para ler em um dia, porém nem por isso deixa de ter certa profundidade. Jeff Pollard inicia o assunto em Gênesis, quando Adão e Eva pecaram contra Deus e se tornaram “nus” em seu pecado. Eles fizeram “cintas” com as próprias mãos para si, mas Deus matou animais e fez vestes de peles para os “cobrir” graciosamente. Deus substituiu as cintas por “túnicas de peles”, um tipo de misericórdia e graça de Deus que se cumpriu totalmente/plenamente, no futuro, no sacrifício expiatório de nosso Senhor Jesus Cristo. Enquanto Adão cobriu determinadas partes, o Senhor Deus cobriu o corpo de Adão. Um acontecimento literal para nos ensinar uma verdade espiritual: embora Adão tenha coberto os seus quadris, Deus cobriu o seu corpo.

Logo após essa fundamentação bíblica que vai muito além é claro do exposto aqui, o autor explora a história da moda, a trajetória da criação das roupas de banho e como elas influenciaram e mudaram a mentalidade da sociedade quanto a nudez pública. Para Pollard, Deus cobriu o corpo do homem e da mulher na queda e desde então, Satanás e seus demônios têm se esforçado para despi-lo – infelizmente com sucesso. Algo importante que ele deixa enfatizado em seu texto é que de forma pensada, arquitetada os estilistas usaram a moda para despir a sociedade e a tendência é piorar – se é que tem jeito.

Dura é essa mensagem! Infelizmente como já mencionado aqui, para muitos cristãos hoje a nudez, a ostentação etc etc; se tornou um símbolo de liberdade cristã. Porém encaremos o fato, se a maneira que nos apresentamos publicamente diz “Sexo! Orgulho! Dinheiro!” têm alguma coisa errada. A maneira como nos vestimos, nos apresentamos publicamente precisa estar em harmonia com aquilo que professamos, a fé num Deus Santo. Dura, dura é essa mensagem.

Terminando, é claro que com o nosso coração corrompido é muito fácil buscando a modéstia cair em legalismo, orgulho etc. Todavia, concordo com que o autor disse: “Embora seja verdadeiro que alguém pode vestir-se com modéstia impulsionado por um motivo orgulhoso e pecaminoso, não é possível que alguém se vista com sensualidade e ostentação impulsionado por um motivo correto. Por conseguinte, a pureza e a humildade de um coração regenerado internamente têm de se expressar, em última instância, por meio de roupas modestas no exterior.” É ISSO!

Recomendo fortemente!

site: https://cafeebonslivros.blog/2020/02/22/resenha-livro-deus-o-estilista-de-jeff-pollard/
Babi159 21/12/2020minha estante
Resenha perfeita. Parabéns.

Kelly Oliveira Barbosa 21/12/2020minha estante
Obrigada!

Denise.Sartori 21/12/2020minha estante
Bah, parece excelente!! ??

Kelly Oliveira Barbosa 22/12/2020minha estante
É muito bom Denise.

Denise.Sartori 23/12/2020minha estante
Já coloquei na minha lista ??

Kelly Oliveira Barbosa 04/01/2021minha estante
Me conta depois Denise ;)

Denise.Sartori 04/01/2021minha estante
Conto sim ??

Fabi 10/06/2021

Deus, o estilista
Ótimo livro!!! Detalha a modéstia de forma clara, monstrando que a raiz da modéstia vem do próprio criador, ele cobriu a vergonha de Adão e Eva, aquele foi o modelo criado por Deus, e outorgou as vestes sacerdotais, Jesus Cristo se vestiu Jo 1.14, e os santos glorificado Ap 6.11, portanto, Deus foi o primeiro estilista.

O nosso corpo e alma é propriedade adquirida por Jesus, e o preço pago pelo seu corpo foi o transpassamento do corpo dEle. O livro relata que precisamos pensar na maneira como adornamos essa propriedade adquirida pela sangue de Jesus. E aponta para nosso padrão de modéstia (Romanos 8.29) JESUS.

Ju Nancy 29/09/2021

Modéstia
Esse livro é bem necessário para toda mulher cristã, que quer ser luz por onde for. Mais de Deus e menos de mim!

Vanderlete 31/05/2021

Muito Bom !!
Um livro tão criticado, mas tão necessário pra esse tempo, como o próprio autor diz: "Modéstia é um assunto controverso e falar contra a moda atual é sempre difícil e envolve um custo alto, não é só sobre roupas, mas tudo é uma questão do coração. A Modéstia é um Mandamento das Escrituras. Apesar de o autor se ater falando bastante sobre roupas de banho, ele nos faz refletir como a Igreja tem se comportado diante da questão de vestimenta de acordo com o padrão estabelecido por Aquele que é o "estilista" do crente! É forte, um livro pra quem realmente não acha que tratar sobre esse assunto é um mero legalismo! UM ALERTA PARA O POVO DE DEUS! Voltemos à Modéstia, voltemos à essência, à Santidade e a Pureza!

Jeane Soares 19/12/2016

Leitura obrigatória!
Deus, o Estilista, na minha visão, é leitura obrigatória para líderes da igreja e qualquer pessoa que exerça cargo de influência no meio eclesiástico (professores de EBD, líderes de jovens, presbíteros, pastores...).

Dá uma boa fundamentação do que é a modéstia cristã com relação ao modo de se vestir, e abre os olhos para como nós nos deixamos levar pelo padrão e valores do mundo, de forma tão intrínseca que muitas vezes argumentamos em favor deste em detrimento do padrão bíblico!
Isso é tão sério, os valores mundanos inculcados em nossa mente, que, mesmo após a leitura deste livro, eu não consigo me imaginar sentindo a devida vergonha ao usar, por exemplo, apenas um maiô numa praia. Eu sei que é errado, eu entendi qual é a vontade de Deus para seu povo nesse aspecto, eu concordo com a argumentação do autor do livro, mas ainda assim, por conta de toda a influência mundana e falta de ensino que recebi sobre esse assunto ao longo do meu desenvolvimento, eu não consigo sentir o que é piedoso que eu sinta nessa situação hipotética. Eu não vou mais me expor dessa forma pois conheço a verdade e quero obedecer a meu Senhor, mas fico surpresa em como os valores mundanos são fortes em mim mesma! Por isso conclamo todos que exercem papel de ensino dentro do corpo e todos aqueles que desejam viver em verdadeira piedade a buscar aprender sobre modéstia cristã no vestir e fomentar essa discussão entre os irmãos. O povo de Deus precisa ser um povo santo, distinto, que não peca no orgulho de se exibir ou ser pedra de tropeço para os outros.

Soli Deo Gloria.
Pregandoo 06/10/2017minha estante
como faço pra conseguir o livro ?

Airton Souza 19/04/2019minha estante
Comentário perfeito, Jê!

Davi.Boechat 27/12/2016

“Deus, O Estilista”, de Jeff Pollard, trás uma reflexão bíblica e histórica sobre a relação entre cristão e a moda, suscitando um chamado para que a Glória de Deus seja evidenciada também no aspecto no vestuário. O autor defende que ele seja uma materialização da modéstia cristã, tendo sido estabelecido pelo Senhor após a entrada do pecado (Genesis 3:21). O assunto é abordado nos primeiros quatro capítulos da obra, onde é realizada a exposição teológica.

Rica em nota bibliográficas, a obra mostra os aspectos que influenciaram as mudanças progressivas no vestuário. O papel da publicidade, cinema e televisão é destacado como preponderante para formação dos novos hábitos. Entre eles, é dado destaque ao uso de roupas de banho. “Quantas de vocês, mulheres, permaneceriam em frente ao seu jardim usando apenas sutiã e calcinha? Você já considerou o fato de que essas peças talvez cubram mais do que as vestes de praia?”, provoca o autor na página 47.

A negligencia sobre o tema, defende Pollard, está acompanhada da acepção de conceitos alheios à fé. Com isso, uma escada de problemas morais, que há décadas causariam escândalo, se tornaram imperceptíveis. “Roupas, assim como todas as coisas materiais, não são pecaminosas em si mesmas. Mas expor ou vestir o corpo de maneira sensual, provocando concupiscências nos outros é pecado”, estampa a página 68.

Parte do livro é dirigida em especial às mulheres, mas os homens não escapam das admoestações: “Os homens têm que prestar contas a Deus pela maneira como usam seus olhos, enquanto as mulheres devem ter o cuidado de não colocar pedra de tropeço diante dos homens.”

Sunamita Conti Santos 12/04/2020

Não! Este não é um livro legalista sobre modéstia. O próprio autor, com todo cuidado, conseguiu transmitir essa mensagem em toda a obra. Falar sobre modéstia é, sem dúvida, um assunto muito controverso, portanto, considerei ousado a atitude do autor em abordá-lo. Jeff Pollard, com sua ousadia e sabedoria, trouxe à luz a modéstia cristã utilizando tanto o recurso bíblico quanto demais conteúdos históricos e bibliográficos, o que tornou o livro ainda mais consistente. No mais, o autor demonstra que a questão da modéstia cristã é notavelmente profunda, isto é, não se trata apenas do exterior, mas também de corações pecaminosos, legalistas, orgulhoso e etc. Acredito que a ideia geral do livro seja demonstrar que, basicamente, o nosso exterior precisa ser uma demonstração clara da obra regeneradora de nossa mente, alma e coração. Enfim, é uma leitura curta, porém informativa e ricamente bíblica. Recomendo!

Marcelo Duarte 30/10/2020

Limitado à moda praia!
O autor, Jeff Pollard, apresenta um livro bem escrito, com início, meio e fim. O autor apresenta sua motivação para escrever o livro e discorre muito bem sobre o assunto. Sua base de argumentação são: a Bíblia, comentários de historiadores da moda e as mídias de forma geral. Esses são o tripé de sua argumentação. O livro deixa a desejar em alguns aspectos, por exemplo, o autor foca na relação "moda praia" x modéstia ou a falta dela. À partir daí ele comenta uma coisa ou outra na moda mais geral. Mas o cerne da sua argumentação fica presa em relação as vestimentas na praia. Traz um apanhado histórico muito interessante sobre a relação moda e modéstia.

Li este livro como contraponto a argumentos usados a favor da liberdade cristã. E percebe-se que o autor vez ou outra desmerece alguns argumentos usados por quem defende a liberdade cristã em matéria do tipo. Nesses casos o autor usa extremos, como se a liberdade exercida fosse usada deliberadamente para atos libertinos. O que também é condenado pelos defensores da liberdade cristã. No mais o autor se saiu muito bem em sua argumentação, foi bem construída, porém poderia ter melhorado..
O autor (como 99,9% dos autores que se propôe a falta de tal tema) foca nas mulheres e discorre quase nada sobre os homens (para não dizer nada). Menciona uma vez ou outra acerca dos homens. Empobrece muito o livro, e faz-me pensar em certo preconceito por parte de pessoas que ainda mantém essa mentalidade. Tudo é culpa da mulher. Essa argumentação tem de parar.

É uma boa base para quem se interessa pelo assunto. Principalmente para quem quer saber mais sobre usos e costumes.

Jackiely 11/01/2021

Leitura mais que necessária.
Esclarecedora e reflexiva

danieldcm20 14/12/2021

Vestimenta cristã
Um livreto excelente. Vale a pena a leitura, pois, o cenário da vestimenta cristã encontra-se afastado da modéstia. O livreto retrata acerca do quanto ao longo dos anos, a nudez tem sido enfatizada sutilmente pelo diabo, e isso o autor mostra pela história das vestes e o seu colapso. Neste livro vemos assuntos concernentes a história do biquíni, tomara que caia, e outros pelos quais o livro fala do quanto necessitamos urgentemente resgatarmos a modéstia e discrição!!

Klara.Chagas 01/07/2023

?Examine seu próprio coração. Por que você se veste da maneira como se veste? (?) A glória de Deus e o amor por Cristo devem ser os motivos primários de tudo que falamos, realizamos e pensamos; e isto inclui o que vestimos.? ?

Michele 17/04/2013

Deus, o Estilista
O autor da uma visão histórica da moda, mostrando que ela tem fugido da orientação Bíblica de sermos modestos no vestir.
(1Tm 2:9 [NVI])"Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras,"

O livro aponta para a conduta errada de homens e mulheres no momento de escolher suas roupas. E como a mídia influência na nossa percepção do que é correto.

Lua 07/01/2021

Pra quem quer começar o ano sendo confrontado
Este é um livro que, definitivamente, te tira da zona de conforto, pois levanta questionamentos e reflexões sobre um assunto que já estava, de certo modo, resolvido no imaginário dos cristãos: a questão das vestimentas.

De fato, a modéstia cristã tem sido deixado de lado há muito tempo por conta de uma falsa noção de segurança que a cultura nos passa. Afinal, se todo mundo faz, por que não posso fazer também?

Confesso que me senti incomodada com a leitura em alguns momentos, não porque ela estivesse incoerente biblicamente, mas porque mexeu profundamente com algumas crenças fixas que eu já tinha. E esta só me fez ter mais certeza que ser cristão não é fácil. Não se conformar com esse mundo é uma luta diária que precisamos travar com esforço e muitas renúncias. Indico a leitura!

Iara18 08/06/2021

Estimulante
Esse livro me fez refletir bastante e construir meu próprio pensamento sobre o tema em si (achei difícil encontrar bons livros que falem sobre modéstia e vestes). O autor frisa como as nossas intenções e não somente as roupas que usamos definem se realmente estamos sendo modestos ou não (nos sentido bíblico da palavra)

Carla Gracy Tavares 31/05/2022

Gostei muito
É um livro que vem aborda a modéstia de um modo geral, nos levando a refletir o quanto temos nos permitido sermos influenciados pela mídia em geral.
Porém precisamos olhar a luz da Bíblia o que Jesus fala com relação a modéstia.
Somos templo do Espírito Santo e precisamos andar de modo a glorifica-lo.