As Mil e uma Noites - Volume 1

As Mil e uma Noites - Volume 1 Galland

Resenhas - As Mil e uma Noites - Volume 1

celiny 02/09/2023

Um milhão de histórias por noites.
Um livro recheado de contos árabes interessantes, narrado por Cherezade. Eu gostei do livro, só acho que se tornou repetitivo em alguns pontos e algumas histórias não me foram agradáveis, cheguei a pular uma ou duas. Queria mais interação entre a Cherezade e o sultão, mas em geral é um bom livro, pretendo ler o segundo volume.

belivts 17/06/2023

No começo tá tudo ok mas depois da trigésima noite já ta repetitivo e cansativo DEMAIS, o que eu devia ter previsto pelo próprio título do livro. nem sei pq me submeti a isso

Raiane197 10/04/2023

Interessante
Acho cômico que no começo o irmão do sultão estava triste pela traição de sua esposa, mas foi apenas ver que o sultão estava passando pelo mesmo para ficar imensamente feliz. A estória é fluída e se desenvolve como uma fábula prolongada, eu gostei da primeira parte, apesar de ter me forçado a continuar em alguns capítulos, eu gostei do enredo em si.

Anderson.Amin 01/11/2022

É uma experiência interessante.
Importante destacar q todos os contos foram criados há muitos anos atrás, então a forma das narrativas e a linguagem são bem diferentes dos livros atuais. Sem contar que as historias narram costumes antigos e bem diferentes dos nossos.
Dito isso, é um livro com alguns contos muito bons, mas outros extremamente entediantes. Além de a narração ser repetitiva e um pouco confusa em certos momentos, pois alguns contos narram a história de alguém que conta a historia de alguém q esta contando uma história de alguém...
Enfim, vale a leitura por ser um clássico que inspirou muitas historias q conhecemos hoje, e q ajudou a construir a literatura no decorrer dos anos.

Dayane| @portas_de_papel 26/12/2021

As mil e uma noites
A autora, Emily Kate Johnston é uma arqueóloga forense e foi seu período na Jordânia que a fez se apaixonar pelo deserto. O ambiente era bastante desconhecido pra mim até meados do ano passado, quando encarei alguns livros que tinham esse mesmo background e acabei por me apaixonar pelo cenário. Esse foi meu primeiro contato com E. K. e espero que ela escreva outros livros para que possamos seguir acompanhado suas histórias.
Trata-se de manuscritos encontrados e são contos mágicos de extrema filosofia !!! É um livro apaixonante !!!

Brandes 03/12/2021

Por que a Disney não dá os créditos?
O livro é fantástico. Para qualquer um que seja fã de contos e romances. Cheherazade narra aventuras, amores e sonhos para impedir a própria morte e salvar dezenas de mulheres sem nunca pegar em uma espada. Verdadeira protagonista feminina forte que mostra o poder das palavras.

O livro é um baita de um calhamaço, claro, mas não importa. EM nenhum momento as histórias ficam repetitivas e você se vê sempre presa nas narrativas.

Algumas histórias da Disney e de outras produtoras de desenhos animados que você com certeza já assistiu em algum momento da sua vida retiraram inspiração (ou copiaram) inúmeros contos das 1001 noites e você vai percebendo isso conforme lê. Recomento para qualquer um, principalmente para os que amam contos e querem conhecer culturas novas.

site: https://iresenhas.blogspot.com/2021/11/resenha-5-as-mil-e-uma-noites.html

Iris 14/05/2021

O livro se passa na região do Oriente Médio, onde estas estórias são contadas desde o século IX. Em um tempo em que ensinavam costumes, valores e tradições através dos contos.
Por serem de tradição oral, podem soar repetitivos, mas acredito que utilizavam a repetição para auxiliar a memória, assim como as grandes epopéias gregas.
Vários contos curiosos e inusitados que são interrompidos com o amanhecer.

Luana 09/05/2017

Algumas noites
Inicialmente, os pedidos da irmã de Cheherazade para que conte estória pouco antes do amanhecer fazem sentido para o andamento das noites. Mas após as 20 primeiras noites, isso se torna repetitivo e muito cansativo. Os pedidos da irmã só são cortados do texto lá pela noite 70. Assim o texto se torna um pouco mais contínuo e sem interrupções.
Algumas das estórias se iniciam da mesma forma e, comparando umas com as outras, às vezes o final pode ser previsível. Outras vezes os finais são semelhantes. O final deste volume é um pouco decepcionante, a qualidade das estórias caem um pouco e a última que parece ser muito interessante está cortada! Tenha o próximo volume em mãos para satisfazer rapidamente sua curiosidade...

Maísa Andreoli 18/12/2015

"As Mil e Uma Noites", obra apresentada por Malba Tahan, possui dois volumes. Esta edição é uma versão elaborada pelo orientalista Antoine Galland que ficou famoso por fazer a tradução para o francês dos famosos contos árabes e orientais em 1704.

Os dois volumes são compostos pelos contos narrados por Sherazade, esposa do sultão Shariar, que enlouqueceu ao ser traído pela sua primeira mulher, que sempre dormia com um escravo quando Shariar viajava. Ao descobrir a traição, o sultão matou sua esposa e o escravo, convencendo-se, então, de que nenhuma mulher era digna de confiança, e que todas mereciam ser punidas. Ele passou a desposar uma mulher diferente a cada noite, mandando matá-la pela manhã. Sherazade, filha do vizir, oferece-se para se casar com Shariar, mesmo contra a vontade do pai.

A magia da obra começa a partir daí. Sherazade combina com sua irmã que lhe peça, na presença do sultão, que conte uma história. A história contada é interrompida ao amanhecer. Shariar, contudo, extremamente curioso, implora para que o final seja revelado. A sultana, usando de muita sagacidade, avisa que só contará o desfecho quando chegar a noite. Assim, sua morte é adiada durante muitas noites, tendo em vista que, em cada uma delas, ela conta uma história diferente, todas capazes de prender totalmente a atenção de Shariar.

A obra é recheada de magia e cada conto narrado é muito envolvente. "As Mil e Uma Noites" é capaz de fazer o leitor perder noites de sono, assim como o sultão, tendo em vista que cada página e cada história é suscetível de deixar uma reticência, um "gostinho de quero mais".

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2015/12/dica-de-leitura-as-mil-e-uma-noites.html

tatiane.rodrigu 11/02/2015

Maravilhoso, amei, cada história mais interessante e fascinante que a outra, segue minha curiosidade para saber o que acontecerá a Cheherazade.

Isabellacva 01/08/2014

Montanha-russa
O livro tem algumas estórias realmente boas enquanto outras eram bem chatas. Me fez pensar que se eu fosse o Shariar, teria matado a Sherazade em mais de uma ocasião. Felizmente ele não fez isso e pudemos ter acesso a algumas narrativas bem interessantes.

De qualquer forma, devido à instabilidade do livro pra mim ele foi só uma leitura regular... Não me arrependo de ter lido esse clássico e inclusive recomendo mas sinceramente, eu esperava muito mais.

Joyce.Hiromi 01/02/2014

Síntese: ZzzzzZzzzzzzZ
O volume 1 do livro "As Mil e uma Noites" teve seus altos e baixos - mais baixos - em minha leitura. Apesar de ser um clássico, o exemplar pode apresentar-se de modo repetitivo e por vezes, enfadonho. A narrativa é rica e descritiva, mas observei diversas vezes esta se tornar novamente cansativa em grande parte. Demorei bastante para concluir a leitura e me peguei lendo diversos livros enquanto tentava terminá-la.

Ante diversas críticas dessa resenha, acredito que o livro ainda seja 3 estrelas (bom), pois as histórias contadas por Cheherazade são um tanto curiosas e interessantes.

Ainda estou na dúvida se leio o volume 2, a partir do término da história do Príncipe Camaralzaman e da Princesa Badura... Acho que até lá leio diversos livros antes deste exemplar.

Orlando 15/09/2010

Muitas histórias em uma
Livro muito interessante, principalmente porque não é uma só história, mas uma série de muitas das histórias que ouvimos ao longo da vida, pelo menos para quem já passou dos quarenta, como eu. Quem não ouviu falar de Alladin, Ali Babá, Simbad e tantos outros personagens do oriente? Todos eles estão ali presentes nas histórias com que Sherazade divertia o marido e conservava a própria vida.

Adrianna 20/08/2010

Primeiras Impressões de um clássico
Embora seja em partes desgastantes devido às repetições de "assim Dinazade na noite seguinte, acordou sua irmã.." ou como mais ao fim do primeiro volume "Sherazade interrompeu - se, em virtude do dia...". Mas ainda assim é encantador, belo, posso até dizer mágico ler os contos de Sherazade ao Sultão Shahriar e à sua irmã Dinazade.

Conta o começo do livro que Shahriar e seu irmão foram, ambos, traídos por suas respectivas esposas, e focando a história em Shahriar, mostra que este amargurado pela traição, jurou nunca mais deixar viva esposa após a noite de núpcias. Assim mataram se muitas mulheres antes e a própria Sherazade, filha do grão - vizir do sultão, se propor a impedir que a crueldade do sultão continuasse.
E assim iniciam se os contos de mil e uma noites!
Sherazade usa como artifício para iniciar suas histórias um pedido feito ao sultão para deixar que sua irmã Dinazade durma com ela afim de aproveitar sua última noite viva, no meio da noite a irmã a acorda e ela inicia as história, com o passar das noites, há uma nota do editor avisando que se retira a fala de Dinazade para não cansar o leitor.

Ao contrário do que eu pensava não são exatamente mil e um contos, pois muitos deles se dividem em várias noites seguidas, e um conto está dentro do outro, que está dentro do outro, que por sua vez está dentro de um outro.

A linguagem é um tanto complicada para quem não está acostumado, mas sinceramente adorei, deveriamos ter todos tanto o comportamento honesto e confiavél quanto as palavras das personagens dos contos.

Uma breve listinha dos contos que mais gostei do primeiro volume:
O mercador e o gênio e dentro desse conto: A História do Primeiro Ancião e da Corça; e A História do Segundo Ancião e dos Dois Cães Negros.
A História dos Três Calândares, Filhos de Rei e das Cinco Damas de Bagdá e dentro desse: A História do Primeiro Calândar, Filho de Rei; A História do Secundo Calândar, Filho de Rei; A História do Invejoso e do Invejado; A História do Terceiro Calândar, Filho de Rei; A História de Zobeida; e A História de Amina.
A História de Simbá, O Marinhos contando suas setes viagens e aventuras (que em nada me lembram os filmes e desenhos que já vi de Simbá)
A História do Pequeno Corcunda e dentro desse: A História Contada pelo Mercador Cristão; A História Contada pelo Fornecedor do Sultão de Casgar; A História Contada pelo Médico Judeu; A História Contada pelo Alfaiate (ainda possui cerca de sete pequenos contos além desses que já citei dentro da história do corcunda)

E a História que eu mais gostei apesar de triste, no primeiro volume é A História de Abu-Hassan Ali Ebn Becar e Chemselnihar:
Essa história conta a desaventura de um jovem princípe da Pérsia e a favorita do sultão (aqui entende se como amante conhecida), como eles se apaixonam perdidamente e como tentam de todas as formas aproveitarem desse amor proibido que acaba por adoece los e acaba por mata los, principalmente por não poderem aproveitar de tão forte amor.

É um dos livros que não pode faltar na estante de ninguém!