A Reforma da Natureza

A Reforma da Natureza Monteiro Lobato

Resenhas - A Reforma da Natureza

Nandito 23/02/2023

Eu gostei bastante desse livro porque é uma leitura gostosinha e fluída, vc lê e nem percebe que acabou, mas é muito importante para as pessoas que não ligam pra natureza, que matam ela. E também mata um pouco da saudade do sítio do pica-pau amarelo.

little leitora 21/01/2024

Primeiro livro que li de Monteiro Lobato (pfv N me julguem)
É legal, mas N é meu favorito, li pq eu estava sem nenhum livro físico pra ler, mas é legal! Li em um dia!!

bim.stephanie 03/02/2021

a história em si é legalzinha, mas fiquei perdida quanto aos nomes dos personagens!
li há um tempo atrás e achei a história meio infantil... não gostei muito não
Beca Sasso 09/05/2021minha estante
É uma história para crianças. Monteiro Lobato é um dos principais autores da Literatura Infantil. Como é uma coleção, talvez você devesse ter começado pelo Saci.

Daniel.Carmo 20/09/2021minha estante
Le o Saci, ou Reinações de Narizinho, tem a apresentação dos personagens e as tramas mais envolventes

Cristiane 09/07/2023

Algumas partes preocupantes...
Uma história bem rápida, repleta de situações distintas, porém fáceis de serem compreendidas.
Dessa vez, Os personagens do Sítio se separam, enquanto os humanos do Sítio partem em uma aventura, Emília fica para trás, e, levada do jeito que é, resolve que também embarcará em uma "importante missão", mesmo que para isso tenha que inventar uma.
E com isso, ela passa a fazer uma Reforma completamente absurda na Natureza, o que causa uma alvoroço só.
É um livro divertido, apesar de bem louco em algumas partes.
Porém, um acontecimento em específico no final me fez ficar com um receio ainda maior em relação ao autor... preocupante demais.
Espero que só tenha sido um erro de edição...?

brunes 16/07/2021

Eu acho a escrita e os personagens do Monteiro Lobato incríveis, mas não consigo negar meu desconforto com algumas brincadeiras dele com temáticas seríssimas.
Camila 26/07/2022minha estante
Lembrando, que ele foi um dos últimos a compor um grupo que ainda se beneficiavam de escravos, anos após a abolição.

Rayy4 13/11/2022

Poderia ser melhor
Achei o livro muito viajado, mas até entendo esse ponto, pois é um livro destinado ao público infantil.
O livro apresenta algumas falas e ilustrações racistas que me incomodaram bastante.
Não recomendo para o público mais jovial, e sim para o público infantil.

Wilson 24/08/2022

Natureza em perigo
Vou ser sincero... após meus 44 anos de vida, eis que leio o meu primeiro livro de Monteiro Lobato. Chega a ser uma vergonha imensurável. Mas tudo bem! Nunca é tarde para ter esse prazeroso contato. E começar com essa loucura de "A reforma da natureza" é um viajar na imaginação dessa maluquinha boneca Emília. Como pode ter uma imaginação tão fértil? Kkkk
Ainda bem que são apenas estórias. Ninguém merece tanta loucura. Vocês ficaram curiosos? Pois recomendo a leitura.

Maria 26/10/2021

???? Eu gostei,só que é mtt cansativo e demorado,por ser um livro clássico ele n te prende,n faz vc ficar ansioso ou qualquer outro tipo de emoção enfim...Recomendo para quem gosta de livros assim

Thaiani.Gussi 22/10/2021

Mudanças e revoluções.
O livro "A Revolta da Natureza" conta a história de mudanças que Emília quer fazer na natureza, pois discorda completamente do que acontece. Além disso, Visconde também faz mutações nos bichos.

Os pontos positivos do livro são enormes, pois a trama é muito boa e envolvente, utilizando-se da história de países europeus para contextualizar a narrativa.

O único ponto negativo é a falta de união das histórias, pois a parte dois não tem muito a ver com a parte um, apesar de se basear nela.

Por fim, recomendo esse livro a todos que querem se divertir e lembrar dos tempos de criança.

Gláucia 15/03/2011

Deus sabe o que faz
O livro começa com a história do caboclo que achava que a natureza estava errada por fazer uma árvore grande para frutas tão pequenas como as jaboticabas enquanto as imensas abóboras se arrastavam pelo chão. Ele dorme sob a jaboticabeira e acorda com uma fruta caindo em seu nariz e ele conclui que a natureza está certa: "imagine uma abóbora despencando em meu nariz!".
Mas nem assim Emília se convence, resolve tirar a prova dos nove e faz grandes modificações. Cria-se muita confusão, situações divertidas que nos faz refletir em como tudo é tão perfeito nesse mundo caótico.

Germano Norberto 23/10/2011

A Reforma Da Natureza.
Bem, o Livro A Reforma Da Natureza de Monteiro Lobato conta a grande façanha de Emília a boneca que evoluiu pra gentinha, de querer modificar a natureza, sendo uma ideia que claramente não obtinha chance de dar acerto.
Monteiro Lobato nos conta ainda da ajuda que turma do sítio prestou ao pessoal da Europa.
Na segunda parte da Reforma Da Natureza Visconde e Emília decidem desenvolver um estudo,no qual eram submetidos à cirurgia insetos, eles fizeram um remanejamento de glândulas de um animal para outro, elaborando assim não um estudo mais sim uma grande confusão,promovendo o crescimento exagerado de alguns insetos.

higor Santos 03/11/2011

A Reforma Da Natureza
No começo deste livro fala que tia nástascia é convidada para ir a europa para ajuda-los a fazer da Europaum pais melhor.
E deixar emilia no sitio, emilia queria transformar a natureza e então ligou para sua amiga Rãzinha, então as duas fazem uma mundança extrema na natureza, emilia achava uma bobagem que as jabuticabas ficavam na quele pé enorme de jabuticabeira uma frutinhas tão pequenas, e as abobora num pé arrastado no chão com pequenos galho.
Este foi um pedaço do livro Recomendo este livro para todas as idades este livro éótimo, gostei muito dele!!!