Onde Kombi Alguma Jamais Esteve.

Onde Kombi Alguma Jamais Esteve. Gilson Luis Da Cunha

Resenhas - Onde Kombi Alguma Jamais Esteve.

Aelita Lear 11/07/2021

Preciso de uma Kombi... urgente!
Este livro já surpreende pelo título, que é muito criativo e já deixa com vontade de ler. Mas sua irreverência não acaba aí. Ele é criativo do início ao fim. Mistura humor com drama, mas de uma forma perfeita, que prende o leitor do início ao fim. Cheio de expressões regionais, que também lhe dão um caráter único. E também é cheio de cultura pop e referências!
Imagino que o autor tenha se baseado no mochileiro da galáxias, e para mim, sem sombra de dúvidas, este livro superou esse clássico. É mil vezes melhor, bem mais divertido e inteligente... Achei sensacional e recomendo a leitura! E eu sou Team Cremilda hahahah

Maikel.Rosa 12/05/2021

Também quero viajar nesse bal... nessa kombi!
Gente, eu não me divertia tanto com uma leitura de sci-fi desde que li o Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias.

"Onde kombi alguma jamais esteve" é, sem dúvida, uma obra-prima da ficção científica nacional, tanto na adequação ao tema quanto pela escrita prodigiosa do colega Gilson Luis da Cunha.

Apresentando personagens carismáticos, referências deliciosas e situações inusitadas, o livro leva o leitor a uma viagem pelo espaço e pelo tempo, acompanhando o motorista de Kombi Alfredo (vulgo Alfredão) em uma missão difícil de traduzir pros padrões humanos (mas facilmente pro gauchês).

Ao lado de Otávio, o gaudério bronco com cara de Clint Eastwood é arregimentado por uma civilização alienígena que pretende defender a Terra e o universo da influência dos Tarv, outra raça extraterrestre movida por intenções duvidosas.

Pra quem curte sci-fi, é um "prato de peão": tem engenharia genética, tecnologias avançadas, aliens e vilões clássicos, viagens temporais e espaciais, explicações mirabolantes e muita... mas MUITA referência da cultura pop de todas as épocas!

Além disso, é uma história leve, bem-humorada, impecável na escrita e no ritmo da narrativa, de um jeito que você nem consegue se cansar das piadas inconvenientes do nosso hilário "herói do pavê".

Realmente esse livro é uma viagem... uma daquelas boas, pra nunca mais esquecer.
Daniela 12/05/2021minha estante
Eu indico esse livro com a certeza de que vão amar. ? Que preciosidade!! Tô com vontade de reler.

Maikel.Rosa 12/05/2021minha estante
amei mesmo ?

Jeferson.Gomes 11/12/2021

GURI, VOU LHE MOSTRAR O QUE É UMA FESTA.
As estradas de Porto Alegre levaram Alfredo para sua última viagem. Alcançou o brilho no céu, abduzido pelas músicas da década de sessenta.

Sua Kombi é um modelo único de edição limitada no espaço. Acelerou no tempo e freou bruscamente quando a história estava sendo contada como uma falha no sistema holográfico.

Fez amigos na poeira cósmica e descobriu vidas como na Lua. Seu humor votou na pólitica honesta na reunião com "Cabeçudos". Suas angústias o vestiu de descobertas para entender versões.

Carruagens não lhe trouxeram honras. A França não o recebeu com vinhos. A União Soviética não o libertou do Holocausto. Alfredo não encontrou a cura para a Humanidade.

A chance de viver pela segunda vez o lhe abraçou pela última vez. O calor paterno não encontrado no condomínio popular e nem na fila do SUS.

Encontrou o menino prodígio e o caminhou para fórmulas que no milésimo segundo, não solucionou.

Não existe espaço e tempo para o último adeus. Não há modos que executem, reconstruam e devolvam o que foi e o que ficou.

As piadas autênticas são seu refúgio de um futuro que não se iniciou. Cremilda, executar operação!

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/

Allysson 01/06/2021

Ficção Científica + História + Cultura Pop dos 70, 80 e 90
A premissa é de uma bizarrice que me chamou tanta atenção que eu fui obrigado a ler. Um gaúcho é "abduzido" (por falta de palavra melhor) e passa a trabalhar para alienígenas viajando no tempo/espaço em uma kombi espacial em meio a uma guerra "intergaláctica". Ou quase isso.
De qualquer forma, muito bem escrito, personagens carismáticos e uma confusão temporal que é de dar nó na nossa cabeça.
É cheio de referências pop, mas também de ciência. O autor se aproveita de seu gosto cultural, descendência e formação para criar uma obra que é comparável, somente, a Guia dos Mochileiros das Galáxias em sua non-sense e junção de tantos teoremas e culturas.
Não se preocupe com o excesso de notas de rodapé: o autor se aproveita disso para conversar com o leitor de forma direta e explicar para novas gerações coisas, acontecimentos, e pessoas de forma a qualquer um conseguir ler e entender. Se você for autossuficiente, só passe para frente e leia. Com prazer!
Parabéns ao autor, seu Gilson!

LucianoSJK 09/03/2020

Gostei muito desse livro, a tempos não me divertia tanto com um livro. Uma escrita muito bem feita, com um toque de humor na medida certa e uma estória interessante é que deixa em aberto um universo de possibilidades para a continuação. As botas de rodapé são hilárias. Chorei de rir com o discurso aos boludos. Recomendo fortemente essa leitura. Esse livro me lembrou muito o livro ?O jogador número um? pela quantidade de referências aos anos 80. Show!

Andre L Braga 27/10/2021

Bem-vindx ao guia do mochileiro sulista do hemisfério sul!
Alfredo, Otávio, Cremilda e Q são os principais personagens desta que é a mais divertida das minhas leituras de 2021, e que ganhou local de destaque na minha linha do tempo de leitor!

O autor conseguiu criar ?uma história de ficção que permeia a realidade? (esta definição ele voltou em 2018 e se apropriou dela para esta resenha, antes que eu pudesse utilizá-la em meu segundo livro, e está me processando por plágio até meus últimos dias, em 12 de março de 2026, quando morri no meu penúltimo livro), como se Alfredo fosse um Forrest Gump gaúcho em sua Kombi interestelar!

Costumo consumir - e escrever - distopias, aquelas histórias que os ?direitistas? acreditam criticar a esquerda comunista, e vice-versa, mas que nós, escritores, leitores e fãs do gênero, sabemos que a ?guerra? é contra o absolutismo, não contra uma pseudoideologia que não significa nada, além daquilo que a multidão de seguidores quer ouvir (igual ao discurso do Alfredo... capítulo 18... não leia-o comendo paçoca ou farofa... conselho dado!). E por que estou falando de distopia, numa aventura cósmica de ficção científica e bom-humor? Porque Cremilda também faz suas críticas - ou melhor, as presencia, porque a Kombi é super discreta, diferente da Alexa... ?

Nem sei mais o que escrever sobre Onde Kombi Alguma Jamais Esteve... mas talvez caiba aqui outro conselho: leia as notas de rodapé! Isso mesmo! Leia. As. Notas. De. Rodapé! Elas fazem um show à parte. Do mais, deixe apenas a história ?voar, voar, subir, subir?...

Parabéns, Gilson. Obra-prima!

iamcoito 24/10/2020

Acho que o elemento que me afastou muito do livro foram as notas de rodapé.. em muitos momentos achei o autor muito arrogante em certos comentários. Em dado momento parei de ler tudo pra não me irritar mais. A história em si é bem interessante, os conceitos de ficção-científica, de história e os regionalismos brasileiros tornam a história divertida de se ler.
Andre L Braga 27/10/2021minha estante
Engraçado que, para mim, as notas de rodapé deram um show à parte! Elas são irônicas, não são elucidativas! Elas estão ali como complemento irônico do contexto geral da história.

Wes Janson 17/07/2021

Ótima ficção brasileira!!!
Ótima obra de ficção científica, com uma vasta citação da cultura pop que torna a leitura muito prazerosa. Uma aventura bem contextualizada no século XX, apesar de idas e voltas, tentando explicar justamente fatos misteriosos da História real.
Para quem viveu a partir dos anos 1970, as referências são imediatamente reconhecíveis, mas as necessárias notas explicativas dão o toque de humor ao livro. Tem um toque de Douglas Adams excelente!
Uma grata surpresa um livro de um autor brasileiro com essa qualidade, desejando inclusive novas aventuras dos personagens. E uma leve ironia política, talvez não tão facilmente percebida, mas deliciosa.
Muito recomendado!!!

Barbosa 06/04/2021

PRA QUE TANTA NOTA DE RODAPÉ EM COISA TÃO????

Sério quem coloca nota de rodapé em VARGINHA e essa não foi nem uma das piores. Além de o escritor ser extremamente arrogante nessas notas, o que atrapalhou demais minha leitura.
Fred 09/04/2021minha estante
Concordo com a quantidade de notas.
Outra coisa que pra mim começou legal, mas que se tornou excessivo e chato demais, foram as piadinhas que o protagonista solta em todos os diálogos que tem. Chegou uma hora que eu já estava mandando ele calar a boca kkkk
Desisti com 72%

Andre L Braga 27/10/2021minha estante
As notas de rodapé são uma ironia à parte. Para mim, funcionaram super bem, dando um toque diferenciado ao texto.

Ratinha da Biblioteca 02/10/2021

@ratinhadabiblioteca
É fã de ficção científica e está precisando se divertir? Então leia:

Onde Kombi Alguma Jamais Esteve - Gilson Luis da Cunha ?

Uma história cheia de referência geeks, piadas nerds e muita loucura temporal ? viagens no tempo, conceitos pra lá de inteligentes e um humor sem precedentes, como alguém vizinha de estado do personagem, eu logo me apaixonei e me diverti muito com o vocabulário do Alfredão, quem conhece as gírias gaúchas sabe do que eu to falando!

Mas a história também trás críticas construtivas ao nosso mundo, trás reflexões da vida e apesar da leveza de narrativa, tem profundidade!

Eu tô apaixonada nessa história, quero comentar cada referência que peguei e perguntar as que não entendi, afinal eu só tenho 25 anos ?? e claro, ler tudo que esse autor já publicou! Além de estar apaixonada nessa capa! ??

E ai, bora ler?

Esse é mais um livro do selo @saiferbr

Dalton 30/10/2021

Kombi sci-fi
Terminei, hoje (30.09.2021), a obra "Onde Kombi alguma jamais esteve", de meu amigo Gilson Cunha.

Uma obra muito bem humorada, repleta de referências nerds/geeks e, também, de outras mais obscuras mais comum a velha guarda da nerdosfera (mas acompanhadas de notas de rodapé). Em alguns momentos a obra também serve como introdução a diversas expressões gaúchas, que se apresentam misturadas em meio a aventura de um gaúcho faca na bota em sua kombi turbinada com o melhor que a ficção científica especulativa (e não raro semi mágica) pode oferecer.

Um livro capaz de agradar os mais diversos públicos.

#leitura #ondekombialgumajamaisesteve #gilsoncunha #literatura #ficçãocientífica #FC #sciencefiction #scifi #literaturafantastica #skoob #literaturafantasticabrasileira #kombi

Sidney 19/12/2022

Nerdice brasileira
É original e muito criativo. Gostei de saber que alguém conseguiu misturar subcultura brasileira com nerdices. Faltava isso. Assim o livro se torna mais divertido que muitos cultuados até por aqui. Mas senti falta de um fechamento mais épico.

Thiago.Milani 22/09/2020

Ótimo!
Primeiro livro sci-fi nacional que li. Que grata surpresa! Com referência históricas e diálogos hilários, Gilson Cunha narra a história do Afredão e sua Kombi pelo tempo e fora dele também. Pena que acabou rápido.

Juliana 07/04/2022

Baita sci-fi!
Um sci-fi nacional maravilhoso! Uma verdadeira aula de história contemporânea; uma crítica à humanidade, seus erros e acertos num tom bem-humorado.
Conquistou uma fã pra vida!

Bina 13/08/2021

Um dos livros em que mais me diverti
Basicamente um guia do mochileiro das galáxias br, melhor ainda, gaúcho. Sempre digo que livros nacionais tem gostinho diferente, mas ler um livro cheio de referências ao Rio Grande do Sul me fez sentir em casa. Bem humorado, bagual e com notas de rodapé extremamente divertidas esse é um ótimo livro pra mergulhar e rir muito.