Lamarca

Lamarca Emiliano José...

Resenhas - Lamarca

Carol 09/02/2023

A experiência foi um pouco estragada porque o exemplar que tive acesso foi a 2ª edição, dos anos 1980, quando muitos dos documentos militares ainda não tinham sido abertos e divulgados. Então a pessoa que já tem conhecimento do que está presente nesses documentos não consegue não criticar as partes do texto aonde existem fatos que hoje são comprovados que aconteceram de outra forma.
Apesar disso, é um livro bem interessante porque mostra a parte humana do Lamarca, além do capitão. Mostra um pouco de quem era Carlos, o pai, o marido, o amante, o amigo e não se detém somente ao seu ser militar.
Espero logo ter acesso às versões mais recentes que têm o dobro de páginas.

claudio.louzd 28/02/2020

Lixo em forma de livro
Um lixo, proselitismo mal feito, escrito por semi-analfabetos ideologicamente envolvidos com a história (como atestam na própria autobiografia), tentando pintar um traidor, assassino, terrorista, traidor da própria esposa e filhos bem como de seus colegas de farda, como uma figura positiva. Mas nem isso têm o mérito de alcançar. As contradições estão na própria obra. Mais, quem conhece um pouco dessa quadra histórica vê um erro atrás do outro, que só podem ser mentiras conscientes.
Não tem validade nem se você, como eu, precisa desse tipo de sectarismo em função da pesquisa que está realizando.
Omite pontos cruciais, é confuso, mal escrito, mistura estilos e narrativas, despreza fontes, ou seja, se tira muito, mas muito pouco de suas poucas páginas.
De novo, para mim, só a visão de Lamarca sobre o outro líder terrorista Marighella, que para quem conhece do assunto, parece bem coerente. Para ele, Mariga "não tem qualidades para isso (a revolução), é egoísta, personalista e desleal", e a organização dele (ALN) "é mal estruturada, muitos militantes estão passando para a nossa org".
Também foi interessante notar que a VPR prometeu ao quase desertor Lamarca uma área de guerrilha rural, mas consumada a traição ao Exército, o capitão veio a descobrir que a mesma não existia. A mentira culminou com sua morte inútil. Irônico e triste.
Ernesto Pereira 17/01/2022minha estante
VIVA LAMARCA!!

Pablo.Alejandro 06/11/2015

Li a edição de 2015
Achei pobre para uma biografia...