O temperamento que Deus lhe deu

O temperamento que Deus lhe deu Art Bennett...

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Leiliane R. Falcão 04/04/2024

Um mergulho dentro de si e do outro
Já fazia um tempinho que eu queria ler algo sobre os 4 temperamentos, desde que ouvi falar disso em um curso de Comunicação. Resolvi pegar este pelo viés religioso/católico, pois me identifico com a fé e estou em um momento de busca pelo crescimento da minha espiritualidade. Posso adiantar que a escolha foi certeira.

Nessa leitura, cada nuance dos temperamentos é bem detalhada, de forma simples mas sem ser simplista. Conhecemos características, hábitos, estilos de comunicação, possíveis vícios e falhas de cada um. Tudo explicado de forma extremamente didática. Para não ficar só na abstração, os autores também falam sobre cada temperamento nas esferas de relacionamento (trabalho, família e sociedade), o que oferece um aprofundamento não apenas em si mesmo, já que o tempo todo somos levados a refletir nas nossas próprias características e experiências, mas também nas características do outro.

Pela minha experiência, posso partilhar que essa leitura me ajudou a ter uma visão mais empática do outro, e que em curto prazo, já teve reflexo positivo nas minha relações no trabalho e no casamento. Além disso, o livro oferec muita inspiração espiritual, onde os autores oferecem dicas para cada temperamento crescer na fé e na santidade.

Acredito que o estudo dos temperamentos pode beneficiar a todos nós, especialmente diante dos desafios crescentes na comunicação (e a gente pode colocar nessa conta os cancelamentos, juízo dóxico, bolhas e conflitos em diferentes esferas sociais, que podem ser agravados, ou resolvidos através de uma boa comunicação). Acredito também que este livro pode funcionar para pessoas de diferentes credos, porém, com certeza vai funcionar melhor se você é católico.

Essa leitura foi muito inspiradora, com certeza uma das melhores leituras do ano até agora!

Lele 01/04/2024

Amei o livro!
Conhecer seu temperamento é autoconhecimento, e o livro nos ajuda a como melhorar nossos pontos fracos, como se relacionar melhor com as pessoas.
Recomendo super a leitura para quem quer saber mais sobre temperamentos, e também para sr autoconhecer.
Nos ajuda a evoluir espiritualmente!
LEIAMMM

joaonovaisp 27/03/2024

Leitura simples com abordagens interessantes, fala sobre autoconhecimento e o conhecer aos outros, ensina muito bem a como lidar e relacionar com cada tipo de temperamento de pessoas próximas a ti, assim como ao seu próprio, bom livro.

Lucas_bs 13/03/2024

Aprendi muito com esse livro, o autoconhecimento é algo muito importante que permite que nos tornemos pessoas melhores.

Giovanna 10/03/2024

Temperamento
Sei nem o que comentar direito, apenas que meu temperamento é melancólico-fleumatico. Livro de auto ajuda e religioso

Lidiany.Mendes 03/03/2024

Atendeu minhas expectativas
Iniciei essa leitura de forma despretensiosa. O objetivo era saber mais sobre os quatro temperamentos e suas combinações e a partir daí avaliar se isso tudo fazia ou não sentido.
Saí dessa leitura satisfeita com o que encontrei. Vi sentindo em muita coisa, mas ainda quero saber mais para decidir se acredito ou não nos temperamentos.

Popo 04/02/2024

Livro bom para saber mais sobre os temperamentos, mas eu esperava um Pouco mais. Recomendo a leitura para quem está iniciando nesse universo e é religioso

Costa Santos 03/02/2024

Amei este livro, pois ele não fala do temperamento de uma pessoa só, mas de todos. De como devemos tratar até as crianças com seus temperamentos.

Izinha 03/02/2024

O Temperamento que Deus Lhe Deu
Esse livro é muito bom, muito bom mesmo.
Eu descobrir meu temperamento (colérica-sangüínea), também descobri que santa Teresa d'Ávila tinha o mesmo temperamento que eu. Ahahahahaha

Nillo 20/12/2023

Bom, mas nem tanto
O livro aborda sobre os quatro temperamentos (Sanguíneo, colérico, fleumático e melancólico) de uma forma interessante, mostrando que é possível ir em busca do autoconhecimento para uma melhor relação entre cônjuges, pais e filhos, espiritual com Deus, e não basta apenas "sentar em cima" do temperamento (igual se faz com signo) para se desculpar pelos erros: é prudente e honesto irmos em buscas das virtudes!

No entanto, os autores se utilizam de muitos exemplos práticos, o que particularmente, achei que deixou a leitura entediosa, mas nada que tire ou diminua os ensinamentos do livro, até porque isso é uma visão pessoal, então "segue o baile".

No mais, para quem curte esse assunto de "4 temperamentos" e quer ter uma visão católica-cristã sobre eles, aconselho a leitura, pois irá trazer um conhecimento prático para o cotidiano e porque não, uma empatia com o temperamento do próximo, já que é Deus quem nos concede o temperamento, e não podemos culpar (e julgar) o outro por ele ter vindo com certas atitudes "naturais" do seu ser.

Marly 17/12/2023

Autoconhecimento e relacionamentos
Para quem quer começar a entender sobre os 4 temperamentos, este livro é muito bom. A linguagem é de fácil entendimento e ajuda a pessoa a identificar o próprio temperamento, bem como dos filhos e cônjuge, dando sugestões de como melhorar o relacionamento em família, levando em consideração que todos os temperamentos possuem pontos positivos e negativos. Os autores também dão dicas de como cada temperamento pode crescer espiritualmente de acordo com suas características. É um livro que, com certeza, vou ler novamente, pois o conteúdo é de grande valia e aplicável em todas as áreas das nossas vidas.

Kauane Parra 11/12/2023

Muito interessante, uma perspectiva diferente sobre a personalidade das pessoas. Se dúvida esse tipo de conhecimento tem o poder de enriquecer relacionamentos de quaisquer natureza. Eu tinha certeza de meu temperamento e fui surpreendida pelo teste. No caso tenho dois que caminham em quase perfeito equilíbrio. Há muito trabalho a fazer por aqui ?

Jailine 02/11/2023

Autoconhecimento nunca é demais!
A teoria dos temperamentos é bastante antiga, mas ainda verdadeira e muito útil! Neste livro você vai conseguir identificar seu temperamento, entender os demais, pensar em pontos de desenvolvimento, melhorar sua espiritualidade, etc!

Lucas Meneezes 23/10/2023

Uma frase que resume esse livro sensacional: ?Cristo o chama para deixar o raso e ir mais fundo: Duc no altum! (Lc 5,4). Somente um mergulho profundo dentro de nós, nos fará verdadeiramente humanos.

Ana 08/06/2023

Sublime
O temperamento que Deus lhe deu, dos autores ART e Laraine Bennett, é um compilado de informações numa perspectiva espiritual que vale muito a pena a leitura.

O livro é organizado em 10 capítulos e aborda desde os conceitos e descoberta do seu temperamento (o predominante e o secundário), bem como sobre como lidar com o seu cônjuge, com a educação de pais e filhos, motivação e vida espiritual para cada temperamento: colérico, melancólico, sanguíneo e fleumático.

Consegui visualizar o meu temperamento colérico-melancólico e algumas maneiras de conduzir meus pontos fracos e evidenciar os pontos fortes no meu dia a dia, nas minhas relações pessoais e profissionais.

Os capítulos que mais gostei foi o 8 e o 10. Motivação e vida espiritual. Excelentes reflexões sobre um olhar mais próximo para Deus na perspectiva dos temperamentos.

Li, grifei, resumi e fiz mapa mental desse livro, pois sempre estarei consultando trechos e conceitos.

1 | 2 | 3 | 4