Estudos Sobre O Amor

Estudos Sobre O Amor José Ortega y Gasset

Resenhas - Estudos Sobre O Amor

Boy Dorameiro 29/06/2023

Um pouco decepcionante
O autor é frequentemente sexista, parece que foi escrito na idade Média. É uma visão de responsabilidade sobre o sentir. Achei cansativo em diversos momentos o raciocínio do autor. Não releria.

Victor 31/01/2023

Um bom livro, porém com uma leitura (para mim) um tanto difícil. O livro retrata ensaios do filósofo espanhol José Ortega y Gasset sobre esse tema tão complexo e abrangente que é o amor. O tema é retratado em grande parte da perspectiva do homem, sendo polêmico em algumas argumentações. Gostei do livro, pois me fez enxergar diferente essa condição espiritual que é o amor, notando que o próprio não se trata apenas de um sentimento. Quem leu ou vai ler o livro, perceberá essa ideia do filósofo.

Keila Peretto 09/01/2022

Sobre "Estudos sobre o amor", de Ortega
"Estudos Sobre o Amor"
José Ortega y Gasset
Editora Vide Editorial
Ano da publicação original: 1941
244 páginas

O livro é composto por diversos ensaios do escritor e filósofo espanhol Ortega; ensaios, estes, sobre um tema central: o amor. Confesso que considerei alguns ensaios de mais fácil compreensão que outros: enquanto de alguns eu consegui absorver bastante da mensagem que estava sendo transmitida, de outros, talvez por me faltar referências que me auxiliassem no processo de compreensão, confesso que fiquei molhando os pés no raso.

Nesta resenha, pretendo pôr em destaque um trecho do capítulo "Amor em Stendhal" (pág. 135), o qual me chamou muito a atenção, e que para mim fez valer a leitura do livro (mas não apenas). Fiquem com o trecho:

"Todo amor transita pela zona frenética do 'enamoramento'; no entanto, por outro lado, existe o 'enamoramento' ao qual não segue autêntico amor. Não confundamos, pois, a parte com o todo. É frequente que se meça a qualidade do amor por sua violência. Contra este erro habitual foram escritas as páginas precedentes. A violência não tem nada a ver com o amor enquanto tal. É um atributo do 'enamoramento', de um estado mental inferior, quase mecânico, que pode produzir-se sem efetiva intenção de amor. Há um defeito de violência que procede, por acaso, de energia insuficiente na pessoa. Mas, feita esta ressalva, é necessário dizer que quanto mais violento seja um ato psíquico, tão mais baixo será na hierarquia da alma, e mais próximo ao cego mecanismo corpóreo, mais distante, portanto, do espírito. E, vice-versa, conforme nossos sentimentos atingem mais a espiritualidade, mais perdem a violência e a força mecânica. Sempre será mais violenta a sensação de fome no esfomeado que o apetite de justiça no justo" (1926)

Vale a releitura daqui a alguns anos (em outro momento da vida, mais maduro).

Patrícia Brito 07/01/2022

Espetacular
Livro magnífico! Que descreve de forma detalhada e poética os mistérios do amor. Essa leitura foi um grande presente para esse início de ano. Um deleite para a minha alma!