Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

rsip22 03/10/2019

Estupendo!
Apesar dos (muitos) problemas do Tolkien, não se pode tirar o mérito que esse é um de seus melhores livros. De fato sombrio - e uma verdadeira tragédia - mas um livro que captura de forma extraordinária muitas nuances da natureza humana, até mesmo entre os personagens não-humanos escritos por ele.

Pipoca Nerd 28/09/2019

Um pouco do universo de J. R. R. Tolkien – Os filhos de Húrin
Os filhos de Húrin, para você amante do universo Tolkien, é simplesmente um livro indispensável. Segundo Tunes Literary Supplement, é “O mais sombrios de todos os contos de Tolkien”. E com razão! Lançado em 2007, é o mais recente publicado pelo filho do autor, Christopher Tolkien, executor do legado literário de J.R.R.Tolkien, que fez um trabalho de compilação e edição das notas de seu pai.

Para quem já leu O Silmarillion, com certeza notou que existe um capitulo falando da história de Túrin. Porém foi escrito um livro que conta detalhadamente toda a história por trás de um personagem tão famoso criado por J. R. R. Tolkien.

Segue uma sinopse sobre o livro Os filhos de Húrin:

Antes da lendária era de o Senhor dos Anéis, um poderoso espírito dominado pelo Senhor do Escuro ameaça a vida dos Filhos de Húrin.

Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, habita na vasta fortaleza de Angband, ao norte; e à sombra do temor de Angband e da guerra travada por Morgoth contra os elfos, os destinos de Túrin e de sua irmã Niënor serão tragicamente entrelaçados.

A vida breve e apaixonada dos dois irmãos é dominada pelo ódio visceral que Morgoth tinha deles, os filhos de Húrin, o homem que ousara desafiá-lo frente a frente. Contra eles, Morgoth envia seu mais temível servo, Glaurung, um poderoso espírito na forma de um enorme dragão de fogo sem asas, numa tentativa de cumprir sua maldição e destruir os filhos de Húrin.

Então o que há de tão sombrio nesse livro? Simplesmente temos como heroi um guerreiro culpado de incesto, traição e assassinato. Dai você pode deixar sua imaginação fluir e saborear um dos maiores livros de Tolkien

site: http://pipocanerd.com/livros/um-pouco-universo-de-j-r-r-tolkien-os-filhos-de-hurin/

LimaRick 22/09/2019

A tragédia de Tolkien
A literatura alimenta nossa imaginação e engrandece nossa alma, com certeza ela seria mais pobre sem as obras do mestre J. R. R. TOLKIEN. ????
????? ? ????????? ?
O escritor faleceu em 1973, mas deixou um legado que influenciou vários outros autores renomados como G.R.R.Martin e J.K. Rowling, entre outros. Assim como,influência a cultura cinematográfica, lembre-se dos filmes baseados em suas obras.
????? ? ????????? ?
Um de seus trabalhos, publicados postumamente, foi "Os Filhos de Húrin". Ambientado no mesmo mundo de grandes histórias como "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit", na primeira era e portanto utilizando uma uma Terra-Média nos dias ancestrais como plano de fundo. ????
????? ? ????????? ?
O livros traz a história de Túrin e Nienor, os filhos de Húrin, que amaldiçoados não encontram nada além de tragédias em suas vidas. ????
????? ? ????????? ?
O mundo sofre com uma guerra devastadora. Os Elfos, os Homens e outros povos enfrentam o terror de Morgoth "O primeiro senhor do escuro" (ele é um dos Valar e foi mestre de Sauron - para quem viu ou leu "O Hobbit e "O senhor dos anéis"). Através de suas monstruosas ordas de Orc's, Balrogs e Dragões assombra o mundo, vale destacar a participação do Dragão, sem asas, Glaurung "O pai dos dragões" que representa toda a perdição que um indivíduo pode encontrar. ????
????? ? ????????? ?
Aqui você vai se depara com elfos, orcs, homens, dragões, magia, Espadas Detentoras de espírito (como Anglachel), entre muitos outros elementos fantásticos. ???
????? ? ????????? ?
Como toda obra do Mestre Tolkien "Os Filhos de Húrin" possui um enredo fantástico e poético, mas com uma particularidade, a tragédia. ????
????? ? ????
A obra foi escrita por J.R.R . TOLKIEN, com Organização de Christopher Tolkien (seu filho) e com a magnífica Ilustração de Alan Lee. ????
????? ? ????????? ?
Leia Tolkien, você verá quão majestoso é viajar para a... ????
????? ? ????
Terra-Média.

No Instagram : @osobreleituras

#OSobreLeituras #Livros #leituras #literatura #fantasias #jrrtolkien #tolkien #read #book #leiamais #fantasybooks #terramedia #osfilhosdehurin #livrosemapas #dicasdelivros #classico #livrosilustrados

Leonardo 13/07/2019

A Maldição de Morgoth
Os Filhos de Húrin é um conto escrito pelo J.R.R. Tolkien e editado pelo seu filho Christopher Tolkien, que se passa durante a Primeira Era do mesmo universo de O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Foi lançado em 2007 no Reino Unido. Esse é primeiro conto desse universo, segundo o autor, e também um dos mais obscuros. Essa história é contada em O Silmarillion, porém de uma forma mais resumida.

Nessa história acompanhamos Túrin, filho de Húrin, que recebeu uma maldição de Morgoth logo depois que foi feito prisioneiro na Batalha das Lagrimas Inúmeraveis. Morgoth sabendo que Húrin já esteve no reino oculto de Gondolin, começa a fazer ameaças para que Húrin conte em qual local ficaria esse reino, mas Húrin faz pouco caso e fala que Morgoth não é mais poderoso como era no passado. Sendo assim Morgoth lança uma maldição sobre ele e seus filhos, fazendo com que ele (Húrin) acompanhasse todas as tragédias através dos olhos de Morgoth. E assim a maldição tem mais peso na vida de Túrin, que passa por várias tragédias durante a sua vida, e muitos que estão a sua volta também sofrem com essa maldição... sendo que a última tragédia envolve a própria família dele.

É um conto bem pesado em relação a outras histórias do Tolkien, sendo considerada uma das mais pesadas dessa mitologia criada por ele. É uma história muito trágicas, o que acaba não sendo muito indicado para os leitores que esperam um final feliz. É um ótimo livro para aqueles que querem se aprofundar mais na mitologia tolkeniana, pois esse conto tem muito peso nesse universo, e mesmo para aqueles que não conhecem muito os livros do Tolkien, já que aqui temos uma leitura um pouco mais linear e fácil em comparação ao O Silmarillion e Contos Inacabados, que são livros que se aprofundam ainda mais na história dessa mitologia.

Laís 18/04/2019

Mais Um de Tolkien
Esse livro li tem um bom tempo, então vou falar de sentimentos passados.
Me senti em uma tragédia grega, a historia é ótima ao menos me agrada pois como fã de senhor dos anéis e outros livros sobre a terra media, quero saber tudo sobre o universo, já estou acostumada com a escrita do autor, então a leitura foi suave, essa é uma historia que conta sobre eventos antigos, aos do senhor dos anéis. Vale muito a pena conferir.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/02/2019

Os Filhos de Húrin não é a primeira história a ser publicada após a morte do autor em 1973. Já antes Christopher Tolkien foi o responsável pela publicação de O Silmarillion, uma coletânea dos principais mitos que constituíam os alicerces da ficção Tolkieniana, e para muitos dos fãs foi a sua melhor criação. Surgiram também os doze volumes de The History of Middle Earth, embora não tão vocacionados para o público em geral, e também Contos Inacabados, que é uma espécie de análise profunda de algumas histórias de O Silmarillion.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788578271985

Geovanne.Cantareli 14/12/2018

Os filhos de Hurin
Como descrito na sinopse do livro, o conto mais sombrio de Tolkien. Mas que vale a leitura. Livro bem escrito, bem traduzido. Não tem leitura arrastada, apesar de o autor ser bem detalhista, o livro não é chato de se ler. Recomendo, principalmente pra quem gosta deste mundo Tolkeniano.

Érico 07/12/2018

Tragicamente lindo ! ! !
Uma das obras póstuma de J.R.R.Tolkien, organizada por seu filho Christopher Tolkien, que através de manuscritos, editou e compilou esse conto. Publicado aqui no Brasil em 2009, pela editora Martins Fontes.

Numa história ocorrida muito antes da Terra-Média apresentada em “O Hobbit” e “Senhor dos Anéis”, Húrin ousou desafiar Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, e como consequência teve toda a sua família amaldiçoada. E condenou seus filhos a um terrível e cruel destino.

Esse é mais um dos contos de J.R.R.Tolkien, e como sempre, tem uma narrativa primorosa, com riqueza de detalhes, incrivelmente, bem contados, e uma leitura totalmente imersiva, que nos transporta para dentro da Terra-Média. A história que se passa muito antes da saga do Anel, e que traz um clima muito mais triste, melancólico, e até mesmo sombrio que o habitual, acompanha os passos de Túrin, filho de Húrin e sua irmã Niënor, quer por causa do poder maligno do Senhor do Escuro, tiveram suas vidas tragicamente alteradas. Levando-nos a momentos de muita tristeza e muita emoção, com personagens bem construídos e marcantes. Mesmo levando em consideração que em certos pontos da história tenha um certo marasmo e capítulos em que a narrativa não se desenrola de forma mais objetiva, mas isso não compromete a qualidade da leitura.

Esse virou um dos meus livros favoritos, com uma das melhores histórias contadas a respeito da Terra-Média. Com momentos emocionantes, motivadores e cativantes Vale muito a pena esse livro.

Thiago 11/11/2018

Esplêndido
As histórias de Tolkien sempre têm um quê de tragédia. Talvez a maior lição que podemos tirar de seus escritos é que quando há um final feliz (nem sempre há) ele vem após muito sofrimento.

Por isso, é difícil dizer qual a tragédia mais pungente escrita pelo mestre da fantasia. No entanto, Os Filhos de Húrin é uma das mais fortes candidatas ao título. A história dos filhos desafortunados do homem que ousou desafiar Morgoth é uma reunião de desencontros, desacertos, mortes, desespero e tristeza sem fim.

Húrin, um dos mais valorosos homens do povo de Hador, após da Batalha das Lágrimas Sem Conta é levado vivo até o Senhor do Escuro, Morgoth. No entanto, mesmo frente a frente com a mais maléfica entidade, ele não se curva às suas sórdidas vontades e, por ousar até mesmo desafiá-lo, é condenado a ser acorrentado à montanha mais alta e assistir à desgraça que acometerá sua família, sobre a qual Morgoth impôs uma maldição.

Assim, assistimos junto com Húrin todas os percalços pelos quais passa Túrin, seu filho mais velho, que primeiro vai ao reino oculto élfico de Doriath, é lá criado e aprende muitas coisas, mas do qual tem que sair fugido, pois levou desgraça aos salões do Rei Thingol.

Após isso, Túrin começa a andar pelos ermos, se junta a proscritos, ananos, volta a ter contato com elfos, vai à procura de sua mãe e sua irmã, mas sempre com o destino fatal a persegui-lo.

Mais à frente, acompanhamos a trajetória de Morwen, mulher de Húrin e sua filha Nienor, que saem à procura de Túrin, não o encontram no reino élfico de Doriath e se põem a procurá-lo nos ermos.

Interessante no livro é que Morgoth até se vale da magia e dos maus desígnios para levar o tormento àquela família, como o espírito maléfico em forma de dragão Glaurung, que tira a memória de Nienor e leva destruição a Túrin e a todo lugar que ele vai. Mas o Senhor do Escuro também se vale da própria personalidade dos personagens para atingir seus intentos. Túrin é quase um anti-herói. Ele até mostra abnegação e honra, mas à medida que a história avança, vemos crescer nele a soberba, a ira, o orgulho, etc, todos meios pelos quais seus destino trágico conseguirá chegar até ele.

Pois bem. A história tem incesto, perdição, suicídio, tudo muito trágico. No entanto, a escrita de Tolkien é maravilhosa. A riqueza desse universo que ele criou é algo sem limites e a forma com que ele narra essa história é tão deliciosa que é difícil de largar o livro.

Só não dou cinco estrelas, porque acho que a Obra Prima de Tolkien é O Silmarillion. No entanto, entendam esse 4 como um honroso 4,5.

Maria 02/10/2018

Das delícias e das estagnadas de ler Tolkien! Acho tão, mas tão maravilhosa essa história... mas foi como o Silmarillion: não me pegava, eu não conseguia engatar, por mais envolvida que estava com os personagens. Os nomes dos capítulos me irritam demais, um eterno spoiler hahahahah! Enfim, esse cara foi um dos maiores gênios da história, apesar das limitações com os personagens sem diversidade.. sempre bom pegar uma obra que é inteira e, ao mesmo tempo, totalmente interligada com toda a Terra Média! ?? #OsFilhosDeHúrin

Roberto.Azem 09/08/2018

Um dos Grandes Contos dos Dias Ancestrais, traz a história de Húrin e seus filhos que são amaldiçoados por Morgorth e pelo seu ódio pelo homem que desafiou o Senhor do Escuro. É um conto triste sobre o destino terrível que persegue essa família e em especial que é movida pelas ações e decisões de Túrin, filho mais de velho de Húrin. Toda atitude e ação de Túrin chega a uma consequência negra para a família de Húrin e aqueles ao seu redor. E tudo isso é observado por Húrin sem poder fazer nada para evitar. Destino negro e sombrio que ajudou a moldar a história da Terra-média e suas lendas. Recomendo e aguardo ansiosamente o lançamento da Queda de Gondolin e a tradução de Beren e Lúthien que são os outros dois Grandes Contos dos Dias Ancestrais.

Jonfonpa 20/07/2018

Uma obra incrível!
A obra Os Filhos de Húrin é uma leitura incrível, a maestria de Tolkien numa narrativa simplesmente trágica, banhada a orgulho, uma terrível maldição, mortes acidentais, incesto e suicídio. A trágica história de Húrin e mais especificamente de seus filhos Túrin Turumbar, o Espada Negra e Elmo do Dragão, e sua irmã Niënor Níniel é sem dúvida complexa, bela e terrível. Uma leitura fascinante para quem já leu O Silmarillion.

João Luiz 06/07/2018

O conto mais sombrio do mestre Tolkien. Narra a história de Túrin desde a infância até o fim trágico.

Bart 24/02/2018

Que livro massa!!
A história da luz de Eärendil ... show de bola!!

Bruce 19/02/2018

Um dos maiores contos escritos por Tolkien. Esta história trágica acompanha a jornada de um herói em busca de redenção. Um livro Indispensável para os fãs de Tolkien.