Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

White 23/03/2024

Trágico do início ao fim
Dos três principais contos da primeira era creio que esse tenha sido o meu favorito porque apesar de todas as desgraças que acontecem na vida dos filhos de Húrin os personagens são extremamente humanos, eles são corajosos e covardes, orgulhosos e humildes, bons e maus, tudo ao mesmo tempo, apresentando uma dualidade que entra em conflito no seu 'eu' de forma constante.

Ademais, essa história também demonstra o quão profunda é a maldade e o poder de Morgoth, ao amaldiçoar Húrin e condenar toda a sua linhagem ele interfere de forma direta e indireta nas tragédias que ocorrem com Túrin e Nienor, conduzindo-os por situações delicadas e deileitando-se com os erros cometidos pelos dois, tratando-os exatamente como peões em seu jogo perverso.

Recomendo.

Kayser 18/03/2024

Trágico e envolvente
Uma história de beleza e de ruína.

Embora fosse muito claro quais seriam os eventos finais, ainda assim a história foi muito envolvente.

Turin vagou constantemente entre a desgraça e a glória, mas infelizmente sua teimosia e vontade constante ao combate o impediram de ver o quão traiçoeiras eram as sombras de Morgoth. Ele sempre foi cego e sua mãe errou fortemente ao mandá-lo sozinho para os elfos.

Spoiler: não achei injusta a morte de Brandir.

mari.rsp 16/03/2024

Eita como sofreu!

1. os nomes do universo Tolkien são muito esquisitos e eu sempre me perdi neles.
2. as ilustrações são lindíssimas
3. é muito bom acompanhar a história desse universo e os detalhes

Rodrigo 05/03/2024

Mais um que deveria virar um filme
O grande conto dos filhos de Hurin, que história fantástica. Tragédia pouca é bobagem. O livro conta a saga de Turin lutando contra as maldades de Morgoth e contra a maldição que pesa sobre sua família.

Felipe Lapa 02/02/2024

Os Filhos de Húrin
"Os Filhos de Húrin" é uma história trágica e sombria da família amaldiçoada de um grande guerreiro. Húrin, ao desafiar Morgoth, consegue dor, sofrimento e uma maldição posta em sua família. Dali em diante, as sombras guiam os destinos de Túrin e Niënor, irmãos com destinos entrelaçados pela angústia e sofrimento. Durante a maldição, Morgoth exerce toda a sua maldade.

Eu não sei medir o quanto eu gostei do livro, durante a leitura senti todo desprazer, toda dor e compaixão das cenas que foram apresentadas, com certeza uma leitura que foi difícil de aceitar toda a tragédia que aconteceu. Túrin é um personagem muito bom, tanto de construção quanto de coração, mas as sombras que Morgoth impôs em sua vida, deixaram ele totalmente confuso, fazendo ele tomar decisões impulsivas, explosivas e nocivas. Infelizmente, logo nos primeiros capítulos a minha esperança já fora cortada e me entreguei ao fato que Morgoth não iria ser piedoso. Ao longo dos capítulos foi só ladeira abaixo.

Fiquei impactado em diversos momentos do livro, mas acho que os últimos capítulos me impressionaram mais, acredito que nunca havia lido algo parecido. A sequência dos fatos e como eles são apresentados é fantástica. Esse livro me encantou de muitas formas e entrou para os favoritos da vida.

SenaLucas 31/01/2024

A Túrin Turambar turún' ambartanen
Sem dúvidas Os Filhos de Húrin é a história mais densa e trágica do corpo de lendas que compõem os mitos dos Dias Antigos. Uma maldição e todos os infelizes eventos por ela causados preenchem as páginas desse livro com dor e sofrimento nas mais diversas formas. A escrita do Tolkien, sem desconsiderarmos a excelente organização textual do Christopher, traz uma carga dramática impressionante pra esse que é o maior, ao menos em extensão, dos Três Grandes Contos. Diferentemente dos seus "irmãos" Beren e Lúthien e A Queda de Gondolin, que em seus livros individuais apresentam trechos de sua história e relatos sobre a composição e evolução textual, o que temos em Os Filhos de Húrin é uma narrativa completa bastante organizada, sem abrir mão, ao final do livro, dos comentários do editor sobre esses detalhes textuais tão preciosos.
Impossível não recomendar esse livro a todos os fãs da Terra-média.

Krishna.Nunes 31/01/2024

Sofreu mais que a Juliete
"A mais longa balada de Beleriand..."

...e também a mais triste.

Das obras inacabadas ou não editadas deixadas por Tolkien, o conto de Túrin é o mais completo, o mais profundo e o mais representativo da primeira era da Terra Média.
Juntando com o trecho da história de Tuor presente em Contos Inacabados, é possível formar um panorama muito vívido da vida na extinta terra de Beleriand.

Com uma versão reduzida apresentada em O Silmarillion e expandida na forma deste romance, a landa dos filhos de Húrin narra uma uma história de desgraça, maldição e muitos sofrimentos. A terrível sina de Húrin é descrita melhor em O Silmarillion, mas o destino de sua família amaldiçoada por Morgoth é detalhada aqui, onde vemos como a impetuosidade, o orgulho e o mau julgamento podem arruinar muitas vidas.

Numa tragédia de proporções shakespearianas e sem expectativa de final feliz, vemos Túrin tomar uma decisão errada atrás da outra, além de ser perseguido por uma extrema falta de sorte e as constantes maquinações de Morgoth e seus servos.

Uma das coisas mais tristes que eu já li e sem dúvida o que de mais triste foi criado pela mente de Tolkien.

Soleionokindle123 19/01/2024

Uma leitura obrigatória
Definitivamente um dos melhores de Tolkien!! A história é super fluida e envolvente, muito diferente da leitura de Beren e Luthien por exemplo. Recomendo fortemente para os leitores de Tolkien!

Chana.Deon 16/01/2024

Interessante
Esses livros do Tolkien são mais para quem é super fã das suas obras, as histórias aprofundam sobre a história da terra média.

Rafaella 13/01/2024

A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda.
Cheguei ao final! A história mesmo se encerra na página 235 e depois começam os extras... Gostei muitíssimo. A narrativa me prendeu demais! Muito triste acompanhar uma vida tomada por sofrimento como a de Túrin :( Quando teve tantas chances de se sair bem, a maldição o impedia e mudava seu destino. Quanta insensatez e orgulho. Quanta presunção. Porém, cego pela maldição. Assim como somos cegos pelo pecado. O bem que quero não faço, mas o mal que não quero este faço.

Mila Gomes 13/01/2024

Seres impulsivos
Começando a ler Tolkien por um conto bem difícil de ler no início. Aos poucos foi fluindo a leitura e os personagens foram me conquistando.
Sobre o enredo, me impressionou muito a impulsividade de Túrin e quanta gente ele prejudicou com esse comportamento. E o final, meu Deus... É de chorar.

Denise.Marreiros 04/01/2024

Já conhecia a história pois ela está contida no irretocável " O Silmarillion", e mesmo sabendo como tudo terminaria, me vi angustiada.

Foi ótimo saber os detalhes dos acontecimentos, entender e odiar os personagens, sim o livro facilmente poderia se chamar " Os filhos do Orgulho". Francamente, Hurin eu até entendo, mas Turin não tem salvação, êta menino burro viu...

Brincadeiras a parte, mais uma vez tive o privilégio de ler algo mágico e com uma construção ímpar. Mais uma aventura da minha longa jornada na terra média foi concluída, que venham os próximos livros.

Camilla296 18/12/2023

Túrin Turambar, o maior cabeça dura que já existiu
Juro. Se juntar os dois filhos de Húrin com a esposa dele fica impossível de se dialogar. Não existe um ser, homem ou elfo, que quando eles encasquetam com uma coisa os façam mudar de ideia. E, honestamente, nisso residiu, de fato, a maldição de Morgoth. Não ouviam uma única pessoa, não tinham um momento de sensatez, eram levados pela ira ou qualquer sentimento que os tomasse naquele momento (me lembrou a explicação de que as fadas por serem pequenas só sentem um sentimento por vez) e não assumem quando estão errados. Orgulhosos até dizerem chega. Mataram um catatau de gente só com a cabeça dura deles. Mas, assim, a escrita do Tolkien e o nítido cuidado de edição do Christopher estão impecáveis.

Devo mencionar, Beleg Arcoforte, você sempre viverá em meu coração.

Lis 17/12/2023

Narrativa bem fluida
De todos os contos paralelos à história principal de Silmarillion, este é o mais fluido, com melhor sequência. Foi o que eu mais gostei, apesar de todo o frisson em torno de Beren e Luthien.

Dá uma dózinha do Hurin e de toda a família dele, amaldiçoada pelo Melkor, com um final tristíssimo, conforme já foi anunciado nos demais livros da saga.