Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Mauricio Gonçalves 12/09/2023

Maravilhoso e triste
Não existem palavras para descrever a primazia dessa obra. Leitura indispensável para qualquer pessoa.

É uma obra muito bem acabada e com uma narrativa sólida. Diferente de Beren e Luthién, não menos incrível, que tem um aspecto muito mais fragmentado com diversas formas de contar a mesma história, Os Filhos de Húrin tem uma narrativa e desenvolvimento padronizados, que faz com que ele funcione sozinho. Um leitor não familiarizado com O Silmarillion consegue, com certa dificuldade de nomes, óbvio, lê-lo de forma bem fluida.

Outra coisa que eu acho cada dia mais impressionante é o trabalho de Christopher Tolkien, que é de uma dedicação sem parâmetros. Ao enaltecer a obra do pai da forma que ele faz, ele o supera, por poder proporcionar a leitura dessa obra de arte aos leitores.

Quanto ao enredo, acredito que esse é o trecho da primeira era que melhor ilustra a perversidade de Melkor. O Castigo e a maldição a Húrin e sua família é de uma engenhosidade maligna imensurável. A sombra que segue Túrin e destrói tudo e todos com quem ele se relaciona é angustiante, traz muita aflição e tristeza durante a leitura e te coloca no lugar de Húrin, vendo tudo aquilo e só podendo sofrer. É uma sensação muito estranha ler algo que só narra derrotas e desespero e mostra como essa parte é uma grande vitória do Senhor Sombrio.

Elias 10/09/2023

"O destino está em ti mesmo, não em teu nome"
Os Filhos de Húrin com toda certeza, dos contos antigos, é a história mais sombria do Tolkien. Transportados de volta a Terra-Média, acompanhamos a tragédia da família de Húrin, amaldiçoados pelo abominável poder de Morgoth, seus filhos lutam contra seus destinos inevitáveis.
O conto se favorece da leitura prévia de "O Silmarillion" e narra em detalhes pontos cruciais da Segunda Era. Guerras que beiram a carnificina, reinos que desmoronam perante a maldição de Morgoth e o veneno da serpe Glarung, fazem com que o conto seja melancólico quase que em sua totalidade.
As ilustrações impecáveis de Alan Lee e a narrativa fantástica do Tolkien dão encanto a história, torna-se impossível não se compadecer com Túrin, que apesar de combater fervorosamente contra seu destino, é incapaz de fugir da maldição do Valar, crescendo em meio a tragédias e travando batalhas perdidas. Apesar disso, o filho de Húrin não deixa de lutar, seu desfecho é digno e memorável, ao contrário de sua infeliz irmã Nienor que depois de muito sofrimento, encontra a perdição.

westbob.harris 28/08/2023

Outro exemplo da grande mente de Tolkien
Apesar de não acabado, o filho e herdeiro literário de Tolkien conseguiu neste livro concatenar as versões do pai nos presentear com um texto coerente da tragédia que é a história de Húrin e seus filhos. Aqui, Húrin, um dos maiores guerreiros humanos de antigas eras, é aprisionado por Morgoth e amaldiçoado por se recusar a trair os elfos. Depois disso é só ladeira abaixo, lágrimas e sangue.

Leandro202 21/08/2023

Uma bela tragédia de Tolkien
A história dos Filhos de Húrin é um dos grandes contos dos dias antigos, de natureza trágica e melancólica. Húrin, marido de Morwen e pai de Túrin e Niënor, é capturado vivo pelos serviçais de Morgoth, sendo levado até ele como prisioneiro. Após Húrin enfrentar Morgoth com suas palavras, Morgoth amaldiçoa Húrin e sua família, condenando-os à treva e ao desespero. A partir deste contexto, o conto narra a vida de Túrin, filho de Húrin, aquele que iria se tornar a ruína não só de um grande inimigo, mas também de todos que cruzam o seu destino.

É interessante notar no livro a evolução da história no decorrer da vida de Tolkien. À medida que outras histórias iam sendo criadas no mesmo mundo, elas iam se encontrando e se tornando meros elementos de uma história muito maior, como um grande quebra-cabeça. Isso fez com que o Conto dos Filhos de Húrin se tornasse fundamental para outras histórias da primeira era, como a Queda de Nargothrond. Todos esses detalhes acerca da evolução da história são abordados por Christopher Tolkien nas últimas páginas do livro ? pois além de se preocupar com a formação de uma única estrutura narrativa para o conto, o Christopher quis elucidar ao leitor parte do processo criativo de seu pai, e isso ele faz com maestria.

No mais, o livro é excelente e obrigatório para todo fã da obra de Tolkien. É um ponto chave para o legendário.

Adalberto 30/07/2023

Tolkien sendo Tolkien.
Uma leitura na terra média, com heróis e tragédia pra ninguém botar defeito, vale muito a pena a leitura.

GiovannaFlwabs 29/07/2023

Primeiro livro do Tolkien que li sobre os contos, Turin me fez passar raiva e chorar com as maldições que ele tivera sobre sua vida. Sua vida foi só desgraça!

Yago.Fonseca 26/07/2023

Conhecido pelos seus feitos, Túrin viveu sua sua vida sob a sombra da maldição que Morgoth lançara sobre seu pai.
O mais famoso herói dramático da Primeira Era da terra média.

Leonardo 26/07/2023

Tolkien mais uma vez demonstra sua maestria em criar um mundo rico em detalhes, repleto de personagens complexos e uma mitologia envolvente. A narrativa segue a vida de Túrin Turambar, um herói trágico, cujo destino está inevitavelmente ligado à maldição que recai sobre sua família. Não é uma leitura leve. A história é densa, sombria e, por vezes, melancólica.

Wandrovski 15/07/2023

Aqui o negócio fica mais obscuro
Sinto que essa é uma boa virada de chave onde é explicitamente nos mostrado o quão obscuro foi essa era com o impiedoso morgoth, acho que o agora eu consigo ter de forma mais clara de como era aquela época

Lobinha Sincera 11/07/2023

Comovente e emocionante em meio a guerra com dragões a Mercer de inimigos a cada esquina seguidos pelo amor e conhecimento

Marco De Villa 08/07/2023

Perfeito. E ótimo para entender a primeira era da Terra Média. Algumas passagens e personagens citados em O Senhor dos Anéis estão aqui. O universo de Tolkien é fantástico.

Dani 07/07/2023

O livro que li mais rápido de Tolkien até agora, provavelmente pelo tamanho da letra dos outros (que era versão de bolso) e também pela quantidade de detalhes que os outros (a saga senhor dos anéis e o hobbit) entregam.
Apesar de não ter o mesmo nível de detalhes, consegue situar o leitor nos ambientes e acontecimentos.
A história, do início ao fim, é num tom muito mais sombrio e trágico do que senhor dos anéis e o hobbit, apesar de lembrar um pouco (em alguns momentos) as partes que apresentavam os homens e suas dúvidas, fraquezas, etc.

Andréia 01/07/2023

Incrível como sempre!
Lição desse livro:
Nunca reclame da sua vida, você poderia ter a vida de Turin!
O livro é incrível, amei cada parte dele, a história é cheia de sofrimento, dor e ao mesmo tempo é mágica e incrível!
Tolkien não é considerado um gênio por nada, o mundo que ele criou, com casa pecinha se encaixando perfeitamente nos seus lugares!
Eu, como uma fã incurável do Tolkien, sou suspeita em dizer, mas, Os Filhos de Hurin é maravilhoso! Leiam!