Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Jow 30/06/2010

Sensacional!
Os Filhos de Húrin é sem sombra dúvida o conto mais obscuro de Tolkien. Marcado por maldições e guerras que beiram a carnificina, o livro chega a ser melancólico em algumas partes, e deixa a pergunta: Até que ponto vai à maldade de Morgoth??

É um livro que necessita que o leitor já conheça a obra de Tolkien (principalmente O Silmarillion), e que esteja habituado a sua linguagem, seu modo de escrever em duas ou mais línguas e acima de tudo se deixar envolver pela história, mesmo quando ela lhe parecer chata e sem nexo.

Mesmo assim, o livro é fantástico e após muito tempo é impressionante a força que Tolkien ainda manifesta. Com sua linguagem requintada de sempre, com suas definições surreais, e com ilustrações magníficas de Alan Lee, Os filhos de Húrin me transportaram novamente para a Terra-Média e me fizeram bater no peito com orgulho e exclamar: "Tolkien sem duvida, é o meu escritor favorito!!!"

Pode ter certeza, que esse eu recomendo! =D
Luh Costa 11/09/2010minha estante
Esse está na lista!Me deu uma baita curiosidade pra ler esse livro.

Fran Kotipelto 17/12/2010minha estante
Cara,amei tua resenha,estou louca pra ler esse livro,ele já estava na minha lista de desejos,mas depois de ler sua resenha ele foi para o topo da lista.Parabéns.

Raquel Holmes 13/12/2011minha estante
Jow, quero fazer uma pergunta que, muito provavelmente, vc responderá com spoiller, então, se desejar, responda lá nos meus recados.

Eu li a sinopse do livro e gostaria de saber a que tipo de "paixão dos irmãos" a sinopse se refere...

Beijos!

Syndrome Arcana 15/03/2012minha estante
Foi o melhor presente que ganhei de aniversário este mês... Terminei ontem o livro... É muito triste ver toda a perspectiva da maldição de Morgoth lançada sobre Húrin... Mas é um livro essencial para que se entenda pontos cruciais, como as extensões e domínios de Morgoth no mundo, e as casas que sobreviveram...

Raul 20/03/2012minha estante
Só ler fragmentos dessa história em Silmarillion e Contos Inacabados já se percebe o quão gloriosa ela é.

Eduarda 23/03/2012minha estante
Tolkien é o cara mesmo! Adoro a maneira dele de escrever, e Os Filhos de Húrin me deixou realmente envolvida com a história! As maldições e o desenrolar da história me lembrou uma tragédia grega [oi?]. Muito muito bom!

anabnas 21/12/2012minha estante
Sua resenha exprime tudo o que senti pelo livro. Sem sombra de dúvidas, uma das melhores histórias do universo de Tolkien.

£uiz 05/01/2013minha estante
Sombrio e triste, quero acrescentar. Mesmo assim, um dos melhores livros que já li.

Franklin 07/09/2014minha estante
GALERA COM CERTEZA TERIA QUE SER FEITO UM FILME DESTE LIVRO TAMBEM, COM A MESMA GRANDIOSIDADE DE O SENHOR DOS ANEIS, IMAGINA O QUAL MARAVILHOSO SERIA, VAMOS TODOS EM UMA SÓ VOZ PEDIR ISSO EM TODA INTERNET QUEM SABE O PRODUTOR E DIRETOR FIQUE SABENDO E RESOLVA PRODUZIR O FILME, FOIASSIM COM O HOBBIT, FOI A PEDIDO DOS FÃS

Eclipsenamadrugada 02/07/2016minha estante
Comecei a leitura desse livro hoje. Realmente estou só no comecinho, mas já foi mencionado O Silmarillion, O Senhor dos Anéis. É um mundo imaginário fantástico.

Fernanda1156 25/11/2020minha estante
Cara ele sem dúvida é o meu escritor favorito também, nossa comecei o livro ontem e já cheguei a 38% hoje... Que história... Já é a dasinhaa preferidas dentre as histórias antigas da Terra Média, mas quanto mais eu leio, menos é possível escolher uma preferida. Tolkien foi mesmo SENSACIONAL e é impossível falar o contrário.

Lysandro.Luiz 04/01/2021minha estante
Foi sua resenha que me fez comprar hoje essa obra prima, valeu irmão ??

Guilherme965 09/04/2023minha estante
O melhor e pior livro de Tolkien. Melhor pela bela abordagem de um tema de tão difícil compreensão: O Livre Arbítrio e o Destino. Pior por fazer meu olho soar só de lembrar de tais acontecimentos tristes (e bota triste nisto) na Primeira Era da Terra Média... Isso na verdade faz o livro ser melhor ainda kkkk

Nado 22/02/2021

Essa obra póstuma do mestre Tolkien foi organizada, preparada e editada por seu filho, Christopher Tolkien, a partir textos deixados por ele.
Húrin era tido como o mais poderoso guerreiro que já existiu na Terra-Média, porém o seu orgulho e a sua força não foram páreos para todo o poder do Primeiro Senhor Sombrio. Húrin é capturado e aprisionado por Morgoth, sendo acorrentado de maneira mágica em uma espécie de trono no alto de uma montanha, onde assistirá toda tragédia que assolará sua família.
A trama mostra em sua maior parte a vida de Túrin, desde quando ele foi enviado ainda criança para o reino élfico de Doriath, a mando de sua mãe, Morwen, que estava grávida de Nienor. O menino é criado como um príncipe pela família que o acolheu, e é ilustrado como ele se torna um forte guerreiro, com a mesma personalidade orgulhosa da mãe e as habilidades físicas do pai. A fama de Túrin atravessa domínios, tanto que os servos de Morgoth começam a temê-lo.
A força Túrin passa a ser conhecida até pelo Senhor Sombrio, que envia uma poderosa criatura, tanto de força quanto de malícias, para destruir toda a família de seu prisioneiro. Glaurung, o Pai dos Dragões, tem a missão de acabar com a vida de Túrin, Morwen e Nienor.
Essa é a obra de Tokien que é considerada a grande tragédia de sua autoria. O livro apresenta uma história linear e sem interrupção, trazendo uma leitura fluida e carregada de ação e de fantasia em sua melhor forma. Gostei muito de todo o enredo e da narrativa, mesmo tendo sido maçante no início para quem acabou de ler O Silmarillion. Em um certo momento, o leitor não consegue mais parar de ler até devorar a última página, que nos surpreende com um final grandioso.

Ogaiht 09/04/2021

Um Tolkien Mais Sombrio
De todas as estórias de Tolkien sobre os Dias Antigos, esta é, sem dúvida, a mais triste e trágica de todas. A narrativa já deve ser familiar àqueles que já leram o Silmarillion, pois lá existe uma versão reduzida (talvez até seja a estória mais longa daquele livro). Os Filhos de Húrin é um dos três contos mais importantes da Primeira Era da mitologia de Tolkien, junto com A Queda de Gondolin e Beren & Lúthien, e narra a história de uma família nobre dos Homens que é amaldiçoada por Morgoth, o primeiro Senhor da Escuridão e mestre de Sauron. Ao longo da narrativa acompanhamos a história do personagem principal Túrin e sua família e como eles trazem desgraça a todos cujo destino é entrelaçado ao deles, causando um impacto nos grandes eventos da Terra-média. Quem sempre achou Tolkien mais ?leve? essa estória não deve nada às Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin, pois é bem mais pesada, trágica e triste, com um final bem melancólico.
ANDER CELES 03/10/2021minha estante
Uma dúvida: esse conto é o mesmo que está no Silmarillion ou tem alguma diferença? Porque já li o Silmarillion, então pensar se compensa ler esse ou não.

Ogaiht 03/10/2021minha estante
O conto publicado em O Silmarillion é bem mais resumido. Aqui a estória é mais desenvolvida.

ANDER CELES 03/10/2021minha estante
Valeu

Oreki Houtarou 19/11/2021minha estante
Realmente, um final muito triste :(

Fenrir 15/02/2021

Sensacional mas é triste
Que estória que o mestre Tolkien nos presenteia , na verdade um poema este livro. Daqueles livros que vc não consegue parar de ler ! Confesso que fiquei emocionalmente abalado com este livro , vc se apega a Turin de tal maneira que torce pra ele o tempo inteiro. Não vou descrever muito para não ter spoiler , mas vale a pena a leitura !

Krishna.Nunes 31/01/2024

Sofreu mais que a Juliete
"A mais longa balada de Beleriand..."

...e também a mais triste.

Das obras inacabadas ou não editadas deixadas por Tolkien, o conto de Túrin é o mais completo, o mais profundo e o mais representativo da primeira era da Terra Média.
Juntando com o trecho da história de Tuor presente em Contos Inacabados, é possível formar um panorama muito vívido da vida na extinta terra de Beleriand.

Com uma versão reduzida apresentada em O Silmarillion e expandida na forma deste romance, a landa dos filhos de Húrin narra uma uma história de desgraça, maldição e muitos sofrimentos. A terrível sina de Húrin é descrita melhor em O Silmarillion, mas o destino de sua família amaldiçoada por Morgoth é detalhada aqui, onde vemos como a impetuosidade, o orgulho e o mau julgamento podem arruinar muitas vidas.

Numa tragédia de proporções shakespearianas e sem expectativa de final feliz, vemos Túrin tomar uma decisão errada atrás da outra, além de ser perseguido por uma extrema falta de sorte e as constantes maquinações de Morgoth e seus servos.

Uma das coisas mais tristes que eu já li e sem dúvida o que de mais triste foi criado pela mente de Tolkien.

Gabriel.Chiquito 21/07/2022

O maior dos grandes contos dos dias antigos é realmente grandioso. Eu já sabia, em linhas gerais, o que acontecia nesse livro por já ter lido O Silmarillion, e já gostava muito da história, mas essa versão expandida tem o grande bônus de poder conhecer melhor os personagens e entender melhor o que se passa na cabeça deles. Definitivamente valeu a pena a aquisição.
RafaelM 01/08/2022minha estante
Aaaaaaaaah Tolkien, né!!?
Os filhos de Húrin é uma das minhas histórias favoritas da primeira era...

Gabriel.Chiquito 01/08/2022minha estante
Sim! Eu gosto muito também, é o meu preferido dos 3 grandes contos

Andreia Santana 07/09/2010

Traição, culpa e incesto entre irmãos são ingredientes de novela trágica de Tolkien
O mundo paralelo criado por J.R.R. Tolkien ainda rende surpresas. Dos manuscritos do criador da saga O Senhor dos Anéis, seu filho Christopher Tolkien, resgata Os Filhos de Húrin, uma trágica novela ambientada na primeira era de Arda, ou Terra Média, universo mitológico do autor, povoado por elfos, espíritos de luz e trevas, anões, dragões e humanos ora em conflito, ora em aliança.

A história já havia sido publicada em versão menor nos Contos Inacabados (organizados postumamente por Christopher) e em O Silmarillion (sua mais longa coletânea de novelas e contos sobre os tempos antigos de Arda). A diferença deste novo lançamento no Brasil o livro sai pela Martins Fontes Editora é que o filho de Tolkien encontrou nos manuscritos do pai uma versão mais bem acabada da malfadada história de amor entre Turín Turambar e sua irmã Niënor, com detalhes que não constam nas versões anteriores.

Referências - O conto dos filhos de Húrin (ou Narn I Chín Húrin na língua criada pelo autor para a Terra Média), é uma das narrativas que, na divisão que ele promoveu da história de Arda, corresponde aos dias anteriores a dominação de Sauron e à forja do anel do poder, da trilogia de O Senhor dos Anéis. O romance de Turín e Niënor lembra a tragédia imortal de Romeu e Julieta (William Shakespeare) e o incestuoso caso de amor de Jocasta e Édipo, em Édipo Rei (Sófocles), mas com o toque fantástico de Tolkien.

Ele se desenrola logo após a chegada dos homens à Terra Média, antes habitada pelos elfos e outras criaturas e sob a dominação de Morgoth, o primeiro senhor do escuro e mestre de Sauron.

Separados na infância, Turín e Niënor se re-encontram já adultos, para cumprir a maldição lançada sobre sua família por Morgoth. Incesto, traição e culpa, além das épicas guerras dos elfos e humanos contra a dominação do senhor do escuro, levam as personagens a atitudes heróicas e passionais, mas com desfechos fúnebres.

Católico praticante e grande amigo de C.S. Lewis (As Crônicas de Nárnia), era de se esperar que um romance incestuoso em uma obra de Tolkien tivesse desfecho trágico. Ainda assim, não deixa de ser uma atitude pioneira tocar em um tema tabu, ainda mais quando a história foi escrita em 1919.

Recuperação - Para os leitores pouco acostumados à maneira de Tolkien contar histórias, a linguagem do livro é densa e a atmosfera opressiva; em alguns trechos, angustiante. Ainda assim, aos que escolherem acompanhar as desventuras de Turín e Niënor, iniciadas com a maldição lançada sobre seus pais Húrin e Morwen, as pouco mais de 300 páginas reservam uma viagem inesquecível pelas origens da Terra Média.

As ilustrações são de Alan Lee e, ao final do volume, Christopher Tolkien apresenta mapas, glossário dos personagens e um apêndice onde conta o processo de recuperação do manuscrito.

Quem é John Ronald Reuel Tolkien nasceu em 3 de janeiro de 1892 na África do Sul, filho de pais ingleses, mudou-se para a Grã-Bretanha aos três anos de idade. Formado em letras e especialista em filologia, serviu como soldado na I Guerra Mundial. Nesse mesmo período começou a escrever.

Após o conflito, dedicou-se a uma reconhecida carreira acadêmica como professor na Universidade de Oxford e à consolidação da mitologia da Terra Média. Outras obras póstumas são Mestre Gil de Ham e Roverandom.

=======================

P.S.: Só um lembrete aos marinheiros de primeira viagem na área de literatura. Uma resenha é uma leitura comentada, uma análise com base na obra lida e em outras obras do autor resenhado - além de outras leituras do resenhista. Resenha é texto jornalístico, tem de ser informativo e analítico ao mesmo tempo. Quem não quer saber detalhes da história ou quem vive caçando spoilers, jamais deve ler uma resenha e sim apenas um resumo. Porque o resumo é só uma apresentação da obra, sem aprofundamento crítico e sem análise.

ghmartins 22/03/2011

Mais uma obra-prima de Tolkien
Primeiro gostaria de exaltar o esforço de Christopher Tolkien, já com 86 anos, para editar e publicar tudo o que seu pai produziu. Apenas neste livro, Christopher dedicou 12 anos trabalhando sobre materiais inacabados de seu pai, unindo tudo numa única narrativa, com um mínimo de interferência editorial.
Quando Tolkien começou a escrever os contos reunidos em O Silmarillion, ele já pensava que três deles seriam mais extensos e elaborados: Beren e Lúthien, Túrin Turambar e A Queda de Gondolin. E de fato, ler esses contos nos deixa ansiosos por mais. Parte dessa ansiedade foi satisfeita com o lançamento do livro Contos Inacabados, que contém a história de Túrin Turambar, com alguns elementos a mais do que em O Silmarillion. Agora, finalmente, a história de Túrin é contada integralmente no livro Os Filhos de Húrin. E o mais importante, é que não é preciso ter lido O Silmarillion para entender a história, o que era desejado por Tolkien (embora a leitura de O Silmarillion seja recomendadíssima para qualquer apreciador da literatura de fantasia).
O livro narra a trágica e amaldiçoada vida dos irmãos Túrin e Niënor, odiados por Morgoth (o Senhor do Escuro) por serem filhos do homem que ousou desafiá-lo. Contra eles, Morgoth envia seu servo Glaurung, um enorme dragão sem asas. No livro acompanhamos a vida de Túrin, até que o seu destino e o de Niënor são tragicamente entrelaçados. Esse é certamente o conto mais sombrio escrito por Tolkien.
Um ponto positivo desta edição é que ela é belamente ilustrada pelo mestre Alan Lee, um dos responsáveis pelos concept arts dos filmes de O Senhor dos Anéis.
Um ponto negativo é a tradução, que conta com algumas diferenças em relação aos outros livros de Tolkien publicados no Brasil. Por exemplo, a "Batalha das Lágrimas Incontáveis" se transformou na "Batalha das Lágrimas Sem Conta" e a raça dos "Anões" se transformou na raça dos "Ananos". São diferenças sutis (exceto a dos ananos, nome com o qual até agora não me acostumei), mas que podem incomodar os fãs mais tradicionais (eu por exemplo).
Esta edição ainda conta com um mapa de Beleriand e das terras do norte, algumas árvores genealógicas, uma lista de todos os nomes que aparecem no texto e um apêndice onde é tratada as tentativas de Tolkien para alcançar a forma final dos três contos e sobre a composição do texto do livro.

Gabriel1994 15/01/2023

De Túrin Turambar
Uma verdadeira obra-prima da Terra-Media! Toda tragédia criada em torno de Túrin, filho de Húrin é contagiante, empolgante, cruel e envolvente!

Um personagem promissor, que ascende, prospera, se entrega, é enganado, se trai, inclina, recai, peca gravemente, tem atitudes ridículas, é facilmente amado e facilmente odiado! Túrin Turambar foi um fenômeno nesse universo da Terra Média e Filhos de Húrin é certamente um livraço super favorito!

A forma como é escrito e editado. A maneira como vemos um lado mais cruel de Tolkien aqui, explorando a tragédia dos filhos de Húrin. Momentos épicos, com diálogos que te faz grudar os olhos no livro e passagens marcantes com uma narrativa sem erros!

Não me cansei enquanto lia, estive bem imerso ao longo de toda leitura.

As batalhas, a crueldade, a maldade, a cede de sangue que Tolkien instaurou nessa história é fantástico, literalmente.

Uma obra de arte escrita por Tolkien! Adorei ler Filhos de Húrin!

Recomendo muito esta leitura!! Livro Digníssimo 5 estrelas favoritado!

Krügel 22/01/2023

Um conto melancólico
Este livro estendo o conto de Túrin Turambar, um dos 3 contos mais importantes do universo de Tolkien.
Adicionando detalhes sobre a infância, seus relacionamentos com os elfos e com a sua tropa de mercenários.
É um excelente livro, principalmente para quem gostou do conto no livro O Silmarilion.

Iagne 15/10/2022

Os Filhos de Húrin (J. R. R. Tolkien).
Continuando a leitura do Legendarium de Tolkien, dessa vez com o livro 'Os Filhos de Húrin', uma das três grandes histórias da Primeira Era.
É notável a profundidade que o livro aborda a história, preenchendo lacunas importantes, organizando e encaixando a história como um todo, um ótimo trabalho de Christopher Tolkien com os manuscritos do Pai.
A história em si já é conhecida e relatada em 'O Silmarillion ', entretanto vale a muito a pena a leitura desse livro, devido ao grande número de informações relatadas em 'O Silmarillion', aqui é possível encontrar uma historia focada, melhor desenvolvida e de fácil entendimento, fazendo com que inclusive ela funcione como um romance a parte, sem ter a preocupação de entender o grandioso universo de Tolkien.

Thiers.Neto 30/05/2021

Odisseia na Terra-Média
Tudo que o filho de Húrin passa neste conto me lembrou bastante as dificuldades que o Odisseu teve em retornar para casa depois da Guerra de Tróia, o que faz do Tolkien um dos autores mais geniais que eu já li!

Pedro 03/04/2022

Os filhos de Húrin
Os filhos de Húrin,apenas mais uma peça no complexo puzzle da obra de Tolken.
Gostei um pouco mais que o livro Silmarillion, amei a ilustração ??????.

Gi 07/10/2020

Uma grande tragédia
"- Vê! A sombra de meu pensamento há de jazer sobre eles aonde quer que vão, e meu ódio há de persegui-los até os confins do mundo."

Ao ser desafiado por Húrin, Morgoth, Senhor do Escuro, amaldiçoa toda a família do guerreiro, causando dor, sofrimento e uma vida trágica a seus filhos.

Túrin, filho de Húrin, é o herói dessa história. Após fugir de casa ainda pequeno ele é criado pelo rei Thingol e sua esposa Melian, de Doriath, e se torna um grande guerreiro como seu pai. Mas a maldição o persegue e sua vida é marcada pela tragédia.

Com um enredo que data de bem antes de O Senhor dos Anéis, Os Filhos de Húrin (ou NARN I CHÎN HÚRIN) nos apresenta Húrin, da Casa de Hador Cabeça-Dourada, e a maldição lançada sobre sua família por Morgoth.

Esse livro traz um dos meus personagens favoritos, Túrin Turambar (entre outros nomes), um guerreiro exímio e de grande honra, mas que vive incontáveis sofrimentos devido à maldição que carrega.

Trata-se de um livro incrível, com uma história emocionante e bem desenvolvida com personagens criados com todo o cuidado.

Então esteja preparado para uma tragédia muito bem contada, cheia de ação e acontecimentos imprevisíveis.

Essa é a segunda vez que li esse livro e, assim como acontece sempre que leio Tolkien, aprendo mais a cada releitura. Nessa segunda vez consegui apreender muito mais das nuances dessa história e me emocionei ainda mais com todo o desenrolar da trama.

É um livro fantástico que merece ser recomendado sempre!