Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Pedro Michel 18/06/2020

Cheio de reviravoltas!
Optei por ler o livro e não o capítulo correspondente no Silmarillion, essa decisão foi crucial.
O livro é muito detalhado, todos os personagens têm sua importância e desenvolvem diálogos essenciais. O desenrolar da história é muito suave e gostoso de ler, a cada capítulo o personagem principal se torna mais complexo e cheio de personalidade tornando tudo mais intrigante.
Gostei muito e recomendo.

Elaine.Paula 10/11/2021

Interessante, envolvente!
Para quem assistiu ou leu, O Senhor dos Anéis e o O Hobbit, é convidativo ler esse livro, apesar de ser um conto independente, ele faz parte da linha do tempo da história da Terra Média, e explica um pouco do que é citado pelos personagens em seus diálogos sobre os Dias Antigos.
Gostaria muito de poder ver uma versão cinematográfica das aventuras de Húrin e sua família! Interessante saber como Tolkein pensou e realizou o processo de escrita e como tudo se encaixa no final!
É uma história forte, que nos faz refletir! Fiquei encantada e apaixonada pelas ilustrações de Alan Lee, elas retratam com maestria não somente a narrativa em detalhes como também os sentimentos e emoções presentes nela.

Danilo546 04/02/2021

Uma das histórias mais tocantes e emocionantes do Tolkien, na minha opinião. Acompanhar a trajetória de Túrin é bastante interessante, pois o vemos desde criança até o fim de sua vida e podemos ver como ele vai amadurecendo com cada acontecimento.
O texto em si é muito belo, como se existisse uma poesia ali, mesmo sendo um texto em prosa.
Gostei bem mais desse livro do que de Beren e Lúthien, porém é fácil de se perder dentre as dezenas de nomes e lugares que são mencionados. Como já fazia um tempinho que não lia nada do Tolkien, estava meio enferrujado e senti dificuldade. Mas valeu à pena a leitura e recomendo para quem já leu o tripé básico (O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion).

garrido79 07/04/2021

Uma história incrível entre tantas!
Livro organizado pelo filho de J.R.R. Tolkien, Christopher Tolkien utilizando os manuscritos deixado pelo pai, ressaltando a ideia de J.R.R. de fazer histórias independentes utilizando o mesmo background e fazendo referências à outras histórias.
Narra a história dos filhos de Húrin: Túrin e Niënor. Húrin nega se aliar ao poderoso Morgoth que domina aquela época espalhando sua sombra por tudo, então amaldiçoa a família de Húrin. Então a história gira entorno de Túrin tentando viver e sobreviver a maldição.
Roteiro e narrativa perfeitos, muita ação, romance, e criaturas mágicas!
No posfácio Christopher conta como editou os manuscritos e desejos do pai bem como seu processo de criação que o ajudou a preencher as lacunas e as ligações com as outras histórias, nos instigando a ler todas as obras...
Recomendo para todos!

Karina_ 12/05/2020

Incrível
O que dizer do mestre Tokien? O livro é perfeito assim como as demais obras do autor. Mais uma vez pude viajar pela Terra Média e conhecer personagens incríveis.

Isabella2243 31/07/2020

Mais que uma tragédia Shakespeariana
Uma família marcada pela maldição de Morgoth, Turin Turambar fez tanta coisa errada, que não consigo nem sentir pena, mais ainda assim, é um ótimo livro, bem escrito, Tolkien nunca erra.

Caio.Grilo 16/06/2023

Me deu ressaca, mas eu amei a história
Um livro difícil de ler, mas é Tolkien né.
Tem uma construção de universo fantástico, com personagens marcantes, cenas muito bem construidas.
Recomendo a leitura para aqueles que já estão habituado com a escrita do Tolkien, e já conheçam bem a Terra Média. No geral, é uma história incrível.

Rafael.Nicastro 24/05/2020

A leitura flui bem
Este foi o último livro dos grandes contos de Tolkien traduzidos para o português que li e foi daqueles que mais gostei:
- em comparação com Senhor dos Anéis, temos aqui um texto mais conciso, pois há menos descrições e diálogos;
- em relação ao Silmarillion (até porque a proposta deste livro é outra), ocorre o oposto: há mais desenvolvimento;
- por fim, comparando-os a Beren e Lúthien e Queda de Gondolin, há mais coesão e unidade. Acredito que este texto tenha sido melhor trabalhado individualmente por Tolkien.

O enredo é ótimo, porque mescla elementos de tragédia grega com a fantasia bem característica do autor. Ademais, é possível fazer uma reflexão pessoal com base na vontade do homem em querer controlar o seu destino com suas próprias forças apenas.

Diante dessas características, considero que este é um ótimo livro para entretenimento. É possível lê-lo rapidamente até, já que temos uma história interessante, uma narrativa dinâmica e um texto bem construído.
Adriana Naves 24/05/2020minha estante
Gostei da sua resenha, ainda não li os grandes contos, estava na dúvida sobre como era a "vibe" de cada um, agora já posso ler sabendo o que esperar. Esse é o meu conto favorito do Silmarillion, tenho grandes expectativas!

Léo 27/03/2021

O Mestre do Destino
"Os filhos de Húrin", um dos mais magníficos contos de "O Silmarillion" retorna de forma triunfal. Com mais detalhes e numa nova edição, difere-se daquele que vimos de forma mais rápida lendo as épicas histórias das três eras em "O Silmarillion". "Os filhos de Húrin" nos leva à história de Túrin Turambar, filho primogênito de Húrin (Que já fora apresentado anteriormente em "O Silmarillion") e de sua irmã Niënor e seus destinos ao vagarem pela Terra-média. Diz-se que Morgoth, o primeiro senhor do escuro, pôs uma maldição em Húrin e em seus descendentes. o Desenrolar da história nos leva a crer, ou não, que Morgoth podia ter realmente posto uma maldição em Húrin. "Os filhos de Húrin" está repleta de personagens extremamente marcantes e carismáticos e o próprio Túrin, um homem bastante poderoso mas com o orgulho do tamanho do próprio mundo, nos faz apaixonar por suas falas e bravura contra o mal de Morgoth. A história nos leva a lugares ermos e desolados pelo mal repleto de espadas mágicas, elfos, orques, anãos e dragões e com tramas de tirar o fôlego a ponto de eu ter lido este livro em 2 dias. Eu simplesmente queria devorá-lo e assim o fiz, terminando com um breve cisco que caíra em meus olhos. E e a todo tempo, tudo era tão visual que eu conseguia imaginar em minha mente como se tivesse vendo um filme, ou uma série. Se buscas, caro leitor, por uma breve história de reis e heróis de outrora, encontrará em "Os filhos de Húrin" algo mais que precioso.

Luisa 30/06/2022

Uma tragédia tolkiana
Amo essa história. Com todo o seu ar trágico ela explora, de um jeito mais íntimo o impacto das desgraças lançadas por Morgoth.

É um conto lírico, poético e cruel a sua maneira. Minha história favorita de todo o legendarium.

Thiago Wallace 27/03/2023

História trágica!
Os "Filhos de Hurin" conta a história de Húrin que foi amaldiçoado pelo Senhor do Escuro. A maldição acaba afetando toda a família especialmente seus filhos, Túrin e Nienor. Daí em diante é só tragédia.

A história tem bastante aventura e batalhas. Os acontecimentos vão se passando centrados no filho mais velho de Húrin (Túrin). Nienor, a irmã mais nova, também sofre com a maldição levando, mais uma vez, a acontecimentos trágicos.

A narrativa é rica em detalhes e personagens complexos, que enfrentam dilemas morais e lidam com o peso do destino. O livro transmite uma mensagem de que, por mais forte que sejam os laços familiares, o destino pode ser implacável e levar a caminhos dolorosos e trágicos.

Um dos meus livros preferidos de Tolkien. Recomendo muito!!

Fabrício 29/09/2022

Boa leitura
Sempre me perco em livros que possuem muitos personagens, e quando um livro os tem, e esses personagens ainda possuem várias alcunhas, dai me confundo ainda mais. Mas apesar desta minha falha, é uma ótima estória.

Gabriel 31/10/2020

Maravilhoso
Uma curta história da Terra-Média. Te prende como nenhuma outra.

A linda escrita de Tolkien nos carrega por uma triste trama da família de Húrin de forma magistral.

Totalmente necessário para quem é fã.

Matheus 26/03/2022

Narn I Chîn Húrin, o Conto dos Filhos de Húrin
Livro ?: Os Filhos de Húrin
Autor ?: J.R.R Tolkien (editado por C. Tolkien)
Faixa etária ?: +14/+15
Nota ?: 5 ?favoritado

Funesto, emocionante, tocante e memorável. "Os Filhos de Húrin" é mais uma obra de J.R.R Tolkien que veio para ficar e se tornar um novo favorito das minhas leituras.

Eu realmente não esperava dar nem três estrelas para essa leitura, já que conhecia o conto em versão resumida devido a leitura de O Silmarillion, não obstante, a leitura do conto avulso me deixou cativado e apaixonado pela tragédia dos filhos de Húrin.

Quando me refiro ao conto como "tragédia", não significa que o livro é ruim, pelo contrário, mas sim que o livro contém muitas mortes e, apesar da emoção, chega a ser melancólico em algumas partes.

O livro vai focar em Húrin, que ao ser aprisionado pelo maléfico feiticeiro Morgoth durante a Batalha das Lágrimas Inumeráveis, fora amaldiçoado para presenciar a desgraça de seus filhos e esposa enquanto fica sentado em um trono na fortaleza de Morgoth, Angband.

A história terá como protagonista Túrin Turambar, o mais velho dos filhos de Húrin, e irá contar cada lugar que ele passou, com cada personagem memorável, até seu corrompimento causando, portanto, sua ruína e a de toda sua família.

Cheio de diálogos memoráveis e de personagens muito cativantes, "Os Filhos de Húrin" me impressionou e, como todas as outras obras do autor, me deixou boquiaberto de tanta inteligência e sabedoria que contém nas páginas do livro.

O livro me deixou com vontade de falar a quatro ventos o meu amor sobre Tolkien e me deixou a pergunta: "Até onde vai a maldade de Morgoth?"

Recomendo muito o livro para todos os fãs de fantasia, romance, suspense e drama; recomendo até para os leitores que nunca leram nada do autor, apesar de conter referências das obras anteriores.

Já fiquei ansioso para conhecer os outros dois d'Os Três Grandes Contos e para reler essa história com mudanças pequenas em Contos Inacabados, mas duvido que superará a leitura do conto avulso.

Recomendo bastante, obrigado ;)

White 23/03/2024

Trágico do início ao fim
Dos três principais contos da primeira era creio que esse tenha sido o meu favorito porque apesar de todas as desgraças que acontecem na vida dos filhos de Húrin os personagens são extremamente humanos, eles são corajosos e covardes, orgulhosos e humildes, bons e maus, tudo ao mesmo tempo, apresentando uma dualidade que entra em conflito no seu 'eu' de forma constante.

Ademais, essa história também demonstra o quão profunda é a maldade e o poder de Morgoth, ao amaldiçoar Húrin e condenar toda a sua linhagem ele interfere de forma direta e indireta nas tragédias que ocorrem com Túrin e Nienor, conduzindo-os por situações delicadas e deileitando-se com os erros cometidos pelos dois, tratando-os exatamente como peões em seu jogo perverso.

Recomendo.